Categoria: Pedagogia Artigos |
A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por esc |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
BOTO, Carlota
Este artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.
Palavras-chave: Educação. Escola. Pedagogia. Instrução. História.
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3956 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O jogo segundo a teoria do desenvolvimento humano de Wallon |
Versão: PDF Atualização: 26/10/2011 |
Descrição:
FREIRE, Cleudo Alves; COSTA, Daiane Soares da; RODRIGUES, Ronnáli da Costa; ALMEIDA, Rozeli Maria de; MELO, Raimunda Ercilia Fernandes S. de
O presente capítulo compreende um trabalho de revisão bibliográfica. Promove uma reflexão a partir de estudos teóricos evidenciados no Curso de Pedagogia pela Faculdade CDF Ponta Negra, na disciplina "A criança de zero a seis anos: formação pessoal e social", ministrada pela professora Ms. Tânia Câmara Carvalho de Araújo em que nos situamos na condição de alunos pesquisadores. Nos propomos a discutir o desenvolvimento educacional por meio dos conceitos de atividade lúdica, jogo e trabalho na perspectiva de Wallon. O que a psicogênese diz em relação ao jogo, qual a sua importância, como Wallon aborda o pensamento de outros teóricos, quais os pontos convergentes e divergentes, qual a sua justificativa face às opiniões de grandes nomes, como Piaget, Vygotsky, Janet entre outros.
Palavras-chave: Infância. Desenvolvimento. Lúdico. Jogo.
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40344 0 bytes Editora Queima Bucha (1.ed. Edição Natal - RN - Ma |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Material Teórico Impresso para o Curso de Formação de Tutores para EaD: uma experiência de produção |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
BRANCO, Eguimara Selma; BARROS, Gilian Crisitina; MOURA, Leda maria Corrêa
As ações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR) na modalidade a distância aconteceram de forma processual, pois era necessário definição de critérios e concepções para que se pudesse implantar a modalidade na formação continuada de profissionais da educação. A partir de 2006 passaram a ser implementadas ações para a realização de cursos a distância com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma condição apresentada para a oferta de cursos de formação continuada na modalidade a distância foi a existência de material impresso, pois, além da familiaridade, o material impresso apresenta facilidade para transporte e utilização, devido as possibilidades de anotações e consultas a qualquer tempo. A escrita da primeira versão do material impresso teve como ponto de partida a versão preliminar do documento base para a EaD na Seed/PR, onde estão indicados a concepção de educação, os perfis dos envolvidos (aluno, tutor, autor), as características do material impresso para EaD e o fluxo de trabalho na EaD. Além disso, também foi definida a estrutura do curso e dos textos. O curso foi organizado em cinco módulos, os conteúdos tratados foram: definição, breve histórico e legislação da EaD no Brasil; familiarização do ambiente e-escola; aspectos da tutoria; as mídias na EaD; e avaliação na EaD. Com relação à estrutura dos textos, estes teriam: título; epígrafe; apresentação contendo objetivos, carga-horária e conteúdos; texto intercalado com questionamentos para reflexões; indicações de leituras complementares; e referências bibliográficas. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar como se deu o processo de produção do material teórico para o I Curso de Formação de Tutores para EaD da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR).
Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Produção de materiais.
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3536 0 bytes Universaidade Tuiuti, Curitiba-PR |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Transdisciplinaridade: A articulação entre a teoria e a prática no trabalho pedagógico |
Versão: DOC Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade
O presente artigo tem como objetivo divulgar um processo concreto de ampliação na formação acadêmica realizado com bases transdisciplinares e exercitado pelos alunos nas faculdades Radial, campus de Curitiba, através do Projeto de Iniciação Científica (PIC). Ampliar a formação acadêmica, objeto deste trabalho, significa buscar dentro de uma realidade acadêmica existente, construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implantação de projetos de pesquisa em face das suas condições materiais, considerando para isso a transdisciplinaridade, que apresenta por meio de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processo pedagógico.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Trabalho. Conhecimento.
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10886 94.50 KB Faculdade Estácio - Radial de Curitiba http://www.radialcuritiba.edu.br/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O Pedagogo numa perspectiva de Trabalho Coletivo na Organização Escolar |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
MACCARINI, Norma Barbosa Benedito; MARTELLI, Andréa Cristina; PINZAN, Leni Terezinha Marcelo
Este artigo considera a atuação do Pedagogo numa perspectiva do trabalho coletivo na organização escolar. Partimos do pressuposto que a identidade do Pedagogo seja a docência, embora como articulador do trabalho pedagógico assuma outras áreas de atuação: Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Administração Escolar. Abordamos aspectos essenciais da organização escolar e da função do Pedagogo-Especialista em educação numa visão tecnicista, de fragmentação do trabalho pedagógico voltada à reprodução da sociedade capitalista. Tratamos, então, da visão progressista de educação, de trabalho coletivo, cujo objetivo é resgatar os objetivos comuns das diferentes áreas da organização escolar e o trabalho pedagógico em sua totalidade, amenizando os reflexos da divisão do trabalho, da hierarquia estabelecida por esta. Além disso, refletiremos sobre as relações de poder estabelecidas no interior das escolas e, em consequência destas, a dicotomia gerada entre a teoria e a prática. Afinal, temos uma concepção de que o objeto de trabalho do pedagogo, seja atuando como Orientador Educacional, seja como Supervisor Educacional, ou, ainda, como Administrador Escolar, é sempre o mesmo: o processo de produção do conhecimento. Embora cada função do pedagogo tenha sua especificidade, não há uma limitação desta, pois no coletivo, dado o objeto comum de trabalho, deve existir uma articulação entre as áreas específicas, pois desta resulta a compreensão da organização escolar e do trabalho pedagógico em sua totalidade.
Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Coletivo. Pedagogo.
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8866 108.92 KB Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro http://www.unicentro.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Especialistas, professores e pedagogos: Afinal, o que nós somos ou deveríamos ser? |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz; CASTANHO, Maria Eugênia
O presente texto faz uma reflexão sobre a formação atual do pedagogo, que acaba contemplando diversas vertentes por não possuir diretrizes definidas. Dessa forma, o sistema educacional recebe, cotidianamente, educadores com as mais diversas características: aqueles que podem apenas lecionar nas séries iniciais, subdividindo-se em dois grupos, os responsáveis pelo 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, e os responsáveis pela Educação Infantil; os chamados especialistas da educação, que tiveram formação para supervisionar, orientar, dirigir e/ou coordenar, sem licença para lecionar; e ainda aqueles que possuem formação plena, isto é, possuem habilitação para trabalhar em todas as áreas citadas. Procura-se discutir o problema sob uma ótica normativa, recorrendo às leis, principalmente a LDBEN, considerando as propostas da ANFOPE e estudiosos da área.
Palavras-chave: Profissionais da educação. Pedagogo. Tipos de formação. Legislação.
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20102 68.06 KB Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação eR http://www.fja.edu.br/praxis/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Dermeval Saviani: Notas para uma releitura da Pedagogia Histórico Crítica |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
RIBEIRO, Maria de Lourdes; RODRIGUEZ, Margarita Victoria Este artigo tem como objetivo apresentar o pensamento e as ideias de um autor consagrado no Brasil. A partir de suas ideias a educação brasileira deve ser analisada sob dois diferentes prismas: antes e depois de Dermeval Saviani, tendo em vista o alcance da pedagogia histórico-crítica proposta por esse educador: um marco na educação brasileira. Além de sua atuação institucional como acadêmico, pesquisador e escritor, Saviani tem se apresentado como um analista e crítico das políticas educacionais brasileiras demonstrando profunda identificação com a causa educacional e persistência na defesa sistemática da escola pública e da ação pedagógica como instrumentos de libertação dos oprimidos. Com espírito de mestre e com o pensamento multiplicador, Saviani sempre ocupou o seu tempo com o ensino, articulando de forma harmoniosa ensino e pesquisa. Isso faz com que um grande número de estudiosos desperte o interesse pela análise e reflexões que esse educador faz da educação. Nessa esteira, sem a intenção de esgotar o assunto ou apresentar algo novo, pretendemos refletir sobre as ações educativas de Dermeval Saviani, trazendo à lembrança a proposta desse educador que não só repensou a educação como um caminho para a libertação dos oprimidos, como contextualizou essa proposta.
Palavras-chaves: Pedagogia histórico-crítica. Filosofia da Educação. Ideias Pedagógicas.
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25453 114.29 KB Universidade de Uberaba - UNIUBE http://www.uniube.br |
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