Categoria: Pedagogia Artigos |
A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido  |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria ; RAMOS, Marise
Este artigo analisa as políticas de educação profissional do Governo Lula em seu percurso controvertido entre as lutas da sociedade, as propostas de governo e as ações e omissões no exercício do poder. Partindo-se da revogação do Decreto n. 2.208/97, principal regulamentação da educação profissional no governo anterior, cujo processo expressa a disputa por hegemonia nesse campo, analisa-se a contradição da proposta de lei para a educação profissional, ao invés de retomar o debate sobre a LDB. Posteriormente, analisam-se os programas Escola de Fábrica, Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Apesar das declarações favoráveis à integração entre formação básica e formação específica, a política de educação profissional processa-se mediante programas focais e contingentes numa travessia marcada por intensos conflitos e no terreno da contradição.
Palavras-chave: Educação profissional. Ensino técnico. Educação integrada. Currículo integrado. Certificação.
|
801 110.62 KB Revista Educação & Sociedade http://www.cedes.unicamp.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O Pensamento na arte e o insight na ciência: subjetividades na educação científica  |
Versão: Impressa Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; ZANON, Ângela Maria
Sugerimos, nesse artigo, uma reflexão sobre as relações existentes entre o uso de dados objetivos e de elementos subjetivos tanto no fazer científico, como no trabalho de sala de aula. A ideia vem de um objetivo maior, que é promover um debate sobre a objetividade requerida pela maioria dos cientistas, as especificidades do ser humano, e a educação científica transposta à sala de aula. Para essa reflexão fazemos uso de conceitos sugeridos pela psicanálise (livre associação, atenção flutuante), pela fenomenologia de Gaston Bachelard (intuição do instante), além do conceito de Complexo Científico, definido no texto. Apontamos para a importância de um espaço, em planos de ensino, que valoriza o uso da criatividade, pelo aluno, como importante estratégia para o trabalho do professor, tanto para o desenvolvimento do pensamento lógico inerente às ciências, como para produção do potencial para criação de visões alternativas que se constituem como novas soluções para velhos problemas.
Palavras-chave: Criatividade. Insight na ciência. Educação.
|
1456 0 bytes A Construção do Conhecimento Docente no Contexto A http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O pré-vestibular comunitário: traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SILVA, Aline Adriana da; SILVA, Silvio Profirio da; SILVA, Gleydson Ferreira da; FERREIRA, Marilia Gabrielle Arruda; TENÓRIO, Alexandro Cardoso
O desejo de ingressar em uma instituição de ensino superior pública mobiliza uma grande quantidade de pessoas todos os anos. Contudo, nem todas conseguem realizar essa faceta, sobretudo, os alunos provenientes de escolas públicas. Nos últimos anos, a questão do ingresso às Instituições Públicas de Ensino Superior tem sido objeto de inúmeras discussões. Tal questão engloba diversos aspectos, como, por exemplo: a defasagem da qualidade do ensino público e privado. Diante desse cenário, os alunos de escolas públicas não têm as mesmas condições de ingressar em tais instituições. Nesse contexto, surgem iniciativas com o objetivo de viabilizar esse acesso, tal como: o Pré – vestibular Comunitário.
Palavras-Chave: Sociedade. Ensino. Pré - vestibular. Democratização. Acesso.
|
1034 373.97 KB X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2 http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Inteligência Artificial: O Olhar do Professor na Construção Social do Conhecimento da Criança  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida ; SILVA, Walcyranya Alves da; SILVA; Silvio Profirio da; SANTANA, Lucas de Lima Seixas; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima ; ALENCAR, Rosane.
Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da informática, como recurso pedagógico, por professores das Séries Iniciais. Em outras palavras, como essa ferramenta pode ajudar ou não como recurso didático, na práxis em sua aula, analisando o uso dessas novas tecnologias nos laboratórios de informática das escolas observadas.
Palavras-Chave: Construção social. Conhecimento da criança.
|
1866 100.22 KB X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp |
Categoria: Pedagogia Artigos |
EJA: a inclusão digital traçando caminhos para a inclusão social  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SILVA, Walcyranya Alves da; SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida; SILVA, Rebeca Maria da; SILVA, Eliane Maria da; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima; SANTANA, Lucas de Lima; SILVA, Silvio Profirio da; TENÓRIO, Alexandro Cardoso
Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma oficina de informática, realizado em uma Escola Municipal participante do PEA, na perspectiva de incluí-los digitalmente e, por conseguinte, socialmente.
Palavras-Chave: EJA. Inclusão digital. Inclusão social.
|
3920 486.04 KB X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2 http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp |
|