Categoria: Pedagogia Artigos |
Tecnologia, Trabalhoe Educação: Notas de uma Aproximação aos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnolog |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva
Apresentamos neste trabalho nossa recente aproximação ao campo dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (ESCTS). Objetivamos apontar notas das primeiras impressões que emergiram desta aproximação, buscando traçar um posicionamento crítico frente a algumas das questões postas no interior desse campo. Desenvolvemos o texto em três momentos através do diálogo com a literatura. No primeiro momento, procuramos estabelecer um quadro geral do campo dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, abarcando seu contexto de surgimento e sua emergência nos países centrais e América Latina. Apresentamos, em seguida, alguns dos múltiplos olhares existentes dentro desse campo, de onde decorre nosso segundo ponto, no qual buscamos iniciar um processo de posicionamento político-acadêmico diante do campo dos referidos estudos, mais precisamente vinculado à tradição sociológica do marxismo. No âmbito dessas abordagens, quais sejam: a do modelo linear de tecnologia e seu determinismo tecnológico – apresentada na ocasião pelos seus críticos –, a do construtivismo social da tecnologia e a do substantivismo crítico, apoiado nas leituras da Escola de Frankfurt, temos como escopo certa crítica à concepção de tecnologia apresentada no conjunto da obra de Karl Marx e seus adeptos. Ressaltaremos nesse contexto de embate, as ideias de autores como István Mészáros, por se fazerem fundamentais na construção da refutação ao relacionamento das reflexões de Marx ao determinismo tecnológico. No terceiro momento, consideramos brevemente o debate acerca da educação, especialmente no que diz respeito a esta quando estabelece o trabalho – ou a crítica ao trabalho alienado – como princípio educativo e consequentemente, guarda possibilidades de problematizações sobre a tecnologia e a sociedade contemporânea.
Palavras-Chave: Trabalho. Ciência. Tecnologia. Educação.
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7113 174.30 KB II Simpósio Nacional de Educação http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisimposioeducacao/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Trabalho, Tecnologia e Sociedade: um Embate Contemporâneo entre Perspectivas Acerca da Sociedade e D |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva
Apresentamos neste trabalho uma aproximação aos estudos sobre as interações entre Tecnologia, Educação e Sociedade. Objetivamos apontar o embate entre diferentes perspectivas acerca da Sociedade e da Educação Tecnológica, questão que nos trouxe considerável inquietação no decorrer da referida aproximação. Buscamos desenvolver o presente texto em dois momentos fundamentais. No primeiro momento, apresentaremos as perspectivas filosóficas e políticas que consideramos em embate no campo gnosiológico. E no segundo, faremos o mesmo movimento, porém em relação às concepções de educação e educação tecnológica que emergem destas perspectivas. Consideraremos para fins deste trabalho, como perspectivas em embate, aquela que propõe o fim da categoria trabalho como categoria analítica central e consequentemente o papel da classe trabalhadora na atualidade social, e por outro lado aquela que afirma a validade dessas categorias. Tomaremos aqui, estas como, respectivamente, a perspectiva herdeira dos estudos da chamada Teoria Crítica representada em destaque nas reflexões de Jürgen Habermas e aquela ligada à tradição sociológica do pensamento de Karl Marx. No interior desse embate, encontram-se concepções que derivam das perspectivas supracitadas, e destas, serão importantes para nosso texto aquelas relacionadas à tecnologia e à educação. Realizamos nossa reflexão tomando autores e autoras que podem ser considerados no interior do campo dos estudos do trabalho, com interfaces capitais em relação à tecnologia e educação, embasados em concepções políticas e filosóficas de matrizes ora próximas, ora distantes. Habermas foi tomado criticamente de forma especial, entre outros motivos, por oferecer importante influência no âmbito das teorias da Educação Tecnológica. Essa imagem será retratada principalmente a partir da produção de João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos enquanto principal interlocutor dessa perspectiva, para realizarmos o embate dessas concepções no contexto da educacional tecnológico.
Palavras-Chave: Trabalho. Tecnologia. Educação tecnológica.
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11197 201.97 KB VIII Congresso Nacional de Educação - Educere http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/apresentacao.php |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Transdisciplinaridade: A articulação entre a teoria e a prática no trabalho pedagógico |
Versão: DOC Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade
O presente artigo tem como objetivo divulgar um processo concreto de ampliação na formação acadêmica realizado com bases transdisciplinares e exercitado pelos alunos nas faculdades Radial, campus de Curitiba, através do Projeto de Iniciação Científica (PIC). Ampliar a formação acadêmica, objeto deste trabalho, significa buscar dentro de uma realidade acadêmica existente, construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implantação de projetos de pesquisa em face das suas condições materiais, considerando para isso a transdisciplinaridade, que apresenta por meio de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processo pedagógico.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Trabalho. Conhecimento.
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10939 94.50 KB Faculdade Estácio - Radial de Curitiba http://www.radialcuritiba.edu.br/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Três lições de filosofia da educação |
Versão: Atualização: 21/8/2009 |
Descrição:
KOHAN, Walter Omar
O presente trabalho busca pensar o valor de O mestre ignorante como exercício de filosofia da educação, em particular contrapondo-o a um modo, dominante, de exercer esse saber no seio de nossas instituições. Trata-se de uma história singular, pela qual todo mestre pode se perguntar por que e para que ensina; e, o que é ainda mais importante, pode se questionar sobre que diabos está fazendo consigo mesmo e com os outros, a cada vez que se veste de mestre em uma sala de aula. Depreendemos, desse exercício, três lições: a) o mais natural, evidente e aceito socialmente acaba sendo, filosoficamente, o mais problemático; b) somente pelo paradoxo, entranhados no lodo paradoxal, podemos encontrar algum sentido na educação; c) só há uma educação que vale a pena: a que emancipa (sem emancipar). Quem não deixa que os(as) outros(as) se emancipem embrutece.
Palavras-chave: Filosofia da educação. Emancipação. Sócrates.
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2151 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SPOSITO, Marilia Pontes
O artigo realiza ba lanço da pesquisa sobre as relações entre violência e es cola no Brasil, após 1980. Exami na os raros diagnósticos quantitativos em torno do tema e a produção discente (dissertações e teses) na pós-graduação em Educação, no mesmo período. Apesar de ain da ser incipiente, a produção já traça um quadro im portante do fenômeno no Brasil, mostrando as principais modalidades: ações contra o patrimônio – depredações, pichações – e formas de agressão in terpessoal, sobretudo entre os próprios alunos.Duran te esse período a violência em meio escolar tanto foi examina da como decorrência de um conjunto significativo de práticas escolares inadequadas, quanto foi investigada como um dos aspectos que caracterizam a vi olência na sociedade contem po râ nea. Nesse último enfoque, parte dos trabalhos pesquisou a dinâmica de funcionamento de escolas situadas em áreas sob a influência do tráfico de drogas ou do crime organizado e um pequeno conjunto buscou entender o comportamento dos alunos como uma forma de sociabilidade marca da pelas agressões e pequenos delitos, caracterizada como incivilidade, que se origina na crise do processo civilizatório da sociedade contemporânea.
Palavras-chave:Violência escolar. Pesquisas. Brasil.
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718 134.72 KB Educação e Pesquisa http:// |
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