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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação Continuada em Pinhole como Proposta para Educação Patrimonial Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SILVA, André Almeida da ; SILVA, Silvio Profirio da ; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; BARROS Mônica Germano da Silva; TENÓRIO, Alexandro Cardoso

A educação patrimonial tem sido objeto de inúmeras discussões, pois revela os diversos espaços como locais de produção cultural. O que reflete as construções sociais do homem e, consequentemente, gera o sentimento de pertencimento. Nesse contexto, surgem novas metodologias de aprendizagens sociais, como, por exemplo: a fotografia Pinhole.

Palavras-Chave: Educação patrimonial. Produção cultural. Material. Imaterial.

Downloads 1095  1095  Tamanho do arquivo 1.05 MB  Plataforma X Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão – Jepex 2  Site http://www.eventoexpress.com.br/eventosufrpe/2010/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Custo Aluno–Qualidade Inicial: rumo à educação pública de qualidade no Brasil Popular Versão: 
Atualização:  18/12/2012
Descrição:
CARREIRA, Denise; REZENDE PINTO, José Marcelino

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, articulação política de organizações,movimentos e redes da sociedade civil brasileira, oferece uma contribuição ao desafio previsto na legislação do País quanto à definição de referenciais de custo aluno-qualidade (CAQ) para a educação básica. Referenciais que devem orientar a construção de uma política de financiamento da educação básica comprometida efetivamente com a garantia do direito à educação de qualidade para todas as pessoas.

Palavras-chave: Políticas educacionais. Custo aluno-qualidade. Financiamento da educação.

Downloads 1071  1071  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Campanha Nacional pelo Direito à Educação  Site http://www.campanhaeducacao.org.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação Continuada na Rede do Recife na Área de Educação Ambiental: Perspectivas e Contradições Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
SANTOS, Joseane Patricia dos; SILVA, Silvio Porfirio da; SILVA, Eliane Maria da; OLIVEIRA, Gilvaneide Oliveira

Este trabalho tem por objetivo investigar e discutir como é tratada a formação continuada dos professores da rede de recife na área de educação ambiental, tendo por base a visão dos professores a respeito do tema, pois este profissional é um dos principais agentes para a construção de uma sociedade que não está alheia às questões ambientais.

Palavras-Chave: Formação continuada. Educação ambiental.

Downloads 1063  1063  Tamanho do arquivo 20.10 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!M-LEARNING ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no contexto brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SCHLEMMER, Eliane. SACCOL, Amarolinda Zanela. BARBOSA, Jorge e REINHARD, Nicolau

O desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Digitais Emergentes - TDEs, tais como as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) aliada a uma crescente necessidade de mobilidade de pessoas, objetos e informação, representam o cenário no qual emerge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade - mobile learning, ou m-learning. Nesse contexto, o artigo apresenta um estudo exploratório sobre as práticas de m-learning no contexto brasileiro. Os resultados revelam que o m-learning vem sendo adotado de forma experimental no ambiente acadêmico (especialmente no ensino superior) com raras aplicações em organizações. Os desafios para o seu desenvolvimento são de ordem contextual/social (resistências à adoção de novas tecnologias e a necessidade do desenvolvimento de uma cultura de uso dessas tecnologias); e ordem didático-pedagógico (necessidade de inovação nas práticas didático-pedagógicas e de processos de formação de professores para o uso, em função da própria natureza do meio de interação); de ordem tecnológica e econômica, dentre outros. Contudo, os resultados da pesquisa também indicam oportunidades e possibilidades de desenvolvimento futuro do m-learning, para as quais são realizadas diversas sugestões de pesquisas futuras.

Palavras-Chave: Aprendizagem com mobilidade. Tecnologias móveis e sem fio. Educação a distância.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A Tecnologia e a Educação Tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LIMA FILHO, Domingos Leite; QUELUZ, Gilson Leandro

O objetivo principal do presente texto é construir elementos que possam contribuir para uma sistematização conceitual sobre a tecnologia e sua relação com a educação tecnológica. Apresentamos inicialmente os pressupostos filosóficos fundamentais que orientam nossa análise desta temática, na qual se relacionam as categorias trabalho, educação, ciência e ecnologia. A seguir, a partir da explicitação de que a tecnologia assume papel central na sociabilidade, ou seja, na produção da realidade e do imaginário (universo real e simbólico), buscamos evidenciar que tal centralidade se dá marcada predominantemente por elementos de descontextualização conceitual, narrativas e determinismos tecnológicos, discutindo a origem destes e suas implicações. Analisamos tais efeitos, tratando, em particular, de verificar as bases do processo de racionalização e hierarquização de práticas, saberes e conhecimentos que permeia determinadas concepções de tecnologia. Na sequência, com base nos pressupostos, análises e críticas desenvolvidas nos tópicos anteriores, buscamos delinear o que entendemos como ponto de partida para a construção de matrizes conceituais acerca da tecnologia, destacando fundamentalmente duas concepções: (i) a matriz relacional, que compreende a tecnologia como construção, aplicação e apropriação das práticas, saberes e conhecimentos;(ii) a matriz instrumental, que compreende a tecnologia como técnica, isto é, como aplicação prática de saberes e conhecimentos. Ainda tratando de elementos conceituais, buscamos, no tópico seguinte, sintetizar as formulações do conceito de tecnologia como ciência do trabalho produtivo, propostas por Rui Gama, evidenciando a atualidade deste conceito e a contextualização da educação tecnológica frente às possibilidades e limites deste conceito complexo. Por fim, apresentamos um conjunto de considerações que, antes que a pretensão de uma conclusão, constituem-se em um convite ao prosseguimento do debate.

Downloads 1026  1026  Tamanho do arquivo 69.21 KB  Plataforma Revista Educação & Tecnologia  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Plano de Desenvolvimento da Educação: análise do projeto do MEC Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SAVIANI, Dermeval

Este artigo se propõe a analisar globalmente a proposta do MEC, visando responder à seguinte pergunta: Em que medida esse novo plano se revela efetivamente capaz de enfrentar a questão da qualidade do ensino das escolas de Educação Básica? Para tanto, serão considerados os seguintes pontos: 1. A configuração do PDE, procurando entender sua composição e identificar cada uma das 30 ações em que ele se desdobra; 2. Análise da singularidade do plano em confronto com os planos anteriores, em especial com o vigente Plano Nacional de Educação; 3. A singularidade do PDE diante do problema da qualidade da educação básica; 4. As bases de sustentação do plano, visando verificar o grau em que está apto a assegurar a qualidade da educação básica; 5. Finalmente, à guisa de conclusão, sugere-se um caminho para superar as limitações do PDE.

Palavras-chave: Educação brasileira. Política educacional. Plano Nacional de Educação. Plano de Desenvolvimento da Educação.

Downloads 1020  1020  Tamanho do arquivo 112.11 KB  Plataforma Revista Educação e Sociedade  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Reuven Feuerstein: “Experiência de Aprendizagem Mediada: Um salto para modificabilidade cognitiva es Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
TURRAL, Neide Catarina

O objetivo, neste artigo, é demonstrar a contribuição de Reuven Feuerstein para a Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM – a qual contribui para que sujeitos mediados se tornem capazes de superar limites na apreensão e na resolução de problemas, frente às demandas da contemporaneidade. A EAM, por meio dos critérios de mediação adotados – intencionalidade/reciprocidade, significado e transcendência – possibilita flexibilização para a mudança. Esses critérios apresentam características de mediação que possibilitam potencializar, nos sujeitos mediados, o desenvolvimento de modificabilidade estrutural cognitiva que se constitui na capacidade potencial do ser humano de transformar e de transformar-se, de ressignificar conhecimentos, conceitos, habilidades e atitudes.

Palavras-chave: Experiência de Aprendizagem Mediada. Modificabilidade. Intencionalidade. Significado.

Downloads 1006  1006  Tamanho do arquivo 1.44 MB  Plataforma  Educere et Educare - Revista de Educação  Site http://e-revista.unioeste.br/index.php
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Perspectivas atuais da educação Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GADOTTI, Moacir

O conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Por isso há um consenso de que o desenvolvimento de um país está condicionado à qualidade da sua educação. Nesse contexto, as perspectivas para a educação são otimistas. A pergunta que se faz é: qual educação, qual escola, qual aluno, qual professor? Este artigo busca compreender a educação no contexto da globalização e da era da informação, tira consequências desse processo e aponta o que poderá permanecer da "velha" educação, indicando algumas categorias fundantes da educação do futuro.

Palavras-chave: Política educacional. Globalização e ensino. Educação e sociedade.

Downloads 1004  1004  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores-tutores para atuar nos cursos na modalidade a distância da Seed-pr – relato Popular Versão: pdf
Atualização:  15/8/2016
Descrição:
BORTOLOZZO, Ana Rita S.; KAPPAUM, Eliz Silvana de Freitas; HASPER, Ricardo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implantação e implementação do curso de Formação de Tutores para Educação a Distância, ofertado aos professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná. O projeto surge de uma nova demanda da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que optou por mais essa modalidade de ensino como dispositivo de formação continuada, articulada às políticas de desenvolvimento e atualização profissional. O objetivo é preparar professores-tutores para atuarem nos Cursos do Programa de Formação Continuada, ofertados na modalidade a distância. Para efetivação do processo, a equipe de Educação a Distância da Diretoria de Tecnologias Educacionais do Paraná (Ditec)/ Seed/PR elaborou e efetivou um plano de ação, em que seus elementos componentes foram a elaboração do material impresso, a organização e criação do curso no ambiente E-escola, utilizando-se da plataforma Moodle, e um sistema de acompanhamento e avaliação. A organização curricular do curso estruturou-se em cinco módulos, com carga horária total de sessenta e quatro horas, na sua maioria realizada a distância e com dois encontros presenciais, um ao início e outro ao final do curso. Inicialmente, o curso foi ofertado a cento e um professores da rede estadual, atuantes na Secretaria de Educação e nos trinta e dois Núcleos Regionais de Educação, distribuídos em cinco grupos, com um total de oitenta e um professores concluintes, dos quais quarenta e cinco passaram a atuar como tutores em cursos demandados pela Seed / PR. Além da participação, durante o curso, os professores puderam contribuir para reestruturação do material didático e com a proposta de formação continuada a distância da Seed.

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação continuada. Formação de professores-tutores.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O legado de Paulo Freire para as políticas de currículo e para a formação de educadores no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SAUL, Ana Maria; SILVA, Antonio Fernando Gouvêa

Apresenta a contribuição de Paulo Freire para as políticas de currículo e formação de educadores, no Brasil, a partir do seu trabalho como Secretário da Educação da cidade de São Paulo (1989-1991). A construção de uma escola pública popular e democrática, de boa qualidade, objetivo da gestão de Paulo Freire, foi se concretizando por meio de um paradigma curricular de racionalidade crítico-emancipatória e de um programa de formação permanente de educadores. Os autores apresentam a trajetória de Secretarias de Educação municipais e estaduais das chamadas “Administrações Populares” que se inspiraram nos referenciais e na prática freireana durante os anos 90. Discute-se também, neste texto, como a obra desse educador segue atual, sendo pesquisada e recriada.

Palavras-chave: Paulo Freire. Políticas de currículo. Formação de educadores.

Downloads 966  966  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos  Site http://www.paulofreire.org.br
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