Categoria: Pedagogia Artigos |
Tecnologia, Trabalhoe Educação: Notas de uma Aproximação aos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnolog  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva
Apresentamos neste trabalho nossa recente aproximação ao campo dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (ESCTS). Objetivamos apontar notas das primeiras impressões que emergiram desta aproximação, buscando traçar um posicionamento crítico frente a algumas das questões postas no interior desse campo. Desenvolvemos o texto em três momentos através do diálogo com a literatura. No primeiro momento, procuramos estabelecer um quadro geral do campo dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, abarcando seu contexto de surgimento e sua emergência nos países centrais e América Latina. Apresentamos, em seguida, alguns dos múltiplos olhares existentes dentro desse campo, de onde decorre nosso segundo ponto, no qual buscamos iniciar um processo de posicionamento político-acadêmico diante do campo dos referidos estudos, mais precisamente vinculado à tradição sociológica do marxismo. No âmbito dessas abordagens, quais sejam: a do modelo linear de tecnologia e seu determinismo tecnológico – apresentada na ocasião pelos seus críticos –, a do construtivismo social da tecnologia e a do substantivismo crítico, apoiado nas leituras da Escola de Frankfurt, temos como escopo certa crítica à concepção de tecnologia apresentada no conjunto da obra de Karl Marx e seus adeptos. Ressaltaremos nesse contexto de embate, as ideias de autores como István Mészáros, por se fazerem fundamentais na construção da refutação ao relacionamento das reflexões de Marx ao determinismo tecnológico. No terceiro momento, consideramos brevemente o debate acerca da educação, especialmente no que diz respeito a esta quando estabelece o trabalho – ou a crítica ao trabalho alienado – como princípio educativo e consequentemente, guarda possibilidades de problematizações sobre a tecnologia e a sociedade contemporânea.
Palavras-Chave: Trabalho. Ciência. Tecnologia. Educação.
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7158 174.30 KB II Simpósio Nacional de Educação http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisimposioeducacao/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Professoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
NONO, Maévi Anabel ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti
Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos em pesquisa que teve como objetivo geral investigar possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino em processos de desenvolvimento profissional docente (NONO, 2005). Nesta pesquisa, realizada no período 2001-2005, quatro professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental analisaram cinco casos de ensino e elaboraram um caso a partir de situações escolares vividas na entrada na carreira. Casos de ensino têm se mostrado adequados para serem utilizados na formação de professores e na pesquisa de processos de aprendizagem docente. Destacamos, neste artigo, conhecimentos sobre ensino de conteúdos matemáticos, evidenciados pelas professoras iniciantes, ao alisarem um caso sobre uma situação de ensino de Matemática. Os resultados obtidos apontam dúvidas, certezas, equívocos e contradições que caracterizam suas práticas profissionais ao ensinar conteúdos matemáticos.
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625 8.25 KB Revista Contrapontos vol 6 n. 2 p.339-356 2006 http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Trabalho, Tecnologia e Sociedade: um Embate Contemporâneo entre Perspectivas Acerca da Sociedade e D  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva
Apresentamos neste trabalho uma aproximação aos estudos sobre as interações entre Tecnologia, Educação e Sociedade. Objetivamos apontar o embate entre diferentes perspectivas acerca da Sociedade e da Educação Tecnológica, questão que nos trouxe considerável inquietação no decorrer da referida aproximação. Buscamos desenvolver o presente texto em dois momentos fundamentais. No primeiro momento, apresentaremos as perspectivas filosóficas e políticas que consideramos em embate no campo gnosiológico. E no segundo, faremos o mesmo movimento, porém em relação às concepções de educação e educação tecnológica que emergem destas perspectivas. Consideraremos para fins deste trabalho, como perspectivas em embate, aquela que propõe o fim da categoria trabalho como categoria analítica central e consequentemente o papel da classe trabalhadora na atualidade social, e por outro lado aquela que afirma a validade dessas categorias. Tomaremos aqui, estas como, respectivamente, a perspectiva herdeira dos estudos da chamada Teoria Crítica representada em destaque nas reflexões de Jürgen Habermas e aquela ligada à tradição sociológica do pensamento de Karl Marx. No interior desse embate, encontram-se concepções que derivam das perspectivas supracitadas, e destas, serão importantes para nosso texto aquelas relacionadas à tecnologia e à educação. Realizamos nossa reflexão tomando autores e autoras que podem ser considerados no interior do campo dos estudos do trabalho, com interfaces capitais em relação à tecnologia e educação, embasados em concepções políticas e filosóficas de matrizes ora próximas, ora distantes. Habermas foi tomado criticamente de forma especial, entre outros motivos, por oferecer importante influência no âmbito das teorias da Educação Tecnológica. Essa imagem será retratada principalmente a partir da produção de João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos enquanto principal interlocutor dessa perspectiva, para realizarmos o embate dessas concepções no contexto da educacional tecnológico.
Palavras-Chave: Trabalho. Tecnologia. Educação tecnológica.
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11259 201.97 KB VIII Congresso Nacional de Educação - Educere http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/apresentacao.php |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Grupo Escolar Mendes Gonçalves: Vicissitudes de Vida Material da Instituição no Antigo Sul de Mato G  |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
TREVIZAN, Marcio; BRAZIL, Maria do Carmo
A presente comunicação foi gerada da vasta documentação existente nos arquivos locais, cujo conteúdo evidencia aspectos da organização do espaço físico e material do grupo escolar Mendes Gonçalves localizado na cidade de Ponta Porã (MS) como reflexo da realidade educacional nas primeiras décadas do século 20. Materiais didáticos e mobiliários identificados ou arrolados em diários de classe, atas do governo do Estado, livro de registros geral do almoxarifado da Instrução Pública de Mato Grosso permite contribuir para a escrita de parte da história da educação na região. A leitura desse material descortinam os significativos, os desafios materiais e práticos no processo de escolarização enfrentados por professores e alunos dos grupos escolares do Brasil, em geral, e do Grupo Escolar Mendes Gonçalves, em particular. Com relação a configuração do espaço escolar, foi possível apurar que o edifício foi construído pela iniciativa privada, Empresa Matte Larangeira, e foi doado ao Estado de Mato Grosso no ano de 1924. A estrutura física foi erguida em 9 de fevereiro de 1927 pelo então presidente do Estado de Mato Grosso, Mario Correa da Costa por meio do Decreto n. 752 com o nome de Mendes Gonçalves em homenagem ao presidente da referida empresa doadora do edifício. Os dados levantados dão conta de que o Grupo Escolar contava, à época, com quatro salas de aulas, cujos equipamentos, instalações e mobiliário foram remetidos de São Paulo, juntamente com o material didático e escolar fornecido pelo Almoxarifado Geral da Instrução Publica. O material analisado deixa pista de que a trajetória do Grupo Mendes Gonçalves foi marcada pela constante falta de material escolar e pela carência de professores habilitados para o ensino. Observamos também as marcas evidentes do parco investimento financeiro da parte do Estado de Mato Grosso no povoado de Ponta Porã. Tal realidade é atestada pelo jornal O Progresso de 18 de maio de 1924, quando menciona explicitamente que ‘Ponta Porã nada tem em melhoramentos de ordem material, devido a iniciativa do Governo do Estado.’ Dessa breve consideração sobre o Grupo Escolar Mendes Gonçalves esperamos contribuir para o avanço dos estudos históricos da escola mato grossense.
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4486 0 bytes VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educ http://www.clbhe.ufma.br/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
M-LEARNING ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no contexto brasileiro  |
Versão: Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SCHLEMMER, Eliane. SACCOL, Amarolinda Zanela. BARBOSA, Jorge e REINHARD, Nicolau
O desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Digitais Emergentes - TDEs, tais como as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) aliada a uma crescente necessidade de mobilidade de pessoas, objetos e informação, representam o cenário no qual emerge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade - mobile learning, ou m-learning. Nesse contexto, o artigo apresenta um estudo exploratório sobre as práticas de m-learning no contexto brasileiro. Os resultados revelam que o m-learning vem sendo adotado de forma experimental no ambiente acadêmico (especialmente no ensino superior) com raras aplicações em organizações. Os desafios para o seu desenvolvimento são de ordem contextual/social (resistências à adoção de novas tecnologias e a necessidade do desenvolvimento de uma cultura de uso dessas tecnologias); e ordem didático-pedagógico (necessidade de inovação nas práticas didático-pedagógicas e de processos de formação de professores para o uso, em função da própria natureza do meio de interação); de ordem tecnológica e econômica, dentre outros. Contudo, os resultados da pesquisa também indicam oportunidades e possibilidades de desenvolvimento futuro do m-learning, para as quais são realizadas diversas sugestões de pesquisas futuras.
Palavras-Chave: Aprendizagem com mobilidade. Tecnologias móveis e sem fio. Educação a distância.
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