Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre a Educação no Pensamento de Hannah Arendt Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CALLEGARO, Ronaldo

A partir das obras: “A Condição Humana” e “Entre o Passado e o Futuro” – este trabalho apresenta um esboço daquilo que Hannah Arendt entende por educação e sua relação direta com espaço público – o qual, segundo a autora, perdeu seu sentido primeiro: “o do debate político”, transformado num espaço ocupado pelo mercado, pautado exclusivamente pelas trocas comerciais. Houve uma inversão de valores: o espaço privado, ao longo da modernidade, foi tomando conta do espaço público. Arendt, ao vivenciar a crise sentida na educação norte americana nas décadas de 1960-1970, aponta ainda para o solapamento das chamadas “ciências humanas” em detrimento de um ensino cada vez mais voltado à tecnicidade do mundo “pós- moderno”, ávido por seres humanos dotados de um saber cada vez mais especializado e utilitarista. Isso deixou um grande vazio existencial e moral entre os homens e mulheres. Acredita-se que as reflexões tecidas por Hannah Arendt no campo da filosofia, acerca do problema da educação contemporânea, possam ajudar a compreender outros pontos de vista e novas interpretações que, até então, estão adormecidas e sufocadas no atual debate. Arendt permite o questionamento crítico dos modos de pensar, agir e viver tecnicistas, que cada vez mais se impõem como únicos e verdadeiros.

Palavras-chave: Educação. Debate Político. Pós-modernidade. Hannah Arendt.

Downloads 1585  1585  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Recursos didáticos e o processo de ensino-aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ARCANJO, Jacineide Gabriel Arcanjo; SANTOS, Paulo Ricardo dos Santos; SILVA, Silvio Profirio da Silva; TENOŔIO, Alexandro Cardoso

O principal objetivo da pesquisa foi identificar quais recursos didáticos estão sendo utilizados pelos professores nas diversas áreas do conhecimento de escolas públicas e privadas de Pernambuco. Buscando verificar como as aulas estão sendo desenvolvidas.

Palavras-Chave: Recursos didáticos. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 11538  11538  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Questões im-pertinentes para a Filosofia da Educação Popular Versão: 
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
GOERGEN, Pedro

A crítica pós-moderna aos rumos da modernidade provocou uma intensa discussão em torno de alguns pressupostos básicos da tradição iluminista. Entre eles, encontram-se as noções de filosofia da história, de sujeito e de valores. Vivemos um momento histórico conturbado em que não só a filosofia da história, mas também a razão e a subjetividade, os fundamentos e os valores, as identidades e as certezas se tornam ambíguos. O estremecimento desses conceitos angulares, que orientam o pensamento e a ação do homem moderno, afeta a vida em todas as suas dimensões. E como tais conceitos representam também os fundamentos da tradição educacional é particularmente a educação que se vê diante de novos desafios, cruciais para o estabelecimento de seus objetivos e suas práticas. O presente artigo procura assinalar a necessidade de se incorporar à Filosofia da Educação os debates que vêm sendo desenvolvidos nos campos da Filosofia, da Ética e da Estética para averiguar tanto a procedência das teses pós-modernas, quanto a sua eventual repercussão no campo da Educação. Trata-se, portanto, de defender o ponto de vista de que não é mais satisfatório rejeitar, em princípio, os argumentos dos chamados pós-modernos, mas de averiguar se sua leitura da realidade contemporânea é justificada ou não, e na sequência, avaliar as implicações para o campo da teoria e da prática educacionais.

Palavras-chave: Filosofia da educação. Filosofia da história. Sujeito. Valores. Pós-modernidade.

Downloads 3253  3253  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Quando a Violência Infanto-juvenil indaga a Pedagogia Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
ARROYO, Miguel González

Este texto se propõe a levantar algumas indagações que vêm de um dos traços mais inquietantes da contemporaneidade: a violência, e de maneira particular a violência infanto-juvenil. Esta incomoda e indaga a sociedade e a Pedagogia, as pesquisas, a reflexão teórica e o fazer educativos. Focalizo alguns pontos: a categoria violentos estaria se impondo como um novo parâmetro segregador na sociedade e nas escolas? Estariam em questão os avanços havidos na conformação do público e da escola como espaço público? As reações à violência estariam mostrando a fragilidade da proclamação da educação como direito de todos? E a fragilidade do reconhecimento da infância-adolescência como sujeitos de direitos? Destaco que as reações à violência infanto-juvenil repõem a tradicional disputa pelo imaginário sobre o povo e sobre a infância adolescência populares. De cada um desses traços chegam indagações para a Pedagogia.

Palavras-chave: Educação. Infância. Adolescência. Violência. Direitos.

Downloads 790  790  Tamanho do arquivo 95.26 KB  Plataforma Revista Educação e Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Qual pedagogia para alunos em dificuldade escolar? Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CRAHAY, Marcel

Repetir o ano não ajuda os alunos com dificuldades. Numerosas pesquisas sobre os efeitos da repetência mostram que, em regra geral, os alunos fracos que recomeçam o mesmo ano progridem menos que os alunos fracos que são promovidos. Que medidas pedagógicas são necessárias para combater o fracasso escolar? O objetivo deste artigo é proceder a uma revisão do que as pesquisas empíricas revelam sobre os procedimentos mais frequentemente mencionados como meios de obter um aperfeiçoamento pedagógico. Os primeiros dizem respeito à composição e ao manejo de turmas homogêneas e heterogêneas, de classes grandes ou pequenas, e de grupos de alunos com necessidades específicas; os segundos remetem aos dispositivos de individualização da aprendizagem ou à estratégia oposta, de aprendizagem cooperativa e tutoral; os terceiros são relativos a avaliações formativas, seguidas ou não de ações corretivas. Discutindo o conjunto dos resultados, o autor defende um redirecionamento das pesquisas pedagógicas no sentido de investigar prioritariamente os procedimentos mais genéricos, deixando para casos extremos a mobilização de dispositivos baseados num diagnóstico fino das dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave: Pedagogia. Repetência. Avaliação da aprendizagem. Didática.

Downloads 947  947  Tamanho do arquivo 258.72 KB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Promoção da Cultura de Paz: Esperança da Sociedade Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRUNISMANN, Michelle Franco; PRESTES, Marília Elza Minosso

O presente artigo aborda resultados da pesquisa sobre “Educação para a cultura de paz”. O mesmo tem por objetivo mostrar a possibilidade de se estabelecer uma cultura de paz nas escolas, sem que essa seja uma paz passiva, mas que respeite os direitos humanos e as diversidades. É na busca de solução de conflitos que se pode encontrar o caminho para a paz. A educação para a paz supõe educar para a mudança social e sendo assim, educar as futuras gerações para a paz e para a solidariedade é essencial para que desenvolvam o dialogo e a compreensão.

Palavras-chave: Paz. Cultura. Escola.

Downloads 1427  1427  Tamanho do arquivo 91.80 KB  Plataforma VII Congresso de Educação da Faculdade de Pato Bra  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Projeto Político-Pedagógico: Uma construção coletiva Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
LONGHI, Simone Raquel Pagel; BENTO, Karla Lucia

Este artigo discute a importância da construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico na escola como um documento que reflete a realidade escolar, sendo que a escola tem autonomia para elaborá-lo, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o Projeto Político-Pedagógico cumprirá o seu papel se for uma construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. Procuramos ressaltar que a busca da participação da comunidade escolar é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico. Participação. Viabilidade.

Downloads 1219  1219  Tamanho do arquivo 89.01 KB  Plataforma Revista ICPG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Professoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
NONO, Maévi Anabel ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos em pesquisa que teve como objetivo geral investigar possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino em processos de desenvolvimento profissional docente (NONO, 2005). Nesta pesquisa, realizada no período 2001-2005, quatro professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental analisaram cinco casos de ensino e elaboraram um caso a partir de situações escolares vividas na entrada na carreira. Casos de ensino têm se mostrado adequados para serem utilizados na formação de professores e na pesquisa de processos de aprendizagem docente. Destacamos, neste artigo, conhecimentos sobre ensino de conteúdos matemáticos, evidenciados pelas professoras iniciantes, ao alisarem um caso sobre uma situação de ensino de Matemática. Os resultados obtidos apontam dúvidas, certezas, equívocos e contradições que caracterizam suas práticas profissionais ao ensinar conteúdos matemáticos.

Downloads 603  603  Tamanho do arquivo 8.25 KB  Plataforma Revista Contrapontos vol 6 n. 2 p.339-356 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Prescrevendo regras de bem viver: cultura escolar e racionalidade científica Popular Versão: 
Atualização:  22/7/2010
Descrição:
ROCHA, Heloísa Helena Pimenta

Este artigo analisa as estratégias de higienização da escola elaboradas pelos médicos-higienistas, nas décadas iniciais do século XX, momento em que as exigências de universalização do ensino primário põem em cena a necessidade de configuração de uma organização pedagógica racional. Para tanto, toma-se como fonte um manual escolar, buscando-se compreender os propósitos que perpassam as prescrições higiênicas, as representações em relação à escola e a seus agentes e, ainda, a articulação entre as pautas de higienização e os objetivos de modernização pedagógica em voga no período.

Palavras-chave: História da educação. Higiene. Cultura escolar. Livros. Leitura.

Downloads 2805  2805  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Práticas interdisciplinares Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
POMBO, Olga

É objectivo deste texto descrever e caracterizar as práticas interdisciplinares que, hoje em dia, são utilizadas na investigação científica. Nesse sentido, apresenta-se uma categorização dos novos arranjos disciplinares (ciências de fronteira, interdisciplinas e interciências) e uma tipologia das diversas práticas de investigação interdisciplinar que a ciência hoje mobiliza (práticas de importação, cruzamento, convergência, descentração e comprometimento). A título exemplar, o estatuto disciplinar das ciências cognitivas é estudado com algum detalhe.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Epistemologia. Ciências de fronteira. Interdisciplinas. Interciências. Ciências cognitivas. Práticas interdisciplinares. Importação. Cruzamento. Convergência. Descentração. Comprometimento.

Downloads 1398  1398  Tamanho do arquivo 122.77 KB  Plataforma Revista Sociologias  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3) 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »