Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Análise de Ferramentas de Interação e Comunicação em Ambiente Virtual de Aprendizagem a partir de Co Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
INOCENTE, David Forli; MATIAS, Alberto Borges; SCORSOLINI-COMIN, Fabio

Com a educação a distância passa-se a refletir a respeito da interação mediada por ferramentas tecnológicas em ambiente virtual. Por meio das noções de dialogismo e polifonia propostas por Bakhtin discute-se a interação a partir de recortes das ferramentas Fórum e Painel de Opiniões de um curso de pós-graduação na modalidade a distância. Pela análise, essas ferramentas podem ser compreendidas como um espaço intertextual no qual diferentes alteridades são atualizadas, proporcionando um diálogo assíncrono não apenas com a proposição inicial, mas também com os diversos posicionamentos assumidos pelos outros alunos. Dessa forma, resgatam-se e reconstroem-se vozes sociais, posicionamentos, conhecimentos e experiências profissionais no campo mediático de interação possibilitado pela educação a distância.

Palavras-chave: Interação. Ambientes virtuais de aprendizagem. Intertexto.

Downloads 417  417  Tamanho do arquivo 57.63 KB  Plataforma Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Andragogias novas possibilidades no ensino do terceiro grau Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GIANCATERINO, Roberto

Os trabalhadores, conscientes do valor da educação para a construção de uma cidadania ativa e para uma formação contemporânea, "tomam" o ensino superior como lugar de desenvolvimento humano e profissional. A rigor, uma vez e quando superadas as funções de reparação e de equalização, estas iniciativas deverão encontrar seu mais marcante perfil: a função qualificadora. Diante da emergência do novo paradigma, voltado para a totalidade dos fenômenos da atualidade (ciência e tecnologia) muito se tem a fazer para que a didática atenda às exigências de educação no terceiro milênio. Dessa forma, o presente artigo objetiva descrever a andragogia como nova possibilidade de ensino no terceiro grau. Os resultados apontam que, para tanto, deve-se considerar o cotidiano e a vivência do aluno adulto.

Palavras-chave: Andragogia. Adulto. Ensino Superior. Didática.

Downloads 3825  3825  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma São Bernardo do Campo - SP  Site http://
Avaliação: 9.00 (13 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!As contradições expressas nos discursos sobre inclusão/exclusão Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de

O presente artigo pretende discutir como práticas contraditórias são encontradas em discursos informais de uma turma de pós-graduação, cujo tema de estudo era inclusão e exclusão. A defesa pelo estudo crítico de tal assunto, embora permeasse as pesquisas de todos os membros da turma analisada, não se apresentou condizente com a postura destes frente ao Outro, ao diferente. O artigo estrutura-se em três partes: a primeira trata de conceitos contraditórios acerca das desigualdades raciais no Brasil, demonstrando que o discurso sobre igualdade, diisseminado pelo mito da democracia racial, sofreu “atualizações” por meio, sobretudo, dos estudos acadêmicos, que associam constantemente a desigualdade estrutural do país ao conflito de classes e não ao racial. A segunda parte trata das falácias argumentativas em que ora a inclusão é defendida e ora veementemente combatida, sem a explicitação dos critérios. A terceira parte, dividida em dois sub-tópicos, apresenta o perfil da turma analisada, o diálogo apontado neste artigo como preconceituoso e sua micro-análise discursiva. No primeiro subtópico discute-se sobre alguns aspectos evidenciados na postura dos participantes: a crítica feita ao “politicamente correto” como sendo uma “polícia do pensamento” e não uma forma de reconhecimento de que a linguagem reproduz preconceitos e, portanto, precisa ser combatida; a atitude de alguns dos presentes no evento que se incomodaram com a manifestação preconceituosa, mas preferiram ou aguardar uma tomada de atitude de outrem ou resignar-se em seus estigmas. O segundo sub-tópico, embasado nos estudos de van Dijk (2000; 2008), analisa que o racismo manifestado por meio do discurso obedece a estruturas rígidas que também são evidenciadas no diálogo em questão. Deste modo, a conclusão aponta para a necessidade constante de se estudar tais discursos como forma de combate ao racismo, sobretudo porque o campo da educação pode ser o responsável pela reprodução ou superação de práticas discriminatórias.

Palavras-chave: Discurso. Inclusão/exclusão. Racismo. Desigualdade.

Downloads 2772  2772  Tamanho do arquivo 79.98 KB  Plataforma VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_268.pdf
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
AQUINO, Julio Groppa; MUSSI, Mônica Cristina

Este artigo tem por objetivo apresentar algumas das conclusões de uma investigação realizada junto a professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo que participam de grupos de formação em serviço, a fim de conferir visibilidade aos efeitos que a prática formativa concreta vem produzindo na profissionalidade docente. Destaca, em particular, as vicissitudes ocasionadas nesse grupo quando experienciam uma modalidade formativa contemporânea, pautada no modelo de formação reflexiva. As ideias desenvolvidas no artigo inscrevem-se no campo conceitual da psicologia institucional. A partir desse enquadramento teórico, o texto trabalha com o pressuposto de que os recentes paradigmas de formação docente em serviço, ao serem operados por práticas formativas concretas, promovem novas possibilidades de experiência de si para os professores, conferindo novas figurações de subjetividade para os professores no tempo presente - professor-reflexivo, professor-autônomo, professor-investigativo. No interior de relações institucionalizadas, a vivência destas figurações é metabolizada pelos docentes, que produzem uma forma peculiar de reflexão, não vislumbrada na pauta dos programas de formação. Instalados nas práticas concretas de formação em serviço, os professores produzem um tipo de reflexão particular que escapa dos objetos definidos no design formativo e do contorno reflexivo mapeado a priori. A reflexão tangível nas falas docentes narra o confronto desse protagonista com seu lugar instituído na profissão, problematizando o "dever ser" de seu ofício nos dias de hoje.

Palavras-chave: Formação em serviço. Reflexão. Subjetividade docente.

Downloads 2063  2063  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma S  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Aspectos Históricos sobre a Função do Pedagogo Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MARTELLI, Andréa Cristina

O presente artigo objetiva o entendimento das funções não docentes exercidas pelo Pedagogo na organização escolar , à luz da história da educação brasileira, compreendida a partir das relações entre escola e sociedade capitalista. Pois, “a escola contemporânea é uma organização complexa dentro de nosso sistema social; por isso, para entender sua dinâmica e seu funcionamento, temos que compreender a forma como foi concebida e a partir de quais pressupostos ela está desenvolvendo o processo educacional”.

Downloads 1470  1470  Tamanho do arquivo 123.58 KB  Plataforma  Educere et Educare - Revista de Educação  Site http://e-revista.unioeste.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Associação de Pais e Mestres: Um Pouco de História Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
BRANCO, Izabel Aurora de Souza

Este artigo tem por objetivo retomar um pouco da história do surgimento das Associações de Pais e Mestres no Brasil e os ideais de participação que a elas estava vinculado. O estudo vai limitar-se, neste primeiro momento, a fazer algumas considerações a respeito da preocupação em envolver, cada vez mais, a comunidade escolar nas questões referentes à organização e ao funcionamento das escolas.

Downloads 2420  2420  Tamanho do arquivo 313.51 KB  Plataforma Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Autonomia e educação: a trajetória de um conceito Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MARTINS, Angela Maria

O conceito de autonomia tem sido construído, historicamente, no contexto de diferentes características culturais, econômicas e políticas que configuram as sociedades ao longo de seu percurso. Assim, este artigo busca desvendar, primeiramente, seu significado no âmbito do pensamento histórico, político e filosófico. A realização de um painel sobre sua construção teórica e trajetória é de fundamental importância para se discutir, em seguida, as possíveis vinculações entre o conceito e seu uso instrumental na área da educação.

Palavras-chave: Autogestão. Autonomia. Educação.

Downloads 509  509  Tamanho do arquivo 235 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Avaliação da Aprendizagem Escolar: do Instrumento de Coerção às Práticas Avaliativas Emancipadoras Popular Versão: pdf
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
PEREIRA, R. F. P. G.

Em uma concepção progressista de educação, a avaliação é condição intrínseca para que se obtenha um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Para tanto ela deve ser diagnóstica, contínua, formadora. Porém, nas escolas, apesar de haver uma proposta voltada para a formação de um aluno crítico e cidadão, a avaliação ainda está aquém de cumprir com tal objetivo. Ao analisar a proposta curricular, percebe-se uma seleção de conteúdos e metodologia voltados para uma pedagogia progressista, mas a avaliação colocada em prática ainda percorre uma educação seletiva e fragmentada. Torna-se necessária, então, uma reflexão acerca da legislação vigente sobre avaliação, a concepção de educação que cumpra com a função social da escola que se quer, bem como concepções de avaliação com a função de instrumentalizar o educando para a emancipação e transformação da sociedade.

Palavras-chave: Avaliação. Professor. Conhecimento.

Downloads 16282  16282  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Adobe Reader  Site http://
Avaliação: 1.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Bullying: comportamento agressivo entre estudantes Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LOPES NETO, Aramis A.

O objetivo é alertar sobre a alta prevalência da práticade bullying entre estudantes, conscientizando-os da importância de sua atuação na prevenção, diagnóstico e tratamento dos possíveis danos à saúde e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, além da necessidade em orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais freqüente de violência juvenil. Foram acessados bancos de dados bibliográficos e páginas de relevância na Internet, identificando-se artigos e textos recentes sobre o tema. O comportamento agressivo entre estudantesé um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e frequentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos. Estudos realizados nas 2 últimas décadas demonstraram que a sua prática pode ter conseqüências negativas imediatas e tardias para todas as crianças e adolescentes direta ou indiretamente envolvidos. A adoção de programas preventivos continuados em escolas de educação infantil e de ensino fundamental tem demonstrado ser uma das medidas mais efetivas na prevenção do consumo de álcool e drogas e na redução da violência social. A prevenção do bullying entre estudantes constitui-se em uma necessária medida de saúde pública, capaz de possibilitar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, habilitando-os a uma convivência social sadia e segura.

Downloads 999  999  Tamanho do arquivo 178.68 KB  Plataforma Jornal de Pediatria  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Caminhos e Descaminhos da Educação do Campo: Um Projeto de Intervenção Político-Pedagógico no Contex Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do

Este artigo pretende abordar a problemática da educação do campo no Brasil, bem como, no estado de Goiás. As discussões e os debates que aqui se levantam iniciaram-se na década de 90 e até hoje poucas conquistas foram alcançadas pela sociedade civil organizada. O texto quer ser um instrumento de debate e de memória, a fim de problematizar os debates que vêm ocorrendo nestes últimos tempos. Sabe-se que os movimentos sociais do campo são os grandes protagonistas deste debate e que somente a partir de 2002 iniciou-se um olhar mais concreto por parte do Estado. Todas as alternativas se levantam por meio de uma luta intensa realizada pelos próprios sujeitos desse processo, a saber: os próprios lavradores e lavradoras.

Palavras-chave: Educação do campo. Pedagogia. Movimentos sociais.

Downloads 479  479  Tamanho do arquivo 171.76 KB  Plataforma Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação e   Site http://www.fja.edu.br/praxis/praxis_02/index.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 (5) 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »