Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Especialistas, professores e pedagogos: Afinal, o que nós somos ou deveríamos ser? Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz; CASTANHO, Maria Eugênia

O presente texto faz uma reflexão sobre a formação atual do pedagogo, que acaba contemplando diversas vertentes por não possuir diretrizes definidas. Dessa forma, o sistema educacional recebe, cotidianamente, educadores com as mais diversas características: aqueles que podem apenas lecionar nas séries iniciais, subdividindo-se em dois grupos, os responsáveis pelo 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, e os responsáveis pela Educação Infantil; os chamados especialistas da educação, que tiveram formação para supervisionar, orientar, dirigir e/ou coordenar, sem licença para lecionar; e ainda aqueles que possuem formação plena, isto é, possuem habilitação para trabalhar em todas as áreas citadas. Procura-se discutir o problema sob uma ótica normativa, recorrendo às leis, principalmente a LDBEN, considerando as propostas da ANFOPE e estudiosos da área.

Palavras-chave: Profissionais da educação. Pedagogo. Tipos de formação. Legislação.

Downloads 20334  20334  Tamanho do arquivo 68.06 KB  Plataforma Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação eR  Site http://www.fja.edu.br/praxis/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Escola como parte da rede de apoio de adolescentes em reinserção familiar Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SIQUEIRA, Aline Cardoso

O abrigamento consiste em uma medida de proteção provisória e excepcional, sendo importante a garantia do direito à convivência familiar e comunitária dos jovens institucionalizados. Assim, este estudo objetivou investigar a participação da escola no processo de reinserção familiar e na rede de apoio, a partir da análise qualitativa de dois casos. Foram realizadas entrevistas de reinserção, anotações no diário de campo e visitas domiciliares. Entre os resultados, pode-se perceber um incremento no interesse escolar da menina, levando a melhorar seu desempenho escolar. Quanto ao menino, ocorreu um progressivo desinteresse nas atividades escolares, levando à reprovação ao final do ano. Apesar da pouca escolaridade das familiares responsáveis pelos jovens, constatou-se que participaram e constantemente incentivaram nas atividades e desempenho escolar dos adolescentes. Por outro lado, a escola se manteve distante das famílias e dos adolescentes. Também são discutidas estratégias de ação junto aos professores, que os capacitem e sensibilizem quanto ao seu potencial de apoio social.

Palavras-chave: Escola. Rede de apoio. Abrigo.

Downloads 705  705  Tamanho do arquivo 203.61 KB  Plataforma Revista Vidya Educação  Site http://sites.unifra.br/vidya
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FROGOTTO, Gaudêncio

No presente texto examinamos, num primeiro aspecto, a diferença entre o entendimento do trabalho como categoria específica do ser social - dimensão ontológica - das formas que assume o trabalho na escravidão, no servilismo e no trabalho como mercadoria, como força de trabalho - trabalho/emprego, trabalho assalariado no capitalismo. Esta distinção é fundamental para não confundirmos a crise do trabalho assalariado com a idéia do fim do trabalho. Com base neste primeiro aspecto, buscamos analisar o significado da crise do trabalho assalariado no contexto da nova sociabilidade do capital e da ideologia do neoliberalismo ou do mercado como deus absoluto das relações sociais. Concluímos sinalizando que a crise do trabalho assalariado assume uma dupla dimensão - de perigo, risco, violência, mas também de possibilidade e alternativa. Como nunca na história humana a alternativa que se impõe é de relações sociais socialistas.

Palavras chave: Trabalho e educação. Emprego. Mercado.

Downloads 961  961  Tamanho do arquivo 67.62 KB  Plataforma Revista Perspectiva  Site http://www.perspectiva.ufsc.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação CTS: Articulação entre pressupostos do Educador Paulo Freire e referenciais ligados ao Movi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio

Partindo do pressuposto de que a sociedade, como um todo, possui o direito de participar em definições que envolvem seu destino, considera-se fundamental a democratização de processos decisórios que envolvem temas vinculados à Ciência-Tecnologia (CT). Para fundamentar ações no campo da educação CTS, busca-se uma articulação entre pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS.


Palabras-chave: CTS. Paulo Freire. Articulação CTS/Freire.

Downloads 937  937  Tamanho do arquivo 143.23 KB  Plataforma Revista CTS  Site http://www.revistacts.net/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação a Distância: uma nova forma de aprender Popular Versão: 2007
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ROCHA, Silvana Soares Siqueira; LIMA, Raymundo de

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos significativos sobre a Educação a distância no contexto socioeconômico, as contribuições dessa modalidade de Ensino para a democratização do acesso ao ensino superior, bem como a importância da formação de profissionais que consigam atuar de forma contextualizada com as novas exigências da educação fundamental, a fim de preparar o aluno para enfrentar o processo de aprendizagem como algo que deve fazer parte de sua vida ao longo de sua história e que na sociedade atual tem sido o foco das atenções, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais a formação de cidadãos críticos e dotados de autonomia para se adaptar a funções generalizadas e que sejam capazes de aprender, inovar, criar e buscar o conhecimento necessário para melhorar a qualidade de sua vida tanto pessoal, quanto profissional.

Palavras-chave: Mudanças na Sociedade. Educação a Distância. Aprendizagem Independente.

Downloads 15171  15171  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Disciplina, Vigilância e Pedagogia Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
RATTO, Ana Lúcio Silva

Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças – que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio – acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.

Palavras-chave: Disciplina. Comportamento. Escolas Públicas. Pedagogia.

Downloads 802  802  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Desenvolvimento profissional de professores: prática evolucionária,reforma curricular e mudança cult Popular Versão: pdf
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SOLOMON, Joan

O artigo trata da discussão sobre a profissionalização dos professores a partir das experiências e discussões produzidas principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos. O artigo sustenta que os professores constituem o patrimônio cultural mais importante na educação de um país, e o principal patrimônio destes não é o domínio de conteúdos específicos ou pedagógicos per se, mas sim o seu status social, tanto aos olhos da comunidade como aos seus próprios olhos.

Palavras-chave: Formação de professores. Inglaterra. Estados Unidos. Status.

Downloads 710  710  Tamanho do arquivo 52.44 KB  Plataforma Educar em Revista  Site http://www.educaremrevista.ufpr.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Dermeval Saviani: Notas para uma releitura da Pedagogia Histórico­ Crítica  Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
RIBEIRO, Maria de Lourdes; RODRIGUEZ, Margarita Victoria

Este artigo tem como objetivo apresentar o pensamento e as ideias de um autor consagrado no Brasil. A partir de suas ideias a educação brasileira deve ser analisada sob dois diferentes prismas: antes e depois de Dermeval Saviani, tendo em vista o alcance da pedagogia histórico-­crítica proposta por esse educador: um marco na educação brasileira. Além de sua atuação institucional como acadêmico, pesquisador e escritor, Saviani tem se apresentado como um analista e crítico das políticas educacionais brasileiras demonstrando profunda identificação com a causa educacional e persistência na defesa sistemática da escola pública e da ação pedagógica como instrumentos de libertação dos oprimidos. Com espírito de mestre e com o pensamento multiplicador, Saviani sempre ocupou o seu tempo com o ensino, articulando de forma harmoniosa ensino e pesquisa. Isso faz com que um grande número de estudiosos desperte o interesse pela análise e reflexões que esse educador faz da educação. Nessa esteira, sem a intenção de esgotar o assunto ou apresentar algo novo, pretendemos refletir sobre as ações educativas de Dermeval Saviani, trazendo à lembrança a proposta desse educador que não só repensou a educação como um caminho para a libertação dos oprimidos, como contextualizou essa proposta.

Palavras­-chaves: Pedagogia histórico­-crítica. Filosofia da Educação. Ideias Pedagógicas.

Downloads 25558  25558  Tamanho do arquivo 114.29 KB  Plataforma Universidade de Uberaba - UNIUBE  Site http://www.uniube.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Currículo e formação do(a) pedagogo (a) frente às novas Diretrize do curso de Pedagogia: relato de u Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
PEREIRA, Antonio

Este texto relata o processo conflitante de institucionalização das Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, bem como da experiência de reformulação/adaptação curricular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). O embate travado nos dois campos (Diretrizes e reformulação do curso de Pedagogia)mostrou, concretamente, que currículo é poder instituído/instituinte de grupos sociais (não) hegemônicos. A experiência de reformulação da UNEB demonstra que, apesar de no discurso aparecer a ideia de um currículo crítico e inovador de formação do/a pedagogo/a, essencialmente continua disciplinar e tradicional.

Palavras-chave: Currículo. Pedagogia. Diretrizes curriculares . Reformulação curricular.

Downloads 3511  3511  Tamanho do arquivo 169.79 KB  Plataforma Revista e-curriculum  Site http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Corpo, Gênero e Sexualidade nos Registros de Indisciplina Popular Versão: 2012
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FERRARI, A.; ALMEIDA, M. A. de

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Departamento de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Trabalhando com os registros feitos entre 2007 e 2009, vamos centralizar nossas análises nos casos em que o corpo, o gênero e a sexualidade interagem com as indisciplinas. Entendendo essas categorias como construções discursivas e históricas, estamos propondo pensar os mecanismos de sua construção através dos enfrentamentos que ocorrem na escola. Desse modo, é na perspectiva Pós-estruturalista, sobretudo nas contribuições de Michel Foucault que estará nosso embasamento teórico-metodológico.

Palavras-chave: Corpo. Gênero. Sexualidades. Escolas.

Downloads 595  595  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 (7) 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »