Categoria: Pedagogia Artigos |
Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
FROGOTTO, Gaudêncio
No presente texto examinamos, num primeiro aspecto, a diferença entre o entendimento do trabalho como categoria específica do ser social - dimensão ontológica - das formas que assume o trabalho na escravidão, no servilismo e no trabalho como mercadoria, como força de trabalho - trabalho/emprego, trabalho assalariado no capitalismo. Esta distinção é fundamental para não confundirmos a crise do trabalho assalariado com a idéia do fim do trabalho. Com base neste primeiro aspecto, buscamos analisar o significado da crise do trabalho assalariado no contexto da nova sociabilidade do capital e da ideologia do neoliberalismo ou do mercado como deus absoluto das relações sociais. Concluímos sinalizando que a crise do trabalho assalariado assume uma dupla dimensão - de perigo, risco, violência, mas também de possibilidade e alternativa. Como nunca na história humana a alternativa que se impõe é de relações sociais socialistas.
Palavras chave: Trabalho e educação. Emprego. Mercado.
|
957 67.62 KB Revista Perspectiva http://www.perspectiva.ufsc.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Escola como parte da rede de apoio de adolescentes em reinserção familiar |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
SIQUEIRA, Aline Cardoso
O abrigamento consiste em uma medida de proteção provisória e excepcional, sendo importante a garantia do direito à convivência familiar e comunitária dos jovens institucionalizados. Assim, este estudo objetivou investigar a participação da escola no processo de reinserção familiar e na rede de apoio, a partir da análise qualitativa de dois casos. Foram realizadas entrevistas de reinserção, anotações no diário de campo e visitas domiciliares. Entre os resultados, pode-se perceber um incremento no interesse escolar da menina, levando a melhorar seu desempenho escolar. Quanto ao menino, ocorreu um progressivo desinteresse nas atividades escolares, levando à reprovação ao final do ano. Apesar da pouca escolaridade das familiares responsáveis pelos jovens, constatou-se que participaram e constantemente incentivaram nas atividades e desempenho escolar dos adolescentes. Por outro lado, a escola se manteve distante das famílias e dos adolescentes. Também são discutidas estratégias de ação junto aos professores, que os capacitem e sensibilizem quanto ao seu potencial de apoio social.
Palavras-chave: Escola. Rede de apoio. Abrigo.
|
702 203.61 KB Revista Vidya Educação http://sites.unifra.br/vidya |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Especialistas, professores e pedagogos: Afinal, o que nós somos ou deveríamos ser? |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
ASSIS, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz; CASTANHO, Maria Eugênia
O presente texto faz uma reflexão sobre a formação atual do pedagogo, que acaba contemplando diversas vertentes por não possuir diretrizes definidas. Dessa forma, o sistema educacional recebe, cotidianamente, educadores com as mais diversas características: aqueles que podem apenas lecionar nas séries iniciais, subdividindo-se em dois grupos, os responsáveis pelo 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, e os responsáveis pela Educação Infantil; os chamados especialistas da educação, que tiveram formação para supervisionar, orientar, dirigir e/ou coordenar, sem licença para lecionar; e ainda aqueles que possuem formação plena, isto é, possuem habilitação para trabalhar em todas as áreas citadas. Procura-se discutir o problema sob uma ótica normativa, recorrendo às leis, principalmente a LDBEN, considerando as propostas da ANFOPE e estudiosos da área.
Palavras-chave: Profissionais da educação. Pedagogo. Tipos de formação. Legislação.
|
20322 68.06 KB Revista Práxis - Revista Eletrônica de Educação eR http://www.fja.edu.br/praxis/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Formação Continuada em Pinhole como Proposta para Educação Patrimonial |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
SILVA, André Almeida da ; SILVA, Silvio Profirio da ; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; BARROS Mônica Germano da Silva; TENÓRIO, Alexandro Cardoso
A educação patrimonial tem sido objeto de inúmeras discussões, pois revela os diversos espaços como locais de produção cultural. O que reflete as construções sociais do homem e, consequentemente, gera o sentimento de pertencimento. Nesse contexto, surgem novas metodologias de aprendizagens sociais, como, por exemplo: a fotografia Pinhole.
Palavras-Chave: Educação patrimonial. Produção cultural. Material. Imaterial.
|
1184 1.05 MB X Jornada de Ensino Pesquisa e Extensão – Jepex 2 http://www.eventoexpress.com.br/eventosufrpe/2010/ |
|