Categoria: Pedagogia Artigos |
Educação Escolar Quilombola: Reafirmação de uma Política Afirmativa |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2017 |
Descrição:
SOARES, Edimara Gonçalves
Numa sociedade cada vez mais globalizada, ainda que muitos sejam excluídos, é possível projetar um modelo de educação diferenciado para um determinado grupo social? É possível, num país marcado pela diversidade étnica/cultural, criar uma modalidade de educação destinada a um grupo social específico? Essas indagações constituem a problemática do artigo, cujo objetivo central é evidenciar a Educação Escolar Quilombola como uma política pública afirmativa, balizada pelos referenciais da ancestralidade quilombola, na construção de um currículo lastreado pelo respeito e reconhecimento dos saberes tradicionais quilombolas. O artigo nos encaminha para uma reflexão em construção, destacando a necessidade de observar duas questões cruciais para o estabelecimento de uma política de Educação Escolar Quilombola. A primeira refere-se à necessidade de elaborar um currículo escolar que sirva para fortalecer e desenvolver posturas críticas a partir das vozes e para as vozes do próprio grupo quilombola, quase sempre silenciado. A segunda questão refere-se à necessidade de entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos e cotidianos que tecem a vida na Comunidade Quilombola.
Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola. Política afirmativa e currículo escolar.
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631 0 bytes XI Anped Sul http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Professoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
NONO, Maévi Anabel ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti
Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos em pesquisa que teve como objetivo geral investigar possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino em processos de desenvolvimento profissional docente (NONO, 2005). Nesta pesquisa, realizada no período 2001-2005, quatro professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental analisaram cinco casos de ensino e elaboraram um caso a partir de situações escolares vividas na entrada na carreira. Casos de ensino têm se mostrado adequados para serem utilizados na formação de professores e na pesquisa de processos de aprendizagem docente. Destacamos, neste artigo, conhecimentos sobre ensino de conteúdos matemáticos, evidenciados pelas professoras iniciantes, ao alisarem um caso sobre uma situação de ensino de Matemática. Os resultados obtidos apontam dúvidas, certezas, equívocos e contradições que caracterizam suas práticas profissionais ao ensinar conteúdos matemáticos.
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601 8.25 KB Revista Contrapontos vol 6 n. 2 p.339-356 2006 http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Corpo, Gênero e Sexualidade nos Registros de Indisciplina |
Versão: 2012 Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FERRARI, A.; ALMEIDA, M. A. de
Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Departamento de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Trabalhando com os registros feitos entre 2007 e 2009, vamos centralizar nossas análises nos casos em que o corpo, o gênero e a sexualidade interagem com as indisciplinas. Entendendo essas categorias como construções discursivas e históricas, estamos propondo pensar os mecanismos de sua construção através dos enfrentamentos que ocorrem na escola. Desse modo, é na perspectiva Pós-estruturalista, sobretudo nas contribuições de Michel Foucault que estará nosso embasamento teórico-metodológico.
Palavras-chave: Corpo. Gênero. Sexualidades. Escolas.
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595 0 bytes Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967 http://www.ufrgs.br/edu_realidade |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro |
Versão: Atualização: 18/12/2012 |
Descrição:
SAVIANI, Dermeval
A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres (Duarte, 1986, p. 65-66). Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular. É daí que deriva o processo de criação de Escolas Normais como instituições encarregadas de preparar professores.
Palavras-chave: Formação docente. Políticas educacionais. Escolas Normais.
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574 0 bytes Revista Brasileira de Educação http:// |
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