Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Grupo Escolar Mendes Gonçalves: Vicissitudes de Vida Material da Instituição no Antigo Sul de Mato G Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
TREVIZAN, Marcio; BRAZIL, Maria do Carmo

A presente comunicação foi gerada da vasta documentação existente nos arquivos locais, cujo conteúdo evidencia aspectos da organização do espaço físico e material do grupo escolar Mendes Gonçalves localizado na cidade de Ponta Porã (MS) como reflexo da realidade educacional nas primeiras décadas do século 20. Materiais didáticos e mobiliários identificados ou arrolados em diários de classe, atas do governo do Estado, livro de registros geral do almoxarifado da Instrução Pública de Mato Grosso permite contribuir para a escrita de parte da história da educação na região. A leitura desse material descortinam os significativos, os desafios materiais e práticos no processo de escolarização enfrentados por professores e alunos dos grupos escolares do Brasil, em geral, e do Grupo Escolar Mendes Gonçalves, em particular. Com relação a configuração do espaço escolar, foi possível apurar que o edifício foi construído pela iniciativa privada, Empresa Matte Larangeira, e foi doado ao Estado de Mato Grosso no ano de 1924. A estrutura física foi erguida em 9 de fevereiro de 1927 pelo então presidente do Estado de Mato Grosso, Mario Correa da Costa por meio do Decreto n. 752 com o nome de Mendes Gonçalves em homenagem ao presidente da referida empresa doadora do edifício. Os dados levantados dão conta de que o Grupo Escolar contava, à época, com quatro salas de aulas, cujos equipamentos, instalações e mobiliário foram remetidos de São Paulo, juntamente com o material didático e escolar fornecido pelo Almoxarifado Geral da Instrução Publica. O material analisado deixa pista de que a trajetória do Grupo Mendes Gonçalves foi marcada pela constante falta de material escolar e pela carência de professores habilitados para o ensino. Observamos também as marcas evidentes do parco investimento financeiro da parte do Estado de Mato Grosso no povoado de Ponta Porã. Tal realidade é atestada pelo jornal O Progresso de 18 de maio de 1924, quando menciona explicitamente que ‘Ponta Porã nada tem em melhoramentos de ordem material, devido a iniciativa do Governo do Estado.’ Dessa breve consideração sobre o Grupo Escolar Mendes Gonçalves esperamos contribuir para o avanço dos estudos históricos da escola mato grossense.

Downloads 4398  4398  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma VIII Congresso Luso Brasileiro de História da Educ  Site http://www.clbhe.ufma.br/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Habilidades do Século XXI Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
DEMO, Pedro

O século XXI exige novas habilidades das pessoas e sociedades, em especial novas alfabetizações, que desbordam de muito as tradicionais, tal como manejar devida fluência tecnológica, em especial autoria. Aproveitando plataformas da web podemos promover o exercício da autoria, desde que saibamos usá-las como ferramentas de produção de texto. A isto deve sempre se acrescer a preocupação com o espírito crítico, em particular perante a inundação de informação na internet que já mais desinforma do que informa. Sendo a tecnologia uma dinâmica ambígua, pode servir para qualquer coisa; oferece, contudo, grandes oportunidades desde que não se perca o olhar questionador. É mesmo possível falar de uma nova esfera pública para o debate democrático, na visão de Habermas, embora seja a internet bem mais conhecida como lugar de plágio. Sobressai aí o debate de Benkler, sobre riqueza das redes, chamando a atenção para um “novo modo de produção” de estilo solidário (wikipedia, por exemplo): os colaboradores não se movem por dinheiro, mas por conta de um projeto coletivo motivador.

Palavras-chave: Habilidades. Competência. Novas tecnologias. Docente. Multi-alfabetização. Século XXI.

Downloads 723  723  Tamanho do arquivo 446.35 KB  Plataforma Boletim Técnico do Senac  Site http://www.oei.es/pdf2/habilidades-seculo-xxi.pdf
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Hipertexto e letramento midiático: os novos recursos e a função do professor de educação Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
OLIVEIRA, Francisco Santana de

Pesquisas realizadas nos últimos meses indicam que o uso de computadores, Internet e outras ferramentas no apoio à educação auxiliam o papel de professores no processo de aprendizagem dos estudantes. A soma dessas tecnologias possibilita a criação de uma nova forma de interação de informações que se interliga na rede digital e é conhecida como hipertexto. Todo esse novo recurso possibilita numa percepção de novos caminhos na aprendizagem, o que tem feito a diferença no processo educacional dos estudantes de todas as faixas etárias. Portanto, o objetivo deste trabalho é discutir não apenas a função desses novos elementos na educação, após séculos de hegemonia da cultura livresca, como também destacar o novo papel do professor a partir dessa outra instância do letramento midiático. Para tanto, a fundamentação teórica será baseada nos estudos sobre hipermídia e letramento, de inspiração descritivo‐interpretativista, amplamente divulgados no país. A conclusão aponta para o fato de que essa nova instância do letramento, por meio do uso de computadores, bibliotecas digitais, internet, entre outros, apresenta grande número de informações aos estudantes de tal forma que adquirem outras percepções sobre objetos de pesquisa e estudo e com isso agregam novos elementos ao processo de educação. Tudo isso, por sua vez, adiciona outro papel à função do professor que necessita acompanhar essas transformações para que seja possível orientar os estudantes neste novo universo de possibilidades.

Palavras-chave: Educação. Interação. Era digital. 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação.

Downloads 1989  1989  Tamanho do arquivo 256.89 KB  Plataforma 2º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação  Site http://www.ufpe.br/nehte/simposio2008/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! A tecnologia do computador como auxiliar no processo ensino-aprendizagem (2008) Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
VINCENZI, Rosiana Aparecida de Assis; SILVA, Henrique Oliveira da

Este artigo busca fazer um breve histórico a respeito do uso da tecnologia computacional como forma de promoção do ensino e estimulador da aprendizagem e como isso se torna cada vez mais presente no dia a dia da sala de aula. Procura abordar a história da tecnologia desde a escrita na época de Platão até os dias atuais com a digitalização e a internet e como isso pode beneficiar ou não o aluno na escola.

Palavras-chave: Conhecimento. Informática. Educação. Cultura. Ciência e Tecnologia.

Downloads 7080  7080  Tamanho do arquivo 93.70 KB  Plataforma Revista Synergismus scyentifica UTFPR, v. 3, n. 23  Site http://revistas.utfpr.edu.br/pb/index.php/SysScy
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Indisciplina, Incivilidade e Cidadania na Escola Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GARCIA, Joe

Este artigo discute algumas relações entre indisciplina, incivilidade e cidadania na escola. Inicialmente abordamos algumas questões sobre disciplina e educação, e exploramos a noção de indisciplina como um modo de ruptura nas relações edagógicas. A seguir discutimos a oção de incivilidade, recorrendo ao pensamento do sociólogo francês Bernard Charlot. Buscamos traçar uma relação entre incivilidade e indisciplina na escola. Também abordamos o conceito de cidadania, explorando alguns dos seus significados no cenário educacional. Ao final, analisamos a possibilidade das incivilidades estarem a comunicar algo ao projeto educacional, civilizatório das escolas, e recorremos à noção de reconhecimento, a qual nos parece promissora para avançar as noções de cidadania, respeito, civilidade, educação e disciplina nas escolas.

Palavras-chave: Educação. Indisciplina. Incivilidade. Cidadania.


Downloads 4563  4563  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista ETD - Educação Temática Digital  Site http://www.nead.unama.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Iniciativas Públicas de Redução da Violência Escolar no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GONÇALVES, Luiz A. Oliveira; SPOSITO, Marilia Pontes

Este artigo apresenta algumas ações do Poder Público que buscaram reduzir a violência em meio escolar. Tomando como exemplo as cidades de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, examina algumas das modalidades de práticas que nascem a partir da década de 80, início do processo de democratização política do Brasil. Oscilando entre medidas de caráter educativo e iniciativas relacionadas à área de segurança, as ações ainda demandam continuidade e maior capacidade de impacto nas escolas públicas dessas cidades. No entanto, já é possível, a partir dessas experiências, traçar a trajetória emergente das políticas públicas destinadas à diminuição da violência nos estabelecimentos de ensino na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Violência escolar. Escolas públicas. Políticas públicas. Segurança na escola.

Downloads 623  623  Tamanho do arquivo 320.82 KB  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Inteligência Artificial: O Olhar do Professor na Construção Social do Conhecimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida ; SILVA, Walcyranya Alves da; SILVA; Silvio Profirio da; SANTANA, Lucas de Lima Seixas; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima ; ALENCAR, Rosane.

Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da informática, como recurso pedagógico, por professores das Séries Iniciais. Em outras palavras, como essa ferramenta pode ajudar ou não como recurso didático, na práxis em sua aula, analisando o uso dessas novas tecnologias nos laboratórios de informática das escolas observadas.

Palavras-Chave: Construção social. Conhecimento da criança.

Downloads 1773  1773  Tamanho do arquivo 100.22 KB  Plataforma  X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!M-LEARNING ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no contexto brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SCHLEMMER, Eliane. SACCOL, Amarolinda Zanela. BARBOSA, Jorge e REINHARD, Nicolau

O desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Digitais Emergentes - TDEs, tais como as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) aliada a uma crescente necessidade de mobilidade de pessoas, objetos e informação, representam o cenário no qual emerge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade - mobile learning, ou m-learning. Nesse contexto, o artigo apresenta um estudo exploratório sobre as práticas de m-learning no contexto brasileiro. Os resultados revelam que o m-learning vem sendo adotado de forma experimental no ambiente acadêmico (especialmente no ensino superior) com raras aplicações em organizações. Os desafios para o seu desenvolvimento são de ordem contextual/social (resistências à adoção de novas tecnologias e a necessidade do desenvolvimento de uma cultura de uso dessas tecnologias); e ordem didático-pedagógico (necessidade de inovação nas práticas didático-pedagógicas e de processos de formação de professores para o uso, em função da própria natureza do meio de interação); de ordem tecnológica e econômica, dentre outros. Contudo, os resultados da pesquisa também indicam oportunidades e possibilidades de desenvolvimento futuro do m-learning, para as quais são realizadas diversas sugestões de pesquisas futuras.

Palavras-Chave: Aprendizagem com mobilidade. Tecnologias móveis e sem fio. Educação a distância.

Downloads 1146  1146  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Matemática e Infância no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”: um olhar a part Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ARAÚJO, Elaine Sampaio

Este artigo discute a organização do ensino de matemática presente no “Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil” - RCNEI. Na intenção de realizar uma análise crítica desse documento, na área de matemática, à luz da teoria histórico-cultural, o estudo abordou os aspectos relacionados à infância e à Matemática e aos conteúdos matemáticos. A análise permite concluir que o RCNEI, ao não considerar a criança em sua condição infantil, propõe atividades e conteúdos descontextualizados não apenas da infância, mas também da produção sócio-histórica do conhecimento matemático. Porém, para que uma proposta curricular oriente o ensino de Matemática na Educação Infantil, faz-se necessário considerar a realidade social e econômica, os diferentes níveis de formação dos professores, a dinâmica das escolas e de seus projetos pedagógicos, a natureza cultural da produção do conhecimento matemático e o movimento de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Currículo. Matemática. Educação Infantil.

Downloads 7032  7032  Tamanho do arquivo 16.12 KB  Plataforma Revista Zetetiké - Unicamp – v. 18, n. 33 – jan/ju  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Material Teórico Impresso para o Curso de Formação de Tutores para EaD: uma experiência de produção Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRANCO, Eguimara Selma; BARROS, Gilian Crisitina; MOURA, Leda maria Corrêa

As ações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR) na modalidade a distância aconteceram de forma processual, pois era necessário definição de critérios e concepções para que se pudesse implantar a modalidade na formação continuada de profissionais da educação. A partir de 2006 passaram a ser implementadas ações para a realização de cursos a distância com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma condição apresentada para a oferta de cursos de formação continuada na modalidade a distância foi a existência de material impresso, pois, além da familiaridade, o material impresso apresenta facilidade para transporte e utilização, devido as possibilidades de anotações e consultas a qualquer tempo. A escrita da primeira versão do material impresso teve como ponto de partida a versão preliminar do documento base para a EaD na Seed/PR, onde estão indicados a concepção de educação, os perfis dos envolvidos (aluno, tutor, autor), as características do material impresso para EaD e o fluxo de trabalho na EaD. Além disso, também foi definida a estrutura do curso e dos textos. O curso foi organizado em cinco módulos, os conteúdos tratados foram: definição, breve histórico e legislação da EaD no Brasil; familiarização do ambiente e-escola; aspectos da tutoria; as mídias na EaD; e avaliação na EaD. Com relação à estrutura dos textos, estes teriam: título; epígrafe; apresentação contendo objetivos, carga-horária e conteúdos; texto intercalado com questionamentos para reflexões; indicações de leituras complementares; e referências bibliográficas. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar como se deu o processo de produção do material teórico para o I Curso de Formação de Tutores para EaD da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR).

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Produção de materiais.

Downloads 3573  3573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universaidade Tuiuti, Curitiba-PR  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 (13) 14 15 16 17 18 »