Categoria: Pedagogia Artigos |
Formação Continuada em Pinhole como Proposta para Educação Patrimonial |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
SILVA, André Almeida da ; SILVA, Silvio Profirio da ; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; BARROS Mônica Germano da Silva; TENÓRIO, Alexandro Cardoso
A educação patrimonial tem sido objeto de inúmeras discussões, pois revela os diversos espaços como locais de produção cultural. O que reflete as construções sociais do homem e, consequentemente, gera o sentimento de pertencimento. Nesse contexto, surgem novas metodologias de aprendizagens sociais, como, por exemplo: a fotografia Pinhole.
Palavras-Chave: Educação patrimonial. Produção cultural. Material. Imaterial.
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1165 1.05 MB X Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão – Jepex 2 http://www.eventoexpress.com.br/eventosufrpe/2010/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A Tecnologia e a Educação Tecnológica: elementos para uma sistematização conceitual |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
LIMA FILHO, Domingos Leite; QUELUZ, Gilson Leandro
O objetivo principal do presente texto é construir elementos que possam contribuir para uma sistematização conceitual sobre a tecnologia e sua relação com a educação tecnológica. Apresentamos inicialmente os pressupostos filosóficos fundamentais que orientam nossa análise desta temática, na qual se relacionam as categorias trabalho, educação, ciência e ecnologia. A seguir, a partir da explicitação de que a tecnologia assume papel central na sociabilidade, ou seja, na produção da realidade e do imaginário (universo real e simbólico), buscamos evidenciar que tal centralidade se dá marcada predominantemente por elementos de descontextualização conceitual, narrativas e determinismos tecnológicos, discutindo a origem destes e suas implicações. Analisamos tais efeitos, tratando, em particular, de verificar as bases do processo de racionalização e hierarquização de práticas, saberes e conhecimentos que permeia determinadas concepções de tecnologia. Na sequência, com base nos pressupostos, análises e críticas desenvolvidas nos tópicos anteriores, buscamos delinear o que entendemos como ponto de partida para a construção de matrizes conceituais acerca da tecnologia, destacando fundamentalmente duas concepções: (i) a matriz relacional, que compreende a tecnologia como construção, aplicação e apropriação das práticas, saberes e conhecimentos;(ii) a matriz instrumental, que compreende a tecnologia como técnica, isto é, como aplicação prática de saberes e conhecimentos. Ainda tratando de elementos conceituais, buscamos, no tópico seguinte, sintetizar as formulações do conceito de tecnologia como ciência do trabalho produtivo, propostas por Rui Gama, evidenciando a atualidade deste conceito e a contextualização da educação tecnológica frente às possibilidades e limites deste conceito complexo. Por fim, apresentamos um conjunto de considerações que, antes que a pretensão de uma conclusão, constituem-se em um convite ao prosseguimento do debate.
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1143 69.21 KB Revista Educação & Tecnologia http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
M-LEARNING ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no contexto brasileiro |
Versão: Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
SCHLEMMER, Eliane. SACCOL, Amarolinda Zanela. BARBOSA, Jorge e REINHARD, Nicolau
O desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Digitais Emergentes - TDEs, tais como as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) aliada a uma crescente necessidade de mobilidade de pessoas, objetos e informação, representam o cenário no qual emerge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade - mobile learning, ou m-learning. Nesse contexto, o artigo apresenta um estudo exploratório sobre as práticas de m-learning no contexto brasileiro. Os resultados revelam que o m-learning vem sendo adotado de forma experimental no ambiente acadêmico (especialmente no ensino superior) com raras aplicações em organizações. Os desafios para o seu desenvolvimento são de ordem contextual/social (resistências à adoção de novas tecnologias e a necessidade do desenvolvimento de uma cultura de uso dessas tecnologias); e ordem didático-pedagógico (necessidade de inovação nas práticas didático-pedagógicas e de processos de formação de professores para o uso, em função da própria natureza do meio de interação); de ordem tecnológica e econômica, dentre outros. Contudo, os resultados da pesquisa também indicam oportunidades e possibilidades de desenvolvimento futuro do m-learning, para as quais são realizadas diversas sugestões de pesquisas futuras.
Palavras-Chave: Aprendizagem com mobilidade. Tecnologias móveis e sem fio. Educação a distância.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
Formação de professores-tutores para atuar nos cursos na modalidade a distância da Seed-pr – relato |
Versão: pdf Atualização: 15/8/2016 |
Descrição:
BORTOLOZZO, Ana Rita S.; KAPPAUM, Eliz Silvana de Freitas; HASPER, Ricardo
Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre a implantação e implementação do curso de Formação de Tutores para Educação a Distância, ofertado aos professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná. O projeto surge de uma nova demanda da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que optou por mais essa modalidade de ensino como dispositivo de formação continuada, articulada às políticas de desenvolvimento e atualização profissional. O objetivo é preparar professores-tutores para atuarem nos Cursos do Programa de Formação Continuada, ofertados na modalidade a distância. Para efetivação do processo, a equipe de Educação a Distância da Diretoria de Tecnologias Educacionais do Paraná (Ditec)/ Seed/PR elaborou e efetivou um plano de ação, em que seus elementos componentes foram a elaboração do material impresso, a organização e criação do curso no ambiente E-escola, utilizando-se da plataforma Moodle, e um sistema de acompanhamento e avaliação. A organização curricular do curso estruturou-se em cinco módulos, com carga horária total de sessenta e quatro horas, na sua maioria realizada a distância e com dois encontros presenciais, um ao início e outro ao final do curso. Inicialmente, o curso foi ofertado a cento e um professores da rede estadual, atuantes na Secretaria de Educação e nos trinta e dois Núcleos Regionais de Educação, distribuídos em cinco grupos, com um total de oitenta e um professores concluintes, dos quais quarenta e cinco passaram a atuar como tutores em cursos demandados pela Seed / PR. Além da participação, durante o curso, os professores puderam contribuir para reestruturação do material didático e com a proposta de formação continuada a distância da Seed.
Palavras-chave: Educação a Distância. Formação continuada. Formação de professores-tutores.
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