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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Conselho Escolar - a participação construindo a gestão democrática na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
MAFASSIOLI, Andréia da Silva

O presente trabalho relata a experiência de formação continuada realizada com os conselheiros escolares de uma Rede Pública Municipal de Ensino. Os momentos de formação foram planejados, visando o fortalecimento da gestão democrática, esclarecendo aos segmentos pais, alunos, professores e funcionários as funções do Conselho Escolar, a importância da participação na tomada de decisão sobre questões administrativas, pedagógicas e financeiras e o aprofundamento de temáticas educacionais tais como Inclusão social, Ensino Fundamental de 09 anos, superação do fracasso escolar, entre outras que permeiam os Projetos Político-Pedagógicos das instituições de ensino.

Palavras-chave: Conselho escolar. Participação. Gestão democrática.

Downloads 11132  11132  Tamanho do arquivo 163.30 KB  Plataforma Associação Nacional de Política e Administração da  Site http://www.isecure.com.br/anpae/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Computador/internet como instrumentos de aprendizagem: uma reflexão a partir da abordagem psicológic Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FREITAS, Maria Teresa de Assunção

Discuto como a teoria histórico‐cultural, por meio de seus conceitos básicos, permite pensar o computador /internet como instrumentos de aprendizagem. Inicialmente, situo a escola refletindo sobre suas dificuldades para a incorporação do computador/internet à prática pedagógica. Apresento, em seguida, uma reflexão teórica compreendendo o papel mediador exercido por essa tecnologia que se constitui, ao mesmo tempo como instrumento tecnológico e simbólico.

Palavras-chave: Escola. Computador/internet. Instrumentos de aprendizagem.

Downloads 2297  2297  Tamanho do arquivo 270.12 KB  Plataforma 2o Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Compre um kit neoliberal para a Educação Infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um pro Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ARCE, Alessandra

O objetivo deste artigo é contribuir para a reflexão sobre a formação do professor de educação infantil na atualidade. Para tanto parte-se de uma revisão da bibliografia, que tem alertado para as interfaces do neoliberalismo e do pós-modernismo com as políticas educacionais e, em especial, as políticas de formação de professores. São analisados, enquanto norteadores da implementação do ideário neoliberal no campo da formação de professores da educação infantil, os documentos produzidos pelo MEC como Referências tanto para a formação de professores como para delimitar conhecimentos a serem trabalhados na educação de 0 a 6. Conclui-se que as tendências deste processo são o aligeiramento da formação de professores, a gradativa perda de controle dos mesmos sobre seu exercício profissional e a transformação das salas de educação infantil em laboratórios de implementação dos ideários pedagógicos, afinados com o neoliberalismo e o pós-modernismo.

Palavras-chave: Educação infantil. Formação de professores. Neoliberalismo. Pós-modernismo. Políticas educacionais.

Downloads 882  882  Tamanho do arquivo 240.52 KB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Competência Docente na Perspectiva de Paulo Freire Popular Versão: pdf
Atualização:  10/5/2012
Descrição:
VASCONCELLOS, Celso dos S.

Este artigo desenvolve uma reflexão sobre a competência docente na perspectiva freireana a partir de alguns eixos temáticos particularmente significativos em sua obra: educação, conhecimento, liberdade, projeto/política, formação e amor. Contrapõe-se à visão reducionista de competência, de viés neoliberal. Procura resgatar alguns elementos nucleares da obra de Paulo Freire relacionados à temática da competência docente.

Palavras-Chave: Paulo Freire. Competência. Educação Libertadora. Amor.

Downloads 1953  1953  Tamanho do arquivo 172.77 KB  Plataforma Revista de Educação AEC  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Como incluir? O debate sobre o preconceito e o estigma na atualidade Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SCHILLING, Flávia Schilling; MIYASHIRO, Sandra Galdino

O objetivo deste artigo é provocar um debate que amplie os termos habituais da discussão sobre a Educação Inclusiva. Essa discussão tem como um dos seus eixos a questão do preconceito que cerca aquele considerado “diferente”. Propõe-se, no presente artigo, que, além do preconceito, há de se considerar as formas atuais do estigma. O ponto de partida é dado pela análise já clássica de Goffman, atualizada pelas propostas de Zygmunt Bauman. Um grupo “invisível” — pois cercado pelo segredo — que freqüenta as salas escolares, é aquele formado por crianças e jovens que vivem — ou viveram — o encarceramento de um dos progenitores. No Brasil, o “estigma”, associado aos filhos de presidiários, tem origem no século XIX, por meio da penetração de teorias criminais, originárias em grande parte da Europa, das políticas eugenista e higienista. O discurso educacional se apropriou dessas concepções e, ao longo de décadas, despendeu esforços no sentido de tentar recuperar indivíduos já “viciados geneticamente” ou influenciados pelo meio familiar e social. Esse foi o grupo estudado para compreender como operam com o estigma que os cerca e que se concretiza na maneira como suas imagens são fixadas e amalgamadas às figuras criminosas de seus pais. Como resultado, vêm-se vidas marcadas pela ambivalência: emergem as figuras dos “indefiníveis”, dos “estranhos”. Como lidar com esse grupo em uma proposta inclusiva? Quais são as possibilidades e os limites da ação educativa em uma sociedade na qual o estigma parece se reatualizar? Essas são algumas reflexões que este artigo pretende introduzir.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Filhos de presidiários. Estigma. Direitos Humanos. Preconceito.

Downloads 1011  1011  Tamanho do arquivo 91.72 KB  Plataforma Educação e Pesquisa  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Caminhos e Descaminhos da Educação do Campo: Um Projeto de Intervenção Político-Pedagógico no Contex Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
NASCIMENTO, Claudemiro Godoy do

Este artigo pretende abordar a problemática da educação do campo no Brasil, bem como, no estado de Goiás. As discussões e os debates que aqui se levantam iniciaram-se na década de 90 e até hoje poucas conquistas foram alcançadas pela sociedade civil organizada. O texto quer ser um instrumento de debate e de memória, a fim de problematizar os debates que vêm ocorrendo nestes últimos tempos. Sabe-se que os movimentos sociais do campo são os grandes protagonistas deste debate e que somente a partir de 2002 iniciou-se um olhar mais concreto por parte do Estado. Todas as alternativas se levantam por meio de uma luta intensa realizada pelos próprios sujeitos desse processo, a saber: os próprios lavradores e lavradoras.

Palavras-chave: Educação do campo. Pedagogia. Movimentos sociais.

Downloads 790  790  Tamanho do arquivo 171.76 KB  Plataforma Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação e   Site http://www.fja.edu.br/praxis/praxis_02/index.htm
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Bullying: comportamento agressivo entre estudantes Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LOPES NETO, Aramis A.

O objetivo é alertar sobre a alta prevalência da práticade bullying entre estudantes, conscientizando-os da importância de sua atuação na prevenção, diagnóstico e tratamento dos possíveis danos à saúde e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, além da necessidade em orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais freqüente de violência juvenil. Foram acessados bancos de dados bibliográficos e páginas de relevância na Internet, identificando-se artigos e textos recentes sobre o tema. O comportamento agressivo entre estudantesé um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e frequentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos. Estudos realizados nas 2 últimas décadas demonstraram que a sua prática pode ter conseqüências negativas imediatas e tardias para todas as crianças e adolescentes direta ou indiretamente envolvidos. A adoção de programas preventivos continuados em escolas de educação infantil e de ensino fundamental tem demonstrado ser uma das medidas mais efetivas na prevenção do consumo de álcool e drogas e na redução da violência social. A prevenção do bullying entre estudantes constitui-se em uma necessária medida de saúde pública, capaz de possibilitar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, habilitando-os a uma convivência social sadia e segura.

Downloads 1357  1357  Tamanho do arquivo 178.68 KB  Plataforma Jornal de Pediatria  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Avaliação da Aprendizagem Escolar: do Instrumento de Coerção às Práticas Avaliativas Emancipadoras Popular Versão: pdf
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
PEREIRA, R. F. P. G.

Em uma concepção progressista de educação, a avaliação é condição intrínseca para que se obtenha um processo de ensino e aprendizagem de qualidade. Para tanto ela deve ser diagnóstica, contínua, formadora. Porém, nas escolas, apesar de haver uma proposta voltada para a formação de um aluno crítico e cidadão, a avaliação ainda está aquém de cumprir com tal objetivo. Ao analisar a proposta curricular, percebe-se uma seleção de conteúdos e metodologia voltados para uma pedagogia progressista, mas a avaliação colocada em prática ainda percorre uma educação seletiva e fragmentada. Torna-se necessária, então, uma reflexão acerca da legislação vigente sobre avaliação, a concepção de educação que cumpra com a função social da escola que se quer, bem como concepções de avaliação com a função de instrumentalizar o educando para a emancipação e transformação da sociedade.

Palavras-chave: Avaliação. Professor. Conhecimento.

Downloads 29278  29278  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Adobe Reader  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Autonomia e educação: a trajetória de um conceito Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
MARTINS, Angela Maria

O conceito de autonomia tem sido construído, historicamente, no contexto de diferentes características culturais, econômicas e políticas que configuram as sociedades ao longo de seu percurso. Assim, este artigo busca desvendar, primeiramente, seu significado no âmbito do pensamento histórico, político e filosófico. A realização de um painel sobre sua construção teórica e trajetória é de fundamental importância para se discutir, em seguida, as possíveis vinculações entre o conceito e seu uso instrumental na área da educação.

Palavras-chave: Autogestão. Autonomia. Educação.

Downloads 715  715  Tamanho do arquivo 235 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Associação de Pais e Mestres: Um Pouco de História Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
BRANCO, Izabel Aurora de Souza

Este artigo tem por objetivo retomar um pouco da história do surgimento das Associações de Pais e Mestres no Brasil e os ideais de participação que a elas estava vinculado. O estudo vai limitar-se, neste primeiro momento, a fazer algumas considerações a respeito da preocupação em envolver, cada vez mais, a comunidade escolar nas questões referentes à organização e ao funcionamento das escolas.

Downloads 2690  2690  Tamanho do arquivo 313.51 KB  Plataforma Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
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