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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Contemporaneidade dos Pressupostos de Paulo Freire em tempos neoliberais Popular Versão: DOC
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
GOMES, Alessandra de Fátima Borges; SILL, Emerson Adriano

O presente artigo trata da problemática da educação brasileira na perspectiva Neoliberal. Relata algumas consequências desta ideologia, as quais perfilam: competição, exclusão, minimização do papel do Estado, com franca perda dos direitos adquiridos e o desafio da construção de uma educação humanizadora, portadora de elementos para a emancipação do homem. Para tal intento, resgata as contribuições do educador Paulo Freire, como protagonista do colorário de preceitos libertadores. Almeja a construção de uma cidadania pautada na superação da condição de subserviência dos oprimidos aos opressores num contínuo processo de conscientização que subsidie um lugar no mundo aos que vivem à margem das relações consumistas, da qual participam apenas quando conseguem vender sua força de trabalho. A metodologia freireana desenvolveu-se no âmbito da Educação não formal na educação de adultos, inclusive, pelo sucesso no combate a alfabetização em outros países como Granada e Nicarágua, mas é válida na Formal, uma vez que ambas fazem parte do mesmo processo educativo. A contemporaneidade das contribuições de Freire se valida a cada dia apesar da ingratidão e desvalorização de suas conquistas no campo educacional. Nas sociedades marcadas pelas divisões de classes rígidas e desigualdades extremas entre consumidores e miseráveis, bem como o sonho de transformações destas realidades em prol de uma sociedade mais humana, Freire sempre encontrará lugar.

Palavras-chave: Educação. Paulo Freire. Neoliberalismo.

Downloads 4637  4637  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná - UTP  Site http://www.utp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A busca do sentido da formação humana: tarefa da Filosofia da Educação Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
SEVERINO, Antônio Joaquim

O trabalho desenvolve uma reflexão sobre a educação entendida como processo de formação humana, buscando ver quais os sentidos que essa formação recebeu ao longo de nossa tradição filosófica e na contemporaneidade, uma vez que ocorreram mudanças nas concepções que os homens fizeram do ideal de sua humanização. Sob tal perspectiva, recoloca em discussão as relações entre as diversas dimensões da educabilidade humana, destacando as dimensões ética e política que, até o atual momento, prevaleceram como fundamentos da compreensão da própria natureza da educação e concluindo que hoje a formação humana, visada pela educação, compreende-se como formação cultural. Essa ideia dá à educação uma finalidade intrínseca de cunho mais antropológico do que ético ou político. Essa reflexão sobre a natureza da educação implica igualmente explicitar o lugar e o papel da Filosofia da Educação, como esforço hermenêutico de desvelamento da prática educacional, tal como ela precisa se desenrolar nas mudadas condições histórico-culturais da atualidade. A discussão permite, assim, não apenas interpelar momentos significativos da expressão histórica da Filosofia da Educação na cultura ocidental, mas também debater conteúdos teóricos fundamentais do debate filosófico sobre o sentido da educação, debate que se impõe com renovada força para os educadores no enfrentamento dos desafios que estão sendo colocados pelas novas condições da pós-modernidade, responsável por um profundo questionamento das referências filosóficas da tradição cultural do ocidente.

Palavras-chave: Filosofia da Educação. Ética. Política. Formação cultural.

Downloads 4913  4913  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A educação das mulheres no século XIX: O Colégio de Carolina e Hércules Florence de Campinas (1863- Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
RIBEIRO, Arilda Ines Miranda

O artigo apresenta um breve histórico da educação das mulheres, enfocando o histórico do Colégio Florence, bem como de seus fundadores e a influência dos mesmos na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Educação das mulheres. Sociedade brasileira. Século XIX.

Downloads 5057  5057  Tamanho do arquivo 740.94 KB  Plataforma Universidade Estadual de Campinas - Unicamp  Site http://www.histedbr.fae.unicamp.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Matemática e Infância no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”: um olhar a part Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ARAÚJO, Elaine Sampaio

Este artigo discute a organização do ensino de matemática presente no “Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil” - RCNEI. Na intenção de realizar uma análise crítica desse documento, na área de matemática, à luz da teoria histórico-cultural, o estudo abordou os aspectos relacionados à infância e à Matemática e aos conteúdos matemáticos. A análise permite concluir que o RCNEI, ao não considerar a criança em sua condição infantil, propõe atividades e conteúdos descontextualizados não apenas da infância, mas também da produção sócio-histórica do conhecimento matemático. Porém, para que uma proposta curricular oriente o ensino de Matemática na Educação Infantil, faz-se necessário considerar a realidade social e econômica, os diferentes níveis de formação dos professores, a dinâmica das escolas e de seus projetos pedagógicos, a natureza cultural da produção do conhecimento matemático e o movimento de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Currículo. Matemática. Educação Infantil.

Downloads 5060  5060  Tamanho do arquivo 16.12 KB  Plataforma Revista Zetetiké - Unicamp – v. 18, n. 33 – jan/ju  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Formação de Professores e de Gestores Escolares nos cursos de Pedagogia e Normal Superior  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
SANTOS, Alfredo Sérgio Ribas dos; GUISELINI, Maria Elena Roberto; MARQUES, Oswaldo

Este artigo apresenta reflexões sobre a formação oferecida, nos cursos de Pedagogia e Normal Superior, aos estudantes que se preparam para atuar como professores e gestores escolares na educação básica. No trajeto deste debate, perpassamos as normas legais, evidenciamos algumas carências quanto à revisão desses cursos e destacamos o esforço de superação, no ensino superior, dos paradigmas formativos existentes.

Palavras-chave: Formação de professores e gestores escolares. Pedagogia. Normal superior. Legislação de ensino. Educação básica.

Downloads 5605  5605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Dialogia  Site http://www.uninove.br/revistadialogia
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A avaliação na educação básica entre dois modelos Popular Versão: PDF
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
BARRETO, Elba Siqueira de Sá

Este texto visa aprofundar a análise de alguns modelos de avaliação propostos para o ensino básico. Parte de constatações a que chegou estado da arte versando sobre artigos de periódicos acadêmicos acerca do tema no Brasil, nos anos 90, e acrescenta outras reflexões. Constata que fundamentalmente dois modelos vêm povoando o discurso sobre a avaliação no país: um que se reporta à sua potencialidade emancipadora e outro que deita raízes na função reguladora do Estado. Procura examiná-los em termos das suas matrizes teóricas e ideológicas e discute questões que deles decorrem. Conclui pela necessidade de repensar, a partir de nova ótica, as funções reguladora e emancipadora da avaliação.

Palavras-chave: Avaliação. Monitoramento. Ensino básico. Qualidade do ensino. Políticas públicas.

Downloads 5915  5915  Tamanho do arquivo 59.37 KB  Plataforma Revista Educação & Sociedade  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A disciplina na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
FRANCO, Luiz Antonio Carvalho

Este artigo tem como objetivo discutir o problema de disciplina na prática pedagógica, especificamente escolar, a partir das contribuições teóricas de Makarenko e Gramsci.

Palavras-chave: Indisciplina. Disciplina. Makarenko. Gramsci.

Sugestão de artigo enviada por Gismarie Duarte.

Downloads 5955  5955  Tamanho do arquivo 582.42 KB  Plataforma Cenafor/MEC  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! A tecnologia do computador como auxiliar no processo ensino-aprendizagem (2008) Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
VINCENZI, Rosiana Aparecida de Assis; SILVA, Henrique Oliveira da

Este artigo busca fazer um breve histórico a respeito do uso da tecnologia computacional como forma de promoção do ensino e estimulador da aprendizagem e como isso se torna cada vez mais presente no dia a dia da sala de aula. Procura abordar a história da tecnologia desde a escrita na época de Platão até os dias atuais com a digitalização e a internet e como isso pode beneficiar ou não o aluno na escola.

Palavras-chave: Conhecimento. Informática. Educação. Cultura. Ciência e Tecnologia.

Downloads 6250  6250  Tamanho do arquivo 93.70 KB  Plataforma Revista Synergismus scyentifica UTFPR, v. 3, n. 23  Site http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Políticas públicas educacionais da EJA aplicadas nas unidades prisionais pós 1995 Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CARVALHEIRO, Marcos Segale

O presente artigo nos direciona a uma profunda reflexão acerca da realidade do sistema penal, por meio de questionamentos aos procedimentos utilizados, as formas de agir, avaliar e interagir com a comunidade escolar. O aspecto mais importante deste estudo é a possibilidade de trazer nossos problemas e discuti-los a partir de uma atitude crítica e democrática. A EJA determina-se por padrões diferenciados de necessidades educativas que devem ser atendidas com estratégias vinculadas ao mundo do trabalho e à prática social, para tanto, o processo formativo escolar deve assegurar a todos os educandos as competências cognitivas e sociais básicas, indispensáveis ao mundo atual, e desenvolver as potencialidades humanas tais como: autonomia, crítica, criatividade, reflexão, sensibilidade, participação, diálogo, troca de experiências, pesquisa, respeito, e tolerância, compatíveis com a educação escolar, especificamente aquela destinada aos jovens e adultos.

Palavras-chave: Educação de adultos. Penitenciárias. Políticas públicas. Ressocialização.

Downloads 6582  6582  Tamanho do arquivo 93.18 KB  Plataforma 16º COLE  Site http://www.alb.com.br/cole06/semin/comunicacoes/001_jovensadultos-com.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Tecnologia, Trabalhoe Educação: Notas de uma Aproximação aos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnolog Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva

Apresentamos neste trabalho nossa recente aproximação ao campo dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (ESCTS). Objetivamos apontar notas das primeiras impressões que emergiram desta aproximação, buscando traçar um posicionamento crítico frente a algumas das questões postas no interior desse campo. Desenvolvemos o texto em três momentos através do diálogo com a literatura. No primeiro momento, procuramos estabelecer um quadro geral do campo dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, abarcando seu contexto de surgimento e sua emergência nos países centrais e América Latina. Apresentamos, em seguida, alguns dos múltiplos olhares existentes dentro desse campo, de onde decorre nosso segundo ponto, no qual buscamos iniciar um processo de posicionamento político-acadêmico diante do campo dos referidos estudos, mais precisamente vinculado à tradição sociológica do marxismo. No âmbito dessas abordagens, quais sejam: a do modelo linear de tecnologia e seu determinismo tecnológico – apresentada na ocasião pelos seus críticos –, a do construtivismo social da tecnologia e a do substantivismo crítico, apoiado nas leituras da Escola de Frankfurt, temos como escopo certa crítica à concepção de tecnologia apresentada no conjunto da obra de Karl Marx e seus adeptos. Ressaltaremos nesse contexto de embate, as ideias de autores como István Mészáros, por se fazerem fundamentais na construção da refutação ao relacionamento das reflexões de Marx ao determinismo tecnológico. No terceiro momento, consideramos brevemente o debate acerca da educação, especialmente no que diz respeito a esta quando estabelece o trabalho – ou a crítica ao trabalho alienado – como princípio educativo e consequentemente, guarda possibilidades de problematizações sobre a tecnologia e a sociedade contemporânea.

Palavras-Chave: Trabalho. Ciência. Tecnologia. Educação.

Downloads 6744  6744  Tamanho do arquivo 174.30 KB  Plataforma II Simpósio Nacional de Educação  Site http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisimposioeducacao/
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