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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O ensino de filosofia e a criação de conceitos Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GALLINA, Simone

Ao pensar as linhas e os traçados do ensino em Filosofia, tem-se que levar em conta que esta atividade pedagógica deve se constituir numa atividade filosófica e, ainda,dependendo da concepção de atividade filosófica, que devemos modificar significativamente a própria concepção do que consiste o ensino e a aprendizagem em filosofia. Neste sentido, torna-se importante esclarecer em que consiste a atividade filosófica para se mapear os territórios do ensino em filosofia. Tarefa esta que nos propomos a partir da contribuição do filósofo francês Gilles Deleuze, o qual, em seus inúmeros escritos, afirma que a atividade do filósofo implica uma dimensão de criação: criação de conceitos.

Palavras-chave: Filosofia. História. Ensino. Leitura. Conceito.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
NOVELLI, Pedro Geraldo Aparecido

É possível ensinar filosofia? O filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831) não somente responde afirmativamente à questão posta, como também indica o que deve ser ensinado e como em Filosofia. A resposta hegeliana tem como fonte sua atividade como diretor do ginásio de Nürnberg, onde ele procura estabelecer diretrizes e procedimentos para que a filosofia seja ensinada aos jovens. Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração. Isso deve resultar na apreciação da realidade humana para que, a partir dela, sejam levados e elevados à sua maior e melhor compreensão pela reflexão e pela especulação. Tais habilidades não são adquiridas senão pelo contato direto com a filosofia em sua especificidade na sua produção histórica, ou seja, nos textos. Conhecer a história da filosofia já é aprender filosofia, mas tal aprendizagem necessita da mediação do professor. A mediação se faz necessária, pois a aprendizagem não é natural e, portanto, não se dá espontaneamente. Aprender é sempre aprender com alguém.

Palavras-chave: Abstração. Dialética. Especulação.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O ensino da Filosofia no Brasil: um mapa das condições atuais Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
FÁVERO, Altair Alberto; CEPPAS, Filipe; GONTIJO, Pedro Ergnaldo; GALLO, Sílvio; KOHAN, Walter Omar

O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de Filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de Filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de Filosofia nas escolas públicas. Apresenta, também, alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em Filosofia e, por último, algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal.

Palavras-chave: Filosofia. Ensino de Filosofia. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Desafio da Escola em Trabalhar com A Diversidade Popular Versão: PDF
Atualização:  30/1/2014
Descrição:
LIMA, José Rosamilton de

Neste artigo, objetiva-se trazer breves reflexões acerca das temáticas: promoção da igualdade, respeito e valorização da diversidade étnico-racial, identidade de gênero e de orientação sexual. Este artigo é composto de três partes. Na primeira abordamos a diversidade cultural no Brasil e mostramos como o negro é penalizado por meio das relações de força. Na segunda, falamos sobre a importância da escola para promover a equidade de gênero e combater as formas de discriminação. Na última parte discutimos a discriminação sofrida pelos homossexuais e a falta de preparação da escola quando se omite de trabalhar a temática da sexualidade. Para isso, nos fundamentamos teoricamente no Livro de Conteúdo Gênero e Diversidade na Escola (2009), e recorremos aos estudos de Foucault (2008a; 2008b) e Bento (2006; 2008). Portanto, a escola como instituição formadora de opinião e com o dever de formar o aluno para a cidadania, não pode continuar propagando ideias e conceitos que alimentem o preconceito e a discriminação contra a pessoa humana.

Palavras-chave: Diversidade. Escola. Gênero. Sexualidade.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O desafio da aprendizagem em ambientes virtuais. Quando as ações no tempo/espaço são orientadas pelo Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

Esta reflexão esclarece que as dificuldades de aprendizagem ou dislexias podem ser amenizadas quando mediadas pela tecnologia em ambientes virtuais. A dificuldade que, muitas vezes, alunos e professores têm para se auto-organizarem no tempo/espaço do conhecimento, resgatarem sua autonomia, superarem-se, precisa ser vista como desafio, visto que, a ciência, por meio das teorias da enação, da auto-organização e da complexidade, ao interpretar o sujeito como co-participante da natureza, já o incluiu, e, com isso, vem contribuindo na superação do problema. Sobretudo, as pesquisas da neurociência têm demonstrado que a cognição está envolvida na consciência e no mundo das experiências, simultaneamente. Essa constatação sugere que problemas marcadamente biológicos interferem tanto no aspecto psíquico quanto no aspecto cósmico através das relações planetárias que os indivíduos estabelecem mutuamente.

Palavras-chave: Auto-organização. Complexidade. Tecnologia educacional. Dislexias.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre Filosofia e Pedagogia Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
DALBOSCO, Cláudio Almir

O artigo reconstroi brevemente, em sua primeira parte, a situação de dependência histórica da Pedagogia, primeiro em relação à Filosofia e, depois, às Ciências, para mostrar que um dos resultados de tal dependência é a incorporação, no universo do discurso pedagógico, daquela mesma tendência, presente de modo geral tanto no discurso filosófico como científico, de objetificação do ser humano por meio de sua epistemologização ou eticização. Na segunda parte, recorre ao pensamento heideggeriana de Ser e Tempo e sua crítica à metafísica clássica e à ciência moderna, com o intuito de abalizar um arsenal conceitual produtivo à Pedagogia, para que ela possa repensar-se a si mesma. Em que pese todas as dificuldades teóricas intrínsecas ao projeto de extrair desdobramentos pedagógicos desta obra, o conceito de cuidado (Sorge) como tríplice dimensão articulada estruturalmente constitui o fio condutor deste arsenal.

Palavras-chave: Pedagogia. Filosofia. Ciência. Ação pedagógica. Ser-aí e cuidado.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O conceito de infância no decorrer da história Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CALDEIRA, Laura Bianca

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a infância do ponto de vista histórico, promovendo uma compreensão acerca da mudança de paradigma no que diz respeito ao conceito de infância no decorrer da história.

Palavras-chave: Infância. Conceito. Paradigma. Mudança. História.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Aluno com Altas Habilidades no Contexto da Educação Inclusiva Popular Versão: DOC
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de

São analisados no estudo alguns aspectos da educação do aluno com altas habilidades em uma proposta de Educação Inclusiva. Apresenta-se a posição de especialistas contrários à Educação Inclusiva para alunos com altas habilidades. Ressalta-se a reduzir preparação do professor para atender de forma adequada as necessidades e interesses do superdotado bem como idéias errôneas e atitudes do professor que limitam as possibilidades de uma educação de boa qualidade para o superdotado relevante de serem conhecidos e incorporados à prática docente na sala de aula regular.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Altas habilidades. Superdotados.

Downloads 7576  7576  Tamanho do arquivo 155.50 KB  Plataforma Universidade Federal Fluminense  Site http://www.inep.gov.br/PESQUISA/BBE-ONLINE/det.asp?cod=57410&type=P
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GALLO, Sílvio

Discutem-se nesse artigo as repercussões que o debate em torno de uma superação da modernidade e a suposta instauração de uma pós-modernidade traz para a Educação como campo de conhecimento, mais especialmente para a pesquisa nesse campo. Discute-se criticamente a tese de que viveríamos na pós-modernidade, dando ênfase a essa afirmação no âmbito do pensamento social, principalmente por compreender-se que essa expressão não tem a força e a intensidade de um conceito filosófico, acabando vazia de sentido. Ressalta-se que um de seus primeiros usos no campo da filosofia, por Lyotard, deu-se como um adjetivo e não como um substantivo, o que faz significativa diferença. Para além do debate sobre o fim ou não da modernidade, opta-se pela noção de hipermodernidade, proposta por Lipovetsky, como forma de caracterização do mundo contemporâneo, buscando compreender suas implicações. Por outro lado, o autor reconhece as importantes contribuições da tese que afirma a pós-modernidade, principalmente em seus aspectos epistemológicos e políticos, na medida em que desloca o foco de análise. Caracteriza o presente debate como a tensão entre duas imagens do pensamento que não são absolutamente novas, mas que ganham especial destaque na contemporaneidade, defendendo que devemos tomar essa tensão naquilo que ela apresenta de possibilidade criativa, sem paralisar o pensamento.

Palavras-chave: Modernidade. Pós-modernidade. Educação. Conceito.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Métodos, recursos de avaliação escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CARMO, Ivone Zanelato do

O artigo refere-se aos vários métodos de avaliação escolar defendidos pelos grandes autores na educação. Apresenta pontos positivos e negativos da avaliação escolar, em todos os âmbitos,analisando escolas públicas e particulares.

Palavras-chave: Avaliação escolar. Métodos. Recursos. Escola pública. Escola particular.

Downloads 66641  66641  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR  Site http://
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