Educadores

Ínicio : Matemática : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Modelagem e Temas Transversais: Alternativas para o Ensino de Matemática Financeira e Estatística Popular Versão: pdf
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
STRIEDER, Carine Maria

Na presente pesquisa, propomos a utilização da Modelagem Matemática como ferramenta de ensino que possa contribuir no processo de ensino-aprendizagem, além de sua importância no estudo de fenômenos e desenvolvimento de softwares que venham contribuir no processo de modernização e informatização. Procuramos também proporcionar momentos de discussão envolvendo Temas Transversais. Temos como objetivos, verificar se a proposta da Modelagem Matemática pode contribuir com o processo de aprendizagem; verificar como a Modelagem Matemática atua no processo de informatização e de desenvolvimento de softwares de determinadas áreas do conhecimento; proporcionar, através da Modelagem Matemática, uma melhor compreensão de alguns fenômenos da natureza e da sociedade; proporcionar meios para que haja discussões envolvendo Temas Transversais. Para fundamentação teórica recorremos, entre outros, aos autores: Bassanezi (2002), Biembengut (2003) e Monteiro (2001). Como metodologia de pesquisa, buscamos a qualitativa, realizando intervenção em sala de aula em uma turma de Técnico em Contabilidade nas disciplinas de Matemática Financeira e Estatística, além de pesquisas bibliográficas em diversos meios. Os resultados obtidos foram satisfatórios, pois verificamos que a Modelagem Matemática contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem, além de ser importante no desenvolvimento informática e na modernização do mundo. No que diz respeito aos Temas Transversais, tivemos momentos muito oportunos, com produtivas discussões envolvendo-os. Encontramos também dificuldades, tais como o tempo, que foi pequeno para o desenvolvimento de todo o trabalho. Apesar das dificuldades constatamos, que os temas são alternativas importantes e produtivas, no decorrer de todo o processo de pesquisa, sendo assim, consideramos que sejam viáveis no processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-Chave: Educação Matemática. Modelagem Matemática. Temas transversais.

Downloads 6689  6689  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Instituto Varzeagrandense de Educação  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Materiais manipuláveis: mediadores na (re)construção de significados matemáticos Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto

Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, com foco em “para que”, “por que” e “como” utilizá-los, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na (re)construção de significados matemáticos. A coleta de informações foi subsidiada por pesquisa bibliográfica, fundamentada em Lorenzato, Fiorentini, Matos e Serrazina, Bezerra, Moraes e Chaves; por trabalho de campo, com Grupo de Estudos, e auxílio de questionário estruturado aberto e de Fichas de Trabalho, as quais solicitavam i. o tratamento da correspondência Material Dourado-Números Naturais, por meio da resolução de operações mediadas por esse instrumento; e ii. por relato dos participantes. A análise, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa com cunho exploratória e descritiva, conduziu à reflexão quanto à autonomia de cada participante no processo e quanto à postura do professor-pesquisador, possibilitando descobertas.

Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Materiais Didáticos. Significado matemático. Aprendizagem matemática.

Downloads 18518  18518  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnG- Universidade de Guarulhos  Site http://
Avaliação: 10.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Resgate histórico da formação e atuação de professores da escola rural: um estudo no oeste paulista Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MARTINS, Maria Ednéia

Este relatório refere-se ao trabalho de pesquisa na Iniciação Científica, no período de fevereiro de 2002 a dezembro de 2003, com o objetivo de investigar a formação em Matemática dos professores e alunos de escola rural na região oeste paulista nas décadas de 1950 a 1960. Buscamos constituir parte do cenário educacional e, a partir dele, apontar possíveis questões referentes ao ensino e aprendizagem de Matemática.

Downloads 1584  1584  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp   Site http://
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem no Ensino Fundamental I Popular Versão: pdf
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
Soares, Maria Rosana

Este trabalho apresenta uma proposta de aplicação da Modelagem Matemática como Estratégia de Ensino e Aprendizagem de Matemática, tendo como finalidade buscar um ensino mais significativo de Matemática, contextualizando a disciplina no dia a dia do aluno e, também, levantar alguns pontos que possam subsidiar a aprendizagem da Matemática no ensino de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental. Para tanto, apresentamos a caracterização do Ensino Fundamental, contextualizamos a implantação do Ensino Fundamental de Nove Anos e relatamos o planejamento escolar na área de Matemática. Depois desta realização, abordamos os conceitos de Modelagem Matemática mostrando as contribuições e a utilização da mesma no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental I e, em seguida, apresentamos uma proposta de aplicação de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental I.

Palavras-chave: Modelagem Matemática. Ensino fundamental. Estratégia de ensino e aprendizagem.

Downloads 16218  16218  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Dificuldades na apendizagem Matemática Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
SANTOS, Josiel Almeida; FRANÇA, Kleber Vieira; SANTOS, Lúcia Silveira Brun

Este trabalho descreve como o ensino da Matemática com o passar do tempo foi evoluindo se tornando cada vez mais necessário para uma melhor compreensão das causas e dificuldades na aprendizagem desta disciplina. A história da Matemática tem nos mostrado que aquilo que nos parece pura abstração, pura fantasia matemática, mais tarde se revela como um verdadeiro celeiro de aplicações práticas. Na verdade aprender matemática não é tarefa fácil, mas é necessário criar maneiras de inovar o ensino mostrando a real importância dessa área do conhecimento no dia a dia. Portanto, a mediação do professor é fundamental para que não ocorra apenas uma aprendizagem mecânica e sim uma reflexão sobre o que se está aprendendo. Mediar não é dar a resposta, é conduzir ao raciocínio de maneira segura e dinâmica, motivando o aluno, construindo com ele a evolução de seu aprendizado em todos os momentos das dificuldades. Diante do que foi visto, conclui-se que a Matemática precisa ser ensinada usando estímulos da capacidade de investigação lógica do aluno, fazendo-o raciocinar. Consequentemente a tarefa básica do professor é o desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento crítico e da criatividade apoiados não só na reflexão sobre os conhecimentos adquiridos pela Ciência em questão, mas também sobre suas aplicações à tecnologia e ao progresso social.

Palavras-chave: Dificuldades. Aprendizagem Matemática.

Downloads 80424  80424  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Universitário Adventista de São Paulo  Site http://
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Função quadrática: um estudo sobre as representações gráficas Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
DORIGO, Marcio

Esta pesquisa tem como um dos principais objetivos investigar e analisar o processo de ensino/aprendizagem do comportamento gráfico de uma função polinomial do segundo grau, no que diz respeito aos seus deslocamentos nos eixos cartesianos, com foco nas diferentes representações, fundamentando-se na teoria dos registros de representação de Raymond Duval. Pretendemos mostrar que por meio de observações, de relações com outros conteúdos e com discussões em grupo, os alunos podem conseguir perceber que mudanças ocorridas na expressão algébrica acarretam mudanças na representação gráfica e vice-versa. Para desenvolver a pesquisa, foi realizado um trabalho com oito alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual situada na periferia de São Paulo, onde esses alunos analisaram juntos, cinco situações de gráficos de funções do segundo grau já prontos e responderam algumas questões. Essa análise se realizou fora do período normal de aula, onde os alunos se apresentaram voluntariamente. Utilizando como principal referencial teórico o conceito de registros de representação semiótica desenvolvida por Duval, foi possível perceber que os diferentes registros de representação descritos pelo pesquisador favoreceram o processo de aprendizagem na análise dos gráficos de funções polinomiais de segundo grau no que se refere à representação das funções dadas em forma incompleta e fatorada. Não foram analisadas situações de funções polinomiais de segundo grau completa na forma f(x)=ax2+bx+c apenas exploramos a forma canônica da expressão de segundo grau.

Palavras-chave: Função polinomial do 2ºgrau. Registro de representação. Análise de gráfico. Expressão Algébrica.

Downloads 20017  20017  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC – São Paulo.  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Um olhar histórico sobre o curso de Matemática da Universidade do Sagrado Coração Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
TRIPOLI, Taluza Alves

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo primordial construir uma versão histórica do curso de Matemática da USC, próximo de completar trinta anos de funcionamento. Esta reconstrução foi efetuada por meio do estudo de documentos oficiais, de arquivos pessoais (fotos, livros, lembranças) e entrevistas com “antigos” professores e alunos de Matemática, traduzida nesta monografia, bem como num arquivo incipiente dos registros orais (gravação das entrevistas) armanezados em mídias digitais e que serão entregues ao acervo do Núcleo de História da USC, fontes estas que servirão para futuras pesquisas. Dessa maneira, esta monografia apresenta uma revisão da literatura, destacando algumas características da região de Bauru, da Universidade do Sagrado Coração e do curso de Ciências com Habilitação em Matemática, como também as textualizações das entrevistas efetuadas e breves considerações sobre o trabalho desenvolvido.

Palavras-chave: Curso de Matemática. História. Universidade do Sagrado Coração. Curso de Ciências – Habilitação em Matemática. Bauru.

Downloads 4228  4228  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática  Site http://
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Um programa de Geometria para a sétima série e relato de uma experiência com uma turma na Escola Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MAGALHÃES, Otávio Luciano Camargo Sales

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um programa de ensino de Geometria, de 6 meses, intercalados ou contínuos, na 7ª série do Ensino Fundamental, que sirva tanto para alunos que nunca tiveram contato com a geometria, quanto àqueles que tenham uma sólida base geométrica, sem perder qualidade.

Downloads 16605  16605  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática  Site http://
Avaliação: 8.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Fractais: uma nova visão da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
FERNANDES, Jaqueline Aparecida

O mundo era visto de uma maneira Euclidiana, regular, até que os fractais começaram a ser estudados e passaram a ter valor científico. Assim sendo, o presente trabalho teve por objetivo fazer um estudo sobre os fractais, sua Geometria e algumas de suas aplicações, bem como ressaltar a importância de se trabalhar com tais conteúdos nas salas de aula de Ensino Fundamental e Médio.

Palavras-chave: Fractal. Geometria. Bernoit Mandelbrot.

Downloads 14123  14123  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unilavras  Site http://
Avaliação: 8.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Tendências da educação matemática na formação de professores Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
SIQUEIRA, Regiane Aparecida Nunes de

Com o desenvolvimento das tecnologias ocorrem mudanças no comportamento da sociedade. Essas mudanças também se refletem nas salas de aula. Torna-se cada vez mais difícil despertar nos alunos, que vivem numa sociedade amplamente tecnológica, o interesse por aulas cuja metodologia baseia-se em exposição oral e têm como único recurso o quadro de giz. Contudo, em geral, os professores não estão preparados para trabalhar nesta nova realidade tecnológica. Mesmo professores recém-formados não se sentem preparados para diversificar as aulas e relacionar os conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste trabalho questiona-se, no caso especial de professores de Matemática, se essa falta de preparo não estaria relacionada ao fato de os cursos de formação de professores não possuírem uma disciplina própria para desenvolver as Tendências da Educação Matemática, bem como, sua aplicação em sala de aula. Dessa forma, esse trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica que abordou a importância da formação de professores e das tendências da Educação Matemática nesta formação. Finalizou-se com a realização de uma interconexão entre estas tendências. Concluindo então, que é possível, por meio das Tendências da Educação Matemática formar professores mais bem preparados para atuarem nas salas de aulas de uma sociedade que cada vez mais conta com recursos tecnológicos.

Palavras-chave: Formação de professores. Tendências da educação matemática. Ensino-aprendizagem.

Downloads 25727  25727  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 8.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


(1) 2 3 »