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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Material Teórico Impresso para o Curso de Formação de Tutores para EaD: uma experiência de produção Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRANCO, Eguimara Selma; BARROS, Gilian Crisitina; MOURA, Leda maria Corrêa

As ações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR) na modalidade a distância aconteceram de forma processual, pois era necessário definição de critérios e concepções para que se pudesse implantar a modalidade na formação continuada de profissionais da educação. A partir de 2006 passaram a ser implementadas ações para a realização de cursos a distância com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma condição apresentada para a oferta de cursos de formação continuada na modalidade a distância foi a existência de material impresso, pois, além da familiaridade, o material impresso apresenta facilidade para transporte e utilização, devido as possibilidades de anotações e consultas a qualquer tempo. A escrita da primeira versão do material impresso teve como ponto de partida a versão preliminar do documento base para a EaD na Seed/PR, onde estão indicados a concepção de educação, os perfis dos envolvidos (aluno, tutor, autor), as características do material impresso para EaD e o fluxo de trabalho na EaD. Além disso, também foi definida a estrutura do curso e dos textos. O curso foi organizado em cinco módulos, os conteúdos tratados foram: definição, breve histórico e legislação da EaD no Brasil; familiarização do ambiente e-escola; aspectos da tutoria; as mídias na EaD; e avaliação na EaD. Com relação à estrutura dos textos, estes teriam: título; epígrafe; apresentação contendo objetivos, carga-horária e conteúdos; texto intercalado com questionamentos para reflexões; indicações de leituras complementares; e referências bibliográficas. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar como se deu o processo de produção do material teórico para o I Curso de Formação de Tutores para EaD da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR).

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Produção de materiais.

Downloads 3470  3470  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universaidade Tuiuti, Curitiba-PR  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!EJA: a inclusão digital traçando caminhos para a inclusão social Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SILVA, Walcyranya Alves da; SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida; SILVA, Rebeca Maria da; SILVA, Eliane Maria da; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima; SANTANA, Lucas de Lima; SILVA, Silvio Profirio da; TENÓRIO, Alexandro Cardoso

Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma oficina de informática, realizado em uma Escola Municipal participante do PEA, na perspectiva de incluí-los digitalmente e, por conseguinte, socialmente.

Palavras-Chave: EJA. Inclusão digital. Inclusão social.

Downloads 3717  3717  Tamanho do arquivo 486.04 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!As contradições expressas nos discursos sobre inclusão/exclusão Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de

O presente artigo pretende discutir como práticas contraditórias são encontradas em discursos informais de uma turma de pós-graduação, cujo tema de estudo era inclusão e exclusão. A defesa pelo estudo crítico de tal assunto, embora permeasse as pesquisas de todos os membros da turma analisada, não se apresentou condizente com a postura destes frente ao Outro, ao diferente. O artigo estrutura-se em três partes: a primeira trata de conceitos contraditórios acerca das desigualdades raciais no Brasil, demonstrando que o discurso sobre igualdade, diisseminado pelo mito da democracia racial, sofreu “atualizações” por meio, sobretudo, dos estudos acadêmicos, que associam constantemente a desigualdade estrutural do país ao conflito de classes e não ao racial. A segunda parte trata das falácias argumentativas em que ora a inclusão é defendida e ora veementemente combatida, sem a explicitação dos critérios. A terceira parte, dividida em dois sub-tópicos, apresenta o perfil da turma analisada, o diálogo apontado neste artigo como preconceituoso e sua micro-análise discursiva. No primeiro subtópico discute-se sobre alguns aspectos evidenciados na postura dos participantes: a crítica feita ao “politicamente correto” como sendo uma “polícia do pensamento” e não uma forma de reconhecimento de que a linguagem reproduz preconceitos e, portanto, precisa ser combatida; a atitude de alguns dos presentes no evento que se incomodaram com a manifestação preconceituosa, mas preferiram ou aguardar uma tomada de atitude de outrem ou resignar-se em seus estigmas. O segundo sub-tópico, embasado nos estudos de van Dijk (2000; 2008), analisa que o racismo manifestado por meio do discurso obedece a estruturas rígidas que também são evidenciadas no diálogo em questão. Deste modo, a conclusão aponta para a necessidade constante de se estudar tais discursos como forma de combate ao racismo, sobretudo porque o campo da educação pode ser o responsável pela reprodução ou superação de práticas discriminatórias.

Palavras-chave: Discurso. Inclusão/exclusão. Racismo. Desigualdade.

Downloads 3806  3806  Tamanho do arquivo 79.98 KB  Plataforma VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_268.pdf
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por esc Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
BOTO, Carlota

Este artigo discorre sobre como, a partir da Idade Moderna, estrutura-se um projeto político e pedagógico que, como tal, contribuiu para formar hábitos culturais da civilização ocidental. Pretende-se estudar a estrutura da escola à luz de uma caracterização sócio-histórica que preside o debate contemporâneo sobre o tema. A forma com que a escola moderna vem a público dá a ver determinadas concepções de espaço e de tempo, além de um ritual cotidiano, que se apresentam como portas de entrada para a cultura letrada. De alguma maneira, tratava-se de tornar a escola um instrumento de conformação e confirmação de hábitos, valores, crenças e saberes considerados prescritos pela vida moderna ocidental.

Palavras-chave: Educação. Escola. Pedagogia. Instrução. História.

Downloads 3861  3861  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Grupo Escolar Mendes Gonçalves: Vicissitudes de Vida Material da Instituição no Antigo Sul de Mato G Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
TREVIZAN, Marcio; BRAZIL, Maria do Carmo

A presente comunicação foi gerada da vasta documentação existente nos arquivos locais, cujo conteúdo evidencia aspectos da organização do espaço físico e material do grupo escolar Mendes Gonçalves localizado na cidade de Ponta Porã (MS) como reflexo da realidade educacional nas primeiras décadas do século 20. Materiais didáticos e mobiliários identificados ou arrolados em diários de classe, atas do governo do Estado, livro de registros geral do almoxarifado da Instrução Pública de Mato Grosso permite contribuir para a escrita de parte da história da educação na região. A leitura desse material descortinam os significativos, os desafios materiais e práticos no processo de escolarização enfrentados por professores e alunos dos grupos escolares do Brasil, em geral, e do Grupo Escolar Mendes Gonçalves, em particular. Com relação a configuração do espaço escolar, foi possível apurar que o edifício foi construído pela iniciativa privada, Empresa Matte Larangeira, e foi doado ao Estado de Mato Grosso no ano de 1924. A estrutura física foi erguida em 9 de fevereiro de 1927 pelo então presidente do Estado de Mato Grosso, Mario Correa da Costa por meio do Decreto n. 752 com o nome de Mendes Gonçalves em homenagem ao presidente da referida empresa doadora do edifício. Os dados levantados dão conta de que o Grupo Escolar contava, à época, com quatro salas de aulas, cujos equipamentos, instalações e mobiliário foram remetidos de São Paulo, juntamente com o material didático e escolar fornecido pelo Almoxarifado Geral da Instrução Publica. O material analisado deixa pista de que a trajetória do Grupo Mendes Gonçalves foi marcada pela constante falta de material escolar e pela carência de professores habilitados para o ensino. Observamos também as marcas evidentes do parco investimento financeiro da parte do Estado de Mato Grosso no povoado de Ponta Porã. Tal realidade é atestada pelo jornal O Progresso de 18 de maio de 1924, quando menciona explicitamente que ‘Ponta Porã nada tem em melhoramentos de ordem material, devido a iniciativa do Governo do Estado.’ Dessa breve consideração sobre o Grupo Escolar Mendes Gonçalves esperamos contribuir para o avanço dos estudos históricos da escola mato grossense.

Downloads 4064  4064  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educ  Site http://www.clbhe.ufma.br/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A principais tendências pedagógicas na prática escolar brasileira e seus pressupostos de aprendizage Popular Versão: html
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
SILVA, Delcio Barros da

O artigo apresenta uma síntese das Tendências Pedagógicas Liberais, Progressistas e Pós-LDB 9394/96 e suas aplicações no ensino da Língua Portuguesa.

Palavras-chave: Tendências pedagógicas. Língua portuguesa.

Downloads 4075  4075  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFSM  Site http://www.ufsm.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação do Pedagogo  Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
NAUFFAL, Carlos Rocha e Sérgio Nauffal; PURIFICAÇÃO, Ivonélia da

Este texto apresenta uma experiência de aplicação do uso das tecnologias da informação e da comunicação na formação do pedagogo. O trabalho foi desenvolvido com graduandos do primeiro ano do curso de Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná com o seguinte encaminhamento: estudo teórico sobre projeto de hipertextos, coleta e análise de sites educacionais sob o ponto de vista técnico e pedagógico e elaboração de site educacional. Destacamos, a reflexão teórico-prática do uso das tecnologias no contexto educacional.

Palavras-chave: Tecnologias. Informação. Comunicação. Educação. Pedagogia.

Downloads 4093  4093  Tamanho do arquivo 27.87 KB  Plataforma Rede Iberoamericana de Informática Educativa - RIB  Site http://lsm.dei.uc.pt/ribie/pt/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Paulo Freire e as novas tendências da educação Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
AMPOS, Judas Tadeu de

Em face das modificações que vêm ocorrendo na educação, tanto pela mudança do paradigma dominante como pelas novas exigências expressas nos objetivos escolares, outras tendências educacionais estão se configurando. As ideologias que tiveram grande impacto no ensino brasileiro ao longo da maior parte do século XX estão sendo renovadas para se adaptar às novas necessidades políticas e econômicas. E, para esta renovação, o pensamento educacional de Paulo Freire oferece uma contribuição muito importante e original. Este é o assunto deste trabalho, que através da analise das diversas tendências que prevaleceram nas escolas brasileiras e das que agora estão surgindo, procura levar à compreensão da atualidade das ideias desse educador para as políticas públicas que começam a se apresentar.

Palavras-chave: Paulo Freire. Políticas educacionais. Novas tendências.

Downloads 4150  4150  Tamanho do arquivo 91.36 KB  Plataforma Revista E-Curriculum  Site http://www.pucsp.br/ecurriculum
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Andragogias novas possibilidades no ensino do terceiro grau Popular Versão: 
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
GIANCATERINO, Roberto

Os trabalhadores, conscientes do valor da educação para a construção de uma cidadania ativa e para uma formação contemporânea, "tomam" o ensino superior como lugar de desenvolvimento humano e profissional. A rigor, uma vez e quando superadas as funções de reparação e de equalização, estas iniciativas deverão encontrar seu mais marcante perfil: a função qualificadora. Diante da emergência do novo paradigma, voltado para a totalidade dos fenômenos da atualidade (ciência e tecnologia) muito se tem a fazer para que a didática atenda às exigências de educação no terceiro milênio. Dessa forma, o presente artigo objetiva descrever a andragogia como nova possibilidade de ensino no terceiro grau. Os resultados apontam que, para tanto, deve-se considerar o cotidiano e a vivência do aluno adulto.

Palavras-chave: Andragogia. Adulto. Ensino Superior. Didática.

Downloads 4362  4362  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma São Bernardo do Campo - SP  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Indisciplina, Incivilidade e Cidadania na Escola Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GARCIA, Joe

Este artigo discute algumas relações entre indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. Inicialmente abordamos algumas questões sobre disciplina e educação, e exploramos a noção de indisciplina como um modo de ruptura nas relações edagógicas. A seguir discutimos a oção de incivilidade, recorrendo ao pensamento do sociólogo francês Bernard Charlot. Buscamos traçar uma relação entre incivilidade e indisciplina na escola. Também abordamos o conceito de cidadania, explorando alguns dos seus significados no cenário educacional. Ao final, analisamos a possibilidade das incivilidades estarem a comunicar algo ao projeto educacional, civilizatório das escolas, e recorremos à noção de reconhecimento, a qual nos parece promissora para avançar as noções de cidadania, respeito, civilidade, educação e disciplina nas escolas.

Palavras-chave: Educação. Indisciplina. Incivilidade. Cidadania.


Downloads 4372  4372  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista ETD - Educação Temática Digital  Site http://www.nead.unama.br
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