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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação Escolar Quilombola: Reafirmação de uma Política Afirmativa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2017
Descrição:
SOARES, Edimara Gonçalves

Numa sociedade cada vez mais globalizada, ainda que muitos sejam excluídos, é possível projetar um modelo de educação diferenciado para um determinado grupo social? É possível, num país marcado pela diversidade étnica/cultural, criar uma modalidade de educação destinada a um grupo social específico? Essas indagações constituem a problemática do artigo, cujo objetivo central é evidenciar a Educação Escolar Quilombola como uma política pública afirmativa, balizada pelos referenciais da ancestralidade quilombola, na construção de um currículo lastreado pelo respeito e reconhecimento dos saberes tradicionais quilombolas. O artigo nos encaminha para uma reflexão em construção, destacando a necessidade de observar duas questões cruciais para o estabelecimento de uma política de Educação Escolar Quilombola. A primeira refere-se à necessidade de elaborar um currículo escolar que sirva para fortalecer e desenvolver posturas críticas a partir das vozes e para as vozes do próprio grupo quilombola, quase sempre silenciado. A segunda questão refere-se à necessidade de entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos e cotidianos que tecem a vida na Comunidade Quilombola.

Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola. Política afirmativa e currículo escolar.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ética e Educação Clássica: Virtude e Felicidade no Justo Meio Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
BOTO, C.

O presente estudo debruça-se sobre a interface do problema educativo com a problemática da ética, compreendendo a pedago-gia com a arte/ciência voltada para a busca do bem educar/instruir/formar. Para tanto, o texto mobilizará conceitos da concepção ética daAristóteles; e, na atmosfera mental da Grécia clássica, recorre-se ao termo específico grego e transdisciplinar na origem: paideia. A seguir, este ensaio procura pontuar alguns aspectos da concepção iluminista a pro- pósito do tema, valendo-se da noção kantiana de imperativo categórico, a qual teria sido precedida pelo parecer de Rousseau, segundo o qual a vontade – e não a razão – seria a marca distintiva do gênero humano no ambiente natural. A idéia de Piaget de uma ética da reciprocidade também é aqui mobilizada. Abordando diacronicamente a temática, serão analisados conceitos de autores clássicos no debate da relação entre educação e ética, com destaque para o sentido conferido por Hanna Arendt para a autoridade como critério distintivo da relação assimétrica entre o educador (as gerações adultas de maneira geral) e os estudantes (ou as novas gerações). Arendt defende, como conceito e pressuposto operatório,a dimensão necessariamente conservadora do ato educativo: compete ao educador preservar do mundo as novas gerações e preservar o mundo das novas gerações – para que estas não destruam o suporte e o acervo cultural acumulados.

Palavras-chave: Educação. Ética. Filosofia da Educação. Pedagogia.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Professoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
NONO, Maévi Anabel ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos em pesquisa que teve como objetivo geral investigar possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino em processos de desenvolvimento profissional docente (NONO, 2005). Nesta pesquisa, realizada no período 2001-2005, quatro professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental analisaram cinco casos de ensino e elaboraram um caso a partir de situações escolares vividas na entrada na carreira. Casos de ensino têm se mostrado adequados para serem utilizados na formação de professores e na pesquisa de processos de aprendizagem docente. Destacamos, neste artigo, conhecimentos sobre ensino de conteúdos matemáticos, evidenciados pelas professoras iniciantes, ao alisarem um caso sobre uma situação de ensino de Matemática. Os resultados obtidos apontam dúvidas, certezas, equívocos e contradições que caracterizam suas práticas profissionais ao ensinar conteúdos matemáticos.

Downloads 580  580  Tamanho do arquivo 8.25 KB  Plataforma Revista Contrapontos vol 6 n. 2 p.339-356 2006  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Corpo, Gênero e Sexualidade nos Registros de Indisciplina Popular Versão: 2012
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FERRARI, A.; ALMEIDA, M. A. de

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Departamento de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Trabalhando com os registros feitos entre 2007 e 2009, vamos centralizar nossas análises nos casos em que o corpo, o gênero e a sexualidade interagem com as indisciplinas. Entendendo essas categorias como construções discursivas e históricas, estamos propondo pensar os mecanismos de sua construção através dos enfrentamentos que ocorrem na escola. Desse modo, é na perspectiva Pós-estruturalista, sobretudo nas contribuições de Michel Foucault que estará nosso embasamento teórico-metodológico.

Palavras-chave: Corpo. Gênero. Sexualidades. Escolas.

Downloads 570  570  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Programa Escola de Gestores: Análise da Experiência no Estado do Paraná  Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SOUZA, Â. R. de; TEIXEIRA, M. A. P.

O artigo se propõe a analisar a experiência realizada no Estado do Paraná do programa nacional de Formação de Dirigentes Escolares – Escola de Gestores. Para tanto, o trabalho analisou os documentos propositivos do programa em âmbito nacional e cotejou os objetivos propostos por esses documentos com dados coletados em questionário aplicado aos cursistas e nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs). As conclusões mostram que o programa no Estado do Paraná alcançou, ainda que parcialmente, os objetivos de formação dos diretores no tocante ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na gestão da educação e na lida com problemas mais cotidianos das escolas públicas, porém a formação mais ampla atinente aos fundamentos do direito à educação e da gestão democrática, parece que não houve significativa apreensão dos conhecimentos trabalhados no programa.

Palavras-Chave: Escola de gestores. Gestão escolar. Diretor escolar. Políticas de formação.

Downloads 569  569  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  18/12/2012
Descrição:
SAVIANI, Dermeval

A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres (Duarte, 1986, p. 65-66). Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular. É daí que deriva o processo de criação de Escolas Normais como instituições encarregadas de preparar professores.

Palavras-chave: Formação docente. Políticas educacionais. Escolas Normais.

Downloads 549  549  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Alfabetização Rural no Brasil na Perspectiva das Relações Campo-Cidade e de Gênero Popular Versão: 2012
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FERRARO, A. R.

O artigo começa analisando a trajetória da taxa de alfabetização no Brasil através das sucessivas gerações presentes nos censos 2000 e 1950, buscando colocar em evidência tanto o estado e como a dinâmica das desigualdades quanto à alfabetização na perspectiva de sua relação cruzada com campo-cidade e gênero. Busca, então, elementos teóricos de inteligibilidade dessas desigualdades. Os resultados obtidos são: o latifúndio é o principal determinante estrutural do analfabetismo no campo; o analfabetismo está tornando-se numericamente um problema predominantemente urbano; a histórica superioridade masculina quanto à alfabetização e escolarização está cedendo lugar a uma crescente superioridade feminina, tanto no campo como na cidade.

Palavras-chave: Alfabetização. Escolarização. Campo-Cidade. Gênero. Brasil.

Downloads 535  535  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formas contemporâneas de negociação com a depredação Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
MEDRADO, Hélio Iveson Passos Medrado

No conjunto das ações que definem a dimensão do político, do ato de decifrar, interpretar e controlar o fenômeno da violência urbana, pretende-se encaminhar o modo de fazer contemporâneo, que podemos chamar de negociação com a depredação escolar. Trata-se de reflexões, estudos e pesquisas realizados no Brasil e na França sobre o aparecimento da violência urbana em escolas localizadas em bairros pobres e desfavorecidos.

Palavras-chave : Violência. Depredação. Negociação. Escola. Marginal.

Downloads 525  525  Tamanho do arquivo 61.30 KB  Plataforma  Cadernos Cedes  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre currículo em dissertações no âmbito do tema educação do campo Popular Versão: 
Atualização:  8/12/2017
Descrição:
Este trabalho busca identificar e caracterizar, frente às teorias de currículo, visões e conceitos presentes em dissertações produzidas em programas de pós-graduação no Brasil, em um recorte específico de currículos na educação do campo.

Downloads 522  522  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A UNE e a Reforma Universitária no governo Lula Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
FRANCO, Juliana Oshima

A partir de uma reflexão histórica sobre a Reforma Universitária (RU) no Brasil realizamos uma análise sobre o posicionamento da União Nacional dos Estudantes (UNE) em relação ao tema durante o governo Lula, buscando identificar como suas diretorias majoritárias vêm conduzindo os debates em torno da reestruturação do sistema de ensino superior em curso no país. Ainda que classifique a política econômica do governo atual como neoliberal e critique a privatização e mercantilização da educação, a UNE tornou-se umas das maiores articuladoras das políticas para educação superior de Lula, contribuindo para a dissimulação da RU idealizada pelos estudantes na década de 1960, sob o argumento de estar disputando propostas dentro das leis e programas governamentais.

Palavras-chave: Reforma Universitária. Movimento estudantil. UNE. Comunicação nos movimentos sociais.

Downloads 508  508  Tamanho do arquivo 163.47 KB  Plataforma III Simpósio Lutas Sociais na América Latina  Site http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal
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