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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Autoridade do Professor e a Função da Escola Popular Versão: 2012
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SOARES, Ademilson de Sousa

A autoridade do professor e a função da escola são discutidas a partir das proposições de Giorgio Agamben sobre o homem contemporâneo; do conceito de Hannah Arendt sobre responsabilidade coletiva; e das ideias de Karl Marx sobre o fenômeno da alienação. O alheamento social e político, típico da contemporaneidade, que desafia os educadores; a irresponsabilidade dos adultos diante das novas gerações que provocam o professor e as demandas da realidade brasileira atual que desafiam a escola, são problematizadas no sentido de afirmar a autoridade do professor como aspecto decisivo da função social da escola no combate responsável a todas as formas de indiferença e de alienação.

Palavras-chave: Autoridade do Professor. Indiferença. Responsabilidade Coletiva. Alienação.

Downloads 1636  1636  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Fetichização do Livro Didático no Brasil Popular Versão: 2012
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SILVA, M. A.

Este artigo discutirá como as diversas polêmicas sobre a qualidade dos livros didáticos veiculadas pela imprensa nos últimos anos demonstram a supervalorização deste instrumento didático/pedagógico em nossa cultura escolar. Este status alcançado nas representações sociais pelos livros didáticos é resultado de uma complexa trajetória histórica, uma significativa relevância econômica, e de contornos ideológicos e políticos, sobretudo no período republicano brasileiro. Por fim, debaterá como a consagração deste material parece ofuscar outras discussões como as reais condições de trabalho, formação e aprendizado de professores e alunos brasileiros do ensino básico.

Palavras-chave: Livro Didático. PNLD. Ensino de História.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Relação Sociocultural dos Brinquedos Artesanais Vendidos em Feiras Livres Popular Versão: 2012
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ANTÉRIO, D.;GOMES-DA-SILVA, P. N.

A pesquisa objetivou analisar o significado sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livres. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, de campo. Os Sujeitos participantes foram vendedores de brinquedos artesanais das feiras livres das cidades de Campina Grande e João Pessoa, principais no Estado da Paraíba. Utilizou-se da entrevista semiestruturada e da observação direta com registro em diário de campo. Concluiu-se que os brinquedos artesanais apresentam importantes significados para os feirantes vendedores desses objetos, principalmente no que se refere ao período de infância vivida, ao significado intergeracional somado à história cultural do brinquedo e à realidade educacional dos Sujeitos.

Palavras-chave: Educação. Feiras livres. Cultura. Brinquedos Artesanais.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Programa Escola de Gestores: Análise da Experiência no Estado do Paraná  Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SOUZA, Â. R. de; TEIXEIRA, M. A. P.

O artigo se propõe a analisar a experiência realizada no Estado do Paraná do programa nacional de Formação de Dirigentes Escolares – Escola de Gestores. Para tanto, o trabalho analisou os documentos propositivos do programa em âmbito nacional e cotejou os objetivos propostos por esses documentos com dados coletados em questionário aplicado aos cursistas e nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs). As conclusões mostram que o programa no Estado do Paraná alcançou, ainda que parcialmente, os objetivos de formação dos diretores no tocante ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na gestão da educação e na lida com problemas mais cotidianos das escolas públicas, porém a formação mais ampla atinente aos fundamentos do direito à educação e da gestão democrática, parece que não houve significativa apreensão dos conhecimentos trabalhados no programa.

Palavras-Chave: Escola de gestores. Gestão escolar. Diretor escolar. Políticas de formação.

Downloads 503  503  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento profissional de professores: prática evolucionária,reforma curricular e mudança cult Popular Versão: pdf
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SOLOMON, Joan

O artigo trata da discussão sobre a profissionalização dos professores a partir das experiências e discussões produzidas principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos. O artigo sustenta que os professores constituem o patrimônio cultural mais importante na educação de um país, e o principal patrimônio destes não é o domínio de conteúdos específicos ou pedagógicos per se, mas sim o seu status social, tanto aos olhos da comunidade como aos seus próprios olhos.

Palavras-chave: Formação de professores. Inglaterra. Estados Unidos. Status.

Downloads 597  597  Tamanho do arquivo 52.44 KB  Plataforma Educar em Revista  Site http://www.educaremrevista.ufpr.br/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Competência Docente na Perspectiva de Paulo Freire Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
VASCONCELLOS, Celso dos S.

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre a competência docente na perspectiva freireana a partir de alguns eixos temáticos particularmente significativos em sua obra: educação, conhecimento, liberdade, projeto/política, formação e amor. Contrapõe-se à visão reducionista de competência, de viés neoliberal. Procura resgatar alguns elementos nucleares da obra de Paulo Freire relacionados à temática da competência docente.

Palavras-Chave: Paulo Freire. Competência. Educação Libertadora. Amor.

Downloads 1785  1785  Tamanho do arquivo 172.77 KB  Plataforma Revista de Educação AEC  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Os (des)caminhos da atuação do Pedagogo na Escola Pública:vivências e inquietações no Estado do Pa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GODOY, Miriam Adalgisa Bedim; PINTO, Adriana Aparecida

O presente trabalho pretende apresentar discussões acerca da formação e atuação dos pedagogos em escolas da rede pública estadual no Paraná, em especial no município de Cascavel, no período entre 2004 e 2006. A profissionalização dos pedagogos é recente na história da educação brasileira, porém, a sua existência remonta a um período mais antigo, quando estes eram tidos como os condutores de crianças, como demonstra a origem da palavra, em grego. No Brasil, este profissional tem como marco da sua formação a organização das Faculdades de Educação, a partir de 1939, lembrando que anterior a essa iniciativa existiram os cursos normais desde 1840, e estes foram durante mais de cem anos, responsáveis pela formação de professores, à época chamados normalistas. Com uma história construída e consolidada no cotidiano das Faculdades e Centros de Educação do país, o curso de graduação em Pedagogia, nos anos 90, emergiu como o principal lócus da formação docente dos educadores para atuar na Educação Básica: na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentro desse escopo, a formação dos profissionais da educação, no Curso de Pedagogia, constitui reconhecidamente um dos principais requisitos para o desenvolvimento da educação básica no país. O que nos causou estranheza foi perceber que no interior das instituições de ensino os profissionais pedagogos ainda sejam pouco reconhecidos, valorizados e até mesmo respeitados no que concerne às contribuições educacionais que podem dar. Tal percepção se deve ao estudo observatório realizado no Estado do Paraná, que incorporou ao seu quadro de profissionais concursados (em 2005), após 14 anos, profissionais pedagogos formados, que relatam ter tido muitas dificuldades no exercício da sua profissão no interior dos espaços escolares, em função de uma certa negação do conhecimento teórico destes, criando-se assim, espaços de rivalidades, disputas que não condizem com a atuação de educadores comprometidos com o ensino de qualidade e reflexivo.

Palavras-chave: História da pedagogia. Pedagogo. Formação. atuação.

Downloads 2528  2528  Tamanho do arquivo 136.29 KB  Plataforma Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT  Site http://www.ie.ufmt.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A identidade do Pedagogo e as novas Diretrizes Curriculares de Pedagogia  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SILVA, Fabiana dos Santos Franco da

Este artigo tem por objetivo abordar o processo de construção da identidade do pedagogo, fazendo um resgate histórico do professor/pedagogo no Brasil e trazer algumas concepções teóricas sobre a atuação do pedagogo. A história da educação traz importantes contribuições para uma compreensão mais profunda sobre esse processo de constituição da identidade do professor/pedagogo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia trouxeram algumas mudanças com relação à identidade do pedagogo –principalmente quando coloca a docência como base para a profissão –, o que torna relevante uma reflexão sobre suas interferências para o mercado de trabalho. Podemos perceber que as Diretrizes vêm de um longo processo de lutas para o seu estabelecimento, pois são muitos os questionamentos sobre o curso de Pedagogia, no sentido de estar ou não a serviço da lógica do mercado. Mas isso também gera uma nova dúvida: a Pedagogia deve ou não acompanhar as mudanças do mercado de trabalho? A atuação docente sempre esteve diante de lutas e entraves para sua profissionalização, buscando uma identidade própria. E quando enfim é regulamentada as Diretrizes para o curso de Pedagogia, ainda existem inúmeras controvérsias por parte dos teóricos quanto a identidade do pedagogo. Por isso é necessário trazer alguns autores, tais como Aguiar et al (2006), Evangelista (2008), Gadotti (1983), Garcia (1995), Libâneo (2006) e Saviani (2007), para esta discussão, pois estes pesquisadores, com certeza, têm grandes contribuições para a formação de professores/pedagogos. Este artigo não esgota esta discussão, pois este não é o objetivo, mas o que pretendemos é trazer uma reflexão bem fundamentada acerca das Diretrizes de Pedagogia, assim como pesquisas que tem em foco o papel do pedagogo.

Palavras-chave: Identidade do pedagogo. Diretrizes curriculares. Mercado de trabalho.

Downloads 17501  17501  Tamanho do arquivo 65.37 KB  Plataforma PUC - EDUCERE 2008  Site http://www.pucpr.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Compre um kit neoliberal para a Educação Infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um pro Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ARCE, Alessandra

O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a formação do professor de educação infantil na atualidade. Para tanto parte-se de uma revisão da bibliografia, que tem alertado para as interfaces do neoliberalismo e do pós-modernismo com as políticas educacionais e, em especial, as políticas de formação de professores. São analisados, enquanto norteadores da implementação do ideário neoliberal no campo da formação de professores da educação infantil, os documentos produzidos pelo MEC como Referências tanto para a formação de professores como para delimitar conhecimentos a serem trabalhados na educação de 0 a 6. Conclui-se que as tendências deste processo são o aligeiramento da formação de professores, a gradativa perda de controle dos mesmos sobre seu exercício profissional e a transformação das salas de educação infantil em laboratórios de implementação dos ideários pedagógicos, afinados com o neoliberalismo e o pós-modernismo.

Palavras-chave: Educação infantil. Formação de professores. Neoliberalismo. Pós-modernismo. Políticas educacionais.

Downloads 750  750  Tamanho do arquivo 240.52 KB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia no Brasil: a gestão da educação como gérmen da for Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Naura Syria Carapeto

Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia estipuladas pelo Conselho Nacional de Educação. Discute algumas questões de princípio e de concepção sobre as políticas de formação de profissionais da educação nas diretrizes e a gestão da educação que se constitui o gérmen de sua formação. Toma-se como referência a tese de que a relevante e inquestionável importância da formação do profissional da educação se situa na responsabilidade e no compromisso da formação para a cidadania, como reza a Constituição da República Federativa do Brasil e a Carta Magna da Educação Brasileira. É este o compromisso da gestão da educação exercida pelo professor se fazendo em ação na sala de aula, por conter "em gérmen" o espírito e o conteúdo do projeto político e pedagógico que expressa os compromissos e o norte da escola por meio da gestão do ensino, da gestão da classe, da gestão das relações, da gestão do processo de aquisição do conhecimento, enfim, da gestão da formação para a cidadania. Tal concepção perpassa, de forma implícita e explícita, todo o texto das diretrizes.

Palavras-chave: Pedagogia. Diretrizes Curriculares de Pedagogia. Gestão da educação. Formação. Política educacional.

Downloads 776  776  Tamanho do arquivo 77.35 KB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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