Categoria: Pedagogia Artigos |
Políticas Públicas e Gestão Democrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CONTI, Celso Conti; LUIZ, Maria Cecília
A profundidade das mudanças no capitalismo a partir de meados do século 20 produziu um novo modo de vida total, que abrange tanto os padrões de comportamento social quanto às relações entre o capital, o trabalho e o Estado. Organismos internacionais foram criados para orquestrar o processo de mudanças na agenda das Nações-Estado de todo o mundo, inclusive no campo da educação, que passa a ser vista como prioritária, justificando-se a necessidade de um novo pacto social, implicando na participação da sociedade como um todo. No Brasil, leis federais, estaduais e municipais consagram o princípio da “gestão democrática”. É preciso, contudo, verificar como esses princípios têm sido traduzidos na prática. Com esse propósito, o texto se propõe a analisar a atuação do conselho de escola no sistema de ensino de São Carlos/SP, com o objetivo de identificar as possibilidades de participação da comunidade na escola. Para a análise, utilizamos um conjunto de depoimentos dos conselheiros das escolas municipais e, como resultado, identificamos dois importantes obstáculos ao funcionamento democrático do conselho de escola: um relacionado à paridade e partilha do poder, outro à representatividade.
Palavras-chave: Conselho de escola. Gestão democrática. Políticas públicas. Sistema municipal de ensino.
|
1368 56.57 KB Revista Educação: Teoria e Prática http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Reuven Feuerstein: “Experiência de Aprendizagem Mediada: Um salto para modificabilidade cognitiva es  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
TURRAL, Neide Catarina
O objetivo, neste artigo, é demonstrar a contribuição de Reuven Feuerstein para a Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM – a qual contribui para que sujeitos mediados se tornem capazes de superar limites na apreensão e na resolução de problemas, frente às demandas da contemporaneidade. A EAM, por meio dos critérios de mediação adotados – intencionalidade/reciprocidade, significado e transcendência – possibilita flexibilização para a mudança. Esses critérios apresentam características de mediação que possibilitam potencializar, nos sujeitos mediados, o desenvolvimento de modificabilidade estrutural cognitiva que se constitui na capacidade potencial do ser humano de transformar e de transformar-se, de ressignificar conhecimentos, conceitos, habilidades e atitudes.
Palavras-chave: Experiência de Aprendizagem Mediada. Modificabilidade. Intencionalidade. Significado.
|
1294 1.44 MB Educere et Educare - Revista de Educação http://e-revista.unioeste.br/index.php |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
SPOSITO, Marilia Pontes
O artigo realiza ba lanço da pesquisa sobre as relações entre violência e es cola no Brasil, após 1980. Exami na os raros diagnósticos quantitativos em torno do tema e a produção discente (dissertações e teses) na pós-graduação em Educação, no mesmo período. Apesar de ain da ser incipiente, a produção já traça um quadro im portante do fenômeno no Brasil, mostrando as principais modalidades: ações contra o patrimônio – depredações, pichações – e formas de agressão in terpessoal, sobretudo entre os próprios alunos.Duran te esse período a violência em meio escolar tanto foi examina da como decorrência de um conjunto significativo de práticas escolares inadequadas, quanto foi investigada como um dos aspectos que caracterizam a vi olência na sociedade contem po râ nea. Nesse último enfoque, parte dos trabalhos pesquisou a dinâmica de funcionamento de escolas situadas em áreas sob a influência do tráfico de drogas ou do crime organizado e um pequeno conjunto buscou entender o comportamento dos alunos como uma forma de sociabilidade marca da pelas agressões e pequenos delitos, caracterizada como incivilidade, que se origina na crise do processo civilizatório da sociedade contemporânea.
Palavras-chave:Violência escolar. Pesquisas. Brasil.
|
742 134.72 KB Educação e Pesquisa http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Transdisciplinaridade: A articulação entre a teoria e a prática no trabalho pedagógico  |
Versão: DOC Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade
O presente artigo tem como objetivo divulgar um processo concreto de ampliação na formação acadêmica realizado com bases transdisciplinares e exercitado pelos alunos nas faculdades Radial, campus de Curitiba, através do Projeto de Iniciação Científica (PIC). Ampliar a formação acadêmica, objeto deste trabalho, significa buscar dentro de uma realidade acadêmica existente, construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implantação de projetos de pesquisa em face das suas condições materiais, considerando para isso a transdisciplinaridade, que apresenta por meio de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processo pedagógico.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Trabalho. Conhecimento.
|
10964 94.50 KB Faculdade Estácio - Radial de Curitiba http://www.radialcuritiba.edu.br/ |
|