Categoria: Pedagogia Artigos |
Trabalho, Tecnologia e Sociedade: um Embate Contemporâneo entre Perspectivas Acerca da Sociedade e D  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva
Apresentamos neste trabalho uma aproximação aos estudos sobre as interações entre Tecnologia, Educação e Sociedade. Objetivamos apontar o embate entre diferentes perspectivas acerca da Sociedade e da Educação Tecnológica, questão que nos trouxe considerável inquietação no decorrer da referida aproximação. Buscamos desenvolver o presente texto em dois momentos fundamentais. No primeiro momento, apresentaremos as perspectivas filosóficas e políticas que consideramos em embate no campo gnosiológico. E no segundo, faremos o mesmo movimento, porém em relação às concepções de educação e educação tecnológica que emergem destas perspectivas. Consideraremos para fins deste trabalho, como perspectivas em embate, aquela que propõe o fim da categoria trabalho como categoria analítica central e consequentemente o papel da classe trabalhadora na atualidade social, e por outro lado aquela que afirma a validade dessas categorias. Tomaremos aqui, estas como, respectivamente, a perspectiva herdeira dos estudos da chamada Teoria Crítica representada em destaque nas reflexões de Jürgen Habermas e aquela ligada à tradição sociológica do pensamento de Karl Marx. No interior desse embate, encontram-se concepções que derivam das perspectivas supracitadas, e destas, serão importantes para nosso texto aquelas relacionadas à tecnologia e à educação. Realizamos nossa reflexão tomando autores e autoras que podem ser considerados no interior do campo dos estudos do trabalho, com interfaces capitais em relação à tecnologia e educação, embasados em concepções políticas e filosóficas de matrizes ora próximas, ora distantes. Habermas foi tomado criticamente de forma especial, entre outros motivos, por oferecer importante influência no âmbito das teorias da Educação Tecnológica. Essa imagem será retratada principalmente a partir da produção de João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos enquanto principal interlocutor dessa perspectiva, para realizarmos o embate dessas concepções no contexto da educacional tecnológico.
Palavras-Chave: Trabalho. Tecnologia. Educação tecnológica.
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11261 201.97 KB VIII Congresso Nacional de Educação - Educere http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/apresentacao.php |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Tecnologia, Trabalhoe Educação: Notas de uma Aproximação aos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnolog  |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva
Apresentamos neste trabalho nossa recente aproximação ao campo dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (ESCTS). Objetivamos apontar notas das primeiras impressões que emergiram desta aproximação, buscando traçar um posicionamento crítico frente a algumas das questões postas no interior desse campo. Desenvolvemos o texto em três momentos através do diálogo com a literatura. No primeiro momento, procuramos estabelecer um quadro geral do campo dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, abarcando seu contexto de surgimento e sua emergência nos países centrais e América Latina. Apresentamos, em seguida, alguns dos múltiplos olhares existentes dentro desse campo, de onde decorre nosso segundo ponto, no qual buscamos iniciar um processo de posicionamento político-acadêmico diante do campo dos referidos estudos, mais precisamente vinculado à tradição sociológica do marxismo. No âmbito dessas abordagens, quais sejam: a do modelo linear de tecnologia e seu determinismo tecnológico – apresentada na ocasião pelos seus críticos –, a do construtivismo social da tecnologia e a do substantivismo crítico, apoiado nas leituras da Escola de Frankfurt, temos como escopo certa crítica à concepção de tecnologia apresentada no conjunto da obra de Karl Marx e seus adeptos. Ressaltaremos nesse contexto de embate, as ideias de autores como István Mészáros, por se fazerem fundamentais na construção da refutação ao relacionamento das reflexões de Marx ao determinismo tecnológico. No terceiro momento, consideramos brevemente o debate acerca da educação, especialmente no que diz respeito a esta quando estabelece o trabalho – ou a crítica ao trabalho alienado – como princípio educativo e consequentemente, guarda possibilidades de problematizações sobre a tecnologia e a sociedade contemporânea.
Palavras-Chave: Trabalho. Ciência. Tecnologia. Educação.
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7158 174.30 KB II Simpósio Nacional de Educação http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisimposioeducacao/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Sistemas de ensino e planos de educação: o âmbito dos municípios  |
Versão: Atualização: 21/8/2009 |
Descrição:
SAVIANI, Demerval
Partindo do significado das expressões sistema de educação e sistema de ensino, este artigo explicita o tratamento dado pela Constituição e pela LDB ao problema dos sistemas municipais de ensino. Em seguida, recupera o percurso histórico dos planos de educação no Brasil para, num terceiro momento, equacionar a questão das relações entre sistemas de ensino e planos de educação no âmbito dos municípios, indicando os passos a serem seguidos para a implantação dos sistemas municipais de ensino, assim como para a elaboração dos planos municipais de educação. O texto se encerra com a recuperação sintética da trajetória das concepções de planos de educação, concluindo pela necessidade de se contrapor à racionalidade financeira, que rege os planos de educação no contexto atual, a racionalidade social, isto é, o uso adequado dos recursos de modo a realizar o valor social da educação.
Palavras-chave: Sistemas de educação. Sistemas de ensino. Planos de educação. Sistemas municipais de ensino. Planos municipais de educação.
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3016 0 bytes Scielo http://www.scielo.br |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Reuven Feuerstein: “Experiência de Aprendizagem Mediada: Um salto para modificabilidade cognitiva es  |
Versão: PDF Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
TURRAL, Neide Catarina
O objetivo, neste artigo, é demonstrar a contribuição de Reuven Feuerstein para a Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM – a qual contribui para que sujeitos mediados se tornem capazes de superar limites na apreensão e na resolução de problemas, frente às demandas da contemporaneidade. A EAM, por meio dos critérios de mediação adotados – intencionalidade/reciprocidade, significado e transcendência – possibilita flexibilização para a mudança. Esses critérios apresentam características de mediação que possibilitam potencializar, nos sujeitos mediados, o desenvolvimento de modificabilidade estrutural cognitiva que se constitui na capacidade potencial do ser humano de transformar e de transformar-se, de ressignificar conhecimentos, conceitos, habilidades e atitudes.
Palavras-chave: Experiência de Aprendizagem Mediada. Modificabilidade. Intencionalidade. Significado.
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1294 1.44 MB Educere et Educare - Revista de Educação http://e-revista.unioeste.br/index.php |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Relação Sociocultural dos Brinquedos Artesanais Vendidos em Feiras Livres  |
Versão: 2012 Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
ANTÉRIO, D.;GOMES-DA-SILVA, P. N.
A pesquisa objetivou analisar o significado sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livres. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, de campo. Os Sujeitos participantes foram vendedores de brinquedos artesanais das feiras livres das cidades de Campina Grande e João Pessoa, principais no Estado da Paraíba. Utilizou-se da entrevista semiestruturada e da observação direta com registro em diário de campo. Concluiu-se que os brinquedos artesanais apresentam importantes significados para os feirantes vendedores desses objetos, principalmente no que se refere ao período de infância vivida, ao significado intergeracional somado à história cultural do brinquedo e à realidade educacional dos Sujeitos.
Palavras-chave: Educação. Feiras livres. Cultura. Brinquedos Artesanais.
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935 0 bytes Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967 http://www.ufrgs.br/edu_realidade |
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