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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A construção social da infância: uma outra história Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de

Este artigo pretende discutir sobre diferentes concepções de infância e criança que permeiam o ambiente escolar. Para tanto, indícios de que a desigualdade social está intimamente relacionada com a origem étnica são apresentados como mote para a análise de que a agenda política brasileira pouco tem feito para o término desse círculo vicioso. Somado a este contexto, a postura pedagógica de educadoras e educadores, bem como da própria escola, vem contribuindo para perpetuar diferenciações hierarquizantes entre crianças. Utilizando depoimentos de professoras da educação infantil a respeito das relações raciais, o artigo discorre sobre critérios de segregação vigentes na escola, um espaço considerado como uma espécie de laboratório do racismo/preconceito/discriminação, e seus membros e recursos materiais (profissionais da educação, estudantes, livros didáticos, livros paradidáticos) como elementos balizadores para propagação de manifestações silenciosas (outras nem tanto) destes sentimentos ou atitudes. Por fim, aponta para possíveis caminhos por meio do reconhecimento da criança como atuante de sua própria história, ou seja, como protagonista de uma trama que insiste em relegá-la a coadjuvante, ignorando que este enredo diz respeito ao estabelecimento e garantia de direitos independentemente de sua origem étnica. Dessa forma, apresenta o conceito de “alfabetização da diáspora” como recurso para a revisão da postura pedagógica e como um novo olhar sobre a história do país, da população e da própria criança que compõe o grupo que origina essa infância bem diferente da idílica.

Palavras-chave: Construção social da infância. Escola. Racismo.

Downloads 11444  11444  Tamanho do arquivo 66.46 KB  Plataforma VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_931.pdf
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Recursos didáticos e o processo de ensino-aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ARCANJO, Jacineide Gabriel Arcanjo; SANTOS, Paulo Ricardo dos Santos; SILVA, Silvio Profirio da Silva; TENOŔIO, Alexandro Cardoso

O principal objetivo da pesquisa foi identificar quais recursos didáticos estão sendo utilizados pelos professores nas diversas áreas do conhecimento de escolas públicas e privadas de Pernambuco. Buscando verificar como as aulas estão sendo desenvolvidas.

Palavras-Chave: Recursos didáticos. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 11495  11495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O paradigma educacional da complexidade, a tecnologia e suas implicações na  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

O presente estudo visa a uma reflexão acerca do âmbito do currículo concebido nas relações cultural e ideológica dos sujeitos. Nesta reflexão, ensino e educação se constituem mediados pela tecnologia que opera de acordo com a diversidade das ações humanas. O currículo escolar deve, portanto, ser construído nas perspectivas da emancipação e da crítica transformadora em busca da autonomia, levando-se em consideração a complexidade dos organismos sociobiológicos, biopsicoespirituais e a dinâmica da relação interdependente sujeito/objeto com a sociedade e o ecossistema.

Palavras-chave: Currículo. Tecnologia. Complexidade.

Downloads 11654  11654  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Pensamento e Realidade   Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Manifesto dos pioneiros da educação nova: perspectivas da pedagogia social no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
MELO, Simone Paz de

Este artigo trata de lançar hipóteses dos possíveis gérmens da Pedagogia Social no Brasil, no que concerne à educação escolar. Destaca que alguns princípios da Pedagogia Social estariam presentes no discurso do Manifesto dos Pioneiros de 1930. Chama a atenção para refletir sobre a dimensão social da escola.

Palavras-chave: Pedagogia Social. Manifesto dos pioneiros. Demandas. Educação Escolar.

Downloads 13032  13032  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação a Distância: uma nova forma de aprender Popular Versão: 2007
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ROCHA, Silvana Soares Siqueira; LIMA, Raymundo de

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos significativos sobre a Educação a distância no contexto socioeconômico, as contribuições dessa modalidade de Ensino para a democratização do acesso ao ensino superior, bem como a importância da formação de profissionais que consigam atuar de forma contextualizada com as novas exigências da educação fundamental, a fim de preparar o aluno para enfrentar o processo de aprendizagem como algo que deve fazer parte de sua vida ao longo de sua história e que na sociedade atual tem sido o foco das atenções, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais a formação de cidadãos críticos e dotados de autonomia para se adaptar a funções generalizadas e que sejam capazes de aprender, inovar, criar e buscar o conhecimento necessário para melhorar a qualidade de sua vida tanto pessoal, quanto profissional.

Palavras-chave: Mudanças na Sociedade. Educação a Distância. Aprendizagem Independente.

Downloads 15116  15116  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A identidade do Pedagogo e as novas Diretrizes Curriculares de Pedagogia  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SILVA, Fabiana dos Santos Franco da

Este artigo tem por objetivo abordar o processo de construção da identidade do pedagogo, fazendo um resgate histórico do professor/pedagogo no Brasil e trazer algumas concepções teóricas sobre a atuação do pedagogo. A história da educação traz importantes contribuições para uma compreensão mais profunda sobre esse processo de constituição da identidade do professor/pedagogo. As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia trouxeram algumas mudanças com relação à identidade do pedagogo –principalmente quando coloca a docência como base para a profissão –, o que torna relevante uma reflexão sobre suas interferências para o mercado de trabalho. Podemos perceber que as Diretrizes vêm de um longo processo de lutas para o seu estabelecimento, pois são muitos os questionamentos sobre o curso de Pedagogia, no sentido de estar ou não a serviço da lógica do mercado. Mas isso também gera uma nova dúvida: a Pedagogia deve ou não acompanhar as mudanças do mercado de trabalho? A atuação docente sempre esteve diante de lutas e entraves para sua profissionalização, buscando uma identidade própria. E quando enfim é regulamentada as Diretrizes para o curso de Pedagogia, ainda existem inúmeras controvérsias por parte dos teóricos quanto a identidade do pedagogo. Por isso é necessário trazer alguns autores, tais como Aguiar et al (2006), Evangelista (2008), Gadotti (1983), Garcia (1995), Libâneo (2006) e Saviani (2007), para esta discussão, pois estes pesquisadores, com certeza, têm grandes contribuições para a formação de professores/pedagogos. Este artigo não esgota esta discussão, pois este não é o objetivo, mas o que pretendemos é trazer uma reflexão bem fundamentada acerca das Diretrizes de Pedagogia, assim como pesquisas que tem em foco o papel do pedagogo.

Palavras-chave: Identidade do pedagogo. Diretrizes curriculares. Mercado de trabalho.

Downloads 17785  17785  Tamanho do arquivo 65.37 KB  Plataforma PUC - EDUCERE 2008  Site http://www.pucpr.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O uso das TIC nas necessidades educacionais especiais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato; CANTINI, Marcos César; ALCANTARA, Paulo Roberto

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada pelos Assessores de Tecnologia na Educação do Estado do Paraná. Por meio da aplicação de um questionário foram levantados dados referentes ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos professores que atendem alunos com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino de 19 cidades do estado do Paraná. A pesquisa buscou coletar dados em relação ao número de alunos com necessidades educacionais especiais atendidos por escolas regulares; escolas especiais e Apaes; as áreas de deficiências; as dificuldades e/ou necessidades encontradas pelos professores no uso de tecnologias da informação e comunicação e o que os professores gostariam de estudar colaborativamente com os Assessores de Tecnologia, como alternativas para a melhoria do atendimento dos seus alunos com necessidades educacionais especiais. Os dados coletados resultaram numa lista de dificuldades/necessidades que, entre os principais problemas, se constatou a deficitária formação do professor tanto em relação ao atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, quanto em relação à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em suas práticas pedagógicas com os referidos alunos. Outra constatação que mereceu destaque foi a relevância da necessidade de formação continuada dos professores, tanto no âmbito das necessidades educacionais especiais como no uso significativo das Tecnologias de Informação e Comunicação com estes alunos. Os dados coletados servem de referência para as ações e futuras pesquisas do Grupo de Trabalho Educação Especial e Tecnologias de Informação e Comunicação – GT EDESTIC, composto por Assessores Pedagógicos de Tecnologia na Educação das Coordenações Estadual e Regionais do estado do Paraná.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Necessidades Educacionais Especiais. Prática Pedagógica.

Downloads 18025  18025  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-PR  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Especialistas, professores e pedagogos: Afinal, o que nós somos ou deveríamos ser? Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz; CASTANHO, Maria Eugênia

O presente texto faz uma reflexão sobre a formação atual do pedagogo, que acaba contemplando diversas vertentes por não possuir diretrizes definidas. Dessa forma, o sistema educacional recebe, cotidianamente, educadores com as mais diversas características: aqueles que podem apenas lecionar nas séries iniciais, subdividindo-se em dois grupos, os responsáveis pelo 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, e os responsáveis pela Educação Infantil; os chamados especialistas da educação, que tiveram formação para supervisionar, orientar, dirigir e/ou coordenar, sem licença para lecionar; e ainda aqueles que possuem formação plena, isto é, possuem habilitação para trabalhar em todas as áreas citadas. Procura-se discutir o problema sob uma ótica normativa, recorrendo às leis, principalmente a LDBEN, considerando as propostas da ANFOPE e estudiosos da área.

Palavras-chave: Profissionais da educação. Pedagogo. Tipos de formação. Legislação.

Downloads 20084  20084  Tamanho do arquivo 68.06 KB  Plataforma Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação eR  Site http://www.fja.edu.br/praxis/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Dermeval Saviani: Notas para uma releitura da Pedagogia Histórico­ Crítica  Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
RIBEIRO, Maria de Lourdes; RODRIGUEZ, Margarita Victoria

Este artigo tem como objetivo apresentar o pensamento e as ideias de um autor consagrado no Brasil. A partir de suas ideias a educação brasileira deve ser analisada sob dois diferentes prismas: antes e depois de Dermeval Saviani, tendo em vista o alcance da pedagogia histórico-­crítica proposta por esse educador: um marco na educação brasileira. Além de sua atuação institucional como acadêmico, pesquisador e escritor, Saviani tem se apresentado como um analista e crítico das políticas educacionais brasileiras demonstrando profunda identificação com a causa educacional e persistência na defesa sistemática da escola pública e da ação pedagógica como instrumentos de libertação dos oprimidos. Com espírito de mestre e com o pensamento multiplicador, Saviani sempre ocupou o seu tempo com o ensino, articulando de forma harmoniosa ensino e pesquisa. Isso faz com que um grande número de estudiosos desperte o interesse pela análise e reflexões que esse educador faz da educação. Nessa esteira, sem a intenção de esgotar o assunto ou apresentar algo novo, pretendemos refletir sobre as ações educativas de Dermeval Saviani, trazendo à lembrança a proposta desse educador que não só repensou a educação como um caminho para a libertação dos oprimidos, como contextualizou essa proposta.

Palavras­-chaves: Pedagogia histórico­-crítica. Filosofia da Educação. Ideias Pedagógicas.

Downloads 25439  25439  Tamanho do arquivo 114.29 KB  Plataforma Universidade de Uberaba - UNIUBE  Site http://www.uniube.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Avaliação da Aprendizagem Escolar: do Instrumento de Coerção às Práticas Avaliativas Emancipadoras Popular Versão: pdf
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
PEREIRA, R. F. P. G.

Em uma concepção progressista de educação, a avaliação é condição intrínseca para que se obtenha um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Para tanto ela deve ser diagnóstica, contínua, formadora. Porém, nas escolas, apesar de haver uma proposta voltada para a formação de um aluno crítico e cidadão, a avaliação ainda está aquém de cumprir com tal objetivo. Ao analisar a proposta curricular, percebe-se uma seleção de conteúdos e metodologia voltados para uma pedagogia progressista, mas a avaliação colocada em prática ainda percorre uma educação seletiva e fragmentada. Torna-se necessária, então, uma reflexão acerca da legislação vigente sobre avaliação, a concepção de educação que cumpra com a função social da escola que se quer, bem como concepções de avaliação com a função de instrumentalizar o educando para a emancipação e transformação da sociedade.

Palavras-chave: Avaliação. Professor. Conhecimento.

Downloads 29255  29255  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Adobe Reader  Site http://
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