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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Reuven Feuerstein: “Experiência de Aprendizagem Mediada: Um salto para modificabilidade cognitiva es Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
TURRAL, Neide Catarina

O objetivo, neste artigo, é demonstrar a contribuição de Reuven Feuerstein para a Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM – a qual contribui para que sujeitos mediados se tornem capazes de superar limites na apreensão e na resolução de problemas, frente às demandas da contemporaneidade. A EAM, por meio dos critérios de mediação adotados – intencionalidade/reciprocidade, significado e transcendência – possibilita flexibilização para a mudança. Esses critérios apresentam características de mediação que possibilitam potencializar, nos sujeitos mediados, o desenvolvimento de modificabilidade estrutural cognitiva que se constitui na capacidade potencial do ser humano de transformar e de transformar-se, de ressignificar conhecimentos, conceitos, habilidades e atitudes.

Palavras-chave: Experiência de Aprendizagem Mediada. Modificabilidade. Intencionalidade. Significado.

Downloads 1334  1334  Tamanho do arquivo 1.44 MB  Plataforma  Educere et Educare - Revista de Educação  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Custo Aluno–Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  18/12/2012
Descrição:
CARREIRA, Denise; REZENDE PINTO, José Marcelino

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, articulação política de organizações,movimentos e redes da sociedade civil brasileira, oferece uma contribuição ao desafio previsto na legislação do País quanto à definição de referenciais de custo aluno-qualidade (CAQ) para a educação básica. Referenciais que devem orientar a construção de uma política de financiamento da educação básica comprometida efetivamente com a garantia do direito à educação de qualidade para todas as pessoas.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Custo aluno-qualidade. Financiamento da educação.

Downloads 1308  1308  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Campanha Nacional pelo Direito à Educação  Site http://www.campanhaeducacao.org.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A violência escolar e a crise da autoridade docente Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
AQUINO, Júlio Groppa

O presente artigo discute a relação entre os conceitos de violência e autoridade no contexto escolar e, particularmente, na relação professor-aluno. Para tanto, contrapõe uma leitura de cunho institucional da violência escolar às abordagens clássicas da temática, demonstrando a tese de que há um quantum de violência “produtiva” embutido na ação pedagógica.

Palavras-chave : Violência escolar. Relação professor-aluno. Autoridade docente. Instituição escola.

Downloads 1296  1296  Tamanho do arquivo 37.70 KB  Plataforma Cadernos Cedes  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SAVIANI, Dermeval

Este artigo se propõe a analisar globalmente a proposta do MEC, visando responder à seguinte pergunta: Em que medida esse novo plano se revela efetivamente capaz de enfrentar a questão da qualidade do ensino das escolas de Educação Básica? Para tanto, serão considerados os seguintes pontos: 1. A configuração do PDE, procurando entender sua composição e identificar cada uma das 30 ações em que ele se desdobra; 2. Análise da singularidade do plano em confronto com os planos anteriores, em especial com o vigente Plano Nacional de Educação; 3. A singularidade do PDE diante do problema da qualidade da educação básica; 4. As bases de sustentação do plano, visando verificar o grau em que está apto a assegurar a qualidade da educação básica; 5. Finalmente, à guisa de conclusão, sugere-se um caminho para superar as limitações do PDE.

Palavras-chave: Educação brasileira. Política educacional. Plano Nacional de Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação.

Downloads 1295  1295  Tamanho do arquivo 112.11 KB  Plataforma Revista Educação e Sociedade  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Tecnologia e a Educação Tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LIMA FILHO, Domingos Leite; QUELUZ, Gilson Leandro

O objetivo principal do presente texto é construir elementos que possam contribuir para uma sistematização conceitual sobre a tecnologia e sua relação com a educação tecnológica. Apresentamos inicialmente os pressupostos filosóficos fundamentais que orientam nossa análise desta temática, na qual se relacionam as categorias trabalho, educação, ciência e ecnologia. A seguir, a partir da explicitação de que a tecnologia assume papel central na sociabilidade, ou seja, na produção da realidade e do imaginário (universo real e simbólico), buscamos evidenciar que tal centralidade se dá marcada predominantemente por elementos de descontextualização conceitual, narrativas e determinismos tecnológicos, discutindo a origem destes e suas implicações. Analisamos tais efeitos, tratando, em particular, de verificar as bases do processo de racionalização e hierarquização de práticas, saberes e conhecimentos que permeia determinadas concepções de tecnologia. Na sequência, com base nos pressupostos, análises e críticas desenvolvidas nos tópicos anteriores, buscamos delinear o que entendemos como ponto de partida para a construção de matrizes conceituais acerca da tecnologia, destacando fundamentalmente duas concepções: (i) a matriz relacional, que compreende a tecnologia como construção, aplicação e apropriação das práticas, saberes e conhecimentos;(ii) a matriz instrumental, que compreende a tecnologia como técnica, isto é, como aplicação prática de saberes e conhecimentos. Ainda tratando de elementos conceituais, buscamos, no tópico seguinte, sintetizar as formulações do conceito de tecnologia como ciência do trabalho produtivo, propostas por Rui Gama, evidenciando a atualidade deste conceito e a contextualização da educação tecnológica frente às possibilidades e limites deste conceito complexo. Por fim, apresentamos um conjunto de considerações que, antes que a pretensão de uma conclusão, constituem-se em um convite ao prosseguimento do debate.

Downloads 1263  1263  Tamanho do arquivo 69.21 KB  Plataforma Revista Educação & Tecnologia  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação Continuada na Rede do Recife na Área de Educação Ambiental: Perspectivas e Contradições Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SANTOS, Joseane Patricia dos; SILVA, Silvio Porfirio da; SILVA, Eliane Maria da; OLIVEIRA, Gilvaneide Oliveira

Este trabalho tem por objetivo investigar e discutir como é tratada a formação continuada dos professores da rede de recife na área de educação ambiental, tendo por base a visão dos professores a respeito do tema, pois este profissional é um dos principais agentes para a construção de uma sociedade que não está alheia às questões ambientais.

Palavras-Chave: Formação continuada. Educação ambiental.

Downloads 1246  1246  Tamanho do arquivo 20.10 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação Continuada em Pinhole como Proposta para Educação Patrimonial Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SILVA, André Almeida da ; SILVA, Silvio Profirio da ; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; BARROS Mônica Germano da Silva; TENÓRIO, Alexandro Cardoso

A educação patrimonial tem sido objeto de inúmeras discussões, pois revela os diversos espaços como locais de produção cultural. O que reflete as construções sociais do homem e, consequentemente, gera o sentimento de pertencimento. Nesse contexto, surgem novas metodologias de aprendizagens sociais, como, por exemplo: a fotografia Pinhole.

Palavras-Chave: Educação patrimonial. Produção cultural. Material. Imaterial.

Downloads 1242  1242  Tamanho do arquivo 1.05 MB  Plataforma X Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão – Jepex 2  Site http://www.eventoexpress.com.br/eventosufrpe/2010/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!M-LEARNING ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no contexto brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SCHLEMMER, Eliane. SACCOL, Amarolinda Zanela. BARBOSA, Jorge e REINHARD, Nicolau

O desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Digitais Emergentes - TDEs, tais como as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) aliada a uma crescente necessidade de mobilidade de pessoas, objetos e informação, representam o cenário no qual emerge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade - mobile learning, ou m-learning. Nesse contexto, o artigo apresenta um estudo exploratório sobre as práticas de m-learning no contexto brasileiro. Os resultados revelam que o m-learning vem sendo adotado de forma experimental no ambiente acadêmico (especialmente no ensino superior) com raras aplicações em organizações. Os desafios para o seu desenvolvimento são de ordem contextual/social (resistências à adoção de novas tecnologias e a necessidade do desenvolvimento de uma cultura de uso dessas tecnologias); e ordem didático-pedagógico (necessidade de inovação nas práticas didático-pedagógicas e de processos de formação de professores para o uso, em função da própria natureza do meio de interação); de ordem tecnológica e econômica, dentre outros. Contudo, os resultados da pesquisa também indicam oportunidades e possibilidades de desenvolvimento futuro do m-learning, para as quais são realizadas diversas sugestões de pesquisas futuras.

Palavras-Chave: Aprendizagem com mobilidade. Tecnologias móveis e sem fio. Educação a distância.

Downloads 1229  1229  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas atuais da educação Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GADOTTI, Moacir

O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação. Nesse contexto, as perspectivas para a educação são otimistas. A pergunta que se faz é: qual educação, qual escola, qual aluno, qual professor? Este artigo busca compreender a educação no contexto da globalização e da era da informação, tira consequências desse processo e aponta o que poderá permanecer da "velha" educação, indicando algumas categorias fundantes da educação do futuro.

Palavras-chave: Política educacional. Globalização e ensino. Educação e sociedade.

Downloads 1191  1191  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa

Apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana durante os anos 90. Discute-se também, neste texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.

Palavras-chave: Paulo Freire. Políticas de currículo. Formação de educadores.

Downloads 1128  1128  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos  Site http://www.paulofreire.org.br
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