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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Programa Paraná Alfabetizado no contexto da Comunidade Remanescente Quilombola do Sutil Popular Versão: PDF
Atualização:  27/7/2017
Descrição:
GROKORRISKI, Carlos Ricardo; CERRI, Luis Fernando

Este texto é parte da Pesquisa para a dissertação do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG), sob a orientação do professor doutor Luis Fernando Cerri.
A Educação Popular pode ser encarada, segundo Gadotti (2005), a partir do paradigma de Conscientização, de inspiração freiriana, no entanto, tal paradigma foi substituído pelo de organização.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O racional e o razoável: Aristóteles e o trabalho hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto

As mudanças por que passam o trabalho e as formas de administrá-lo têm evidenciado um divórcio entre a literatura técnica sobre o tema e a esfera real da economia e das organizações. Neste artigo, procuramos construir uma ponte entre o racionalismo do mundo acadêmico e o realismo do mundo efetivo das organizações, mediante a recuperação de três temas aristotélicos: o da sabedoria prática, o do conhecimento como fonte de poder e o da valorização do propósito do trabalho em detrimento do seu processo.

Palavras-chave: Trabalho. Racionalidade. Administração. Aristóteles.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O uso das TIC nas necessidades educacionais especiais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BORTOLOZZO, Ana Rita Serenato; CANTINI, Marcos César; ALCANTARA, Paulo Roberto

Este artigo apresenta uma pesquisa realizada pelos Assessores de Tecnologia na Educação do Estado do Paraná. Por meio da aplicação de um questionário foram levantados dados referentes ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) pelos professores que atendem alunos com necessidades educacionais especiais em instituições de ensino de 19 cidades do estado do Paraná. A pesquisa buscou coletar dados em relação ao número de alunos com necessidades educacionais especiais atendidos por escolas regulares; escolas especiais e Apaes; as áreas de deficiências; as dificuldades e/ou necessidades encontradas pelos professores no uso de tecnologias da informação e comunicação e o que os professores gostariam de estudar colaborativamente com os Assessores de Tecnologia, como alternativas para a melhoria do atendimento dos seus alunos com necessidades educacionais especiais. Os dados coletados resultaram numa lista de dificuldades/necessidades que, entre os principais problemas, se constatou a deficitária formação do professor tanto em relação ao atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais, quanto em relação à utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação em suas práticas pedagógicas com os referidos alunos. Outra constatação que mereceu destaque foi a relevância da necessidade de formação continuada dos professores, tanto no âmbito das necessidades educacionais especiais como no uso significativo das Tecnologias de Informação e Comunicação com estes alunos. Os dados coletados servem de referência para as ações e futuras pesquisas do Grupo de Trabalho Educação Especial e Tecnologias de Informação e Comunicação – GT EDESTIC, composto por Assessores Pedagógicos de Tecnologia na Educação das Coordenações Estadual e Regionais do estado do Paraná.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Necessidades Educacionais Especiais. Prática Pedagógica.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Organização do Trabalho na Escola e a Participação dos Educandos Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GARCIA, Teise de Oliveira Guaranha

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre a importância da participação dos estudantes na organização do trabalho na escola. Tem-se por pressuposto que a implementação da gestão democrática na escola pública necessariamente demanda considerar o papel que os educandos ocupam no processo de organização do trabalho pedagógico. O texto, apoiado em resultados obtidos a partir de pesquisa realizada em uma escola da rede estadual paulista que atende ao Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio, examina o tema da participação na gestão da escola pública; a participação dos usuários-estudantes na organização do trabalho pedagógico e os resultados de ações de profissionais com vistas à democratização da gestão escolar, especialmente no que se refere ao cumprimento do direito de acesso e permanência na escola. Argumenta-se, finalmente, sobre a importância de serem implementadas políticas consistentes que contribuam para a democratização das práticas escolares.

Palavras-chave: Gestão Democrática. Participação dos estudantes. Trabalho coletivo.

Downloads 894  894  Tamanho do arquivo 131.64 KB  Plataforma  Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Os (des)caminhos da atuação do Pedagogo na Escola Pública:vivências e inquietações no Estado do Pa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GODOY, Miriam Adalgisa Bedim; PINTO, Adriana Aparecida

O presente trabalho pretende apresentar discussões acerca da formação e atuação dos pedagogos em escolas da rede pública estadual no Paraná, em especial no município de Cascavel, no período entre 2004 e 2006. A profissionalização dos pedagogos é recente na história da educação brasileira, porém, a sua existência remonta a um período mais antigo, quando estes eram tidos como os condutores de crianças, como demonstra a origem da palavra, em grego. No Brasil, este profissional tem como marco da sua formação a organização das Faculdades de Educação, a partir de 1939, lembrando que anterior a essa iniciativa existiram os cursos normais desde 1840, e estes foram durante mais de cem anos, responsáveis pela formação de professores, à época chamados normalistas. Com uma história construída e consolidada no cotidiano das Faculdades e Centros de Educação do país, o curso de graduação em Pedagogia, nos anos 90, emergiu como o principal lócus da formação docente dos educadores para atuar na Educação Básica: na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Dentro desse escopo, a formação dos profissionais da educação, no Curso de Pedagogia, constitui reconhecidamente um dos principais requisitos para o desenvolvimento da educação básica no país. O que nos causou estranheza foi perceber que no interior das instituições de ensino os profissionais pedagogos ainda sejam pouco reconhecidos, valorizados e até mesmo respeitados no que concerne às contribuições educacionais que podem dar. Tal percepção se deve ao estudo observatório realizado no Estado do Paraná, que incorporou ao seu quadro de profissionais concursados (em 2005), após 14 anos, profissionais pedagogos formados, que relatam ter tido muitas dificuldades no exercício da sua profissão no interior dos espaços escolares, em função de uma certa negação do conhecimento teórico destes, criando-se assim, espaços de rivalidades, disputas que não condizem com a atuação de educadores comprometidos com o ensino de qualidade e reflexivo.

Palavras-chave: História da pedagogia. Pedagogo. Formação. atuação.

Downloads 2672  2672  Tamanho do arquivo 136.29 KB  Plataforma Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT  Site http://www.ie.ufmt.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Paulo Freire e as novas tendências da educação Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
AMPOS, Judas Tadeu de

Em face das modificações que vêm ocorrendo na educação, tanto pela mudança do paradigma dominante como pelas novas exigências expressas nos objetivos escolares, outras tendências educacionais estão se configurando. As ideologias que tiveram grande impacto no ensino brasileiro ao longo da maior parte do século XX estão sendo renovadas para se adaptar às novas necessidades políticas e econômicas. E, para esta renovação, o pensamento educacional de Paulo Freire oferece uma contribuição muito importante e original. Este é o assunto deste trabalho, que através da analise das diversas tendências que prevaleceram nas escolas brasileiras e das que agora estão surgindo, procura levar à compreensão da atualidade das ideias desse educador para as políticas públicas que começam a se apresentar.

Palavras-chave: Paulo Freire. Políticas educacionais. Novas tendências.

Downloads 5774  5774  Tamanho do arquivo 91.36 KB  Plataforma Revista E-Curriculum  Site http://www.pucsp.br/ecurriculum
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
LIBÂNEO, José Carlos

Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB.

Palavras-chave: Pedagogia. Prática social. Formação de professores. LDB.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Pedagogia e Tecnologia: a comunicação digital no processo pedagógico Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CATAPAN, Araci Hack; FIALHO, Francisco Antonio Pereira

A proeminência das tecnologias de comunicação e informação na vida cotidiana das pessoas tem despertado o interesse singular dos profissionais da educação no sentido de construir e utilizar a potencialidade desses recursos no trabalho pedagógico. Esse desafio tem gerado inúmeros projetos e produtos e as mais diversificadas formas de aplicação. Propor a exploração da TACD, particularmente como mediação no processo pedagógico, implica entendê-la não apenas numa relação bilateral, aluno/computador, mas no sentido de uma relação multidimensional, em que os sujeitos geram, nos processos de interação mediados pela Tecnologia Avançada de Comunicação Digital, um outro lugar, uma rede de representações que ao se constituir subverte os padrões de aprendizagem preestabelecidos nos modelos tradicionais. As novas formas de comunicação colocam um novo modo do saber, um novo processo de construção do conhecimento. O propósito deste estudo é verificar a interrelação entre tecnologia e pedagogia, e na dinâmica de suas implicações construir indicadores pedagógicos de caráter geral para mediação em TACD no processo pedagógico.

Palavras-chaves: Cibercultura. Pedagogia. Tecnologia. Comunicação digital.


Downloads 1356  1356  Tamanho do arquivo 91.36 KB  Plataforma VIII Congresso Internacional de Educação a Distânc  Site http://www.abed.org.br/congresso2001/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas atuais da educação Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GADOTTI, Moacir

O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação. Nesse contexto, as perspectivas para a educação são otimistas. A pergunta que se faz é: qual educação, qual escola, qual aluno, qual professor? Este artigo busca compreender a educação no contexto da globalização e da era da informação, tira consequências desse processo e aponta o que poderá permanecer da "velha" educação, indicando algumas categorias fundantes da educação do futuro.

Palavras-chave: Política educacional. Globalização e ensino. Educação e sociedade.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Piaget: Notas para uma Teoria Construtivista da Inteligência Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
LAJONQUIÈRE, Leandro de

Constata-se que boa parte dos comentadores da obra de Piaget afirma que a inteligência é originariamente de natureza individual e que, portanto, a socialização seria o efeito de um processo de evolução cognitiva. Essa interpretação substancializa a inteligência, recorre a explicações reducionistas e considera o processo de construção epistêmica como uma simples atualização de possíveis cognitivos pré-formados. Uma série de investigações tem sugerido a existência de uma interdependência causal entre as dinâmicas sociais e o desenvolvimento cognitivo, o que nos alerta a respeito da necessidade de rediscutir o estatuto da interação.

Palavras-chave: Jean Piaget. Inteligência. Interação. Construtivismo.

Downloads 2006  2006  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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