Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O racional e o razoável: Aristóteles e o trabalho hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
THIRY-CHERQUES, Hermano Roberto

As mudanças por que passam o trabalho e as formas de administrá-lo têm evidenciado um divórcio entre a literatura técnica sobre o tema e a esfera real da economia e das organizações. Neste artigo, procuramos construir uma ponte entre o racionalismo do mundo acadêmico e o realismo do mundo efetivo das organizações, mediante a recuperação de três temas aristotélicos: o da sabedoria prática, o do conhecimento como fonte de poder e o da valorização do propósito do trabalho em detrimento do seu processo.

Palavras-chave: Trabalho. Racionalidade. Administração. Aristóteles.

Downloads 499  499  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro Popular Versão: 
Atualização:  18/12/2012
Descrição:
SAVIANI, Dermeval

A necessidade da formação docente já fora preconizada por Comenius, no século XVII, e o primeiro estabelecimento de ensino destinado à formação de professores teria sido instituído por São João Batista de La Salle em 1684, em Reims, com o nome de Seminário dos Mestres (Duarte, 1986, p. 65-66). Mas a questão da formação de professores exigiu uma resposta institucional apenas no século XIX, quando, após a Revolução Francesa, foi colocado o problema da instrução popular. É daí que deriva o processo de criação de Escolas Normais como instituições encarregadas de preparar professores.

Palavras-chave: Formação docente. Políticas educacionais. Escolas Normais.

Downloads 504  504  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Brasileira de Educação  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Filosofia, diversidade e a questão do negro: argumentos criados no seio da filosofia podem nos auxil Popular Versão: 
Atualização:  30/1/2014
Descrição:
SANTOS, Gislene Aparecida dos

Neste artigo, apresento algumas discussões inspiradas nas questões propostas pela filosofia (e pelo questionamento de teorias filosóficas) que podem ser importantes para a construção de um conhecimento crítico sobre as questões raciais. São discutidas a crítica à racionalidade instrumental e a crítica do conhecimento focalizado somente em categorias eurocentradas. Como alternativa a isso, proponho construir novas formas de pensar que focalizem a valorização da diversidade.

Palavras-Chave: filosofia, diversidade, negro, conhecimento, reconhecimento.

Downloads 505  505  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista da ABPN  Site http://www.abpn.org.br/Revista/index.php/edicoes/article/view/82/50
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Corpo, Gênero e Sexualidade nos Registros de Indisciplina Popular Versão: 2012
Atualização:  21/8/2013
Descrição:
FERRARI, A.; ALMEIDA, M. A. de

Este artigo é resultado de uma pesquisa realizada no Departamento de Ações Pedagógicas da Secretaria de Educação de Juiz de Fora. Trabalhando com os registros feitos entre 2007 e 2009, vamos centralizar nossas análises nos casos em que o corpo, o gênero e a sexualidade interagem com as indisciplinas. Entendendo essas categorias como construções discursivas e históricas, estamos propondo pensar os mecanismos de sua construção através dos enfrentamentos que ocorrem na escola. Desse modo, é na perspectiva Pós-estruturalista, sobretudo nas contribuições de Michel Foucault que estará nosso embasamento teórico-metodológico.

Palavras-chave: Corpo. Gênero. Sexualidades. Escolas.

Downloads 507  507  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Professoras iniciantes e ensino de conteúdos matemáticos  Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
NONO, Maévi Anabel ; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti

Neste artigo, apresentamos parte dos resultados obtidos em pesquisa que teve como objetivo geral investigar possibilidades formativas e investigativas de casos de ensino em processos de desenvolvimento profissional docente (NONO, 2005). Nesta pesquisa, realizada no período 2001-2005, quatro professoras iniciantes da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental analisaram cinco casos de ensino e elaboraram um caso a partir de situações escolares vividas na entrada na carreira. Casos de ensino têm se mostrado adequados para serem utilizados na formação de professores e na pesquisa de processos de aprendizagem docente. Destacamos, neste artigo, conhecimentos sobre ensino de conteúdos matemáticos, evidenciados pelas professoras iniciantes, ao alisarem um caso sobre uma situação de ensino de Matemática. Os resultados obtidos apontam dúvidas, certezas, equívocos e contradições que caracterizam suas práticas profissionais ao ensinar conteúdos matemáticos.

Downloads 512  512  Tamanho do arquivo 8.25 KB  Plataforma Revista Contrapontos vol 6 n. 2 p.339-356 2006  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!O Programa Escola de Gestores: Análise da Experiência no Estado do Paraná  Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SOUZA, Â. R. de; TEIXEIRA, M. A. P.

O artigo se propõe a analisar a experiência realizada no Estado do Paraná do programa nacional de Formação de Dirigentes Escolares – Escola de Gestores. Para tanto, o trabalho analisou os documentos propositivos do programa em âmbito nacional e cotejou os objetivos propostos por esses documentos com dados coletados em questionário aplicado aos cursistas e nos trabalhos de conclusão de curso (TCCs). As conclusões mostram que o programa no Estado do Paraná alcançou, ainda que parcialmente, os objetivos de formação dos diretores no tocante ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) na gestão da educação e na lida com problemas mais cotidianos das escolas públicas, porém a formação mais ampla atinente aos fundamentos do direito à educação e da gestão democrática, parece que não houve significativa apreensão dos conhecimentos trabalhados no programa.

Palavras-Chave: Escola de gestores. Gestão escolar. Diretor escolar. Políticas de formação.

Downloads 517  517  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Ética e Educação Clássica: Virtude e Felicidade no Justo Meio Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
BOTO, C.

O presente estudo debruça-se sobre a interface do problema educativo com a problemática da ética, compreendendo a pedago-gia com a arte/ciência voltada para a busca do bem educar/instruir/formar. Para tanto, o texto mobilizará conceitos da concepção ética daAristóteles; e, na atmosfera mental da Grécia clássica, recorre-se ao termo específico grego e transdisciplinar na origem: paideia. A seguir, este ensaio procura pontuar alguns aspectos da concepção iluminista a pro- pósito do tema, valendo-se da noção kantiana de imperativo categórico, a qual teria sido precedida pelo parecer de Rousseau, segundo o qual a vontade – e não a razão – seria a marca distintiva do gênero humano no ambiente natural. A idéia de Piaget de uma ética da reciprocidade também é aqui mobilizada. Abordando diacronicamente a temática, serão analisados conceitos de autores clássicos no debate da relação entre educação e ética, com destaque para o sentido conferido por Hanna Arendt para a autoridade como critério distintivo da relação assimétrica entre o educador (as gerações adultas de maneira geral) e os estudantes (ou as novas gerações). Arendt defende, como conceito e pressuposto operatório,a dimensão necessariamente conservadora do ato educativo: compete ao educador preservar do mundo as novas gerações e preservar o mundo das novas gerações – para que estas não destruam o suporte e o acervo cultural acumulados.

Palavras-chave: Educação. Ética. Filosofia da Educação. Pedagogia.

Downloads 520  520  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Impasses Éticos na Educação Hoje Popular Versão: 
Atualização:  26/2/2013
Descrição:
LASTÓRIA, Luiz A. Calmon Nabuco

O presente artigo trata da consciência filosófica expressa nas formulações de T. W. Adorno quanto ao desvanecimento da ética como possibilidade inerente ao ato educativo. Tendo em vista compreender o significado do termo “doutrina da vida reta” que, nas palavras de Adorno, teria caído em esquecimento na atualidade, o presente texto revisita o pensamento ético de Aristóteles, procurando elucidar o seu sentido imanente à educação. Por fim, extrairemos desse percurso algumas preocupações referentes ao problema da educação contemporânea sob a ótica das formulações de Adorno.

Palavras-chave: Ética. Educação. Aristóteles. Adorno. Família.

Downloads 525  525  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Iniciativas Públicas de Redução da Violência Escolar no Brasil Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
GONÇALVES, Luiz A. Oliveira; SPOSITO, Marilia Pontes

Este artigo apresenta algumas ações do Poder Público que buscaram reduzir a violência em meio escolar. Tomando como exemplo as cidades de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte, examina algumas das modalidades de práticas que nascem a partir da década de 80, início do processo de democratização política do Brasil. Oscilando entre medidas de caráter educativo e iniciativas relacionadas à área de segurança, as ações ainda demandam continuidade e maior capacidade de impacto nas escolas públicas dessas cidades. No entanto, já é possível, a partir dessas experiências, traçar a trajetória emergente das políticas públicas destinadas à diminuição da violência nos estabelecimentos de ensino na sociedade brasileira.

Palavras-chave: Violência escolar. Escolas públicas. Políticas públicas. Segurança na escola.

Downloads 543  543  Tamanho do arquivo 320.82 KB  Plataforma Cadernos de Pesquisa  Site http://www.scielo.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Desafios da diversidade na escola Popular Versão: PDF
Atualização:  3/2/2014
Descrição:
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes

Usando imagens como suporte lingüístico, o texto procura alertar professores para a necessidade de recuperar e ensinar às crianças o respeito mútuo entre os diferentes: índios, negros, mulheres, crianças, deficientes e muitos outros. Para tanto, coloca a alteridade como horizonte a ser alcançado na educação e na escola, cujo desafio está em compreender a relação ensino-aprendizagem como processo cultural, baseado na troca permanente entre diferentes.

Palavras-chave: Educação. cultura. Diversidade. Escola.

Downloads 576  576  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Revista Mediações  Site http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »