Categoria: Pedagogia Artigos |
O Professor e o Ato de Ensinar  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos; TACCA, Maria Carmen V. R.; TUNES, Elizabeth A sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam presentes e se atualizam a história de vida, as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio conhecimento formal. Do professor espera-se que conduza o seu grupo de alunos, buscando compreender e negociar os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que planejou. Tem sido comum identificar o professor nesse papel de mediador, atribuindo a ideia à abordagem histórico-cultural. O objetivo deste texto é discutir a identificação entre ação docente e mediação, de modo a caracterizar aquilo a que corresponde, segundo nossa ótica, o trabalho desenvolvido pelo professor, tendo como foco o conceito de zona proximal de desenvolvimento. As considerações encaminham-se para o entendimento de que os conteúdos escolares somente estarão a serviço do desenvolvimento dos alunos se forem operados na conjuntura dos seus processos de significação, tendo em conta que a função primordial da educação é a de nutrir possibilidades relacionais.
Palavras-chave: Professores. Relação professor-aluno. Papel do professor. Sala de aula.
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1085 81.54 KB Cadernos de Pesquisa http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O pré-vestibular comunitário: traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Aline Adriana da; SILVA, Silvio Profirio da; SILVA, Gleydson Ferreira da; FERREIRA, Marilia Gabrielle Arruda; TENÓRIO, Alexandro Cardoso
O desejo de ingressar em uma instituição de ensino superior pública mobiliza uma grande quantidade de pessoas todos os anos. Contudo, nem todas conseguem realizar essa faceta, sobretudo, os alunos provenientes de escolas públicas. Nos últimos anos, a questão do ingresso às Instituições Públicas de Ensino Superior tem sido objeto de inúmeras discussões. Tal questão engloba diversos aspectos, como, por exemplo: a defasagem da qualidade do ensino público e privado. Diante desse cenário, os alunos de escolas públicas não têm as mesmas condições de ingressar em tais instituições. Nesse contexto, surgem iniciativas com o objetivo de viabilizar esse acesso, tal como: o Pré – vestibular Comunitário.
Palavras-Chave: Sociedade. Ensino. Pré - vestibular. Democratização. Acesso.
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1023 373.97 KB X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2 http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O Prazer de Aprender com a Informática na Educação Infantil  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
MATTEI, Claudinéia
Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a informática na educação, analisando o uso do computador, o software educativo, o papel do professor e o papel do aluno no processo ensino aprendizagem. Posteriormente, discute a utilização do computador como ferramenta de auxílio na aprendizagem infantil, analisando um trabalho realizado com trinta e oito alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato do município de Blumenau. Este trabalho consiste na apresentação de um software educacional aos alunos buscando ampliar os seus conhecimentos acerca da miscigenação das cores, possibilitando que eles mudassem a uncionalidade do próprio software. Assim, coerente com a perspectiva construtivista de educação, oportunizou-se uma participação ativa e criativa dos alunos nos seus processos de construção do conhecimento. Os resultados evelam o quanto eles interagem prazerosamente com o computador, e brincando com suas próprias ideias.
Palavras chave: Educação. Software educacional. Informática.
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1386 63 bytes Instituto Catarinense de Pós-Graduação http://www.icpg.com.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O Pedagogo numa perspectiva de Trabalho Coletivo na Organização Escolar  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
MACCARINI, Norma Barbosa Benedito; MARTELLI, Andréa Cristina; PINZAN, Leni Terezinha Marcelo
Este artigo considera a atuação do Pedagogo numa perspectiva do trabalho coletivo na organização escolar. Partimos do pressuposto que a identidade do Pedagogo seja a docência, embora como articulador do trabalho pedagógico assuma outras áreas de atuação: Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Administração Escolar. Abordamos aspectos essenciais da organização escolar e da função do Pedagogo-Especialista em educação numa visão tecnicista, de fragmentação do trabalho pedagógico voltada à reprodução da sociedade capitalista. Tratamos, então, da visão progressista de educação, de trabalho coletivo, cujo objetivo é resgatar os objetivos comuns das diferentes áreas da organização escolar e o trabalho pedagógico em sua totalidade, amenizando os reflexos da divisão do trabalho, da hierarquia estabelecida por esta. Além disso, refletiremos sobre as relações de poder estabelecidas no interior das escolas e, em consequência destas, a dicotomia gerada entre a teoria e a prática. Afinal, temos uma concepção de que o objeto de trabalho do pedagogo, seja atuando como Orientador Educacional, seja como Supervisor Educacional, ou, ainda, como Administrador Escolar, é sempre o mesmo: o processo de produção do conhecimento. Embora cada função do pedagogo tenha sua especificidade, não há uma limitação desta, pois no coletivo, dado o objeto comum de trabalho, deve existir uma articulação entre as áreas específicas, pois desta resulta a compreensão da organização escolar e do trabalho pedagógico em sua totalidade.
Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Coletivo. Pedagogo.
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8986 108.92 KB Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro http://www.unicentro.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa
Apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana durante os anos 90. Discute-se também, neste texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.
Palavras-chave: Paulo Freire. Políticas de currículo. Formação de educadores.
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1104 0 bytes Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos http://www.paulofreire.org.br |
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