Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Promoção da Cultura de Paz: Esperança da Sociedade Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
BRUNISMANN, Michelle Franco; PRESTES, Marília Elza Minosso

O presente artigo aborda resultados da pesquisa sobre “Educação para a cultura de paz”. O mesmo tem por objetivo mostrar a possibilidade de se estabelecer uma cultura de paz nas escolas, sem que essa seja uma paz passiva, mas que respeite os direitos humanos e as diversidades. É na busca de solução de conflitos que se pode encontrar o caminho para a paz. A educação para a paz supõe educar para a mudança social e sendo assim, educar as futuras gerações para a paz e para a solidariedade é essencial para que desenvolvam o dialogo e a compreensão.

Palavras-chave: Paz. Cultura. Escola.

Downloads 1493  1493  Tamanho do arquivo 91.80 KB  Plataforma VII Congresso de Educação da Faculdade de Pato Bra  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Práticas interdisciplinares Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
POMBO, Olga

É objectivo deste texto descrever e caracterizar as práticas interdisciplinares que, hoje em dia, são utilizadas na investigação científica. Nesse sentido, apresenta-se uma categorização dos novos arranjos disciplinares (ciências de fronteira, interdisciplinas e interciências) e uma tipologia das diversas práticas de investigação interdisciplinar que a ciência hoje mobiliza (práticas de importação, cruzamento, convergência, descentração e comprometimento). A título exemplar, o estatuto disciplinar das ciências cognitivas é estudado com algum detalhe.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Epistemologia. Ciências de fronteira. Interdisciplinas. Interciências. Ciências cognitivas. Práticas interdisciplinares. Importação. Cruzamento. Convergência. Descentração. Comprometimento.

Downloads 1489  1489  Tamanho do arquivo 122.77 KB  Plataforma Revista Sociologias  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Bullying: comportamento agressivo entre estudantes Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
LOPES NETO, Aramis A.

O objetivo é alertar sobre a alta prevalência da práticade bullying entre estudantes, conscientizando-os da importância de sua atuação na prevenção, diagnóstico e tratamento dos possíveis danos à saúde e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, além da necessidade em orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais freqüente de violência juvenil. Foram acessados bancos de dados bibliográficos e páginas de relevância na Internet, identificando-se artigos e textos recentes sobre o tema. O comportamento agressivo entre estudantesé um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e frequentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos. Estudos realizados nas 2 últimas décadas demonstraram que a sua prática pode ter conseqüências negativas imediatas e tardias para todas as crianças e adolescentes direta ou indiretamente envolvidos. A adoção de programas preventivos continuados em escolas de educação infantil e de ensino fundamental tem demonstrado ser uma das medidas mais efetivas na prevenção do consumo de álcool e drogas e na redução da violência social. A prevenção do bullying entre estudantes constitui-se em uma necessária medida de saúde pública, capaz de possibilitar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, habilitando-os a uma convivência social sadia e segura.

Downloads 1488  1488  Tamanho do arquivo 178.68 KB  Plataforma Jornal de Pediatria  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Violência e fracasso escolar: a negação do outro como legítimo outro Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
SOUSA, Ana Maria Borges de

Discutir o fracasso como uma das manifestações da violência que se gesta e se legitima no interior da escola, instituição cujo papel, proclamado e desejado, é o de proporcionar aos indivíduos, que a ela têm acesso, a formação humana e a capacitação, assegurando a todos o desenvolvimento de seus potenciais e o sucesso na trama sinuosa da aprendência. É a gestão do cuidado e o reconhecimento do outro em sua legitimidade que dialogam com a temática.

Palavras chave: Violência corporeidade. Gestão do cuidado. Fracasso escolar. Ponto de Vista.

Downloads 1483  1483  Tamanho do arquivo 222.24 KB  Plataforma Revista Ponto de Vista  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pensamento na arte e o insight na ciência: subjetividades na educação científica Popular Versão: Impressa
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
YAMAZAKI, Sérgio Choiti; YAMAZAKI, Regiani Magalhães de Oliveira; ZANON, Ângela Maria

Sugerimos, nesse artigo, uma reflexão sobre as relações existentes entre o uso de dados objetivos e de elementos subjetivos tanto no fazer científico, como no trabalho de sala de aula. A ideia vem de um objetivo maior, que é promover um debate sobre a objetividade requerida pela maioria dos cientistas, as especificidades do ser humano, e a educação científica transposta à sala de aula. Para essa reflexão fazemos uso de conceitos sugeridos pela psicanálise (livre associação, atenção flutuante), pela fenomenologia de Gaston Bachelard (intuição do instante), além do conceito de Complexo Científico, definido no texto. Apontamos para a importância de um espaço, em planos de ensino, que valoriza o uso da criatividade, pelo aluno, como importante estratégia para o trabalho do professor, tanto para o desenvolvimento do pensamento lógico inerente às ciências, como para produção do potencial para criação de visões alternativas que se constituem como novas soluções para velhos problemas.

Palavras-chave: Criatividade. Insight na ciência. Educação.

Downloads 1467  1467  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma A Construção do Conhecimento Docente no Contexto A  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores na perspectiva da biologia do amor e do fluir em ambientes informatizados Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
MACIEL, Margareth de Fátima; FACCIN, Liliam

Esse texto apresenta uma discussão sobre a formação de professores para a utilização da informática na escola a partir da teoria da autopoiese e do fluir, destacando que essa formação configura-se como elemento fundamental para uma mudança na prática pedagógica. A prática, por sua vez, parece estar relacionada às concepções subjacentes ao fazer do professor, ou seja, à realização de uma atividade educacional que valorize as capacidades individuais e coletivas dos alunos e seja baseada na compreensão das condições, limites e possibilidades de cada um considerando a afetividade, a responsabilidade e a democracia elementos que viabilizam o desenvolvimento global e qualitativo do ser humano.

Palavras-Chave: Autopoiese. Formação docente. Informática educacional. Prática pedagógica.

Downloads 1454  1454  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista RENOTE - Novas Tecnologias na Educação  Site http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/13609
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Prazer de Aprender com a Informática na Educação Infantil Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MATTEI, Claudinéia

Este artigo apresenta, inicialmente, algumas reflexões sobre a informática na educação, analisando o uso do computador, o software educativo, o papel do professor e o papel do aluno no processo ensino aprendizagem. Posteriormente, discute a utilização do computador como ferramenta de auxílio na aprendizagem infantil, analisando um trabalho realizado com trinta e oito alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Monteiro Lobato do município de Blumenau. Este trabalho consiste na apresentação de um software educacional aos alunos buscando ampliar os seus conhecimentos acerca da miscigenação das cores, possibilitando que eles mudassem a uncionalidade do próprio software. Assim, coerente com a perspectiva construtivista de educação, oportunizou-se uma participação ativa e criativa dos alunos nos seus processos de construção do conhecimento. Os resultados evelam o quanto eles interagem prazerosamente com o computador, e brincando com suas próprias ideias.

Palavras chave: Educação. Software educacional. Informática.


Downloads 1415  1415  Tamanho do arquivo 63 bytes  Plataforma Instituto Catarinense de Pós-Graduação  Site http://www.icpg.com.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Pedagogo no âmbito hospitalar vínculo mãe e bebê  Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
Até bem pouco tempo a educação estava restrita ao espaço escolar, hoje a pedagogia está presente em espaços diferenciados com projetos que abrangem empresas, hospitais, praças e outros ambientes com a valorização do contexto proporcionando conhecimento a uma gama maior de pessoas de maneira a promover a formação integral do educando.

Palavras-chave: Pedagogo. Hospital. Educação.

Downloads 1395  1395  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Políticas Públicas e Gestão Democrática: o funcionamento do conselho escolar no sistema municipal de Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
CONTI, Celso Conti; LUIZ, Maria Cecília

A profundidade das mudanças no capitalismo a partir de meados do século 20 produziu um novo modo de vida total, que abrange tanto os padrões de comportamento social quanto às relações entre o capital, o trabalho e o Estado. Organismos internacionais foram criados para orquestrar o processo de mudanças na agenda das Nações-Estado de todo o mundo, inclusive no campo da educação, que passa a ser vista como prioritária, justificando-se a necessidade de um novo pacto social, implicando na participação da sociedade como um todo. No Brasil, leis federais, estaduais e municipais consagram o princípio da “gestão democrática”. É preciso, contudo, verificar como esses princípios têm sido traduzidos na prática. Com esse propósito, o texto se propõe a analisar a atuação do conselho de escola no sistema de ensino de São Carlos/SP, com o objetivo de identificar as possibilidades de participação da comunidade na escola. Para a análise, utilizamos um conjunto de depoimentos dos conselheiros das escolas municipais e, como resultado, identificamos dois importantes obstáculos ao funcionamento democrático do conselho de escola: um relacionado à paridade e partilha do poder, outro à representatividade.

Palavras-chave: Conselho de escola. Gestão democrática. Políticas públicas. Sistema municipal de ensino.

Downloads 1393  1393  Tamanho do arquivo 56.57 KB  Plataforma  Revista Educação: Teoria e Prática  Site http://cecemca.rc.unesp.br/ojs/index.php/educacao
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Projeto Político-Pedagógico: Uma construção coletiva Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
LONGHI, Simone Raquel Pagel; BENTO, Karla Lucia

Este artigo discute a importância da construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico na escola como um documento que reflete a realidade escolar, sendo que a escola tem autonomia para elaborá-lo, relacionando-o diretamente à identidade da instituição. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes segmentos, o Projeto Político-Pedagógico cumprirá o seu papel se for uma construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. Procuramos ressaltar que a busca da participação da comunidade escolar é fundamental nesse processo, cujo caminho pode estar cheio de dificuldades, mas que pode, também, ser um momento propício para visualizar novas possibilidades e transformação da realidade.

Palavras-chave: Projeto Político-Pedagógico. Participação. Viabilidade.

Downloads 1346  1346  Tamanho do arquivo 89.01 KB  Plataforma Revista ICPG  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (11) 12 13 14 15 16 17 18 »