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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ensino de filosofia para não-filósofos. Filosofia de ofício ou ofício de professor: os limites do fi Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GELAMO, Rodrigo Pelloso

O presente artigo é o resultado de um pensamento filosófico acerca do ensino de Filosofia. O principal objetivo de nossa pesquisa foi entender o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de Filosofia. Para tal, utilizamos como referencial teórico-metodológico o pensamento de Foucault para pensar o filósofo-professor de filosofia em seu lócus - ensino de Fiosofia - enquanto uma ontologia do presente, e o pensamento de Deleuze e Guattari para indicar uma possível maneira de entender esse ofício de professor que acreditamos se dar em um fazer artístico, filosófico e científico.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Ontologia do presente. Filosofia francesa. Educação contemporânea.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ensino de filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas no Distrito Federal: história, práticas e s Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GONTIJO, Pedro; VALADÃO, Erasmo Baltazar

O presente artigo pretende socializar algumas informações e reflexões sobre o ensino de filosofia no Ensino Médio nas escolas públicas do Distrito Federal a partir das práticas docentes e pesquisas de mestrado dos autores. Apresenta algumas questões sobre a presença do ensino de filosofia no Brasil e sobre a história e o contexto atual do ensino de filosofia nas escolas públicas. Apresenta, também, alguns dados sobre a formação e os aspectos da prática docente em filosofia e, por último, algumas perspectivas para o ensino de filosofia no Distrito Federal.

Palavras-chave: Ensino. Ensino de filosofia. Ensino Médio. Filosofia na escola pública. Professores de Filosofia.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!EJA: a inclusão digital traçando caminhos para a inclusão social Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SILVA, Walcyranya Alves da; SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida; SILVA, Rebeca Maria da; SILVA, Eliane Maria da; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima; SANTANA, Lucas de Lima; SILVA, Silvio Profirio da; TENÓRIO, Alexandro Cardoso

Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de uma oficina de informática, realizado em uma Escola Municipal participante do PEA, na perspectiva de incluí-los digitalmente e, por conseguinte, socialmente.

Palavras-Chave: EJA. Inclusão digital. Inclusão social.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação Escolar Quilombola: Reafirmação de uma Política Afirmativa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2017
Descrição:
SOARES, Edimara Gonçalves

Numa sociedade cada vez mais globalizada, ainda que muitos sejam excluídos, é possível projetar um modelo de educação diferenciado para um determinado grupo social? É possível, num país marcado pela diversidade étnica/cultural, criar uma modalidade de educação destinada a um grupo social específico? Essas indagações constituem a problemática do artigo, cujo objetivo central é evidenciar a Educação Escolar Quilombola como uma política pública afirmativa, balizada pelos referenciais da ancestralidade quilombola, na construção de um currículo lastreado pelo respeito e reconhecimento dos saberes tradicionais quilombolas. O artigo nos encaminha para uma reflexão em construção, destacando a necessidade de observar duas questões cruciais para o estabelecimento de uma política de Educação Escolar Quilombola. A primeira refere-se à necessidade de elaborar um currículo escolar que sirva para fortalecer e desenvolver posturas críticas a partir das vozes e para as vozes do próprio grupo quilombola, quase sempre silenciado. A segunda questão refere-se à necessidade de entrelaçamento dos conteúdos escolares com os saberes históricos e cotidianos que tecem a vida na Comunidade Quilombola.

Palavras-chave: Educação Escolar Quilombola. Política afirmativa e currículo escolar.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação e Trabalho: bases para debater a Educação Profissional Emancipadora Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FROGOTTO, Gaudêncio

No presente texto examinamos, num primeiro aspecto, a diferença entre o entendimento do trabalho como categoria específica do ser social - dimensão ontológica - das formas que assume o trabalho na escravidão, no servilismo e no trabalho como mercadoria, como força de trabalho - trabalho/emprego, trabalho assalariado no capitalismo. Esta distinção é fundamental para não confundirmos a crise do trabalho assalariado com a idéia do fim do trabalho. Com base neste primeiro aspecto, buscamos analisar o significado da crise do trabalho assalariado no contexto da nova sociabilidade do capital e da ideologia do neoliberalismo ou do mercado como deus absoluto das relações sociais. Concluímos sinalizando que a crise do trabalho assalariado assume uma dupla dimensão - de perigo, risco, violência, mas também de possibilidade e alternativa. Como nunca na história humana a alternativa que se impõe é de relações sociais socialistas.

Palavras chave: Trabalho e educação. Emprego. Mercado.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação CTS: Articulação entre pressupostos do Educador Paulo Freire e referenciais ligados ao Movi Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
AULER, Décio; DELIZOICOV, Demétrio

Partindo do pressuposto de que a sociedade, como um todo, possui o direito de participar em definições que envolvem seu destino, considera-se fundamental a democratização de processos decisórios que envolvem temas vinculados à Ciência-Tecnologia (CT). Para fundamentar ações no campo da educação CTS, busca-se uma articulação entre pressupostos do educador brasileiro Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS.


Palabras-chave: CTS. Paulo Freire. Articulação CTS/Freire.

Downloads 703  703  Tamanho do arquivo 143.23 KB  Plataforma Revista CTS  Site http://www.revistacts.net/
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação a Distância: uma nova forma de aprender Popular Versão: 2007
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ROCHA, Silvana Soares Siqueira; LIMA, Raymundo de

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos significativos sobre a Educação a distância no contexto socioeconômico, as contribuições dessa modalidade de Ensino para a democratização do acesso ao ensino superior, bem como a importância da formação de profissionais que consigam atuar de forma contextualizada com as novas exigências da educação fundamental, a fim de preparar o aluno para enfrentar o processo de aprendizagem como algo que deve fazer parte de sua vida ao longo de sua história e que na sociedade atual tem sido o foco das atenções, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais a formação de cidadãos críticos e dotados de autonomia para se adaptar a funções generalizadas e que sejam capazes de aprender, inovar, criar e buscar o conhecimento necessário para melhorar a qualidade de sua vida tanto pessoal, quanto profissional.

Palavras-chave: Mudanças na Sociedade. Educação a Distância. Aprendizagem Independente.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Discursos sobre currículo em dissertações no âmbito do tema educação do campo Popular Versão: 
Atualização:  8/12/2017
Descrição:
Este trabalho busca identificar e caracterizar, frente às teorias de currículo, visões e conceitos presentes em dissertações produzidas em programas de pós-graduação no Brasil, em um recorte específico de currículos na educação do campo.

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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Disciplina, Vigilância e Pedagogia Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
RATTO, Ana Lúcio Silva

Este texto, apoiado em narrativas de livro de ocorrência utilizado em uma escola pública de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, visa problematizar a dimensão de vigilância exercida pelo tipo de lógica disciplinar que neles se apóia, articulando-a com um certo tipo de tradição pedagógica, ainda fortemente localizável no cotidiano escolar. A perspectiva é a de que tal tradição, apoiada em pressupostos de infantilização das crianças – que enfatizam características universais e necessárias, acentuando traços de dependência, imaturidade e desprestígio – acabam por gerar a necessidade de constante vigilância e controle sobre elas por parte das autoridades escolares. Quanto mais há o que vigiar, mais vigilância é necessária e mais se estende o campo para as transgressões e para a produção da criança indisciplinada.

Palavras-chave: Disciplina. Comportamento. Escolas Públicas. Pedagogia.

Downloads 704  704  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Diretrizes curriculares para o curso de pedagogia no Brasil: a gestão da educação como gérmen da for Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
FERREIRA, Naura Syria Carapeto

Este artigo analisa as Diretrizes Curriculares para o Curso de Pedagogia estipuladas pelo Conselho Nacional de Educação. Discute algumas questões de princípio e de concepção sobre as políticas de formação de profissionais da educação nas diretrizes e a gestão da educação que se constitui o gérmen de sua formação. Toma-se como referência a tese de que a relevante e inquestionável importância da formação do profissional da educação se situa na responsabilidade e no compromisso da formação para a cidadania, como reza a Constituição da República Federativa do Brasil e a Carta Magna da Educação Brasileira. É este o compromisso da gestão da educação exercida pelo professor se fazendo em ação na sala de aula, por conter "em gérmen" o espírito e o conteúdo do projeto político e pedagógico que expressa os compromissos e o norte da escola por meio da gestão do ensino, da gestão da classe, da gestão das relações, da gestão do processo de aquisição do conhecimento, enfim, da gestão da formação para a cidadania. Tal concepção perpassa, de forma implícita e explícita, todo o texto das diretrizes.

Palavras-chave: Pedagogia. Diretrizes Curriculares de Pedagogia. Gestão da educação. Formação. Política educacional.

Downloads 788  788  Tamanho do arquivo 77.35 KB  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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