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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Promoção da Cultura de Paz: Esperança da Sociedade Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRUNISMANN, Michelle Franco; PRESTES, Marília Elza Minosso

O presente artigo aborda resultados da pesquisa sobre “Educação para a cultura de paz”. O mesmo tem por objetivo mostrar a possibilidade de se estabelecer uma cultura de paz nas escolas, sem que essa seja uma paz passiva, mas que respeite os direitos humanos e as diversidades. É na busca de solução de conflitos que se pode encontrar o caminho para a paz. A educação para a paz supõe educar para a mudança social e sendo assim, educar as futuras gerações para a paz e para a solidariedade é essencial para que desenvolvam o dialogo e a compreensão.

Palavras-chave: Paz. Cultura. Escola.

Downloads 1392  1392  Tamanho do arquivo 91.80 KB  Plataforma VII Congresso de Educação da Faculdade de Pato Bra  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Projeto Político-Pedagógico: Uma construção coletiva Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
LONGHI, Simone Raquel Pagel; BENTO, Karla Lucia

Este artigo discute a importância da construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico na escola como um documento que reflete a realidade escolar, sendo que a escola tem autonomia para elaborá-lo, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o Projeto Político-Pedagógico cumprirá o seu papel se for uma construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. Procuramos ressaltar que a busca da participação da comunidade escolar é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico. Participação. Viabilidade.

Downloads 1131  1131  Tamanho do arquivo 89.01 KB  Plataforma Revista ICPG  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Professoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
NONO, Maévi Anabel ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos em pesquisa que teve como objetivo geral investigar possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino em processos de desenvolvimento profissional docente (NONO, 2005). Nesta pesquisa, realizada no período 2001-2005, quatro professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental analisaram cinco casos de ensino e elaboraram um caso a partir de situações escolares vividas na entrada na carreira. Casos de ensino têm se mostrado adequados para serem utilizados na formação de professores e na pesquisa de processos de aprendizagem docente. Destacamos, neste artigo, conhecimentos sobre ensino de conteúdos matemáticos, evidenciados pelas professoras iniciantes, ao alisarem um caso sobre uma situação de ensino de Matemática. Os resultados obtidos apontam dúvidas, certezas, equívocos e contradições que caracterizam suas práticas profissionais ao ensinar conteúdos matemáticos.

Downloads 580  580  Tamanho do arquivo 8.25 KB  Plataforma Revista Contrapontos vol 6 n. 2 p.339-356 2006  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Práticas Escolares e Diversidade Cultural: a experiência da Escola Pública Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MOTA, Francisco Alencar
RIBEIRO, Fernanda Maria Vieira

Este trabalho consiste num estudo acerca da educação, sob as políticas educacionais no município de Sobral, CE, no que concerne ao problema da diversidade cultural a partir das práticas escolares cotidianas.A metodologia utilizada na pesquisa consistiu de observação, aplicação de questionários em meio a sujeitos envolvidos, além de participação dos autores/pesquisadores em atividades ligadas ao objeto.Como resultado final o trabalho evidenciou contradições no processo educacional sob as políticas públicas no referido município, caracterizadas por uma super ênfase na aprendizagem técnica da leitura e escrita (alfabetização) em detrimento do que estamos definindo como “aprendizagem cultural”, no que pese os valores de tolerância e respeito às diferenças.

Palavras Chave: Educação. Práticas escolares. Diferenças culturais.

Downloads 752  752  Tamanho do arquivo 119.15 KB  Plataforma V ENECULT - Encontro de Estudos Multidisciplinares  Site http://www.cult.ufba.br/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Práticas de leituras com base nas análises da psicologia escolar contemporânea Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CORDEIRO, Wande Greice Santana; SILVA, Silvio Profírio da

Este trabalho tem por objetivo abordar as contribuições da Psicologia Cognitiva, Piaget e Vygotsky, para o desenvolvimento de novas perspectivas, estratégias e práticas de ensino de leitura.

Palavras-Chave: Psicologia cognitiva. Estratégias. Práticas de ensino. Leitura.

Downloads 2181  2181  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Políticas públicas educacionais da EJA aplicadas nas unidades prisionais pós 1995 Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CARVALHEIRO, Marcos Segale

O presente artigo nos direciona a uma profunda reflexão acerca da realidade do sistema penal, por meio de questionamentos aos procedimentos utilizados, as formas de agir, avaliar e interagir com a comunidade escolar. O aspecto mais importante deste estudo é a possibilidade de trazer nossos problemas e discuti-los a partir de uma atitude crítica e democrática. A EJA determina-se por padrões diferenciados de necessidades educativas que devem ser atendidas com estratégias vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social, para tanto, o processo formativo escolar deve assegurar a todos os educandos as competências cognitivas e sociais básicas, indispensáveis ao mundo atual, e desenvolver as potencialidades humanas tais como: autonomia, crítica, criatividade, reflexão, sensibilidade, participação, diálogo, troca de experiências, pesquisa, respeito, e tolerância, compatíveis com a educação escolar, especificamente aquela destinada aos jovens e adultos.

Palavras-chave: Educação de adultos. Penitenciárias. Políticas públicas. Ressocialização.

Downloads 6661  6661  Tamanho do arquivo 93.18 KB  Plataforma 16º COLE  Site http://www.alb.com.br/cole06/semin/comunicacoes/001_jovensadultos-com.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas atuais da educação Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GADOTTI, Moacir

O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação. Nesse contexto, as perspectivas para a educação são otimistas. A pergunta que se faz é: qual educação, qual escola, qual aluno, qual professor? Este artigo busca compreender a educação no contexto da globalização e da era da informação, tira consequências desse processo e aponta o que poderá permanecer da "velha" educação, indicando algumas categorias fundantes da educação do futuro.

Palavras-chave: Política educacional. Globalização e ensino. Educação e sociedade.

Downloads 1079  1079  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Paulo Freire e as novas tendências da educação Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
AMPOS, Judas Tadeu de

Em face das modificações que vêm ocorrendo na educação, tanto pela mudança do paradigma dominante como pelas novas exigências expressas nos objetivos escolares, outras tendências educacionais estão se configurando. As ideologias que tiveram grande impacto no ensino brasileiro ao longo da maior parte do século XX estão sendo renovadas para se adaptar às novas necessidades políticas e econômicas. E, para esta renovação, o pensamento educacional de Paulo Freire oferece uma contribuição muito importante e original. Este é o assunto deste trabalho, que através da analise das diversas tendências que prevaleceram nas escolas brasileiras e das que agora estão surgindo, procura levar à compreensão da atualidade das ideias desse educador para as políticas públicas que começam a se apresentar.

Palavras-chave: Paulo Freire. Políticas educacionais. Novas tendências.

Downloads 5897  5897  Tamanho do arquivo 91.36 KB  Plataforma Revista E-Curriculum  Site http://www.pucsp.br/ecurriculum
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Os (des)caminhos da atuação do Pedagogo na Escola Pública:vivências e inquietações no Estado do Pa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GODOY, Miriam Adalgisa Bedim; PINTO, Adriana Aparecida

O presente trabalho pretende apresentar discussões acerca da formação e atuação dos pedagogos em escolas da rede pública estadual no Paraná, em especial no município de Cascavel, no período entre 2004 e 2006. A profissionalização dos pedagogos é recente na história da educação brasileira, porém, a sua existência remonta a um período mais antigo, quando estes eram tidos como os condutores de crianças, como demonstra a origem da palavra, em grego. No Brasil, este profissional tem como marco da sua formação a organização das Faculdades de Educação, a partir de 1939, lembrando que anterior a essa iniciativa existiram os cursos normais desde 1840, e estes foram durante mais de cem anos, responsáveis pela formação de professores, à época chamados normalistas. Com uma história construída e consolidada no cotidiano das Faculdades e Centros de Educação do país, o curso de graduação em Pedagogia, nos anos 90, emergiu como o principal lócus da formação docente dos educadores para atuar na Educação Básica: na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentro desse escopo, a formação dos profissionais da educação, no Curso de Pedagogia, constitui reconhecidamente um dos principais requisitos para o desenvolvimento da educação básica no país. O que nos causou estranheza foi perceber que no interior das instituições de ensino os profissionais pedagogos ainda sejam pouco reconhecidos, valorizados e até mesmo respeitados no que concerne às contribuições educacionais que podem dar. Tal percepção se deve ao estudo observatório realizado no Estado do Paraná, que incorporou ao seu quadro de profissionais concursados (em 2005), após 14 anos, profissionais pedagogos formados, que relatam ter tido muitas dificuldades no exercício da sua profissão no interior dos espaços escolares, em função de uma certa negação do conhecimento teórico destes, criando-se assim, espaços de rivalidades, disputas que não condizem com a atuação de educadores comprometidos com o ensino de qualidade e reflexivo.

Palavras-chave: História da pedagogia. Pedagogo. Formação. atuação.

Downloads 2691  2691  Tamanho do arquivo 136.29 KB  Plataforma Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT  Site http://www.ie.ufmt.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O uso das TIC nas necessidades educacionais especiais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato; CANTINI, Marcos César; ALCANTARA, Paulo Roberto

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada pelos Assessores de Tecnologia na Educação do Estado do Paraná. Por meio da aplicação de um questionário foram levantados dados referentes ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos professores que atendem alunos com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino de 19 cidades do estado do Paraná. A pesquisa buscou coletar dados em relação ao número de alunos com necessidades educacionais especiais atendidos por escolas regulares; escolas especiais e Apaes; as áreas de deficiências; as dificuldades e/ou necessidades encontradas pelos professores no uso de tecnologias da informação e comunicação e o que os professores gostariam de estudar colaborativamente com os Assessores de Tecnologia, como alternativas para a melhoria do atendimento dos seus alunos com necessidades educacionais especiais. Os dados coletados resultaram numa lista de dificuldades/necessidades que, entre os principais problemas, se constatou a deficitária formação do professor tanto em relação ao atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, quanto em relação à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em suas práticas pedagógicas com os referidos alunos. Outra constatação que mereceu destaque foi a relevância da necessidade de formação continuada dos professores, tanto no âmbito das necessidades educacionais especiais como no uso significativo das Tecnologias de Informação e Comunicação com estes alunos. Os dados coletados servem de referência para as ações e futuras pesquisas do Grupo de Trabalho Educação Especial e Tecnologias de Informação e Comunicação – GT EDESTIC, composto por Assessores Pedagógicos de Tecnologia na Educação das Coordenações Estadual e Regionais do estado do Paraná.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Necessidades Educacionais Especiais. Prática Pedagógica.

Downloads 18045  18045  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-PR  Site 
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