Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do mais para o menos procurado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Educação a Distância: uma nova forma de aprender Popular Versão: 2007
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
ROCHA, Silvana Soares Siqueira; LIMA, Raymundo de

O presente artigo tem como objetivo discutir aspectos significativos sobre a Educação a distância no contexto socioeconômico, as contribuições dessa modalidade de Ensino para a democratização do acesso ao ensino superior, bem como a importância da formação de profissionais que consigam atuar de forma contextualizada com as novas exigências da educação fundamental, a fim de preparar o aluno para enfrentar o processo de aprendizagem como algo que deve fazer parte de sua vida ao longo de sua história e que na sociedade atual tem sido o foco das atenções, pois o mercado de trabalho exige cada vez mais a formação de cidadãos críticos e dotados de autonomia para se adaptar a funções generalizadas e que sejam capazes de aprender, inovar, criar e buscar o conhecimento necessário para melhorar a qualidade de sua vida tanto pessoal, quanto profissional.

Palavras-chave: Mudanças na Sociedade. Educação a Distância. Aprendizagem Independente.

Downloads 15125  15125  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UEM  Site http://
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora! Manifesto dos pioneiros da educação nova: perspectivas da pedagogia social no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
MELO, Simone Paz de

Este artigo trata de lançar hipóteses dos possíveis gérmens da Pedagogia Social no Brasil, no que concerne à educação escolar. Destaca que alguns princípios da Pedagogia Social estariam presentes no discurso do Manifesto dos Pioneiros de 1930. Chama a atenção para refletir sobre a dimensão social da escola.

Palavras-chave: Pedagogia Social. Manifesto dos pioneiros. Demandas. Educação Escolar.

Downloads 13039  13039  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Tuiuti do Paraná  Site 
Avaliação: 10.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O paradigma educacional da complexidade, a tecnologia e suas implicações na  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

O presente estudo visa a uma reflexão acerca do âmbito do currículo concebido nas relações cultural e ideológica dos sujeitos. Nesta reflexão, ensino e educação se constituem mediados pela tecnologia que opera de acordo com a diversidade das ações humanas. O currículo escolar deve, portanto, ser construído nas perspectivas da emancipação e da crítica transformadora em busca da autonomia, levando-se em consideração a complexidade dos organismos sociobiológicos, biopsicoespirituais e a dinâmica da relação interdependente sujeito/objeto com a sociedade e o ecossistema.

Palavras-chave: Currículo. Tecnologia. Complexidade.

Downloads 11659  11659  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Pensamento e Realidade   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Recursos didáticos e o processo de ensino-aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ARCANJO, Jacineide Gabriel Arcanjo; SANTOS, Paulo Ricardo dos Santos; SILVA, Silvio Profirio da Silva; TENOŔIO, Alexandro Cardoso

O principal objetivo da pesquisa foi identificar quais recursos didáticos estão sendo utilizados pelos professores nas diversas áreas do conhecimento de escolas públicas e privadas de Pernambuco. Buscando verificar como as aulas estão sendo desenvolvidas.

Palavras-Chave: Recursos didáticos. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 11505  11505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!A construção social da infância: uma outra história Popular Versão: PDF
Atualização:  20/8/2013
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de

Este artigo pretende discutir sobre diferentes concepções de infância e criança que permeiam o ambiente escolar. Para tanto, indícios de que a desigualdade social está intimamente relacionada com a origem étnica são apresentados como mote para a análise de que a agenda política brasileira pouco tem feito para o término desse círculo vicioso. Somado a este contexto, a postura pedagógica de educadoras e educadores, bem como da própria escola, vem contribuindo para perpetuar diferenciações hierarquizantes entre crianças. Utilizando depoimentos de professoras da educação infantil a respeito das relações raciais, o artigo discorre sobre critérios de segregação vigentes na escola, um espaço considerado como uma espécie de laboratório do racismo/preconceito/discriminação, e seus membros e recursos materiais (profissionais da educação, estudantes, livros didáticos, livros paradidáticos) como elementos balizadores para propagação de manifestações silenciosas (outras nem tanto) destes sentimentos ou atitudes. Por fim, aponta para possíveis caminhos por meio do reconhecimento da criança como atuante de sua própria história, ou seja, como protagonista de uma trama que insiste em relegá-la a coadjuvante, ignorando que este enredo diz respeito ao estabelecimento e garantia de direitos independentemente de sua origem étnica. Dessa forma, apresenta o conceito de “alfabetização da diáspora” como recurso para a revisão da postura pedagógica e como um novo olhar sobre a história do país, da população e da própria criança que compõe o grupo que origina essa infância bem diferente da idílica.

Palavras-chave: Construção social da infância. Escola. Racismo.

Downloads 11452  11452  Tamanho do arquivo 66.46 KB  Plataforma VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_931.pdf
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Conselho Escolar - a participação construindo a gestão democrática na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
MAFASSIOLI, Andréia da Silva

O presente trabalho relata a experiência de formação continuada realizada com os conselheiros escolares de uma Rede Pública Municipal de Ensino. Os momentos de formação foram planejados, visando o fortalecimento da gestão democrática, esclarecendo aos segmentos pais, alunos, professores e funcionários as funções do Conselho Escolar, a importância da participação na tomada de decisão sobre questões administrativas, pedagógicas e financeiras e o aprofundamento de temáticas educacionais tais como Inclusão social, Ensino Fundamental de 09 anos, superação do fracasso escolar, entre outras que permeiam os Projetos Político-Pedagógicos das instituições de ensino.

Palavras-chave: Conselho escolar. Participação. Gestão democrática.

Downloads 11138  11138  Tamanho do arquivo 163.30 KB  Plataforma Associação Nacional de Política e Administração da  Site http://www.isecure.com.br/anpae/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Trabalho, Tecnologia e Sociedade: um Embate Contemporâneo entre Perspectivas Acerca da Sociedade e D Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva

Apresentamos neste trabalho uma aproximação aos estudos sobre as interações entre Tecnologia, Educação e Sociedade. Objetivamos apontar o embate entre diferentes perspectivas acerca da Sociedade e da Educação Tecnológica, questão que nos trouxe considerável inquietação no decorrer da referida aproximação. Buscamos desenvolver o presente texto em dois momentos fundamentais. No primeiro momento, apresentaremos as perspectivas filosóficas e políticas que consideramos em embate no campo gnosiológico. E no segundo, faremos o mesmo movimento, porém em relação às concepções de educação e educação tecnológica que emergem destas perspectivas. Consideraremos para fins deste trabalho, como perspectivas em embate, aquela que propõe o fim da categoria trabalho como categoria analítica central e consequentemente o papel da classe trabalhadora na atualidade social, e por outro lado aquela que afirma a validade dessas categorias. Tomaremos aqui, estas como, respectivamente, a perspectiva herdeira dos estudos da chamada Teoria Crítica representada em destaque nas reflexões de Jürgen Habermas e aquela ligada à tradição sociológica do pensamento de Karl Marx. No interior desse embate, encontram-se concepções que derivam das perspectivas supracitadas, e destas, serão importantes para nosso texto aquelas relacionadas à tecnologia e à educação. Realizamos nossa reflexão tomando autores e autoras que podem ser considerados no interior do campo dos estudos do trabalho, com interfaces capitais em relação à tecnologia e educação, embasados em concepções políticas e filosóficas de matrizes ora próximas, ora distantes. Habermas foi tomado criticamente de forma especial, entre outros motivos, por oferecer importante influência no âmbito das teorias da Educação Tecnológica. Essa imagem será retratada principalmente a partir da produção de João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos enquanto principal interlocutor dessa perspectiva, para realizarmos o embate dessas concepções no contexto da educacional tecnológico.

Palavras-Chave: Trabalho. Tecnologia. Educação tecnológica.

Downloads 10999  10999  Tamanho do arquivo 201.97 KB  Plataforma VIII Congresso Nacional de Educação - Educere  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/apresentacao.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Transdisciplinaridade: A articulação entre a teoria e a prática no trabalho pedagógico Popular Versão: DOC
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade

O presente artigo tem como objetivo divulgar um processo concreto de ampliação na formação acadêmica realizado com bases transdisciplinares e exercitado pelos alunos nas faculdades Radial, campus de Curitiba, através do Projeto de Iniciação Científica (PIC). Ampliar a formação acadêmica, objeto deste trabalho, significa buscar dentro de uma realidade acadêmica existente, construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implantação de projetos de pesquisa em face das suas condições materiais, considerando para isso a transdisciplinaridade, que apresenta por meio de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processo pedagógico.

Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Trabalho. Conhecimento.

Downloads 10888  10888  Tamanho do arquivo 94.50 KB  Plataforma Faculdade Estácio - Radial de Curitiba  Site http://www.radialcuritiba.edu.br/
Avaliação: 10.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Origami como um estímulo à criatividade das crianças das séries iniciais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SILVA, André Almeida da; SILVA, Sílvio Profirio da; OLIVEIRA, Eduardo Mendonça de; SOUZA, Francisco Ernandes Braga de; BARROS, Mônica Germano da Silva; DOURADO, Joseana Genuíno.

Este trabalho tem por objetivo abordar os subsídios do Origami para o estímulo da criatividade das crianças das Séries Iniciais.

Palavras-Chave: Origami. Estímulo. Criatividade.

Downloads 10703  10703  Tamanho do arquivo 24.57 KB  Plataforma X Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX 2  Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado enquanto mediação entre ensino, pesquisa e extensão Popular Versão: PDF
Atualização:  23/3/2012
Descrição:
PELOZO, Rita de Cássia Borguetti

O presente trabalho procura evidenciar a importância da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado enquanto mediação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Nos dias atuais, a conciliação entre teoria e prática torna-se imprescindível na formação do futuro docente, permitindo a construção da Práxis Pedagogia.

Palavras-chave: Estágio. Teoria. Prática.

Downloads 10408  10408  Tamanho do arquivo 72.66 KB  Plataforma Revista Científica Eletrônica de Pedagogia   Site http://www.revista.inf.br/pedagogia/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »