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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pedagogo no âmbito hospitalar vínculo mãe e bebê  Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
Até bem pouco tempo a educação estava restrita ao espaço escolar, hoje a pedagogia está presente em espaços diferenciados com projetos que abrangem empresas, hospitais, praças e outros ambientes com a valorização do contexto proporcionando conhecimento a uma gama maior de pessoas de maneira a promover a formação integral do educando.

Palavras-chave: Pedagogo. Hospital. Educação.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pedagogo numa perspectiva de Trabalho Coletivo na Organização Escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MACCARINI, Norma Barbosa Benedito; MARTELLI, Andréa Cristina; PINZAN, Leni Terezinha Marcelo

Este artigo considera a atuação do Pedagogo numa perspectiva do trabalho coletivo na organização escolar. Partimos do pressuposto que a identidade do Pedagogo seja a docência, embora como articulador do trabalho pedagógico assuma outras áreas de atuação: Orientação Educacional, Supervisão Educacional e Administração Escolar. Abordamos aspectos essenciais da organização escolar e da função do Pedagogo-Especialista em educação numa visão tecnicista, de fragmentação do trabalho pedagógico voltada à reprodução da sociedade capitalista. Tratamos, então, da visão progressista de educação, de trabalho coletivo, cujo objetivo é resgatar os objetivos comuns das diferentes áreas da organização escolar e o trabalho pedagógico em sua totalidade, amenizando os reflexos da divisão do trabalho, da hierarquia estabelecida por esta. Além disso, refletiremos sobre as relações de poder estabelecidas no interior das escolas e, em consequência destas, a dicotomia gerada entre a teoria e a prática. Afinal, temos uma concepção de que o objeto de trabalho do pedagogo, seja atuando como Orientador Educacional, seja como Supervisor Educacional, ou, ainda, como Administrador Escolar, é sempre o mesmo: o processo de produção do conhecimento. Embora cada função do pedagogo tenha sua especificidade, não há uma limitação desta, pois no coletivo, dado o objeto comum de trabalho, deve existir uma articulação entre as áreas específicas, pois desta resulta a compreensão da organização escolar e do trabalho pedagógico em sua totalidade.

Palavras-chave: Trabalho pedagógico. Coletivo. Pedagogo.

Downloads 8864  8864  Tamanho do arquivo 108.92 KB  Plataforma Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro  Site http://www.unicentro.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pensamento na arte e o insight na ciência: subjetividades na educação científica Popular Versão: Impressa
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; ZANON, Ângela Maria

Sugerimos, nesse artigo, uma reflexão sobre as relações existentes entre o uso de dados objetivos e de elementos subjetivos tanto no fazer científico, como no trabalho de sala de aula. A ideia vem de um objetivo maior, que é promover um debate sobre a objetividade requerida pela maioria dos cientistas, as especificidades do ser humano, e a educação científica transposta à sala de aula. Para essa reflexão fazemos uso de conceitos sugeridos pela psicanálise (livre associação, atenção flutuante), pela fenomenologia de Gaston Bachelard (intuição do instante), além do conceito de Complexo Científico, definido no texto. Apontamos para a importância de um espaço, em planos de ensino, que valoriza o uso da criatividade, pelo aluno, como importante estratégia para o trabalho do professor, tanto para o desenvolvimento do pensamento lógico inerente às ciências, como para produção do potencial para criação de visões alternativas que se constituem como novas soluções para velhos problemas.

Palavras-chave: Criatividade. Insight na ciência. Educação.

Downloads 1381  1381  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A Construção do Conhecimento Docente no Contexto A  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SAVIANI, Dermeval

Este artigo se propõe a analisar globalmente a proposta do MEC, visando responder à seguinte pergunta: Em que medida esse novo plano se revela efetivamente capaz de enfrentar a questão da qualidade do ensino das escolas de Educação Básica? Para tanto, serão considerados os seguintes pontos: 1. A configuração do PDE, procurando entender sua composição e identificar cada uma das 30 ações em que ele se desdobra; 2. Análise da singularidade do plano em confronto com os planos anteriores, em especial com o vigente Plano Nacional de Educação; 3. A singularidade do PDE diante do problema da qualidade da educação básica; 4. As bases de sustentação do plano, visando verificar o grau em que está apto a assegurar a qualidade da educação básica; 5. Finalmente, à guisa de conclusão, sugere-se um caminho para superar as limitações do PDE.

Palavras-chave: Educação brasileira. Política educacional. Plano Nacional de Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação.

Downloads 1117  1117  Tamanho do arquivo 112.11 KB  Plataforma Revista Educação e Sociedade  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Prazer de Aprender com a Informática na Educação Infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MATTEI, Claudinéia

Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a informática na educação, analisando o uso do computador, o software educativo, o papel do professor e o papel do aluno no processo ensino aprendizagem. Posteriormente, discute a utilização do computador como ferramenta de auxílio na aprendizagem infantil, analisando um trabalho realizado com trinta e oito alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato do município de Blumenau. Este trabalho consiste na apresentação de um software educacional aos alunos buscando ampliar os seus conhecimentos acerca da miscigenação das cores, possibilitando que eles mudassem a uncionalidade do próprio software. Assim, coerente com a perspectiva construtivista de educação, oportunizou-se uma participação ativa e criativa dos alunos nos seus processos de construção do conhecimento. Os resultados evelam o quanto eles interagem prazerosamente com o computador, e brincando com suas próprias ideias.

Palavras chave: Educação. Software educacional. Informática.


Downloads 1242  1242  Tamanho do arquivo 63 bytes  Plataforma Instituto Catarinense de Pós-Graduação  Site http://www.icpg.com.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O pré-vestibular comunitário: traçando caminhos para a democratização do acesso ao ensino superior Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SILVA, Aline Adriana da; SILVA, Silvio Profirio da; SILVA, Gleydson Ferreira da; FERREIRA, Marilia Gabrielle Arruda; TENÓRIO, Alexandro Cardoso

O desejo de ingressar em uma instituição de ensino superior pública mobiliza uma grande quantidade de pessoas todos os anos. Contudo, nem todas conseguem realizar essa faceta, sobretudo, os alunos provenientes de escolas públicas. Nos últimos anos, a questão do ingresso às Instituições Públicas de Ensino Superior tem sido objeto de inúmeras discussões. Tal questão engloba diversos aspectos, como, por exemplo: a defasagem da qualidade do ensino público e privado. Diante desse cenário, os alunos de escolas públicas não têm as mesmas condições de ingressar em tais instituições. Nesse contexto, surgem iniciativas com o objetivo de viabilizar esse acesso, tal como: o Pré – vestibular Comunitário.

Palavras-Chave: Sociedade. Ensino. Pré - vestibular. Democratização. Acesso.

Downloads 940  940  Tamanho do arquivo 373.97 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O processo de alfabetização da criança segundo Emilia Ferreiro Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
DUARTE, Karina; ROSSI, Karla

O artigo científico a ser apresentado relata formas tradicionais de alfabetização escolar, no qual o professor transmite seus conhecimentos aos seus alunos. Procuramos verificar como acontece o processo de alfabetização na criança, segundo a autora Emilia Ferreiro, que como pesquisadora realizou diversos estudos sobre a concepção da criança a respeito da aprendizagem da leitura escrita.

Palavras chave: Processo de alfabetização na criança, segundo Emilia Ferreiro.

Downloads 130462  130462  Tamanho do arquivo 46.13 KB  Plataforma Revista Científica Eletrônica de Pedagogia   Site http://www.revista.inf.br/pedagogia
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O professor de filosofia: o ensino de Filosofia no Ensino Médio como experiência filosófica Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
ASPIS, Renata Pereira Lima

O ensino de Filosofia para jovens na escola justifica-se se esse for o ensino de criação de conceitos que dêem conta de seus problemas. Não há cisão entre filosofia e filosofar. O ensino de Filosofia deve ser produção de filosofia como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si e ao mundo de forma original e autônoma.

Palavras-chave: Ensino. Formação. Experiência filosófica. Professor. Criação de conceitos.

Downloads 2122  2122  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Professor e o Ato de Ensinar Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BARTHOLO JÚNIOR, Roberto dos Santos; TACCA, Maria Carmen V. R.; TUNES, Elizabeth

A sala de aula é o espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares. Isso acontece em uma rede interativa complexa em que se tornam presentes e se atualizam a história de vida, as experiências e vivências de professores e alunos, além do próprio conhecimento formal. Do professor espera-se que conduza o seu grupo de alunos, buscando compreender e negociar os diferentes processos de significação que envolvem as situações de aprendizagem que planejou. Tem sido comum identificar o professor nesse papel de mediador, atribuindo a ideia à abordagem histórico-cultural. O objetivo deste texto é discutir a identificação entre ação docente e mediação, de modo a caracterizar aquilo a que corresponde, segundo nossa ótica, o trabalho desenvolvido pelo professor, tendo como foco o conceito de zona proximal de desenvolvimento. As considerações encaminham-se para o entendimento de que os conteúdos escolares somente estarão a serviço do desenvolvimento dos alunos se forem operados na conjuntura dos seus processos de significação, tendo em conta que a função primordial da educação é a de nutrir possibilidades relacionais.

Palavras-chave: Professores. Relação professor-aluno. Papel do professor. Sala de aula.

Downloads 1019  1019  Tamanho do arquivo 81.54 KB  Plataforma Cadernos de Pesquisa   Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Programa Escola de Gestores: Análise da Experiência no Estado do Paraná  Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SOUZA, Â. R. de; TEIXEIRA, M. A. P.

O artigo se propõe a analisar a experiência realizada no Estado do Paraná do programa nacional de Formação de Dirigentes Escolares – Escola de Gestores. Para tanto, o trabalho analisou os documentos propositivos do programa em âmbito nacional e cotejou os objetivos propostos por esses documentos com dados coletados em questionário aplicado aos cursistas e nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs). As conclusões mostram que o programa no Estado do Paraná alcançou, ainda que parcialmente, os objetivos de formação dos diretores no tocante ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na gestão da educação e na lida com problemas mais cotidianos das escolas públicas, porém a formação mais ampla atinente aos fundamentos do direito à educação e da gestão democrática, parece que não houve significativa apreensão dos conhecimentos trabalhados no programa.

Palavras-Chave: Escola de gestores. Gestão escolar. Diretor escolar. Políticas de formação.

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