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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
NOVELLI, Pedro Geraldo Aparecido

É possível ensinar filosofia? O filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831) não somente responde afirmativamente à questão posta, como também indica o que deve ser ensinado e como em Filosofia. A resposta hegeliana tem como fonte sua atividade como diretor do ginásio de Nürnberg, onde ele procura estabelecer diretrizes e procedimentos para que a filosofia seja ensinada aos jovens. Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração. Isso deve resultar na apreciação da realidade humana para que, a partir dela, sejam levados e elevados à sua maior e melhor compreensão pela reflexão e pela especulação. Tais habilidades não são adquiridas senão pelo contato direto com a filosofia em sua especificidade na sua produção histórica, ou seja, nos textos. Conhecer a história da filosofia já é aprender filosofia, mas tal aprendizagem necessita da mediação do professor. A mediação se faz necessária, pois a aprendizagem não é natural e, portanto, não se dá espontaneamente. Aprender é sempre aprender com alguém.

Palavras-chave: Abstração. Dialética. Especulação.

Downloads 2232  2232  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O desafio da aprendizagem em ambientes virtuais. Quando as ações no tempo/espaço são orientadas pelo Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

Esta reflexão esclarece que as dificuldades de aprendizagem ou dislexias podem ser amenizadas quando mediadas pela tecnologia em ambientes virtuais. A dificuldade que, muitas vezes, alunos e professores têm para se auto-organizarem no tempo/espaço do conhecimento, resgatarem sua autonomia, superarem-se, precisa ser vista como desafio, visto que, a ciência, por meio das teorias da enação, da auto-organização e da complexidade, ao interpretar o sujeito como co-participante da natureza, já o incluiu, e, com isso, vem contribuindo na superação do problema. Sobretudo, as pesquisas da neurociência têm demonstrado que a cognição está envolvida na consciência e no mundo das experiências, simultaneamente. Essa constatação sugere que problemas marcadamente biológicos interferem tanto no aspecto psíquico quanto no aspecto cósmico através das relações planetárias que os indivíduos estabelecem mutuamente.

Palavras-chave: Auto-organização. Complexidade. Tecnologia educacional. Dislexias.

Downloads 1582  1582  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Brasília - UnB - Linhas Críticas -  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O conceito de infância no decorrer da história Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CALDEIRA, Laura Bianca

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a infância do ponto de vista histórico, promovendo uma compreensão acerca da mudança de paradigma no que diz respeito ao conceito de infância no decorrer da história.

Palavras-chave: Infância. Conceito. Paradigma. Mudança. História.

Downloads 40576  40576  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unimontes  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Aluno com Altas Habilidades no Contexto da Educação Inclusiva Popular Versão: DOC
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de

São analisados no estudo alguns aspectos da educação do aluno com altas habilidades em uma proposta de Educação Inclusiva. Apresenta-se a posição de especialistas contrários à Educação Inclusiva para alunos com altas habilidades. Ressalta-se a reduzir preparação do professor para atender de forma adequada as necessidades e interesses do superdotado bem como idéias errôneas e atitudes do professor que limitam as possibilidades de uma educação de boa qualidade para o superdotado relevante de serem conhecidos e incorporados à prática docente na sala de aula regular.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Altas habilidades. Superdotados.

Downloads 7571  7571  Tamanho do arquivo 155.50 KB  Plataforma Universidade Federal Fluminense  Site http://www.inep.gov.br/PESQUISA/BBE-ONLINE/det.asp?cod=57410&type=P
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Métodos, recursos de avaliação escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CARMO, Ivone Zanelato do

O artigo refere-se aos vários métodos de avaliação escolar defendidos pelos grandes autores na educação. Apresenta pontos positivos e negativos da avaliação escolar, em todos os âmbitos,analisando escolas públicas e particulares.

Palavras-chave: Avaliação escolar. Métodos. Recursos. Escola pública. Escola particular.

Downloads 66603  66603  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Material Teórico Impresso para o Curso de Formação de Tutores para EaD: uma experiência de produção Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRANCO, Eguimara Selma; BARROS, Gilian Crisitina; MOURA, Leda maria Corrêa

As ações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR) na modalidade a distância aconteceram de forma processual, pois era necessário definição de critérios e concepções para que se pudesse implantar a modalidade na formação continuada de profissionais da educação. A partir de 2006 passaram a ser implementadas ações para a realização de cursos a distância com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma condição apresentada para a oferta de cursos de formação continuada na modalidade a distância foi a existência de material impresso, pois, além da familiaridade, o material impresso apresenta facilidade para transporte e utilização, devido as possibilidades de anotações e consultas a qualquer tempo. A escrita da primeira versão do material impresso teve como ponto de partida a versão preliminar do documento base para a EaD na Seed/PR, onde estão indicados a concepção de educação, os perfis dos envolvidos (aluno, tutor, autor), as características do material impresso para EaD e o fluxo de trabalho na EaD. Além disso, também foi definida a estrutura do curso e dos textos. O curso foi organizado em cinco módulos, os conteúdos tratados foram: definição, breve histórico e legislação da EaD no Brasil; familiarização do ambiente e-escola; aspectos da tutoria; as mídias na EaD; e avaliação na EaD. Com relação à estrutura dos textos, estes teriam: título; epígrafe; apresentação contendo objetivos, carga-horária e conteúdos; texto intercalado com questionamentos para reflexões; indicações de leituras complementares; e referências bibliográficas. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar como se deu o processo de produção do material teórico para o I Curso de Formação de Tutores para EaD da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR).

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Produção de materiais.

Downloads 3536  3536  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universaidade Tuiuti, Curitiba-PR  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Matemática e Infância no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”: um olhar a part Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ARAÚJO, Elaine Sampaio

Este artigo discute a organização do ensino de matemática presente no “Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil” - RCNEI. Na intenção de realizar uma análise crítica desse documento, na área de matemática, à luz da teoria histórico-cultural, o estudo abordou os aspectos relacionados à infância e à Matemática e aos conteúdos matemáticos. A análise permite concluir que o RCNEI, ao não considerar a criança em sua condição infantil, propõe atividades e conteúdos descontextualizados não apenas da infância, mas também da produção sócio-histórica do conhecimento matemático. Porém, para que uma proposta curricular oriente o ensino de Matemática na Educação Infantil, faz-se necessário considerar a realidade social e econômica, os diferentes níveis de formação dos professores, a dinâmica das escolas e de seus projetos pedagógicos, a natureza cultural da produção do conhecimento matemático e o movimento de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Currículo. Matemática. Educação Infantil.

Downloads 6851  6851  Tamanho do arquivo 16.12 KB  Plataforma Revista Zetetiké - Unicamp – v. 18, n. 33 – jan/ju  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!M-LEARNING ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no contexto brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SCHLEMMER, Eliane. SACCOL, Amarolinda Zanela. BARBOSA, Jorge e REINHARD, Nicolau

O desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Digitais Emergentes - TDEs, tais como as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) aliada a uma crescente necessidade de mobilidade de pessoas, objetos e informação, representam o cenário no qual emerge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade - mobile learning, ou m-learning. Nesse contexto, o artigo apresenta um estudo exploratório sobre as práticas de m-learning no contexto brasileiro. Os resultados revelam que o m-learning vem sendo adotado de forma experimental no ambiente acadêmico (especialmente no ensino superior) com raras aplicações em organizações. Os desafios para o seu desenvolvimento são de ordem contextual/social (resistências à adoção de novas tecnologias e a necessidade do desenvolvimento de uma cultura de uso dessas tecnologias); e ordem didático-pedagógico (necessidade de inovação nas práticas didático-pedagógicas e de processos de formação de professores para o uso, em função da própria natureza do meio de interação); de ordem tecnológica e econômica, dentre outros. Contudo, os resultados da pesquisa também indicam oportunidades e possibilidades de desenvolvimento futuro do m-learning, para as quais são realizadas diversas sugestões de pesquisas futuras.

Palavras-Chave: Aprendizagem com mobilidade. Tecnologias móveis e sem fio. Educação a distância.

Downloads 1096  1096  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Inteligência Artificial: O Olhar do Professor na Construção Social do Conhecimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida ; SILVA, Walcyranya Alves da; SILVA; Silvio Profirio da; SANTANA, Lucas de Lima Seixas; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima ; ALENCAR, Rosane.

Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da informática, como recurso pedagógico, por professores das Séries Iniciais. Em outras palavras, como essa ferramenta pode ajudar ou não como recurso didático, na práxis em sua aula, analisando o uso dessas novas tecnologias nos laboratórios de informática das escolas observadas.

Palavras-Chave: Construção social. Conhecimento da criança.

Downloads 1743  1743  Tamanho do arquivo 100.22 KB  Plataforma  X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Iniciativas Públicas de Redução da Violência Escolar no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GONÇALVES, Luiz A. Oliveira; SPOSITO, Marilia Pontes

Este artigo apresenta algumas ações do Poder Público que buscaram reduzir a violência em meio escolar. Tomando como exemplo as cidades de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, examina algumas das modalidades de práticas que nascem a partir da década de 80, início do processo de democratização política do Brasil. Oscilando entre medidas de caráter educativo e iniciativas relacionadas à área de segurança, as ações ainda demandam continuidade e maior capacidade de impacto nas escolas públicas dessas cidades. No entanto, já é possível, a partir dessas experiências, traçar a trajetória emergente das políticas públicas destinadas à diminuição da violência nos estabelecimentos de ensino na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Violência escolar. Escolas públicas. Políticas públicas. Segurança na escola.

Downloads 597  597  Tamanho do arquivo 320.82 KB  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
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