Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Valores nucleares aplicados à educação tecnológica colaborativa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

Este estudo diz respeito à ação pedagógica de enfoque socioeducacional e tecnológico que, por sua vez, interpreta o conhecimento como interdisciplinar, interativo e situacionado. Esta reflexão incide sobre a especificidade do processo pedagógico aliado à tecnologia educacional, por isso, a visão amplia-se e não se prende a nenhum método de estudo; entretanto, propõe que, se utilizados, os métodos devem ser escolhidos de acordo com o problema a ser resolvido em cada caso.

Palavras-chave : Educação. Tecnologia. Colaboração. Artefato. Teoria da Atividade.

Downloads 2601  2601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade São Luís  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ensino de filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e s Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar

O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta, também, alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal.

Palavras-chave: Ensino. Ensino de filosofia. Ensino Médio. Filosofia na escola pública. Professores de Filosofia.

Downloads 2563  2563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
ARCE, Alessandra

Este artigo apresenta um estudo teórico comparativo da pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel e da teoria da atividade (Leontiev, Elkonin e Vigotski) no que diz respeito ao jogo e ao desenvolvimento infantil. Ainda que essas duas abordagens considerem o jogo uma atividade muito importante no desenvolvimento da criança, elas diferem em sua visão do que seja o significado do jogo no contexto do processo de formação do indivíduo. Essa divergência é uma consequência de suas opostas concepções acerca da relação entre a natureza humana e a história.

Palavras-chave: Jogo. Froebel. Elkonin. Leontiev. Teoria da atividade.

Downloads 2535  2535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
AGUIAR, Márcia Ângela; SCHEIBE, Leda

O objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo.

Palavras-chave: Reforma educacional. Formação de profissionais da educação. Reforma do curso de pedagogia. Institutos Superiores de Educação. Diretrizes curriculares.

Downloads 2530  2530  Tamanho do arquivo 66.89 KB  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Cyberbullying: uma análise comparativa com estudantes de países da América Latina: Argentina, Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CHELEZQUER, Charo Sádaba Chalezquer; GONZÁLEZ, Diana González;
PÉREZ, Jorge del Río; SALA, Xavier Bringue

Este estudo explora a questão do cyberbullying partindo de uma perspectiva transcultural. O foco está na análise da extensão da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela apresentando experiências de adolescentes de cyberbullying, a partir do levantamento de 21.000 estudantes de 10 a 18 anos. Nesse trabalho, "cyberbullying" refere-se à intimidação via meios de comunicação eletrônicos: telefone celular / vídeo / foto / mensagem de texto, Internet / jogos / mensagens instantâneas.

Downloads 2499  2499  Tamanho do arquivo 82.06 KB  Plataforma V Congresso Internacional sobre Comunicação e Real  Site http://www.educarede.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Um salto para o presente: a educação básica no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
GOUVÊA, Gilda Figueiredo Portugal

A educação básica no Brasil está num momento especialmente delicado. Os dados têm mostrado que há uma evolução positiva em vários indicadores, o que pode estar demonstrando que os rumos estão corretos, mas há ainda um bom caminho a percorrer. O artigo apresentou esses indicadores e discutiu os rumos, procurando destacar alguns pontos considerados mais dramáticos.

Palavras-chave: Educação básica. Educação e sociedade. Políticas públicas.

Downloads 2460  2460  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
LIBÂNEO, José Carlos

Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB.

Palavras-chave: Pedagogia. Prática social. Formação de professores. LDB.

Downloads 2422  2422  Tamanho do arquivo 63.62 KB  Plataforma Educar em Revista  Site http://
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Freire: Consciência e Libertação (A Pedagogia Perigosa) Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
RUBIO, Eduardo Medina

As ideias e os escritos de Paulo Freire são parte importante para a mudança social. Dirigem-se àqueles que vêem o futuro do homem. As reflexões sobre a "Cultura do silêncio" contribuíram para desenvolver uma filosofia e um método para encontrar o sentido, a natureza, os propósitos e a identidade entre os oprimidos. A tarefa do educador deve ser a de problematizar para os educandos o conteúdo que os mediatiza e não entregá-lo como algo já feito, acabado. Paulo Freire foi criador e defensor de uma pedagogia crítica, considerada perigosa em 1964. A obra de Paulo Freire postula transformações culturais importantes em função da liberdade dos povos oprimidos.

Palavras-chave: Construtivismo pedagógico. Cultura do silêncio. Tarefa do professor. Pedagogia crítica.

Downloads 2352  2352  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Valores em instituições democráticas de ensino Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
HÖFFE, Otfried

Na sociedade globalizada convivem, lado a lado, grupos de pessoas de culturas diferentes, com distintos valores e convicções religiosas. A escola é um espaço onde tais diferenças se tornam particularmente aparentes, sobretudo quando se trata da educação moral. As expectativas das famílias não coincidem com a educação moral que desejam para seus filhos. O autor defende a ideia de que há valores básicos presentes nas mais diferentes culturas que se apresentam como base comum para a educação moral no interior das instituições de ensino. Esta tese é fundamentada a partir de um passeio histórico que lhe permite encontrar, da Antiguidade à modernidade, a presença de valores como o respeito e a dignidade, que podem servir de base comum para a educação moral, mesmo na sociedade globalizada e multicultural.

Palavras-chave: Ética. Valores universais. Educação. Instituições de Ensino. República Federativa Mundial.

Downloads 2300  2300  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Computador/internet como instrumentos de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológic Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FREITAS, Maria Teresa de Assunção

Discuto como a teoria histórico‐cultural, por meio de seus conceitos básicos, permite pensar o computador /internet como instrumentos de aprendizagem. Inicialmente, situo a escola refletindo sobre suas dificuldades para a incorporação do computador/internet à prática pedagógica. Apresento, em seguida, uma reflexão teórica compreendendo o papel mediador exercido por essa tecnologia que se constitui, ao mesmo tempo como instrumento tecnológico e simbólico.

Palavras-chave: Escola. Computador/internet. Instrumentos de aprendizagem.

Downloads 2299  2299  Tamanho do arquivo 270.12 KB  Plataforma 2o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »