Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Práticas interdisciplinares Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
POMBO, Olga

É objectivo deste texto descrever e caracterizar as práticas interdisciplinares que, hoje em dia, são utilizadas na investigação científica. Nesse sentido, apresenta-se uma categorização dos novos arranjos disciplinares (ciências de fronteira, interdisciplinas e interciências) e uma tipologia das diversas práticas de investigação interdisciplinar que a ciência hoje mobiliza (práticas de importação, cruzamento, convergência, descentração e comprometimento). A título exemplar, o estatuto disciplinar das ciências cognitivas é estudado com algum detalhe.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Epistemologia. Ciências de fronteira. Interdisciplinas. Interciências. Ciências cognitivas. Práticas interdisciplinares. Importação. Cruzamento. Convergência. Descentração. Comprometimento.

Downloads 1331  1331  Tamanho do arquivo 122.77 KB  Plataforma Revista Sociologias  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
PELOZO, Rita de Cássia Borguetti

O presente trabalho procura evidenciar a importância da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado enquanto mediação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Nos dias atuais, a conciliação entre teoria e prática torna-se imprescindível na formação do futuro docente, permitindo a construção da Práxis Pedagogia.

Palavras-chave: Estágio. Teoria. Prática.

Downloads 10380  10380  Tamanho do arquivo 72.66 KB  Plataforma Revista Científica Eletrônica de Pedagogia   Site http://www.revista.inf.br/pedagogia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Políticas Públicas e Gestão Democrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CONTI, Celso Conti; LUIZ, Maria Cecília

A profundidade das mudanças no capitalismo a partir de meados do século 20 produziu um novo modo de vida total, que abrange tanto os padrões de comportamento social quanto às relações entre o capital, o trabalho e o Estado. Organismos internacionais foram criados para orquestrar o processo de mudanças na agenda das Nações-Estado de todo o mundo, inclusive no campo da educação, que passa a ser vista como prioritária, justificando-se a necessidade de um novo pacto social, implicando na participação da sociedade como um todo. No Brasil, leis federais, estaduais e municipais consagram o princípio da “gestão democrática”. É preciso, contudo, verificar como esses princípios têm sido traduzidos na prática. Com esse propósito, o texto se propõe a analisar a atuação do conselho de escola no sistema de ensino de São Carlos/SP, com o objetivo de identificar as possibilidades de participação da comunidade na escola. Para a análise, utilizamos um conjunto de depoimentos dos conselheiros das escolas municipais e, como resultado, identificamos dois importantes obstáculos ao funcionamento democrático do conselho de escola: um relacionado à paridade e partilha do poder, outro à representatividade.

Palavras-chave: Conselho de escola. Gestão democrática. Políticas públicas. Sistema municipal de ensino.

Downloads 1289  1289  Tamanho do arquivo 56.57 KB  Plataforma  Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Reuven Feuerstein: “Experiência de Aprendizagem Mediada: Um salto para modificabilidade cognitiva es Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
TURRAL, Neide Catarina

O objetivo, neste artigo, é demonstrar a contribuição de Reuven Feuerstein para a Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM – a qual contribui para que sujeitos mediados se tornem capazes de superar limites na apreensão e na resolução de problemas, frente às demandas da contemporaneidade. A EAM, por meio dos critérios de mediação adotados – intencionalidade/reciprocidade, significado e transcendência – possibilita flexibilização para a mudança. Esses critérios apresentam características de mediação que possibilitam potencializar, nos sujeitos mediados, o desenvolvimento de modificabilidade estrutural cognitiva que se constitui na capacidade potencial do ser humano de transformar e de transformar-se, de ressignificar conhecimentos, conceitos, habilidades e atitudes.

Palavras-chave: Experiência de Aprendizagem Mediada. Modificabilidade. Intencionalidade. Significado.

Downloads 1206  1206  Tamanho do arquivo 1.44 MB  Plataforma  Educere et Educare - Revista de Educação  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Quando a Violência Infanto-juvenil indaga a Pedagogia Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
ARROYO, Miguel González

Este texto se propõe a levantar algumas indagações que vêm de um dos traços mais inquietantes da contemporaneidade: a violência, e de maneira particular a violência infanto-juvenil. Esta incomoda e indaga a sociedade e a Pedagogia, as pesquisas, a reflexão teórica e o fazer educativos. Focalizo alguns pontos: a categoria violentos estaria se impondo como um novo parâmetro segregador na sociedade e nas escolas? Estariam em questão os avanços havidos na conformação do público e da escola como espaço público? As reações à violência estariam mostrando a fragilidade da proclamação da educação como direito de todos? E a fragilidade do reconhecimento da infância-adolescência como sujeitos de direitos? Destaco que as reações à violência infanto-juvenil repõem a tradicional disputa pelo imaginário sobre o povo e sobre a infância adolescência populares. De cada um desses traços chegam indagações para a Pedagogia.

Palavras-chave: Educação. Infância. Adolescência. Violência. Direitos.

Downloads 739  739  Tamanho do arquivo 95.26 KB  Plataforma Revista Educação e Sociedade  Site http://www.cedes.unicamp.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Qual pedagogia para alunos em dificuldade escolar? Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CRAHAY, Marcel

Repetir o ano não ajuda os alunos com dificuldades. Numerosas pesquisas sobre os efeitos da repetência mostram que, em regra geral, os alunos fracos que recomeçam o mesmo ano progridem menos que os alunos fracos que são promovidos. Que medidas pedagógicas são necessárias para combater o fracasso escolar? O objetivo deste artigo é proceder a uma revisão do que as pesquisas empíricas revelam sobre os procedimentos mais frequentemente mencionados como meios de obter um aperfeiçoamento pedagógico. Os primeiros dizem respeito à composição e ao manejo de turmas homogêneas e heterogêneas, de classes grandes ou pequenas, e de grupos de alunos com necessidades específicas; os segundos remetem aos dispositivos de individualização da aprendizagem ou à estratégia oposta, de aprendizagem cooperativa e tutoral; os terceiros são relativos a avaliações formativas, seguidas ou não de ações corretivas. Discutindo o conjunto dos resultados, o autor defende um redirecionamento das pesquisas pedagógicas no sentido de investigar prioritariamente os procedimentos mais genéricos, deixando para casos extremos a mobilização de dispositivos baseados num diagnóstico fino das dificuldades de aprendizagem.

Palavras-chave: Pedagogia. Repetência. Avaliação da aprendizagem. Didática.

Downloads 875  875  Tamanho do arquivo 258.72 KB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Violência e fracasso escolar: a negação do outro como legítimo outro Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SOUSA, Ana Maria Borges de

Discutir o fracasso como uma das manifestações da violência que se gesta e se legitima no interior da escola, instituição cujo papel, proclamado e desejado, é o de proporcionar aos indivíduos, que a ela têm acesso, a formação humana e a capacitação, assegurando a todos o desenvolvimento de seus potenciais e o sucesso na trama sinuosa da aprendência. É a gestão do cuidado e o reconhecimento do outro em sua legitimidade que dialogam com a temática.

Palavras chave: Violência corporeidade. Gestão do cuidado. Fracasso escolar. Ponto de Vista.

Downloads 1359  1359  Tamanho do arquivo 222.24 KB  Plataforma Revista Ponto de Vista  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Um breve balanço da pesquisa sobre violência escolar no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SPOSITO, Marilia Pontes

O artigo realiza ba lanço da pesquisa sobre as relações entre violência e es cola no Brasil, após 1980. Exami na os raros diagnósticos quantitativos em torno do tema e a produção discente (dissertações e teses) na pós-graduação em Educação, no mesmo período. Apesar de ain da ser incipiente, a produção já traça um quadro im portante do fenômeno no Brasil, mostrando as principais modalidades: ações contra o patrimônio – depredações, pichações – e formas de agressão in terpessoal, sobretudo entre os próprios alunos.Duran te esse período a violência em meio escolar tanto foi examina da como decorrência de um conjunto significativo de práticas escolares inadequadas, quanto foi investigada como um dos aspectos que caracterizam a vi olência na sociedade contem po râ nea. Nesse último enfoque, parte dos trabalhos pesquisou a dinâmica de funcionamento de escolas situadas em áreas sob a influência do tráfico de drogas ou do crime organizado e um pequeno conjunto buscou entender o comportamento dos alunos como uma forma de sociabilidade marca da pelas agressões e pequenos delitos, caracterizada como incivilidade, que se origina na crise do processo civilizatório da sociedade contemporânea.

Palavras-chave:Violência escolar. Pesquisas. Brasil.

Downloads 666  666  Tamanho do arquivo 134.72 KB  Plataforma Educação e Pesquisa  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Transdisciplinaridade: A articulação entre a teoria e a prática no trabalho pedagógico Popular Versão: DOC
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade

O presente artigo tem como objetivo divulgar um processo concreto de ampliação na formação acadêmica realizado com bases transdisciplinares e exercitado pelos alunos nas faculdades Radial, campus de Curitiba, através do Projeto de Iniciação Científica (PIC). Ampliar a formação acadêmica, objeto deste trabalho, significa buscar dentro de uma realidade acadêmica existente, construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implantação de projetos de pesquisa em face das suas condições materiais, considerando para isso a transdisciplinaridade, que apresenta por meio de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processo pedagógico.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Trabalho. Conhecimento.

Downloads 10884  10884  Tamanho do arquivo 94.50 KB  Plataforma Faculdade Estácio - Radial de Curitiba  Site http://www.radialcuritiba.edu.br/
Avaliação: 10.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas Ciências Sociais Popular Versão: PDF
Atualização:  26/10/2011
Descrição:
FRIGOTTO, Gaudêncio.

Esse ensaio tem como objetivo demarcar alguns aspectos que as análises não têm enfatizado suficientemente ao abordar a questão da interdisciplinaridade. Trata-se de apreender a interdisciplinaridade como uma necessidade e como problema. A questão da interdisciplinaridade, ao contrário do que se tem enfatizado, especialmente no campo educacional, não é, sobretudo, uma questão de método de investigação e nem de técnica didática, ainda que se manifeste enfaticamente neste plano. A questão da interdisciplinaridade se impõe como necessidade e como problema fundamentalmente no plano material histórico cultural e no plano epistemológico.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Totalidade. Ciências Sociais.

Downloads 750  750  Tamanho do arquivo 382.61 KB  Plataforma Ideação - Rev Centro de Ed e Letras -v.10-n1-p. 41  Site http://www.latindex.unam.mx/buscador/ficRev.html?folio=15426&opcion=1
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 (14) 15 16 17 18 »