Educadores

Ínicio : Pedagogia : Artigos : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Valores nucleares aplicados à educação tecnológica colaborativa Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
STADTLOBER, Maria Goreti Amboni

Este estudo diz respeito à ação pedagógica de enfoque socioeducacional e tecnológico que, por sua vez, interpreta o conhecimento como interdisciplinar, interativo e situacionado. Esta reflexão incide sobre a especificidade do processo pedagógico aliado à tecnologia educacional, por isso, a visão amplia-se e não se prende a nenhum método de estudo; entretanto, propõe que, se utilizados, os métodos devem ser escolhidos de acordo com o problema a ser resolvido em cada caso.

Palavras-chave : Educação. Tecnologia. Colaboração. Artefato. Teoria da Atividade.

Downloads 2596  2596  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade São Luís  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) em crianças – Reflexões iniciais Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
MACHADO, Ligia de Fátima Jacomini; CEZAR, Marisa Jesus de Canini

A Psicopedagogia busca intervenções adequadas para aliviar os problemas causados pelo TDAH na criança de 6 a 12 anos. Pensando nisso, apresentamos neste trabalho alguns estudos e conceituações de diversos estudiosos, doutores, pesquisadores sobre o TDAH, bem como suas causas, sintomas, critérios para diagnóstico, e algumas possíveis intervenções psicopedagógicas.

Palavras-chave: Transtorno de déficit de atenção. Hiperatividade (TDAH).

Downloads 46094  46094  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade de Maringá - Instituto Paranaense de En  Site 
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (1)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Trabalho, Tecnologia e Sociedade: um Embate Contemporâneo entre Perspectivas Acerca da Sociedade e D Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva

Apresentamos neste trabalho uma aproximação aos estudos sobre as interações entre Tecnologia, Educação e Sociedade. Objetivamos apontar o embate entre diferentes perspectivas acerca da Sociedade e da Educação Tecnológica, questão que nos trouxe considerável inquietação no decorrer da referida aproximação. Buscamos desenvolver o presente texto em dois momentos fundamentais. No primeiro momento, apresentaremos as perspectivas filosóficas e políticas que consideramos em embate no campo gnosiológico. E no segundo, faremos o mesmo movimento, porém em relação às concepções de educação e educação tecnológica que emergem destas perspectivas. Consideraremos para fins deste trabalho, como perspectivas em embate, aquela que propõe o fim da categoria trabalho como categoria analítica central e consequentemente o papel da classe trabalhadora na atualidade social, e por outro lado aquela que afirma a validade dessas categorias. Tomaremos aqui, estas como, respectivamente, a perspectiva herdeira dos estudos da chamada Teoria Crítica representada em destaque nas reflexões de Jürgen Habermas e aquela ligada à tradição sociológica do pensamento de Karl Marx. No interior desse embate, encontram-se concepções que derivam das perspectivas supracitadas, e destas, serão importantes para nosso texto aquelas relacionadas à tecnologia e à educação. Realizamos nossa reflexão tomando autores e autoras que podem ser considerados no interior do campo dos estudos do trabalho, com interfaces capitais em relação à tecnologia e educação, embasados em concepções políticas e filosóficas de matrizes ora próximas, ora distantes. Habermas foi tomado criticamente de forma especial, entre outros motivos, por oferecer importante influência no âmbito das teorias da Educação Tecnológica. Essa imagem será retratada principalmente a partir da produção de João Augusto de Souza Leão de Almeida Bastos enquanto principal interlocutor dessa perspectiva, para realizarmos o embate dessas concepções no contexto da educacional tecnológico.

Palavras-Chave: Trabalho. Tecnologia. Educação tecnológica.

Downloads 10957  10957  Tamanho do arquivo 201.97 KB  Plataforma VIII Congresso Nacional de Educação - Educere  Site http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/apresentacao.php
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!The Role Of The Tutor In Distance Education Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CHANAN, Aline de Abreu Curunzi; CHANAN, Douglas dos Santos; NASCIMENTO, Ronaldo José; MARCHESSOU, François

O artigo trata do papel do tutor na educação a distância. Faz um breve histórico da EAD, comentando seu avanço e popularidade a partir da difusão das TIC, e cita as principais dificuldades enfrentadas pelo tutor atualmente, chamando atenção para a importância de sua constante atualização (em inglês).

Palavras-chave: Educação. Tecnologias. Qualificação.

Downloads 2036  2036  Tamanho do arquivo 80.05 KB  Plataforma The 22nd ICDE World Conference Report - ICDE  Site http://www.icde.org/oslo/icde.nsf/id/37657B265F3AFEAEC125701200430427?OpenDocument
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Teconologia e educação, uma relação necessária Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
AGUIAR, Ranieri Roberth Silva de

Este artigo propõe uma reflexão sobre a relação necessária entre as Tecnologias de Informação e a Educação, mostrando como tal relação é importantíssima nos dias atuais. Buscou-se refletir sobre essa temática partindo de um olhar histórico sobre a evolução das tecnologias, recursos e ferramentas propriamente ditos. Em seguida, analisaram-se as mudanças no modo de produção das organizações e também no funcionamento e desenvolvimento da educação como um todo. Nessa mesma linha ainda é ressaltado o avanço tecnológico na área computacional bem como sua importância. Finalizando, apresenta-se uma conclusão sobre o entendimento que se deve ter quanto às ferramentas e suas possíveis aplicações na educação.

Palavras-chave: Tecnologias da Informação. Técnica. Educação.

Downloads 9368  9368  Tamanho do arquivo 195.20 KB  Plataforma Centro Universitário Newton Paiva  Site http://www.newtonpaiva.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Tecnologia, Trabalhoe Educação: Notas de uma Aproximação aos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnolog Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
PEREIRA NETTO, Nilo Silva

Apresentamos neste trabalho nossa recente aproximação ao campo dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade (ESCTS). Objetivamos apontar notas das primeiras impressões que emergiram desta aproximação, buscando traçar um posicionamento crítico frente a algumas das questões postas no interior desse campo. Desenvolvemos o texto em três momentos através do diálogo com a literatura. No primeiro momento, procuramos estabelecer um quadro geral do campo dos Estudos Sociais sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, abarcando seu contexto de surgimento e sua emergência nos países centrais e América Latina. Apresentamos, em seguida, alguns dos múltiplos olhares existentes dentro desse campo, de onde decorre nosso segundo ponto, no qual buscamos iniciar um processo de posicionamento político-acadêmico diante do campo dos referidos estudos, mais precisamente vinculado à tradição sociológica do marxismo. No âmbito dessas abordagens, quais sejam: a do modelo linear de tecnologia e seu determinismo tecnológico – apresentada na ocasião pelos seus críticos –, a do construtivismo social da tecnologia e a do substantivismo crítico, apoiado nas leituras da Escola de Frankfurt, temos como escopo certa crítica à concepção de tecnologia apresentada no conjunto da obra de Karl Marx e seus adeptos. Ressaltaremos nesse contexto de embate, as ideias de autores como István Mészáros, por se fazerem fundamentais na construção da refutação ao relacionamento das reflexões de Marx ao determinismo tecnológico. No terceiro momento, consideramos brevemente o debate acerca da educação, especialmente no que diz respeito a esta quando estabelece o trabalho – ou a crítica ao trabalho alienado – como princípio educativo e consequentemente, guarda possibilidades de problematizações sobre a tecnologia e a sociedade contemporânea.

Palavras-Chave: Trabalho. Ciência. Tecnologia. Educação.

Downloads 7031  7031  Tamanho do arquivo 174.30 KB  Plataforma II Simpósio Nacional de Educação  Site http://cac-php.unioeste.br/eventos/iisimposioeducacao/
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Relação Sociocultural dos Brinquedos Artesanais Vendidos em Feiras Livres Popular Versão: 2012
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ANTÉRIO, D.;GOMES-DA-SILVA, P. N.

A pesquisa objetivou analisar o significado sociocultural dos brinquedos artesanais vendidos em feiras livres. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, de campo. Os Sujeitos participantes foram vendedores de brinquedos artesanais das feiras livres das cidades de Campina Grande e João Pessoa, principais no Estado da Paraíba. Utilizou-se da entrevista semiestruturada e da observação direta com registro em diário de campo. Concluiu-se que os brinquedos artesanais apresentam importantes significados para os feirantes vendedores desses objetos, principalmente no que se refere ao período de infância vivida, ao significado intergeracional somado à história cultural do brinquedo e à realidade educacional dos Sujeitos.

Palavras-chave: Educação. Feiras livres. Cultura. Brinquedos Artesanais.

Downloads 820  820  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Educ. Real., Porto Alegre, v. 37, n. 3, p. 943-967  Site http://www.ufrgs.br/edu_realidade
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Relação de Pertença entre Ética e Educação: o significado contemporâneo da ética Aristotélica das Vi Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
SILVEIRAL, D.

Este artigo tem como finalidade essencial interpretar a relação de pertença entre a ética e a educação hodienarmente. Após uma pequena reconstrução dos paradigmas éticos e suas respectivas concepções educativas, iremos investigar as características fundamentais da ética aristotélica das virtudes e ressaltar de que maneira este modelo de pensamento pode nos servir de referência atualmente. A análise ressaltará o significado contemporâneo da ética das virtudes, seu modelo de fundamentação particularista-universalista e seus conceitos de cidadania e educação cívica. Conclui-se com algumas considerações a respeito da validade do pensamento aristotélico para a educação, a partir da identificação de uma relação de pertença inalienável entre o processo educativo e o referencial ético.

Palavras-chave: Ética das virtudes. Universalismo-particularismo. Phrónêsis (razão prática). Cidadania. Educação cívica (pública). Aristóteles

Downloads 473  473  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Reflexões sobre a Educação no Pensamento de Hannah Arendt Popular Versão: 
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
CALLEGARO, Ronaldo

A partir das obras: “A Condição Humana” e “Entre o Passado e o Futuro” – este trabalho apresenta um esboço daquilo que Hannah Arendt entende por educação e sua relação direta com espaço público – o qual, segundo a autora, perdeu seu sentido primeiro: “o do debate político”, transformado num espaço ocupado pelo mercado, pautado exclusivamente pelas trocas comerciais. Houve uma inversão de valores: o espaço privado, ao longo da modernidade, foi tomando conta do espaço público. Arendt, ao vivenciar a crise sentida na educação norte americana nas décadas de 1960-1970, aponta ainda para o solapamento das chamadas “ciências humanas” em detrimento de um ensino cada vez mais voltado à tecnicidade do mundo “pós- moderno”, ávido por seres humanos dotados de um saber cada vez mais especializado e utilitarista. Isso deixou um grande vazio existencial e moral entre os homens e mulheres. Acredita-se que as reflexões tecidas por Hannah Arendt no campo da filosofia, acerca do problema da educação contemporânea, possam ajudar a compreender outros pontos de vista e novas interpretações que, até então, estão adormecidas e sufocadas no atual debate. Arendt permite o questionamento crítico dos modos de pensar, agir e viver tecnicistas, que cada vez mais se impõem como únicos e verdadeiros.

Palavras-chave: Educação. Debate Político. Pós-modernidade. Hannah Arendt.

Downloads 1532  1532  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Pedagogia Artigos
Fazer Download agora!Recursos didáticos e o processo de ensino-aprendizagem Popular Versão: PDF
Atualização:  22/8/2013
Descrição:
ARCANJO, Jacineide Gabriel Arcanjo; SANTOS, Paulo Ricardo dos Santos; SILVA, Silvio Profirio da Silva; TENOŔIO, Alexandro Cardoso

O principal objetivo da pesquisa foi identificar quais recursos didáticos estão sendo utilizados pelos professores nas diversas áreas do conhecimento de escolas públicas e privadas de Pernambuco. Buscando verificar como as aulas estão sendo desenvolvidas.

Palavras-Chave: Recursos didáticos. Ensino. Aprendizagem.

Downloads 11495  11495  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IX Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão – JEPEX   Site http://www.eventosufrpe.com.br/2010/index.asp
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 »