Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizage Popular Versão: html
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
SILVA, Delcio Barros da

O artigo apresenta uma síntese das Tendências Pedagógicas Liberais, Progressistas e Pós-LDB 9394/96 e suas aplicações no ensino da Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Tendências pedagógicas. Língua portuguesa.

Downloads 4245  4245  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSM  Site http://www.ufsm.br
Avaliação: 7.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Reforma da escola e o trabalho como especificidade humana Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges

O presente artigo procura desmistificar o espaço escolar como redentor das mazelas sociais ao mesmo tempo em que analisa a hegemonia da classe dominante que faz uso não só da sociedade política, mas da sociedade civil para disseminar sua ideologia. Analisa, de modo sintético, a educação no Brasil no que concerne à escola para as classes trabalhadoras demonstrando que a dicotomia escola de ricos e de pobres é fruto de uma sociedade divida em classes que desumaniza o trabalhador, arrebatando-lhe das mãos aquilo que o diferencia dos animais: o trabalho, a capacidade de planejar e prever resultados, justificando tal assertiva pela meritocracia. Uma vez que a classe detentora dos meios de produção subjuga o trabalhador, se apropriando do conhecimento, domínio e produto de seu trabalho, todavia, não lhe é capaz de tomar a capacidade de resistir, se opor ao domínio capitalista. Converter os mesmos meios que favorecem a classe dominante o exercício de sua hegemonia a favor da classe trabalhadora é possível, e a reforma da escola deve começar pela organicidade dos intelectuais envolvidos nesta peleja. Entre os autores consultados ressaltam-se os pressuposto de Gramsci.

Palavras-chaves: Educação. Escola. Trabalho.

Downloads 2172  2172  Tamanho do arquivo 60.00 KB  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.utp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Tecnologia do computador como auxiliar no processo de ensino-aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
VICENZI, Rosiana Aparecida de Assis; SILVA, Henrique O.

Este artigo busca fazer um breve histórico a respeito do uso da tecnologia computacional como forma de promoção do ensino e estimulador da aprendizagem e como isso se torna cada vez mais presente no dia a dia da sala de aula. Procura abordar a história da tecnologia desde a escrita na época de Platão até os dias atuais com a digitalização e a internet e como isso pode beneficiar ou não o aluno na escola.

Palavras-Chave: Conhecimento. Informática. Educação. Cultura. Ciência e Tecnologia.

Downloads 697  697  Tamanho do arquivo 91.80 KB  Plataforma Revista Synergismus Scyentifica UTFPR Pato Branco  Site http://http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy/article/view/433
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Tecnologia e a Educação Tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LIMA FILHO, Domingos Leite; QUELUZ, Gilson Leandro

O objetivo principal do presente texto é construir elementos que possam contribuir para uma sistematização conceitual sobre a tecnologia e sua relação com a educação tecnológica. Apresentamos inicialmente os pressupostos filosóficos fundamentais que orientam nossa análise desta temática, na qual se relacionam as categorias trabalho, educação, ciência e ecnologia. A seguir, a partir da explicitação de que a tecnologia assume papel central na sociabilidade, ou seja, na produção da realidade e do imaginário (universo real e simbólico), buscamos evidenciar que tal centralidade se dá marcada predominantemente por elementos de descontextualização conceitual, narrativas e determinismos tecnológicos, discutindo a origem destes e suas implicações. Analisamos tais efeitos, tratando, em particular, de verificar as bases do processo de racionalização e hierarquização de práticas, saberes e conhecimentos que permeia determinadas concepções de tecnologia. Na sequência, com base nos pressupostos, análises e críticas desenvolvidas nos tópicos anteriores, buscamos delinear o que entendemos como ponto de partida para a construção de matrizes conceituais acerca da tecnologia, destacando fundamentalmente duas concepções: (i) a matriz relacional, que compreende a tecnologia como construção, aplicação e apropriação das práticas, saberes e conhecimentos;(ii) a matriz instrumental, que compreende a tecnologia como técnica, isto é, como aplicação prática de saberes e conhecimentos. Ainda tratando de elementos conceituais, buscamos, no tópico seguinte, sintetizar as formulações do conceito de tecnologia como ciência do trabalho produtivo, propostas por Rui Gama, evidenciando a atualidade deste conceito e a contextualização da educação tecnológica frente às possibilidades e limites deste conceito complexo. Por fim, apresentamos um conjunto de considerações que, antes que a pretensão de uma conclusão, constituem-se em um convite ao prosseguimento do debate.

Downloads 1137  1137  Tamanho do arquivo 69.21 KB  Plataforma Revista Educação & Tecnologia  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A TV Multimídia na Sala de Aula Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
MELLO, Rosângela Menta

Apresentamos a nossa experiência sobre o uso da TV Multimídia na sala de aula, durante as atividades de Estágio Supervisionado e na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico no Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Wolff Klabin, Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional, durante o primeiro semestre de 2009, em Telêmaco Borba, Estado do Paraná. Destacamos a importância de o Professor planejar as atividades que realizará durante o período letivo, selecionando os recursos de imagem, vídeo e som adequados a turma, ao tempo disponível e ao programa da aula, escolhendo diversas metodologias para a sua apresentação e discussão, variando os recursos disponíveis e integrando-os aos temas e disciplinas da série. Desenvolvemos várias aulas utilizando a TV Multimídia como recurso pedagógico, com auxílio de pen-drive. No final do 1o semestre de 2009, avaliamos as atividades realizadas junto aos estudantes e colegas, cujos resultados são apresentados neste artigo. Consideramos que os recursos oferecidos pela TV Multimídia têm uma ótima aceitação por parte dos estudantes, facilitam a aprendizagem e a contextualização dos temas das aulas.

Palavras-chave: TV Multimídia . Aprendizagem . Metodologia de ensino .

Downloads 9930  9930  Tamanho do arquivo 536.02 KB  Plataforma III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade -   Site http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A UNE e a Reforma Universitária no governo Lula Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRANCO, Juliana Oshima

A partir de uma reflexão histórica sobre a Reforma Universitária (RU) no Brasil realizamos uma análise sobre o posicionamento da União Nacional dos Estudantes (UNE) em relação ao tema durante o governo Lula, buscando identificar como suas diretorias majoritárias vêm conduzindo os debates em torno da reestruturação do sistema de ensino superior em curso no país. Ainda que classifique a política econômica do governo atual como neoliberal e critique a privatização e mercantilização da educação, a UNE tornou-se umas das maiores articuladoras das políticas para educação superior de Lula, contribuindo para a dissimulação da RU idealizada pelos estudantes na década de 1960, sob o argumento de estar disputando propostas dentro das leis e programas governamentais.

Palavras-chave: Reforma Universitária. Movimento estudantil. UNE. Comunicação nos movimentos sociais.

Downloads 502  502  Tamanho do arquivo 163.47 KB  Plataforma III Simpósio Lutas Sociais na América Latina  Site http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A vingança do fetiche: reflexões sobre indústria cultural, educação pela dureza e vício Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
ZUIN, Antonio Álvaro Soares

Os danos no processo formativo, decorrentes da hegemonia da indústria cultural, são investigados há algum tempo por pesquisadores das áreas de filosofia, psicologia, sociologia e história da educação. De forma geral, concluiu-se que não há uma relação de causa e efeito entre a indústria cultural e a produção de consciências reificadas. Porém, é preciso compreender de que modo o consumidor dos produtos da indústria cultural se esforça para permanecer na condição de objeto, ao invés de ser sujeito de suas ações. Tem-se como objetivo, neste artigo, refletir sobre a produção e propagação deste impulso conformista. Para tanto, parte-se do seguinte pressuposto: a chave para o entendimento das nuances desse impulso se encontra na análise das transformações históricas da relação entre a indústria cultural e a educação pela dureza.

Palavras-chave: Educação pela dureza. Indústria cultural. Fetiche. Vício. Theodor W. Adorno.

Downloads 1994  1994  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A violência escolar e a crise da autoridade docente Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
AQUINO, Júlio Groppa

O presente artigo discute a relação entre os conceitos de violência e autoridade no contexto escolar e, particularmente, na relação professor-aluno. Para tanto, contrapõe uma leitura de cunho institucional da violência escolar às abordagens clássicas da temática, demonstrando a tese de que há um quantum de violência “produtiva” embutido na ação pedagógica.

Palavras-chave : Violência escolar. Relação professor-aluno. Autoridade docente. Instituição escola.

Downloads 1204  1204  Tamanho do arquivo 37.70 KB  Plataforma Cadernos Cedes  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Rural no Brasil na Perspectiva das Relações Campo-Cidade e de Gênero Popular Versão: 2012
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FERRARO, A. R.

O artigo começa analisando a trajetória da taxa de alfabetização no Brasil através das sucessivas gerações presentes nos censos 2000 e 1950, buscando colocar em evidência tanto o estado e como a dinâmica das desigualdades quanto à alfabetização na perspectiva de sua relação cruzada com campo-cidade e gênero. Busca, então, elementos teóricos de inteligibilidade dessas desigualdades. Os resultados obtidos são: o latifúndio é o principal determinante estrutural do analfabetismo no campo; o analfabetismo está tornando-se numericamente um problema predominantemente urbano; a histórica superioridade masculina quanto à alfabetização e escolarização está cedendo lugar a uma crescente superioridade feminina, tanto no campo como na cidade.

Palavras-chave: Alfabetização. Escolarização. Campo-Cidade. Gênero. Brasil.

Downloads 532  532  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização visual para a produção de objetos educacionais Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
GRANDO, Anita; KONRATH, Mary Lúcia Pedroso; TAROUCO, Liane

Este artigo descreve alguns princípios para a produção de objetos educacionais ergonômicos, os quais possibilitam a maximização da aprendizagem com redução da sobrecarga cognitiva.

Palavras-chave: Objetos educacionais. Projeto gráfico. Carga cognitiva.

Downloads 675  675  Tamanho do arquivo 193.07 KB  Plataforma Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS  Site http://www.cinted.ufrgs.br/renote/set2003/artigos/artigo_anita.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 (4) 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »