Categoria: Pedagogia Artigos |
O ensino da filosofia segundo Hegel: contribuições para a atualidade  |
Versão: Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
NOVELLI, Pedro Geraldo Aparecido
É possível ensinar filosofia? O filósofo alemão G. W. F. Hegel (1770-1831) não somente responde afirmativamente à questão posta, como também indica o que deve ser ensinado e como em Filosofia. A resposta hegeliana tem como fonte sua atividade como diretor do ginásio de Nürnberg, onde ele procura estabelecer diretrizes e procedimentos para que a filosofia seja ensinada aos jovens. Segundo Hegel, a filosofia sempre é pertinente na medida em que se manifesta sobre o que é fundamental para o homem, isto é, sobre sua vida com as questões que lhe dizem respeito. Para tanto, a filosofia deve assumir o homem como seu objeto de consideração. Isso deve resultar na apreciação da realidade humana para que, a partir dela, sejam levados e elevados à sua maior e melhor compreensão pela reflexão e pela especulação. Tais habilidades não são adquiridas senão pelo contato direto com a filosofia em sua especificidade na sua produção histórica, ou seja, nos textos. Conhecer a história da filosofia já é aprender filosofia, mas tal aprendizagem necessita da mediação do professor. A mediação se faz necessária, pois a aprendizagem não é natural e, portanto, não se dá espontaneamente. Aprender é sempre aprender com alguém.
Palavras-chave: Abstração. Dialética. Especulação.
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2313 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
A multimídia, a didática e o saber escolar na formação do professor: um desafio acadêmico  |
Versão: PDF Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
ARNONI, Maria Eliza Brefere; DOTTI, Amanda Foganholi; FARIA, Lívia Carolina Miranda; KOIKE, Luiz Tomaz; BREFORE, Marcelo A fim de divulgar os trabalhos resultantes da disciplina de Didática, do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Unesp, Campus de São José do Rio Preto, para professores e futuros professores, propôs-se a elaboração do site: http://www.ibilce.unesp.br/departamentos/edu/didatica/index.htm , tendo em vista a importância do olhar crítico para o livro didático e o desenvolvimento do conteúdo de ensino em sala de aula, assuntos tratados nos trabalhos. A parceria com os docentes da rede pública proporcionou, pelo contato entre formação inicial e continuada, a troca de experiências e discussões relevantes sobre a educação. Palavras-chave: Educação. Formação inicial. Formação continuada. Site de didática.
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2333 185.41 KB Universidade Estadual Paulista - Unesp http://www.unesp.br/prograd/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
O ensino de filosofia: a leitura e o acontecimento  |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
FABBRINI, Ricardo Nascimento
O curso de Filosofia deve desenvolver no aluno uma habilidade técnica na interpretação de diferentes modalidades discursivas - análoga ao "exercício de escuta", no sentido psicanalítico - que lhe permita a experiência da "dominação intelectual": da posse, ainda que provisória, de uma "língua da segurança" que coloque em "suspensão" os "lugares de conversação". Quebrando a barreira entre os gêneros dos discursos, entre as diferentes disciplinas, e entre os diversos interlocutores, o curso de Filosofia - seja na universidade, no Ensino Médio e mesmo fora dos cursos regulares - poderá, desse modo, estimular a produção de um diálogo intenso, laicizado, entre múltiplos sujeitos de enunciação, contribuindo para a constituição do "espaço público". Somente assim a Filosofia conquistará definitivamente, entre nós, sua madureza.
Palavras-chave: Filosofia. Curso. Ensino.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate  |
Versão: Atualização: 24/8/2009 |
Descrição:
AQUINO, Julio Groppa; MUSSI, Mônica Cristina
Este artigo tem por objetivo apresentar algumas das conclusões de uma investigação realizada junto a professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo que participam de grupos de formação em serviço, a fim de conferir visibilidade aos efeitos que a prática formativa concreta vem produzindo na profissionalidade docente. Destaca, em particular, as vicissitudes ocasionadas nesse grupo quando experienciam uma modalidade formativa contemporânea, pautada no modelo de formação reflexiva. As ideias desenvolvidas no artigo inscrevem-se no campo conceitual da psicologia institucional. A partir desse enquadramento teórico, o texto trabalha com o pressuposto de que os recentes paradigmas de formação docente em serviço, ao serem operados por práticas formativas concretas, promovem novas possibilidades de experiência de si para os professores, conferindo novas figurações de subjetividade para os professores no tempo presente - professor-reflexivo, professor-autônomo, professor-investigativo. No interior de relações institucionalizadas, a vivência destas figurações é metabolizada pelos docentes, que produzem uma forma peculiar de reflexão, não vislumbrada na pauta dos programas de formação. Instalados nas práticas concretas de formação em serviço, os professores produzem um tipo de reflexão particular que escapa dos objetos definidos no design formativo e do contorno reflexivo mapeado a priori. A reflexão tangível nas falas docentes narra o confronto desse protagonista com seu lugar instituído na profissão, problematizando o "dever ser" de seu ofício nos dias de hoje.
Palavras-chave: Formação em serviço. Reflexão. Subjetividade docente.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
LIBÂNEO, José Carlos Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por consequência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB.
Palavras-chave: Pedagogia. Prática social. Formação de professores. LDB.
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Categoria: Pedagogia Artigos |
Cyberbullying: uma análise comparativa com estudantes de países da América Latina: Argentina, Brasil  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
CHELEZQUER, Charo Sádaba Chalezquer; GONZÁLEZ, Diana González; PÉREZ, Jorge del Río; SALA, Xavier Bringue
Este estudo explora a questão do cyberbullying partindo de uma perspectiva transcultural. O foco está na análise da extensão da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela apresentando experiências de adolescentes de cyberbullying, a partir do levantamento de 21.000 estudantes de 10 a 18 anos. Nesse trabalho, "cyberbullying" refere-se à intimidação via meios de comunicação eletrônicos: telefone celular / vídeo / foto / mensagem de texto, Internet / jogos / mensagens instantâneas.
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2572 82.06 KB V Congresso Internacional sobre Comunicação e Real http://www.educarede.org.br |
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