Categoria: Pedagogia Artigos |
A TV Multimídia na Sala de Aula  |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
MELLO, Rosângela Menta
Apresentamos a nossa experiência sobre o uso da TV Multimídia na sala de aula, durante as atividades de Estágio Supervisionado e na disciplina de Organização do Trabalho Pedagógico no Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no Colégio Estadual Wolff Klabin, Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional, durante o primeiro semestre de 2009, em Telêmaco Borba, Estado do Paraná. Destacamos a importância de o Professor planejar as atividades que realizará durante o período letivo, selecionando os recursos de imagem, vídeo e som adequados a turma, ao tempo disponível e ao programa da aula, escolhendo diversas metodologias para a sua apresentação e discussão, variando os recursos disponíveis e integrando-os aos temas e disciplinas da série. Desenvolvemos várias aulas utilizando a TV Multimídia como recurso pedagógico, com auxílio de pen-drive. No final do 1o semestre de 2009, avaliamos as atividades realizadas junto aos estudantes e colegas, cujos resultados são apresentados neste artigo. Consideramos que os recursos oferecidos pela TV Multimídia têm uma ótima aceitação por parte dos estudantes, facilitam a aprendizagem e a contextualização dos temas das aulas.
Palavras-chave: TV Multimídia . Aprendizagem . Metodologia de ensino .
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10016 536.02 KB III Simpósio Nacional de Tecnologia e Sociedade - http://www.ppgte.ct.utfpr.edu.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A Tecnologia e a Educação Tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual  |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
LIMA FILHO, Domingos Leite; QUELUZ, Gilson Leandro
O objetivo principal do presente texto é construir elementos que possam contribuir para uma sistematização conceitual sobre a tecnologia e sua relação com a educação tecnológica. Apresentamos inicialmente os pressupostos filosóficos fundamentais que orientam nossa análise desta temática, na qual se relacionam as categorias trabalho, educação, ciência e ecnologia. A seguir, a partir da explicitação de que a tecnologia assume papel central na sociabilidade, ou seja, na produção da realidade e do imaginário (universo real e simbólico), buscamos evidenciar que tal centralidade se dá marcada predominantemente por elementos de descontextualização conceitual, narrativas e determinismos tecnológicos, discutindo a origem destes e suas implicações. Analisamos tais efeitos, tratando, em particular, de verificar as bases do processo de racionalização e hierarquização de práticas, saberes e conhecimentos que permeia determinadas concepções de tecnologia. Na sequência, com base nos pressupostos, análises e críticas desenvolvidas nos tópicos anteriores, buscamos delinear o que entendemos como ponto de partida para a construção de matrizes conceituais acerca da tecnologia, destacando fundamentalmente duas concepções: (i) a matriz relacional, que compreende a tecnologia como construção, aplicação e apropriação das práticas, saberes e conhecimentos;(ii) a matriz instrumental, que compreende a tecnologia como técnica, isto é, como aplicação prática de saberes e conhecimentos. Ainda tratando de elementos conceituais, buscamos, no tópico seguinte, sintetizar as formulações do conceito de tecnologia como ciência do trabalho produtivo, propostas por Rui Gama, evidenciando a atualidade deste conceito e a contextualização da educação tecnológica frente às possibilidades e limites deste conceito complexo. Por fim, apresentamos um conjunto de considerações que, antes que a pretensão de uma conclusão, constituem-se em um convite ao prosseguimento do debate.
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1234 69.21 KB Revista Educação & Tecnologia http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A Reforma da escola e o trabalho como especificidade humana  |
Versão: DOC Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges
O presente artigo procura desmistificar o espaço escolar como redentor das mazelas sociais ao mesmo tempo em que analisa a hegemonia da classe dominante que faz uso não só da sociedade política, mas da sociedade civil para disseminar sua ideologia. Analisa, de modo sintético, a educação no Brasil no que concerne à escola para as classes trabalhadoras demonstrando que a dicotomia escola de ricos e de pobres é fruto de uma sociedade divida em classes que desumaniza o trabalhador, arrebatando-lhe das mãos aquilo que o diferencia dos animais: o trabalho, a capacidade de planejar e prever resultados, justificando tal assertiva pela meritocracia. Uma vez que a classe detentora dos meios de produção subjuga o trabalhador, se apropriando do conhecimento, domínio e produto de seu trabalho, todavia, não lhe é capaz de tomar a capacidade de resistir, se opor ao domínio capitalista. Converter os mesmos meios que favorecem a classe dominante o exercício de sua hegemonia a favor da classe trabalhadora é possível, e a reforma da escola deve começar pela organicidade dos intelectuais envolvidos nesta peleja. Entre os autores consultados ressaltam-se os pressuposto de Gramsci.
Palavras-chaves: Educação. Escola. Trabalho.
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2271 60.00 KB Universidade Tuiuti do Paraná - UTP http://www.utp.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A política de educação profissional no Governo Lula: um percurso histórico controvertido  |
Versão: PDF Atualização: 10/5/2012 |
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria ; RAMOS, Marise
Este artigo analisa as políticas de educação profissional do Governo Lula em seu percurso controvertido entre as lutas da sociedade, as propostas de governo e as ações e omissões no exercício do poder. Partindo-se da revogação do Decreto n. 2.208/97, principal regulamentação da educação profissional no governo anterior, cujo processo expressa a disputa por hegemonia nesse campo, analisa-se a contradição da proposta de lei para a educação profissional, ao invés de retomar o debate sobre a LDB. Posteriormente, analisam-se os programas Escola de Fábrica, Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Apesar das declarações favoráveis à integração entre formação básica e formação específica, a política de educação profissional processa-se mediante programas focais e contingentes numa travessia marcada por intensos conflitos e no terreno da contradição.
Palavras-chave: Educação profissional. Ensino técnico. Educação integrada. Currículo integrado. Certificação.
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794 110.62 KB Revista Educação & Sociedade http://www.cedes.unicamp.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A Pedagogia Social na Educação Infantil: possibilidades de trabalho com a comunidade  |
Versão: DOC Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges
Este artigo discorre sobre as dificuldades de trabalho em Centros de Educação Infantil pública, como a falta de recursos materiais e humanos, onde muitos profissionais têm que assumir funções avessas às suas formações, seja pela gravidade de muitas situações ou falta de profissionais específicos, quando não das duas juntas. Na figura do diretor que precisa fazer visitas, fazer o trabalho pedagógico, encaminhamentos e tantos outros que perpassam o cotidiano destes centros de modo a comprometer seu trabalho. As consequências destas mazelas recaem no atendimento as crianças e suas famílias, que embora possuam direitos na letra da lei, encaram a conquista à vaga como uma benesse dos poderes públicos. Neste âmbito se faz um paralelo com alguns países da Europa como Espanha e Itália, onde a formação em Pedagogia Social prepara o educador social para articular o trabalho com os desfavorecidos. Uma profissão reconhecida, com carga horária e formação específica que contribui para a superação de dificuldades concernentes à realidade brasileira. No Brasil algumas universidades já trabalham com a formação em Pedagogia Social e os autores consultados para este estudo são Machado, Caliman e Freire.
Palavras-chave: Educação infantil. Pedagogia social. Famílias.
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9424 62.00 KB Universidade Tuiuti do Paraná - UTP http://www.webartigos.com |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A multimídia, a didática e o saber escolar na formação do professor: um desafio acadêmico  |
Versão: PDF Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
ARNONI, Maria Eliza Brefere; DOTTI, Amanda Foganholi; FARIA, Lívia Carolina Miranda; KOIKE, Luiz Tomaz; BREFORE, Marcelo A fim de divulgar os trabalhos resultantes da disciplina de Didática, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, Campus de São José do Rio Preto, para professores e futuros professores, propôs-se a elaboração do site: http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/didatica/index.htm , tendo em vista a importância do olhar crítico para o livro didático e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em sala de aula, assuntos tratados nos trabalhos. A parceria com os docentes da rede pública proporcionou, pelo contato entre formação inicial e continuada, a troca de experiências e discussões relevantes sobre a educação. Palavras-chave: Educação. Formação inicial. Formação continuada. Site de didática.
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2337 185.41 KB Universidade Estadual Paulista - Unesp http://www.unesp.br/prograd/ |
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