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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Bullying: comportamento agressivo entre estudantes Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LOPES NETO, Aramis A.

O objetivo é alertar sobre a alta prevalência da práticade bullying entre estudantes, conscientizando-os da importância de sua atuação na prevenção, diagnóstico e tratamento dos possíveis danos à saúde e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, além da necessidade em orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais freqüente de violência juvenil. Foram acessados bancos de dados bibliográficos e páginas de relevância na Internet, identificando-se artigos e textos recentes sobre o tema. O comportamento agressivo entre estudantesé um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e frequentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos. Estudos realizados nas 2 últimas décadas demonstraram que a sua prática pode ter conseqüências negativas imediatas e tardias para todas as crianças e adolescentes direta ou indiretamente envolvidos. A adoção de programas preventivos continuados em escolas de educação infantil e de ensino fundamental tem demonstrado ser uma das medidas mais efetivas na prevenção do consumo de álcool e drogas e na redução da violência social. A prevenção do bullying entre estudantes constitui-se em uma necessária medida de saúde pública, capaz de possibilitar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, habilitando-os a uma convivência social sadia e segura.

Downloads 1401  1401  Tamanho do arquivo 178.68 KB  Plataforma Jornal de Pediatria  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores na perspectiva da biologia do amor e do fluir em ambientes informatizados Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
MACIEL, Margareth de Fátima; FACCIN, Liliam

Esse texto apresenta uma discussão sobre a formação de professores para a utilização da informática na escola a partir da teoria da autopoiese e do fluir, destacando que essa formação configura-se como elemento fundamental para uma mudança na prática pedagógica. A prática, por sua vez, parece estar relacionada às concepções subjacentes ao fazer do professor, ou seja, à realização de uma atividade educacional que valorize as capacidades individuais e coletivas dos alunos e seja baseada na compreensão das condições, limites e possibilidades de cada um considerando a afetividade, a responsabilidade e a democracia elementos que viabilizam o desenvolvimento global e qualitativo do ser humano.

Palavras-Chave: Autopoiese. Formação docente. Informática educacional. Prática pedagógica.

Downloads 1407  1407  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RENOTE - Novas Tecnologias na Educação  Site http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13609
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pensamento na arte e o insight na ciência: subjetividades na educação científica Popular Versão: Impressa
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; ZANON, Ângela Maria

Sugerimos, nesse artigo, uma reflexão sobre as relações existentes entre o uso de dados objetivos e de elementos subjetivos tanto no fazer científico, como no trabalho de sala de aula. A ideia vem de um objetivo maior, que é promover um debate sobre a objetividade requerida pela maioria dos cientistas, as especificidades do ser humano, e a educação científica transposta à sala de aula. Para essa reflexão fazemos uso de conceitos sugeridos pela psicanálise (livre associação, atenção flutuante), pela fenomenologia de Gaston Bachelard (intuição do instante), além do conceito de Complexo Científico, definido no texto. Apontamos para a importância de um espaço, em planos de ensino, que valoriza o uso da criatividade, pelo aluno, como importante estratégia para o trabalho do professor, tanto para o desenvolvimento do pensamento lógico inerente às ciências, como para produção do potencial para criação de visões alternativas que se constituem como novas soluções para velhos problemas.

Palavras-chave: Criatividade. Insight na ciência. Educação.

Downloads 1413  1413  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A Construção do Conhecimento Docente no Contexto A  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Violência e fracasso escolar: a negação do outro como legítimo outro Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SOUSA, Ana Maria Borges de

Discutir o fracasso como uma das manifestações da violência que se gesta e se legitima no interior da escola, instituição cujo papel, proclamado e desejado, é o de proporcionar aos indivíduos, que a ela têm acesso, a formação humana e a capacitação, assegurando a todos o desenvolvimento de seus potenciais e o sucesso na trama sinuosa da aprendência. É a gestão do cuidado e o reconhecimento do outro em sua legitimidade que dialogam com a temática.

Palavras chave: Violência corporeidade. Gestão do cuidado. Fracasso escolar. Ponto de Vista.

Downloads 1418  1418  Tamanho do arquivo 222.24 KB  Plataforma Revista Ponto de Vista  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Promoção da Cultura de Paz: Esperança da Sociedade Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRUNISMANN, Michelle Franco; PRESTES, Marília Elza Minosso

O presente artigo aborda resultados da pesquisa sobre “Educação para a cultura de paz”. O mesmo tem por objetivo mostrar a possibilidade de se estabelecer uma cultura de paz nas escolas, sem que essa seja uma paz passiva, mas que respeite os direitos humanos e as diversidades. É na busca de solução de conflitos que se pode encontrar o caminho para a paz. A educação para a paz supõe educar para a mudança social e sendo assim, educar as futuras gerações para a paz e para a solidariedade é essencial para que desenvolvam o dialogo e a compreensão.

Palavras-chave: Paz. Cultura. Escola.

Downloads 1427  1427  Tamanho do arquivo 91.80 KB  Plataforma VII Congresso de Educação da Faculdade de Pato Bra  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia e Tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CATAPAN, Araci Hack; FIALHO, Francisco Antonio Pereira

A proeminência das tecnologias de comunicação e informação na vida cotidiana das pessoas tem despertado o interesse singular dos profissionais da educação no sentido de construir e utilizar a potencialidade desses recursos no trabalho pedagógico. Esse desafio tem gerado inúmeros projetos e produtos e as mais diversificadas formas de aplicação. Propor a exploração da TACD, particularmente como mediação no processo pedagógico, implica entendê-la não apenas numa relação bilateral, aluno/computador, mas no sentido de uma relação multidimensional, em que os sujeitos geram, nos processos de interação mediados pela Tecnologia Avançada de Comunicação Digital, um outro lugar, uma rede de representações que ao se constituir subverte os padrões de aprendizagem preestabelecidos nos modelos tradicionais. As novas formas de comunicação colocam um novo modo do saber, um novo processo de construção do conhecimento. O propósito deste estudo é verificar a interrelação entre tecnologia e pedagogia, e na dinâmica de suas implicações construir indicadores pedagógicos de caráter geral para mediação em TACD no processo pedagógico.

Palavras-chaves: Cibercultura. Pedagogia. Tecnologia. Comunicação digital.


Downloads 1428  1428  Tamanho do arquivo 91.36 KB  Plataforma VIII Congresso Internacional de Educação a Distânc  Site http://www.abed.org.br/congresso2001/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre a Educação no Pensamento de Hannah Arendt Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CALLEGARO, Ronaldo

A partir das obras: “A Condição Humana” e “Entre o Passado e o Futuro” – este trabalho apresenta um esboço daquilo que Hannah Arendt entende por educação e sua relação direta com espaço público – o qual, segundo a autora, perdeu seu sentido primeiro: “o do debate político”, transformado num espaço ocupado pelo mercado, pautado exclusivamente pelas trocas comerciais. Houve uma inversão de valores: o espaço privado, ao longo da modernidade, foi tomando conta do espaço público. Arendt, ao vivenciar a crise sentida na educação norte americana nas décadas de 1960-1970, aponta ainda para o solapamento das chamadas “ciências humanas” em detrimento de um ensino cada vez mais voltado à tecnicidade do mundo “pós- moderno”, ávido por seres humanos dotados de um saber cada vez mais especializado e utilitarista. Isso deixou um grande vazio existencial e moral entre os homens e mulheres. Acredita-se que as reflexões tecidas por Hannah Arendt no campo da filosofia, acerca do problema da educação contemporânea, possam ajudar a compreender outros pontos de vista e novas interpretações que, até então, estão adormecidas e sufocadas no atual debate. Arendt permite o questionamento crítico dos modos de pensar, agir e viver tecnicistas, que cada vez mais se impõem como únicos e verdadeiros.

Palavras-chave: Educação. Debate Político. Pós-modernidade. Hannah Arendt.

Downloads 1585  1585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O desafio da aprendizagem em ambientes virtuais. Quando as ações no tempo/espaço são orientadas pelo Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

Esta reflexão esclarece que as dificuldades de aprendizagem ou dislexias podem ser amenizadas quando mediadas pela tecnologia em ambientes virtuais. A dificuldade que, muitas vezes, alunos e professores têm para se auto-organizarem no tempo/espaço do conhecimento, resgatarem sua autonomia, superarem-se, precisa ser vista como desafio, visto que, a ciência, por meio das teorias da enação, da auto-organização e da complexidade, ao interpretar o sujeito como co-participante da natureza, já o incluiu, e, com isso, vem contribuindo na superação do problema. Sobretudo, as pesquisas da neurociência têm demonstrado que a cognição está envolvida na consciência e no mundo das experiências, simultaneamente. Essa constatação sugere que problemas marcadamente biológicos interferem tanto no aspecto psíquico quanto no aspecto cósmico através das relações planetárias que os indivíduos estabelecem mutuamente.

Palavras-chave: Auto-organização. Complexidade. Tecnologia educacional. Dislexias.

Downloads 1623  1623  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília - UnB - Linhas Críticas -  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Educação básica no Brasil na década de 1990: subordinação ativa e consentida à lógica do mercado Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria

Este trabalho, apoiado no esforço de análises de pesquisadores e intelectuais que não declinaram do pensamento utópico e, portanto, do esforço de produção de um pensamento crítico a todas as formas de olonialismo, discute a política de educação básica nos dois mandatos do Governo Fernando Henrique Cardoso. A conclusão a que chegamos é a de que a "era FHC" neste particular, também, foi um retrocesso tanto no plano institucional e organizativo quanto, e particularmente, no âmbito pedagógico. Esta conclusão se fundamenta, primeiramente, na análise do tipo de projeto social mais amplo e do projeto educativo a ele articulado, ambos associados de forma ativa, consentida e subordinada aos organismos internacionais. No plano mais específico fundamenta-se na relevância da educação básica à luz das questões mais gerais postas à educação por um mundo em transformação e às políticas educacionais em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Conselho Nacional de Educação, ao Plano Nacional de Educação, ao ensino fundamental e aos Parâmetros Curriculares Nacionais e à reforma do ensino médio e técnico.

Palavras-chave : Educação básica. Governo FHC. Subordinação ativa. Políticas educacionais.

Downloads 1749  1749  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Inteligência Artificial: O Olhar do Professor na Construção Social do Conhecimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida ; SILVA, Walcyranya Alves da; SILVA; Silvio Profirio da; SANTANA, Lucas de Lima Seixas; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima ; ALENCAR, Rosane.

Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da informática, como recurso pedagógico, por professores das Séries Iniciais. Em outras palavras, como essa ferramenta pode ajudar ou não como recurso didático, na práxis em sua aula, analisando o uso dessas novas tecnologias nos laboratórios de informática das escolas observadas.

Palavras-Chave: Construção social. Conhecimento da criança.

Downloads 1784  1784  Tamanho do arquivo 100.22 KB  Plataforma  X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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