Categoria: Pedagogia Artigos |
As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate  |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
AQUINO, Julio Groppa; MUSSI, Mônica Cristina
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas das conclusões de uma investigação realizada junto a professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo que participam de grupos de formação em serviço, a fim de conferir visibilidade aos efeitos que a prática formativa concreta vem produzindo na profissionalidade docente. Destaca, em particular, as vicissitudes ocasionadas nesse grupo quando experienciam uma modalidade formativa contemporânea, pautada no modelo de formação reflexiva. As ideias desenvolvidas no artigo inscrevem-se no campo conceitual da psicologia institucional. A partir desse enquadramento teórico, o texto trabalha com o pressuposto de que os recentes paradigmas de formação docente em serviço, ao serem operados por práticas formativas concretas, promovem novas possibilidades de experiência de si para os professores, conferindo novas figurações de subjetividade para os professores no tempo presente - professor-reflexivo, professor-autônomo, professor-investigativo. No interior de relações institucionalizadas, a vivência destas figurações é metabolizada pelos docentes, que produzem uma forma peculiar de reflexão, não vislumbrada na pauta dos programas de formação. Instalados nas práticas concretas de formação em serviço, os professores produzem um tipo de reflexão particular que escapa dos objetos definidos no design formativo e do contorno reflexivo mapeado a priori. A reflexão tangível nas falas docentes narra o confronto desse protagonista com seu lugar instituído na profissão, problematizando o "dever ser" de seu ofício nos dias de hoje.
Palavras-chave: Formação em serviço. Reflexão. Subjetividade docente.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
As contradições expressas nos discursos sobre inclusão/exclusão  |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de
O presente artigo pretende discutir como práticas contraditórias são encontradas em discursos informais de uma turma de pós-graduação, cujo tema de estudo era inclusão e exclusão. A defesa pelo estudo crítico de tal assunto, embora permeasse as pesquisas de todos os membros da turma analisada, não se apresentou condizente com a postura destes frente ao Outro, ao diferente. O artigo estrutura-se em três partes: a primeira trata de conceitos contraditórios acerca das desigualdades raciais no Brasil, demonstrando que o discurso sobre igualdade, diisseminado pelo mito da democracia racial, sofreu “atualizações” por meio, sobretudo, dos estudos acadêmicos, que associam constantemente a desigualdade estrutural do país ao conflito de classes e não ao racial. A segunda parte trata das falácias argumentativas em que ora a inclusão é defendida e ora veementemente combatida, sem a explicitação dos critérios. A terceira parte, dividida em dois sub-tópicos, apresenta o perfil da turma analisada, o diálogo apontado neste artigo como preconceituoso e sua micro-análise discursiva. No primeiro subtópico discute-se sobre alguns aspectos evidenciados na postura dos participantes: a crítica feita ao “politicamente correto” como sendo uma “polícia do pensamento” e não uma forma de reconhecimento de que a linguagem reproduz preconceitos e, portanto, precisa ser combatida; a atitude de alguns dos presentes no evento que se incomodaram com a manifestação preconceituosa, mas preferiram ou aguardar uma tomada de atitude de outrem ou resignar-se em seus estigmas. O segundo sub-tópico, embasado nos estudos de van Dijk (2000; 2008), analisa que o racismo manifestado por meio do discurso obedece a estruturas rígidas que também são evidenciadas no diálogo em questão. Deste modo, a conclusão aponta para a necessidade constante de se estudar tais discursos como forma de combate ao racismo, sobretudo porque o campo da educação pode ser o responsável pela reprodução ou superação de práticas discriminatórias.
Palavras-chave: Discurso. Inclusão/exclusão. Racismo. Desigualdade.
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3863 79.98 KB VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_268.pdf |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A vingança do fetiche: reflexões sobre indústria cultural, educação pela dureza e vício  |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
ZUIN, Antonio Álvaro Soares
Os danos no processo formativo, decorrentes da hegemonia da indústria cultural, são investigados há algum tempo por pesquisadores das áreas de filosofia, psicologia, sociologia e história da educação. De forma geral, concluiu-se que não há uma relação de causa e efeito entre a indústria cultural e a produção de consciências reificadas. Porém, é preciso compreender de que modo o consumidor dos produtos da indústria cultural se esforça para permanecer na condição de objeto, ao invés de ser sujeito de suas ações. Tem-se como objetivo, neste artigo, refletir sobre a produção e propagação deste impulso conformista. Para tanto, parte-se do seguinte pressuposto: a chave para o entendimento das nuances desse impulso se encontra na análise das transformações históricas da relação entre a indústria cultural e a educação pela dureza.
Palavras-chave: Educação pela dureza. Indústria cultural. Fetiche. Vício. Theodor W. Adorno.
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