Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do pior para o melhor avaliado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por esc Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
BOTO, Carlota

Este artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.

Palavras-chave: Educação. Escola. Pedagogia. Instrução. História.

Downloads 3956  3956  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! O jogo segundo a teoria do desenvolvimento humano de Wallon Popular Versão: PDF
Atualização:  26/10/2011
Descrição:
FREIRE, Cleudo Alves; COSTA, Daiane Soares da; RODRIGUES, Ronnáli da Costa; ALMEIDA, Rozeli Maria de; MELO, Raimunda Ercilia Fernandes S. de

O presente capítulo compreende um trabalho de revisão bibliográfica. Promove uma reflexão a partir de estudos teóricos evidenciados no Curso de Pedagogia pela Faculdade CDF Ponta Negra, na disciplina "A criança de zero a seis anos: formação pessoal e social", ministrada pela professora Ms. Tânia Câmara Carvalho de Araújo em que nos situamos na condição de alunos pesquisadores. Nos propomos a discutir o desenvolvimento educacional por meio dos conceitos de atividade lúdica, jogo e trabalho na perspectiva de Wallon. O que a psicogênese diz em relação ao jogo, qual a sua importância, como Wallon aborda o pensamento de outros teóricos, quais os pontos convergentes e divergentes, qual a sua justificativa face às opiniões de grandes nomes, como Piaget, Vygotsky, Janet entre outros.

Palavras-chave: Infância. Desenvolvimento. Lúdico. Jogo.

Downloads 40344  40344  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Editora Queima Bucha (1.ed. Edição Natal - RN - Ma  Site 
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Manifesto dos pioneiros da educação nova: perspectivas da pedagogia social no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
MELO, Simone Paz de

Este artigo trata de lançar hipóteses dos possíveis gérmens da Pedagogia Social no Brasil, no que concerne à educação escolar. Destaca que alguns princípios da Pedagogia Social estariam presentes no discurso do Manifesto dos Pioneiros de 1930. Chama a atenção para refletir sobre a dimensão social da escola.

Palavras-chave: Pedagogia Social. Manifesto dos pioneiros. Demandas. Educação Escolar.

Downloads 13033  13033  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná  Site 
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças – Reflexões iniciais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MACHADO, Ligia de Fátima Jacomini; CEZAR, Marisa Jesus de Canini

A Psicopedagogia busca intervenções adequadas para aliviar os problemas causados pelo TDAH na criança de 6 a 12 anos. Pensando nisso, apresentamos neste trabalho alguns estudos e conceituações de diversos estudiosos, doutores, pesquisadores sobre o TDAH, bem como suas causas, sintomas, critérios para diagnóstico, e algumas possíveis intervenções psicopedagógicas.

Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção. Hiperatividade (TDAH).

Downloads 46097  46097  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Maringá - Instituto Paranaense de En  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (1)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Material Teórico Impresso para o Curso de Formação de Tutores para EaD: uma experiência de produção Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRANCO, Eguimara Selma; BARROS, Gilian Crisitina; MOURA, Leda maria Corrêa

As ações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR) na modalidade a distância aconteceram de forma processual, pois era necessário definição de critérios e concepções para que se pudesse implantar a modalidade na formação continuada de profissionais da educação. A partir de 2006 passaram a ser implementadas ações para a realização de cursos a distância com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma condição apresentada para a oferta de cursos de formação continuada na modalidade a distância foi a existência de material impresso, pois, além da familiaridade, o material impresso apresenta facilidade para transporte e utilização, devido as possibilidades de anotações e consultas a qualquer tempo. A escrita da primeira versão do material impresso teve como ponto de partida a versão preliminar do documento base para a EaD na Seed/PR, onde estão indicados a concepção de educação, os perfis dos envolvidos (aluno, tutor, autor), as características do material impresso para EaD e o fluxo de trabalho na EaD. Além disso, também foi definida a estrutura do curso e dos textos. O curso foi organizado em cinco módulos, os conteúdos tratados foram: definição, breve histórico e legislação da EaD no Brasil; familiarização do ambiente e-escola; aspectos da tutoria; as mídias na EaD; e avaliação na EaD. Com relação à estrutura dos textos, estes teriam: título; epígrafe; apresentação contendo objetivos, carga-horária e conteúdos; texto intercalado com questionamentos para reflexões; indicações de leituras complementares; e referências bibliográficas. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar como se deu o processo de produção do material teórico para o I Curso de Formação de Tutores para EaD da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR).

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Produção de materiais.

Downloads 3536  3536  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universaidade Tuiuti, Curitiba-PR  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Métodos, recursos de avaliação escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CARMO, Ivone Zanelato do

O artigo refere-se aos vários métodos de avaliação escolar defendidos pelos grandes autores na educação. Apresenta pontos positivos e negativos da avaliação escolar, em todos os âmbitos,analisando escolas públicas e particulares.

Palavras-chave: Avaliação escolar. Métodos. Recursos. Escola pública. Escola particular.

Downloads 66601  66601  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR  Site http://
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Transdisciplinaridade: A articulação entre a teoria e a prática no trabalho pedagógico Popular Versão: DOC
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade

O presente artigo tem como objetivo divulgar um processo concreto de ampliação na formação acadêmica realizado com bases transdisciplinares e exercitado pelos alunos nas faculdades Radial, campus de Curitiba, através do Projeto de Iniciação Científica (PIC). Ampliar a formação acadêmica, objeto deste trabalho, significa buscar dentro de uma realidade acadêmica existente, construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implantação de projetos de pesquisa em face das suas condições materiais, considerando para isso a transdisciplinaridade, que apresenta por meio de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processo pedagógico.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Trabalho. Conhecimento.

Downloads 10886  10886  Tamanho do arquivo 94.50 KB  Plataforma Faculdade Estácio - Radial de Curitiba  Site http://www.radialcuritiba.edu.br/
Avaliação: 10.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pedagogo numa perspectiva de Trabalho Coletivo na Organização Escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MACCARINI, Norma Barbosa Benedito; MARTELLI, Andréa Cristina; PINZAN, Leni Terezinha Marcelo

Este artigo considera a atuação do Pedagogo numa perspectiva do trabalho coletivo na organização escolar. Partimos do pressuposto que a identidade do Pedagogo seja a docência, embora como articulador do trabalho pedagógico assuma outras áreas de atuação: Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Administração Escolar. Abordamos aspectos essenciais da organização escolar e da função do Pedagogo-Especialista em educação numa visão tecnicista, de fragmentação do trabalho pedagógico voltada à reprodução da sociedade capitalista. Tratamos, então, da visão progressista de educação, de trabalho coletivo, cujo objetivo é resgatar os objetivos comuns das diferentes áreas da organização escolar e o trabalho pedagógico em sua totalidade, amenizando os reflexos da divisão do trabalho, da hierarquia estabelecida por esta. Além disso, refletiremos sobre as relações de poder estabelecidas no interior das escolas e, em consequência destas, a dicotomia gerada entre a teoria e a prática. Afinal, temos uma concepção de que o objeto de trabalho do pedagogo, seja atuando como Orientador Educacional, seja como Supervisor Educacional, ou, ainda, como Administrador Escolar, é sempre o mesmo: o processo de produção do conhecimento. Embora cada função do pedagogo tenha sua especificidade, não há uma limitação desta, pois no coletivo, dado o objeto comum de trabalho, deve existir uma articulação entre as áreas específicas, pois desta resulta a compreensão da organização escolar e do trabalho pedagógico em sua totalidade.

Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Coletivo. Pedagogo.

Downloads 8866  8866  Tamanho do arquivo 108.92 KB  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro  Site http://www.unicentro.br
Avaliação: 10.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Especialistas, professores e pedagogos: Afinal, o que nós somos ou deveríamos ser? Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz; CASTANHO, Maria Eugênia

O presente texto faz uma reflexão sobre a formação atual do pedagogo, que acaba contemplando diversas vertentes por não possuir diretrizes definidas. Dessa forma, o sistema educacional recebe, cotidianamente, educadores com as mais diversas características: aqueles que podem apenas lecionar nas séries iniciais, subdividindo-se em dois grupos, os responsáveis pelo 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, e os responsáveis pela Educação Infantil; os chamados especialistas da educação, que tiveram formação para supervisionar, orientar, dirigir e/ou coordenar, sem licença para lecionar; e ainda aqueles que possuem formação plena, isto é, possuem habilitação para trabalhar em todas as áreas citadas. Procura-se discutir o problema sob uma ótica normativa, recorrendo às leis, principalmente a LDBEN, considerando as propostas da ANFOPE e estudiosos da área.

Palavras-chave: Profissionais da educação. Pedagogo. Tipos de formação. Legislação.

Downloads 20102  20102  Tamanho do arquivo 68.06 KB  Plataforma Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação eR  Site http://www.fja.edu.br/praxis/
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Dermeval Saviani: Notas para uma releitura da Pedagogia Histórico­ Crítica  Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
RIBEIRO, Maria de Lourdes; RODRIGUEZ, Margarita Victoria

Este artigo tem como objetivo apresentar o pensamento e as ideias de um autor consagrado no Brasil. A partir de suas ideias a educação brasileira deve ser analisada sob dois diferentes prismas: antes e depois de Dermeval Saviani, tendo em vista o alcance da pedagogia histórico-­crítica proposta por esse educador: um marco na educação brasileira. Além de sua atuação institucional como acadêmico, pesquisador e escritor, Saviani tem se apresentado como um analista e crítico das políticas educacionais brasileiras demonstrando profunda identificação com a causa educacional e persistência na defesa sistemática da escola pública e da ação pedagógica como instrumentos de libertação dos oprimidos. Com espírito de mestre e com o pensamento multiplicador, Saviani sempre ocupou o seu tempo com o ensino, articulando de forma harmoniosa ensino e pesquisa. Isso faz com que um grande número de estudiosos desperte o interesse pela análise e reflexões que esse educador faz da educação. Nessa esteira, sem a intenção de esgotar o assunto ou apresentar algo novo, pretendemos refletir sobre as ações educativas de Dermeval Saviani, trazendo à lembrança a proposta desse educador que não só repensou a educação como um caminho para a libertação dos oprimidos, como contextualizou essa proposta.

Palavras­-chaves: Pedagogia histórico­-crítica. Filosofia da Educação. Ideias Pedagógicas.

Downloads 25453  25453  Tamanho do arquivo 114.29 KB  Plataforma Universidade de Uberaba - UNIUBE  Site http://www.uniube.br
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 (17) 18 »