Categoria: Pedagogia Artigos |
A construção social da infância: uma outra história |
Versão: PDF Atualização: 20/8/2013 |
Descrição:
ARAUJO, Débora Cristina de
Este artigo pretende discutir sobre diferentes concepções de infância e criança que permeiam o ambiente escolar. Para tanto, indícios de que a desigualdade social está intimamente relacionada com a origem étnica são apresentados como mote para a análise de que a agenda política brasileira pouco tem feito para o término desse círculo vicioso. Somado a este contexto, a postura pedagógica de educadoras e educadores, bem como da própria escola, vem contribuindo para perpetuar diferenciações hierarquizantes entre crianças. Utilizando depoimentos de professoras da educação infantil a respeito das relações raciais, o artigo discorre sobre critérios de segregação vigentes na escola, um espaço considerado como uma espécie de laboratório do racismo/preconceito/discriminação, e seus membros e recursos materiais (profissionais da educação, estudantes, livros didáticos, livros paradidáticos) como elementos balizadores para propagação de manifestações silenciosas (outras nem tanto) destes sentimentos ou atitudes. Por fim, aponta para possíveis caminhos por meio do reconhecimento da criança como atuante de sua própria história, ou seja, como protagonista de uma trama que insiste em relegá-la a coadjuvante, ignorando que este enredo diz respeito ao estabelecimento e garantia de direitos independentemente de sua origem étnica. Dessa forma, apresenta o conceito de “alfabetização da diáspora” como recurso para a revisão da postura pedagógica e como um novo olhar sobre a história do país, da população e da própria criança que compõe o grupo que origina essa infância bem diferente da idílica.
Palavras-chave: Construção social da infância. Escola. Racismo.
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11452 66.46 KB VII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/158_931.pdf |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Conselho Escolar - a participação construindo a gestão democrática na escola |
Versão: PDF Atualização: 21/8/2013 |
Descrição:
MAFASSIOLI, Andréia da Silva
O presente trabalho relata a experiência de formação continuada realizada com os conselheiros escolares de uma Rede Pública Municipal de Ensino. Os momentos de formação foram planejados, visando o fortalecimento da gestão democrática, esclarecendo aos segmentos pais, alunos, professores e funcionários as funções do Conselho Escolar, a importância da participação na tomada de decisão sobre questões administrativas, pedagógicas e financeiras e o aprofundamento de temáticas educacionais tais como Inclusão social, Ensino Fundamental de 09 anos, superação do fracasso escolar, entre outras que permeiam os Projetos Político-Pedagógicos das instituições de ensino.
Palavras-chave: Conselho escolar. Participação. Gestão democrática.
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11138 163.30 KB Associação Nacional de Política e Administração da http://www.isecure.com.br/anpae/ |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Trabalho, Tecnologia e Sociedade: um Embate Contemporâneo entre Perspectivas Acerca da Sociedade e D |
Versão: PDF Atualização: 22/8/2013 |
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva
Apresentamos neste trabalho uma aproximação aos estudos sobre as interações entre Tecnologia, Educação e Sociedade. Objetivamos apontar o embate entre diferentes perspectivas acerca da Sociedade e da Educação Tecnológica, questão que nos trouxe considerável inquietação no decorrer da referida aproximação. Buscamos desenvolver o presente texto em dois momentos fundamentais. No primeiro momento, apresentaremos as perspectivas filosóficas e políticas que consideramos em embate no campo gnosiológico. E no segundo, faremos o mesmo movimento, porém em relação às concepções de educação e educação tecnológica que emergem destas perspectivas. Consideraremos para fins deste trabalho, como perspectivas em embate, aquela que propõe o fim da categoria trabalho como categoria analítica central e consequentemente o papel da classe trabalhadora na atualidade social, e por outro lado aquela que afirma a validade dessas categorias. Tomaremos aqui, estas como, respectivamente, a perspectiva herdeira dos estudos da chamada Teoria Crítica representada em destaque nas reflexões de Jürgen Habermas e aquela ligada à tradição sociológica do pensamento de Karl Marx. No interior desse embate, encontram-se concepções que derivam das perspectivas supracitadas, e destas, serão importantes para nosso texto aquelas relacionadas à tecnologia e à educação. Realizamos nossa reflexão tomando autores e autoras que podem ser considerados no interior do campo dos estudos do trabalho, com interfaces capitais em relação à tecnologia e educação, embasados em concepções políticas e filosóficas de matrizes ora próximas, ora distantes. Habermas foi tomado criticamente de forma especial, entre outros motivos, por oferecer importante influência no âmbito das teorias da Educação Tecnológica. Essa imagem será retratada principalmente a partir da produção de João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos enquanto principal interlocutor dessa perspectiva, para realizarmos o embate dessas concepções no contexto da educacional tecnológico.
Palavras-Chave: Trabalho. Tecnologia. Educação tecnológica.
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10999 201.97 KB VIII Congresso Nacional de Educação - Educere http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/apresentacao.php |
Categoria: Pedagogia Artigos |
Transdisciplinaridade: A articulação entre a teoria e a prática no trabalho pedagógico |
Versão: DOC Atualização: 23/3/2012 |
Descrição:
COSTA, Margarete Terezinha de Andrade
O presente artigo tem como objetivo divulgar um processo concreto de ampliação na formação acadêmica realizado com bases transdisciplinares e exercitado pelos alunos nas faculdades Radial, campus de Curitiba, através do Projeto de Iniciação Científica (PIC). Ampliar a formação acadêmica, objeto deste trabalho, significa buscar dentro de uma realidade acadêmica existente, construída em bases disciplinares (empírico – a realidade dada), quais são as possibilidades concretas de implantação de projetos de pesquisa em face das suas condições materiais, considerando para isso a transdisciplinaridade, que apresenta por meio de uma compreensão elaborada (concreto pensado), contribuições para o processo pedagógico.
Palavras-chave: Transdisciplinaridade. Trabalho. Conhecimento.
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10888 94.50 KB Faculdade Estácio - Radial de Curitiba http://www.radialcuritiba.edu.br/ |
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