Categoria: Pedagogia Artigos |
Especialistas, professores e pedagogos: Afinal, o que nós somos ou deveríamos ser? |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz; CASTANHO, Maria Eugênia
O presente texto faz uma reflexão sobre a formação atual do pedagogo, que acaba contemplando diversas vertentes por não possuir diretrizes definidas. Dessa forma, o sistema educacional recebe, cotidianamente, educadores com as mais diversas características: aqueles que podem apenas lecionar nas séries iniciais, subdividindo-se em dois grupos, os responsáveis pelo 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, e os responsáveis pela Educação Infantil; os chamados especialistas da educação, que tiveram formação para supervisionar, orientar, dirigir e/ou coordenar, sem licença para lecionar; e ainda aqueles que possuem formação plena, isto é, possuem habilitação para trabalhar em todas as áreas citadas. Procura-se discutir o problema sob uma ótica normativa, recorrendo às leis, principalmente a LDBEN, considerando as propostas da ANFOPE e estudiosos da área.
Palavras-chave: Profissionais da educação. Pedagogo. Tipos de formação. Legislação.
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20334 68.06 KB Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação eR http://www.fja.edu.br/praxis/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Escola como parte da rede de apoio de adolescentes em reinserção familiar |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
SIQUEIRA, Aline Cardoso
O abrigamento consiste em uma medida de proteção provisória e excepcional, sendo importante a garantia do direito à convivência familiar e comunitária dos jovens institucionalizados. Assim, este estudo objetivou investigar a participação da escola no processo de reinserção familiar e na rede de apoio, a partir da análise qualitativa de dois casos. Foram realizadas entrevistas de reinserção, anotações no diário de campo e visitas domiciliares. Entre os resultados, pode-se perceber um incremento no interesse escolar da menina, levando a melhorar seu desempenho escolar. Quanto ao menino, ocorreu um progressivo desinteresse nas atividades escolares, levando à reprovação ao final do ano. Apesar da pouca escolaridade das familiares responsáveis pelos jovens, constatou-se que participaram e constantemente incentivaram nas atividades e desempenho escolar dos adolescentes. Por outro lado, a escola se manteve distante das famílias e dos adolescentes. Também são discutidas estratégias de ação junto aos professores, que os capacitem e sensibilizem quanto ao seu potencial de apoio social.
Palavras-chave: Escola. Rede de apoio. Abrigo.
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705 203.61 KB Revista Vidya Educação http://sites.unifra.br/vidya |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FROGOTTO, Gaudêncio
No presente texto examinamos, num primeiro aspecto, a diferença entre o entendimento do trabalho como categoria específica do ser social - dimensão ontológica - das formas que assume o trabalho na escravidão, no servilismo e no trabalho como mercadoria, como força de trabalho - trabalho/emprego, trabalho assalariado no capitalismo. Esta distinção é fundamental para não confundirmos a crise do trabalho assalariado com a idéia do fim do trabalho. Com base neste primeiro aspecto, buscamos analisar o significado da crise do trabalho assalariado no contexto da nova sociabilidade do capital e da ideologia do neoliberalismo ou do mercado como deus absoluto das relações sociais. Concluímos sinalizando que a crise do trabalho assalariado assume uma dupla dimensão - de perigo, risco, violência, mas também de possibilidade e alternativa. Como nunca na história humana a alternativa que se impõe é de relações sociais socialistas.
Palavras chave: Trabalho e educação. Emprego. Mercado.
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961 67.62 KB Revista Perspectiva http://www.perspectiva.ufsc.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Disciplina, Vigilância e Pedagogia |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
RATTO, Ana Lúcio Silva
Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças – que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio – acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.
Palavras-chave: Disciplina. Comportamento. Escolas Públicas. Pedagogia.
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802 0 bytes Cadernos de Pesquisa http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Dermeval Saviani: Notas para uma releitura da Pedagogia Histórico Crítica |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
RIBEIRO, Maria de Lourdes; RODRIGUEZ, Margarita Victoria Este artigo tem como objetivo apresentar o pensamento e as ideias de um autor consagrado no Brasil. A partir de suas ideias a educação brasileira deve ser analisada sob dois diferentes prismas: antes e depois de Dermeval Saviani, tendo em vista o alcance da pedagogia histórico-crítica proposta por esse educador: um marco na educação brasileira. Além de sua atuação institucional como acadêmico, pesquisador e escritor, Saviani tem se apresentado como um analista e crítico das políticas educacionais brasileiras demonstrando profunda identificação com a causa educacional e persistência na defesa sistemática da escola pública e da ação pedagógica como instrumentos de libertação dos oprimidos. Com espírito de mestre e com o pensamento multiplicador, Saviani sempre ocupou o seu tempo com o ensino, articulando de forma harmoniosa ensino e pesquisa. Isso faz com que um grande número de estudiosos desperte o interesse pela análise e reflexões que esse educador faz da educação. Nessa esteira, sem a intenção de esgotar o assunto ou apresentar algo novo, pretendemos refletir sobre as ações educativas de Dermeval Saviani, trazendo à lembrança a proposta desse educador que não só repensou a educação como um caminho para a libertação dos oprimidos, como contextualizou essa proposta.
Palavras-chaves: Pedagogia histórico-crítica. Filosofia da Educação. Ideias Pedagógicas.
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25558 114.29 KB Universidade de Uberaba - UNIUBE http://www.uniube.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Corpo, Gênero e Sexualidade nos Registros de Indisciplina |
Versão: 2012 Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FERRARI, A.; ALMEIDA, M. A. de
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Departamento de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Trabalhando com os registros feitos entre 2007 e 2009, vamos centralizar nossas análises nos casos em que o corpo, o gênero e a sexualidade interagem com as indisciplinas. Entendendo essas categorias como construções discursivas e históricas, estamos propondo pensar os mecanismos de sua construção através dos enfrentamentos que ocorrem na escola. Desse modo, é na perspectiva Pós-estruturalista, sobretudo nas contribuições de Michel Foucault que estará nosso embasamento teórico-metodológico.
Palavras-chave: Corpo. Gênero. Sexualidades. Escolas.
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595 0 bytes Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967 http://www.ufrgs.br/edu_realidade |
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