Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Prazer de Aprender com a Informática na Educação Infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MATTEI, Claudinéia

Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a informática na educação, analisando o uso do computador, o software educativo, o papel do professor e o papel do aluno no processo ensino aprendizagem. Posteriormente, discute a utilização do computador como ferramenta de auxílio na aprendizagem infantil, analisando um trabalho realizado com trinta e oito alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato do município de Blumenau. Este trabalho consiste na apresentação de um software educacional aos alunos buscando ampliar os seus conhecimentos acerca da miscigenação das cores, possibilitando que eles mudassem a uncionalidade do próprio software. Assim, coerente com a perspectiva construtivista de educação, oportunizou-se uma participação ativa e criativa dos alunos nos seus processos de construção do conhecimento. Os resultados evelam o quanto eles interagem prazerosamente com o computador, e brincando com suas próprias ideias.

Palavras chave: Educação. Software educacional. Informática.


Downloads 1137  1137  Tamanho do arquivo 63 bytes  Plataforma Instituto Catarinense de Pós-Graduação  Site http://www.icpg.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SAVIANI, Dermeval

Este artigo se propõe a analisar globalmente a proposta do MEC, visando responder à seguinte pergunta: Em que medida esse novo plano se revela efetivamente capaz de enfrentar a questão da qualidade do ensino das escolas de Educação Básica? Para tanto, serão considerados os seguintes pontos: 1. A configuração do PDE, procurando entender sua composição e identificar cada uma das 30 ações em que ele se desdobra; 2. Análise da singularidade do plano em confronto com os planos anteriores, em especial com o vigente Plano Nacional de Educação; 3. A singularidade do PDE diante do problema da qualidade da educação básica; 4. As bases de sustentação do plano, visando verificar o grau em que está apto a assegurar a qualidade da educação básica; 5. Finalmente, à guisa de conclusão, sugere-se um caminho para superar as limitações do PDE.

Palavras-chave: Educação brasileira. Política educacional. Plano Nacional de Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação.

Downloads 1022  1022  Tamanho do arquivo 112.11 KB  Plataforma Revista Educação e Sociedade  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pensamento na arte e o insight na ciência: subjetividades na educação científica Popular Versão: Impressa
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; ZANON, Ângela Maria

Sugerimos, nesse artigo, uma reflexão sobre as relações existentes entre o uso de dados objetivos e de elementos subjetivos tanto no fazer científico, como no trabalho de sala de aula. A ideia vem de um objetivo maior, que é promover um debate sobre a objetividade requerida pela maioria dos cientistas, as especificidades do ser humano, e a educação científica transposta à sala de aula. Para essa reflexão fazemos uso de conceitos sugeridos pela psicanálise (livre associação, atenção flutuante), pela fenomenologia de Gaston Bachelard (intuição do instante), além do conceito de Complexo Científico, definido no texto. Apontamos para a importância de um espaço, em planos de ensino, que valoriza o uso da criatividade, pelo aluno, como importante estratégia para o trabalho do professor, tanto para o desenvolvimento do pensamento lógico inerente às ciências, como para produção do potencial para criação de visões alternativas que se constituem como novas soluções para velhos problemas.

Palavras-chave: Criatividade. Insight na ciência. Educação.

Downloads 1299  1299  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A Construção do Conhecimento Docente no Contexto A  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pedagogo numa perspectiva de Trabalho Coletivo na Organização Escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MACCARINI, Norma Barbosa Benedito; MARTELLI, Andréa Cristina; PINZAN, Leni Terezinha Marcelo

Este artigo considera a atuação do Pedagogo numa perspectiva do trabalho coletivo na organização escolar. Partimos do pressuposto que a identidade do Pedagogo seja a docência, embora como articulador do trabalho pedagógico assuma outras áreas de atuação: Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Administração Escolar. Abordamos aspectos essenciais da organização escolar e da função do Pedagogo-Especialista em educação numa visão tecnicista, de fragmentação do trabalho pedagógico voltada à reprodução da sociedade capitalista. Tratamos, então, da visão progressista de educação, de trabalho coletivo, cujo objetivo é resgatar os objetivos comuns das diferentes áreas da organização escolar e o trabalho pedagógico em sua totalidade, amenizando os reflexos da divisão do trabalho, da hierarquia estabelecida por esta. Além disso, refletiremos sobre as relações de poder estabelecidas no interior das escolas e, em consequência destas, a dicotomia gerada entre a teoria e a prática. Afinal, temos uma concepção de que o objeto de trabalho do pedagogo, seja atuando como Orientador Educacional, seja como Supervisor Educacional, ou, ainda, como Administrador Escolar, é sempre o mesmo: o processo de produção do conhecimento. Embora cada função do pedagogo tenha sua especificidade, não há uma limitação desta, pois no coletivo, dado o objeto comum de trabalho, deve existir uma articulação entre as áreas específicas, pois desta resulta a compreensão da organização escolar e do trabalho pedagógico em sua totalidade.

Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Coletivo. Pedagogo.

Downloads 8747  8747  Tamanho do arquivo 108.92 KB  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro  Site http://www.unicentro.br
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pedagogo no âmbito hospitalar vínculo mãe e bebê  Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
Até bem pouco tempo a educação estava restrita ao espaço escolar, hoje a pedagogia está presente em espaços diferenciados com projetos que abrangem empresas, hospitais, praças e outros ambientes com a valorização do contexto proporcionando conhecimento a uma gama maior de pessoas de maneira a promover a formação integral do educando.

Palavras-chave: Pedagogo. Hospital. Educação.

Downloads 1241  1241  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O paradigma educacional da complexidade, a tecnologia e suas implicações na  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

O presente estudo visa a uma reflexão acerca do âmbito do currículo concebido nas relações cultural e ideológica dos sujeitos. Nesta reflexão, ensino e educação se constituem mediados pela tecnologia que opera de acordo com a diversidade das ações humanas. O currículo escolar deve, portanto, ser construído nas perspectivas da emancipação e da crítica transformadora em busca da autonomia, levando-se em consideração a complexidade dos organismos sociobiológicos, biopsicoespirituais e a dinâmica da relação interdependente sujeito/objeto com a sociedade e o ecossistema.

Palavras-chave: Currículo. Tecnologia. Complexidade.

Downloads 11546  11546  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Pensamento e Realidade   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Origami como um estímulo à criatividade das crianças das séries iniciais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SILVA, André Almeida da; SILVA, Sílvio Profirio da; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; BARROS, Mônica Germano da Silva; DOURADO, Joseana Genuíno.

Este trabalho tem por objetivo abordar os subsídios do Origami para o estímulo da criatividade das crianças das Séries Iniciais.

Palavras-Chave: Origami. Estímulo. Criatividade.

Downloads 10598  10598  Tamanho do arquivo 24.57 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa

Apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana durante os anos 90. Discute-se também, neste texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.

Palavras-chave: Paulo Freire. Políticas de currículo. Formação de educadores.

Downloads 966  966  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos  Site http://www.paulofreire.org.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O jogo e o desenvolvimento infantil na teoria da atividade e no pensamento educacional de Friedrich Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
ARCE, Alessandra

Este artigo apresenta um estudo teórico comparativo da pedagogia desenvolvida por Friedrich Froebel e da teoria da atividade (Leontiev, Elkonin e Vigotski) no que diz respeito ao jogo e ao desenvolvimento infantil. Ainda que essas duas abordagens considerem o jogo uma atividade muito importante no desenvolvimento da criança, elas diferem em sua visão do que seja o significado do jogo no contexto do processo de formação do indivíduo. Essa divergência é uma consequência de suas opostas concepções acerca da relação entre a natureza humana e a história.

Palavras-chave: Jogo. Froebel. Elkonin. Leontiev. Teoria da atividade.

Downloads 2468  2468  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
FABBRINI, Ricardo Nascimento

O curso de Filosofia deve desenvolver no aluno uma habilidade técnica na interpretação de diferentes modalidades discursivas - análoga ao "exercício de escuta", no sentido psicanalítico - que lhe permita a experiência da "dominação intelectual": da posse, ainda que provisória, de uma "língua da segurança" que coloque em "suspensão" os "lugares de conversação". Quebrando a barreira entre os gêneros dos discursos, entre as diferentes disciplinas, e entre os diversos interlocutores, o curso de Filosofia - seja na universidade, no Ensino Médio e mesmo fora dos cursos regulares - poderá, desse modo, estimular a produção de um diálogo intenso, laicizado, entre múltiplos sujeitos de enunciação, contribuindo para a constituição do "espaço público". Somente assim a Filosofia conquistará definitivamente, entre nós, sua madureza.

Palavras-chave: Filosofia. Curso. Ensino.

Downloads 2171  2171  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 (6) 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »