Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FROGOTTO, Gaudêncio

No presente texto examinamos, num primeiro aspecto, a diferença entre o entendimento do trabalho como categoria específica do ser social - dimensão ontológica - das formas que assume o trabalho na escravidão, no servilismo e no trabalho como mercadoria, como força de trabalho - trabalho/emprego, trabalho assalariado no capitalismo. Esta distinção é fundamental para não confundirmos a crise do trabalho assalariado com a idéia do fim do trabalho. Com base neste primeiro aspecto, buscamos analisar o significado da crise do trabalho assalariado no contexto da nova sociabilidade do capital e da ideologia do neoliberalismo ou do mercado como deus absoluto das relações sociais. Concluímos sinalizando que a crise do trabalho assalariado assume uma dupla dimensão - de perigo, risco, violência, mas também de possibilidade e alternativa. Como nunca na história humana a alternativa que se impõe é de relações sociais socialistas.

Palavras chave: Trabalho e educação. Emprego. Mercado.

Downloads 915  915  Tamanho do arquivo 67.62 KB  Plataforma Revista Perspectiva  Site http://www.perspectiva.ufsc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação Escolar Quilombola: Reafirmação de uma Política Afirmativa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2017
Descrição:
SOARES, Edimara Gonçalves

Numa sociedade cada vez mais globalizada, ainda que muitos sejam excluídos, é possível projetar um modelo de educação diferenciado para um determinado grupo social? É possível, num país marcado pela diversidade étnica/cultural, criar uma modalidade de educação destinada a um grupo social específico? Essas indagações constituem a problemática do artigo, cujo objetivo central é evidenciar a Educação Escolar Quilombola como uma política pública afirmativa, balizada pelos referenciais da ancestralidade quilombola, na construção de um currículo lastreado pelo respeito e reconhecimento dos saberes tradicionais quilombolas. O artigo nos encaminha para uma reflexão em construção, destacando a necessidade de observar duas questões cruciais para o estabelecimento de uma política de Educação Escolar Quilombola. A primeira refere-se à necessidade de elaborar um currículo escolar que sirva para fortalecer e desenvolver posturas críticas a partir das vozes e para as vozes do próprio grupo quilombola, quase sempre silenciado. A segunda questão refere-se à necessidade de entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos e cotidianos que tecem a vida na Comunidade Quilombola.

Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola. Política afirmativa e currículo escolar.

Downloads 591  591  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma XI Anped Sul  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!EJA: a inclusão digital traçando caminhos para a inclusão social Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SILVA, Walcyranya Alves da; SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida; SILVA, Rebeca Maria da; SILVA, Eliane Maria da; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima; SANTANA, Lucas de Lima; SILVA, Silvio Profirio da; TENÓRIO, Alexandro Cardoso

Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma oficina de informática, realizado em uma Escola Municipal participante do PEA, na perspectiva de incluí-los digitalmente e, por conseguinte, socialmente.

Palavras-Chave: EJA. Inclusão digital. Inclusão social.

Downloads 3824  3824  Tamanho do arquivo 486.04 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ensino de filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e s Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar

O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta, também, alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal.

Palavras-chave: Ensino. Ensino de filosofia. Ensino Médio. Filosofia na escola pública. Professores de Filosofia.

Downloads 2559  2559  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do fi Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GELAMO, Rodrigo Pelloso

O presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de Filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de Filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de Fiosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Ontologia do presente. Filosofia francesa. Educação contemporânea.

Downloads 1917  1917  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Escola como parte da rede de apoio de adolescentes em reinserção familiar Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SIQUEIRA, Aline Cardoso

O abrigamento consiste em uma medida de proteção provisória e excepcional, sendo importante a garantia do direito à convivência familiar e comunitária dos jovens institucionalizados. Assim, este estudo objetivou investigar a participação da escola no processo de reinserção familiar e na rede de apoio, a partir da análise qualitativa de dois casos. Foram realizadas entrevistas de reinserção, anotações no diário de campo e visitas domiciliares. Entre os resultados, pode-se perceber um incremento no interesse escolar da menina, levando a melhorar seu desempenho escolar. Quanto ao menino, ocorreu um progressivo desinteresse nas atividades escolares, levando à reprovação ao final do ano. Apesar da pouca escolaridade das familiares responsáveis pelos jovens, constatou-se que participaram e constantemente incentivaram nas atividades e desempenho escolar dos adolescentes. Por outro lado, a escola se manteve distante das famílias e dos adolescentes. Também são discutidas estratégias de ação junto aos professores, que os capacitem e sensibilizem quanto ao seu potencial de apoio social.

Palavras-chave: Escola. Rede de apoio. Abrigo.

Downloads 663  663  Tamanho do arquivo 203.61 KB  Plataforma Revista Vidya Educação  Site http://sites.unifra.br/vidya
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Especialistas, professores e pedagogos: Afinal, o que nós somos ou deveríamos ser? Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz; CASTANHO, Maria Eugênia

O presente texto faz uma reflexão sobre a formação atual do pedagogo, que acaba contemplando diversas vertentes por não possuir diretrizes definidas. Dessa forma, o sistema educacional recebe, cotidianamente, educadores com as mais diversas características: aqueles que podem apenas lecionar nas séries iniciais, subdividindo-se em dois grupos, os responsáveis pelo 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, e os responsáveis pela Educação Infantil; os chamados especialistas da educação, que tiveram formação para supervisionar, orientar, dirigir e/ou coordenar, sem licença para lecionar; e ainda aqueles que possuem formação plena, isto é, possuem habilitação para trabalhar em todas as áreas citadas. Procura-se discutir o problema sob uma ótica normativa, recorrendo às leis, principalmente a LDBEN, considerando as propostas da ANFOPE e estudiosos da área.

Palavras-chave: Profissionais da educação. Pedagogo. Tipos de formação. Legislação.

Downloads 20104  20104  Tamanho do arquivo 68.06 KB  Plataforma Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação eR  Site http://www.fja.edu.br/praxis/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Estilos de Professores na Promoção da Motivação Intrínseca: reformulação e Validação de Instrumento Popular Versão: pdf
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
BZUNECK, José Aloyseo; GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar um questionário revisado sobre estilos motivacionais de professores. O instrumento consiste de oito vinhetas que representam problemas de alunos na escola. Após cada vinheta seguem-se quatro afirmativas a serem marcadas por um adulto numa escala Likert. Cada afirmativa representa uma maneira de o adulto lidar com o problema, num continuum desde uma forma altamente controladora até altamente promotora de autonomia. Responderam aos questionários 1296 professores brasileiros dos ensinos fundamental e médio. Os dados foram submetidos à análise fatorial confirmatória, com base num modelo hipotético de quatro fatores. A análise mostrou que dois de quatro índices revelaram ajustamento adequado dos dados, ao lado de outros dois índices que tiveram ajustamento muito próximo. Desta forma, e considerando-se outros parâmetros, conclui-se que o presente questionário revisado se revela como mais capaz de identificar a estrutura do continuum dos quatro estilos motivacionais.

Palavras-chave: Estilos motivacionais de professores. Orientações de controle versus autonomia. Análise fatorial confirmatória. Motivação intrínseca.

Downloads 643  643  Tamanho do arquivo 396.87 KB  Plataforma Scientific Eletronic Library Online - SCIELO  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ética e Educação Clássica: Virtude e Felicidade no Justo Meio Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
BOTO, C.

O presente estudo debruça-se sobre a interface do problema educativo com a problemática da ética, compreendendo a pedago-gia com a arte/ciência voltada para a busca do bem educar/instruir/formar. Para tanto, o texto mobilizará conceitos da concepção ética daAristóteles; e, na atmosfera mental da Grécia clássica, recorre-se ao termo específico grego e transdisciplinar na origem: paideia. A seguir, este ensaio procura pontuar alguns aspectos da concepção iluminista a pro- pósito do tema, valendo-se da noção kantiana de imperativo categórico, a qual teria sido precedida pelo parecer de Rousseau, segundo o qual a vontade – e não a razão – seria a marca distintiva do gênero humano no ambiente natural. A idéia de Piaget de uma ética da reciprocidade também é aqui mobilizada. Abordando diacronicamente a temática, serão analisados conceitos de autores clássicos no debate da relação entre educação e ética, com destaque para o sentido conferido por Hanna Arendt para a autoridade como critério distintivo da relação assimétrica entre o educador (as gerações adultas de maneira geral) e os estudantes (ou as novas gerações). Arendt defende, como conceito e pressuposto operatório,a dimensão necessariamente conservadora do ato educativo: compete ao educador preservar do mundo as novas gerações e preservar o mundo das novas gerações – para que estas não destruam o suporte e o acervo cultural acumulados.

Palavras-chave: Educação. Ética. Filosofia da Educação. Pedagogia.

Downloads 587  587  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ética, preconceito e educação: características das publicações em periódicos nacionais de educação Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
SHIMIZUL, Alessandra de Morais; CORDEIRO, Ana Paula; MENIN, Maria Suzana De Stefano

Apresenta um estudo bibliográfico referente ao tema "ética e preconceito" no âmbito da educação escolar em periódicos nacionais das áreas de educação, psicologia e filosofia a partir da década de 70 até o ano de 2003. No total, foram categorizados e analisados 570 textos. Constatamos que, especialmente, nas três últimas décadas, houve uma preocupação, por parte dos pesquisadores, com questões éticas e a problemática da diversidade e suas relações com a educação escolar. Percebemos, também, que algumas revistas científicas se destacaram por apresentar um maior número de produções científicas publicadas com o tema no período que compreende este estudo. Além disso, a maioria dos trabalhos realizou estudos teóricos e pesquisas bibliográficas em detrimento às pesquisas empíricas. Foi elaborado um índice dos textos pesquisados que, juntamente com o material coletado, funcionará como banco de dados para pesquisadores, ligados a diversas áreas do conhecimento, que possuam interesse em estudar o tema "ética e preconceito" e seus diversos subtemas.

Palavras-chave: Ética e educação. Preconceito e educação. Produção científica.

Downloads 2170  2170  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 (8) 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »