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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Inteligência Artificial: O Olhar do Professor na Construção Social do Conhecimento da Criança Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SEIXAS JÚNIOR, Tito de Almeida ; SILVA, Walcyranya Alves da; SILVA; Silvio Profirio da; SANTANA, Lucas de Lima Seixas; SEIXAS, Kátia Cilene Farias de Lima ; ALENCAR, Rosane.

Este trabalho tem por objetivo analisar a aplicação da informática, como recurso pedagógico, por professores das Séries Iniciais. Em outras palavras, como essa ferramenta pode ajudar ou não como recurso didático, na práxis em sua aula, analisando o uso dessas novas tecnologias nos laboratórios de informática das escolas observadas.

Palavras-Chave: Construção social. Conhecimento da criança.

Downloads 1461  1461  Tamanho do arquivo 100.22 KB  Plataforma  X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Lições de Freire Popular Versão: HTML
Atualização:  21/8/2009
Descrição:
GADOTTI, Moacir

O artigo trata das ideias de Paulo Freire e mostra porque a educação não pode ser orientada pelo paradigma de uma empresa, que dá ênfase apenas à eficiência. Segundo o autor, este paradigma ignora o ser humano. Segundo os construtivistas, aprende-se quando se quer aprender e só se aprende o que é significativo.

Palavras-chave: Instituto Paulo Freire. Pedagogia freireana/pedagogia do diálogo. Construtivismo crítico. Educação. Pedagogia Neoliberal.

Downloads 1642  1642  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma SCIELO  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!M-LEARNING ou Aprendizagem com Mobilidade: casos no contexto brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SCHLEMMER, Eliane. SACCOL, Amarolinda Zanela. BARBOSA, Jorge e REINHARD, Nicolau

O desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Digitais Emergentes - TDEs, tais como as Tecnologias Móveis e Sem Fio (TMSF) aliada a uma crescente necessidade de mobilidade de pessoas, objetos e informação, representam o cenário no qual emerge o conceito de Aprendizagem com Mobilidade - mobile learning, ou m-learning. Nesse contexto, o artigo apresenta um estudo exploratório sobre as práticas de m-learning no contexto brasileiro. Os resultados revelam que o m-learning vem sendo adotado de forma experimental no ambiente acadêmico (especialmente no ensino superior) com raras aplicações em organizações. Os desafios para o seu desenvolvimento são de ordem contextual/social (resistências à adoção de novas tecnologias e a necessidade do desenvolvimento de uma cultura de uso dessas tecnologias); e ordem didático-pedagógico (necessidade de inovação nas práticas didático-pedagógicas e de processos de formação de professores para o uso, em função da própria natureza do meio de interação); de ordem tecnológica e econômica, dentre outros. Contudo, os resultados da pesquisa também indicam oportunidades e possibilidades de desenvolvimento futuro do m-learning, para as quais são realizadas diversas sugestões de pesquisas futuras.

Palavras-Chave: Aprendizagem com mobilidade. Tecnologias móveis e sem fio. Educação a distância.

Downloads 864  864  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Matemática e Infância no “Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil”: um olhar a part Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ARAÚJO, Elaine Sampaio

Este artigo discute a organização do ensino de matemática presente no “Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil” - RCNEI. Na intenção de realizar uma análise crítica desse documento, na área de matemática, à luz da teoria histórico-cultural, o estudo abordou os aspectos relacionados à infância e à Matemática e aos conteúdos matemáticos. A análise permite concluir que o RCNEI, ao não considerar a criança em sua condição infantil, propõe atividades e conteúdos descontextualizados não apenas da infância, mas também da produção sócio-histórica do conhecimento matemático. Porém, para que uma proposta curricular oriente o ensino de Matemática na Educação Infantil, faz-se necessário considerar a realidade social e econômica, os diferentes níveis de formação dos professores, a dinâmica das escolas e de seus projetos pedagógicos, a natureza cultural da produção do conhecimento matemático e o movimento de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Currículo. Matemática. Educação Infantil.

Downloads 588  588  Tamanho do arquivo 16.12 KB  Plataforma Revista Zetetiké - Unicamp – v. 18, n. 33 – jan/ju  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Material Teórico Impresso para o Curso de Formação de Tutores para EaD: uma experiência de produção Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRANCO, Eguimara Selma; BARROS, Gilian Crisitina; MOURA, Leda maria Corrêa

As ações da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR) na modalidade a distância aconteceram de forma processual, pois era necessário definição de critérios e concepções para que se pudesse implantar a modalidade na formação continuada de profissionais da educação. A partir de 2006 passaram a ser implementadas ações para a realização de cursos a distância com uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Uma condição apresentada para a oferta de cursos de formação continuada na modalidade a distância foi a existência de material impresso, pois, além da familiaridade, o material impresso apresenta facilidade para transporte e utilização, devido as possibilidades de anotações e consultas a qualquer tempo. A escrita da primeira versão do material impresso teve como ponto de partida a versão preliminar do documento base para a EaD na Seed/PR, onde estão indicados a concepção de educação, os perfis dos envolvidos (aluno, tutor, autor), as características do material impresso para EaD e o fluxo de trabalho na EaD. Além disso, também foi definida a estrutura do curso e dos textos. O curso foi organizado em cinco módulos, os conteúdos tratados foram: definição, breve histórico e legislação da EaD no Brasil; familiarização do ambiente e-escola; aspectos da tutoria; as mídias na EaD; e avaliação na EaD. Com relação à estrutura dos textos, estes teriam: título; epígrafe; apresentação contendo objetivos, carga-horária e conteúdos; texto intercalado com questionamentos para reflexões; indicações de leituras complementares; e referências bibliográficas. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar como se deu o processo de produção do material teórico para o I Curso de Formação de Tutores para EaD da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed/PR).

Palavras-chave: Educação a Distância. Formação de professores. Produção de materiais.

Downloads 3353  3353  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universaidade Tuiuti, Curitiba-PR  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Métodos, recursos de avaliação escolar Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CARMO, Ivone Zanelato do

O artigo refere-se aos vários métodos de avaliação escolar defendidos pelos grandes autores na educação. Apresenta pontos positivos e negativos da avaliação escolar, em todos os âmbitos,analisando escolas públicas e particulares.

Palavras-chave: Avaliação escolar. Métodos. Recursos. Escola pública. Escola particular.

Downloads 47400  47400  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR  Site http://
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Modernidade/pós-modernidade: tensões e repercussões na produção de conhecimento em educação Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
GALLO, Sílvio

Discutem-se nesse artigo as repercussões que o debate em torno de uma superação da modernidade e a suposta instauração de uma pós-modernidade traz para a Educação como campo de conhecimento, mais especialmente para a pesquisa nesse campo. Discute-se criticamente a tese de que viveríamos na pós-modernidade, dando ênfase a essa afirmação no âmbito do pensamento social, principalmente por compreender-se que essa expressão não tem a força e a intensidade de um conceito filosófico, acabando vazia de sentido. Ressalta-se que um de seus primeiros usos no campo da filosofia, por Lyotard, deu-se como um adjetivo e não como um substantivo, o que faz significativa diferença. Para além do debate sobre o fim ou não da modernidade, opta-se pela noção de hipermodernidade, proposta por Lipovetsky, como forma de caracterização do mundo contemporâneo, buscando compreender suas implicações. Por outro lado, o autor reconhece as importantes contribuições da tese que afirma a pós-modernidade, principalmente em seus aspectos epistemológicos e políticos, na medida em que desloca o foco de análise. Caracteriza o presente debate como a tensão entre duas imagens do pensamento que não são absolutamente novas, mas que ganham especial destaque na contemporaneidade, defendendo que devemos tomar essa tensão naquilo que ela apresenta de possibilidade criativa, sem paralisar o pensamento.

Palavras-chave: Modernidade. Pós-modernidade. Educação. Conceito.

Downloads 2609  2609  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Aluno com Altas Habilidades no Contexto da Educação Inclusiva Popular Versão: DOC
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ALENCAR, Eunice M. L. Soriano de

São analisados no estudo alguns aspectos da educação do aluno com altas habilidades em uma proposta de Educação Inclusiva. Apresenta-se a posição de especialistas contrários à Educação Inclusiva para alunos com altas habilidades. Ressalta-se a reduzir preparação do professor para atender de forma adequada as necessidades e interesses do superdotado bem como idéias errôneas e atitudes do professor que limitam as possibilidades de uma educação de boa qualidade para o superdotado relevante de serem conhecidos e incorporados à prática docente na sala de aula regular.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Altas habilidades. Superdotados.

Downloads 7190  7190  Tamanho do arquivo 155.50 KB  Plataforma Universidade Federal Fluminense  Site http://www.inep.gov.br/PESQUISA/BBE-ONLINE/det.asp?cod=57410&type=P
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O conceito de infância no decorrer da história Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CALDEIRA, Laura Bianca

O presente trabalho teve como objetivo principal analisar a infância do ponto de vista histórico, promovendo uma compreensão acerca da mudança de paradigma no que diz respeito ao conceito de infância no decorrer da história.

Palavras-chave: Infância. Conceito. Paradigma. Mudança. História.

Downloads 39890  39890  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unimontes  Site 
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Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O cuidado como conceito articulador de uma nova relação entre Filosofia e Pedagogia Popular Versão: 
Atualização:  24/8/2009
Descrição:
DALBOSCO, Cláudio Almir

O artigo reconstroi brevemente, em sua primeira parte, a situação de dependência histórica da Pedagogia, primeiro em relação à Filosofia e, depois, às Ciências, para mostrar que um dos resultados de tal dependência é a incorporação, no universo do discurso pedagógico, daquela mesma tendência, presente de modo geral tanto no discurso filosófico como científico, de objetificação do ser humano por meio de sua epistemologização ou eticização. Na segunda parte, recorre ao pensamento heideggeriana de Ser e Tempo e sua crítica à metafísica clássica e à ciência moderna, com o intuito de abalizar um arsenal conceitual produtivo à Pedagogia, para que ela possa repensar-se a si mesma. Em que pese todas as dificuldades teóricas intrínsecas ao projeto de extrair desdobramentos pedagógicos desta obra, o conceito de cuidado (Sorge) como tríplice dimensão articulada estruturalmente constitui o fio condutor deste arsenal.

Palavras-chave: Pedagogia. Filosofia. Ciência. Ação pedagógica. Ser-aí e cuidado.

Downloads 1730  1730  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Scielo  Site http://www.scielo.br
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