Categoria: Pedagogia Artigos |
O Pensamento na arte e o insight na ciência: subjetividades na educação científica  |
Versão: Impressa Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; ZANON, Ângela Maria
Sugerimos, nesse artigo, uma reflexão sobre as relações existentes entre o uso de dados objetivos e de elementos subjetivos tanto no fazer científico, como no trabalho de sala de aula. A ideia vem de um objetivo maior, que é promover um debate sobre a objetividade requerida pela maioria dos cientistas, as especificidades do ser humano, e a educação científica transposta à sala de aula. Para essa reflexão fazemos uso de conceitos sugeridos pela psicanálise (livre associação, atenção flutuante), pela fenomenologia de Gaston Bachelard (intuição do instante), além do conceito de Complexo Científico, definido no texto. Apontamos para a importância de um espaço, em planos de ensino, que valoriza o uso da criatividade, pelo aluno, como importante estratégia para o trabalho do professor, tanto para o desenvolvimento do pensamento lógico inerente às ciências, como para produção do potencial para criação de visões alternativas que se constituem como novas soluções para velhos problemas.
Palavras-chave: Criatividade. Insight na ciência. Educação.
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1467 0 bytes A Construção do Conhecimento Docente no Contexto A http:// |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O Prazer de Aprender com a Informática na Educação Infantil  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
MATTEI, Claudinéia
Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a informática na educação, analisando o uso do computador, o software educativo, o papel do professor e o papel do aluno no processo ensino aprendizagem. Posteriormente, discute a utilização do computador como ferramenta de auxílio na aprendizagem infantil, analisando um trabalho realizado com trinta e oito alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato do município de Blumenau. Este trabalho consiste na apresentação de um software educacional aos alunos buscando ampliar os seus conhecimentos acerca da miscigenação das cores, possibilitando que eles mudassem a uncionalidade do próprio software. Assim, coerente com a perspectiva construtivista de educação, oportunizou-se uma participação ativa e criativa dos alunos nos seus processos de construção do conhecimento. Os resultados evelam o quanto eles interagem prazerosamente com o computador, e brincando com suas próprias ideias.
Palavras chave: Educação. Software educacional. Informática.
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1415 63 bytes Instituto Catarinense de Pós-Graduação http://www.icpg.com.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Políticas Públicas e Gestão Democrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CONTI, Celso Conti; LUIZ, Maria Cecília
A profundidade das mudanças no capitalismo a partir de meados do século 20 produziu um novo modo de vida total, que abrange tanto os padrões de comportamento social quanto às relações entre o capital, o trabalho e o Estado. Organismos internacionais foram criados para orquestrar o processo de mudanças na agenda das Nações-Estado de todo o mundo, inclusive no campo da educação, que passa a ser vista como prioritária, justificando-se a necessidade de um novo pacto social, implicando na participação da sociedade como um todo. No Brasil, leis federais, estaduais e municipais consagram o princípio da “gestão democrática”. É preciso, contudo, verificar como esses princípios têm sido traduzidos na prática. Com esse propósito, o texto se propõe a analisar a atuação do conselho de escola no sistema de ensino de São Carlos/SP, com o objetivo de identificar as possibilidades de participação da comunidade na escola. Para a análise, utilizamos um conjunto de depoimentos dos conselheiros das escolas municipais e, como resultado, identificamos dois importantes obstáculos ao funcionamento democrático do conselho de escola: um relacionado à paridade e partilha do poder, outro à representatividade.
Palavras-chave: Conselho de escola. Gestão democrática. Políticas públicas. Sistema municipal de ensino.
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1393 56.57 KB Revista Educação: Teoria e Prática http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao |
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