Categoria: Pedagogia Artigos |
O Prazer de Aprender com a Informática na Educação Infantil |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
MATTEI, Claudinéia
Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a informática na educação, analisando o uso do computador, o software educativo, o papel do professor e o papel do aluno no processo ensino aprendizagem. Posteriormente, discute a utilização do computador como ferramenta de auxílio na aprendizagem infantil, analisando um trabalho realizado com trinta e oito alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato do município de Blumenau. Este trabalho consiste na apresentação de um software educacional aos alunos buscando ampliar os seus conhecimentos acerca da miscigenação das cores, possibilitando que eles mudassem a uncionalidade do próprio software. Assim, coerente com a perspectiva construtivista de educação, oportunizou-se uma participação ativa e criativa dos alunos nos seus processos de construção do conhecimento. Os resultados evelam o quanto eles interagem prazerosamente com o computador, e brincando com suas próprias ideias.
Palavras chave: Educação. Software educacional. Informática.
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1229 63 bytes Instituto Catarinense de Pós-Graduação http://www.icpg.com.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O Pensamento na arte e o insight na ciência: subjetividades na educação científica |
Versão: Impressa Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; ZANON, Ângela Maria
Sugerimos, nesse artigo, uma reflexão sobre as relações existentes entre o uso de dados objetivos e de elementos subjetivos tanto no fazer científico, como no trabalho de sala de aula. A ideia vem de um objetivo maior, que é promover um debate sobre a objetividade requerida pela maioria dos cientistas, as especificidades do ser humano, e a educação científica transposta à sala de aula. Para essa reflexão fazemos uso de conceitos sugeridos pela psicanálise (livre associação, atenção flutuante), pela fenomenologia de Gaston Bachelard (intuição do instante), além do conceito de Complexo Científico, definido no texto. Apontamos para a importância de um espaço, em planos de ensino, que valoriza o uso da criatividade, pelo aluno, como importante estratégia para o trabalho do professor, tanto para o desenvolvimento do pensamento lógico inerente às ciências, como para produção do potencial para criação de visões alternativas que se constituem como novas soluções para velhos problemas.
Palavras-chave: Criatividade. Insight na ciência. Educação.
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1377 0 bytes A Construção do Conhecimento Docente no Contexto A http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O Pedagogo numa perspectiva de Trabalho Coletivo na Organização Escolar |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
MACCARINI, Norma Barbosa Benedito; MARTELLI, Andréa Cristina; PINZAN, Leni Terezinha Marcelo
Este artigo considera a atuação do Pedagogo numa perspectiva do trabalho coletivo na organização escolar. Partimos do pressuposto que a identidade do Pedagogo seja a docência, embora como articulador do trabalho pedagógico assuma outras áreas de atuação: Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Administração Escolar. Abordamos aspectos essenciais da organização escolar e da função do Pedagogo-Especialista em educação numa visão tecnicista, de fragmentação do trabalho pedagógico voltada à reprodução da sociedade capitalista. Tratamos, então, da visão progressista de educação, de trabalho coletivo, cujo objetivo é resgatar os objetivos comuns das diferentes áreas da organização escolar e o trabalho pedagógico em sua totalidade, amenizando os reflexos da divisão do trabalho, da hierarquia estabelecida por esta. Além disso, refletiremos sobre as relações de poder estabelecidas no interior das escolas e, em consequência destas, a dicotomia gerada entre a teoria e a prática. Afinal, temos uma concepção de que o objeto de trabalho do pedagogo, seja atuando como Orientador Educacional, seja como Supervisor Educacional, ou, ainda, como Administrador Escolar, é sempre o mesmo: o processo de produção do conhecimento. Embora cada função do pedagogo tenha sua especificidade, não há uma limitação desta, pois no coletivo, dado o objeto comum de trabalho, deve existir uma articulação entre as áreas específicas, pois desta resulta a compreensão da organização escolar e do trabalho pedagógico em sua totalidade.
Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Coletivo. Pedagogo.
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8857 108.92 KB Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro http://www.unicentro.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa
Apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana durante os anos 90. Discute-se também, neste texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.
Palavras-chave: Paulo Freire. Políticas de currículo. Formação de educadores.
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1019 0 bytes Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos http://www.paulofreire.org.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
FABBRINI, Ricardo Nascimento
O curso de Filosofia deve desenvolver no aluno uma habilidade técnica na interpretação de diferentes modalidades discursivas - análoga ao "exercício de escuta", no sentido psicanalítico - que lhe permita a experiência da "dominação intelectual": da posse, ainda que provisória, de uma "língua da segurança" que coloque em "suspensão" os "lugares de conversação". Quebrando a barreira entre os gêneros dos discursos, entre as diferentes disciplinas, e entre os diversos interlocutores, o curso de Filosofia - seja na universidade, no Ensino Médio e mesmo fora dos cursos regulares - poderá, desse modo, estimular a produção de um diálogo intenso, laicizado, entre múltiplos sujeitos de enunciação, contribuindo para a constituição do "espaço público". Somente assim a Filosofia conquistará definitivamente, entre nós, sua madureza.
Palavras-chave: Filosofia. Curso. Ensino.
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2255 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
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