Educadores

Ínicio : Matemática : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (Z a A)

Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Avaliação da qualidade de softwares educacionais para o ensino de álgebra Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
FRESCKI, Francielle Buss

Este estudo objetivou analisar a qualidade de alguns softwares educacionais para apoio no ensino de Álgebra na Educação Básica. Para isto, pesquisou-se, de acordo com teóricos e documentos oficiais, quais as competências devem ser desenvolvidas em Álgebra. Elaborou-se uma revisão das modalidades de softwares educacionais, conforme indicativos a literatura. Foi feito um levantamento sobre as técnicas de avaliação de software educacional mais citadas em pesquisas da área. Para realizar as avaliações neste estudo, utilizou-se a metodologia de Reeves, que se divide em duas dimensões: pedagógica e de interface com o usuário. Os softwares analisados foram Aplusix II, GeoGebra, Funções, Graphmatica, MuPAD, WinPlot, SICRE, Maxima, Algebrus e Excel. Percebeu-se que todos os softwares analisados possuem potencialidades que podem ser exploradas para auxiliar o ensino de Álgebra. Contudo, alguns desses programas, como o SICRE e o Aplusix II possuem o seu conteúdo estruturado de forma a facilitar a construção do conhecimento, pois foram construídos a partir de pesquisas de conceituadas universidades, visando serem utilizados como apoio em sala de aula e, portanto, vislumbram mais aspectos direcionados para aprendizagem de Matemática que outros programas computacionais, criados para outros fins.

Palavras-chave: Ensino de Álgebra. Avaliação de softwares. Software educacional.

Downloads 17291  17291  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unioeste  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Análise de conteúdo de livros didáticos: contribuições à prática do professor de Matemática Popular Versão: pdf
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
JANUARIO, Gilberto

Esta Monografia visa ao estudo de análise de conteúdo presentes nos livros didáticos de Matemática, objetivando identificar quais são as contribuições e implicações, para a prática do professor, desse recurso metodológico. Foi realizada uma investigação acerca do tema Função, pois, em nossa prática, identificamos que os alunos apresentam dificuldades ao trabalhar com esse conteúdo. O interesse nessa temática justifica-se uma vez que seu conceito e aplicação estão presentes em outros diversos conteúdos matemáticos. Percebemos, também, que essa temática tem sido foco de alguns trabalhos acadêmicos (OLIVEIRA, 1997; ROSSINI,2006; MAIA, 2007). Para o desenvolvimento da pesquisa foram estudados três livros didáticos do 9º ano na intenção de identificar de que modo os autores abordam a introdução ao conceito de Função; realizamos a análise de conteúdo pela perspectiva da pesquisa do tipo qualitativa conforme concebem Bogdan e Biklen (1994); para a análise crítica das estratégias utilizadas pelos autores, nos pautamos na Organização Praxeológica presente na Teoria Antropológica do Didático (CHEVALLARD, 1999), referente às Tarefas, Técnicas, Tecnologias e Teorias. Na análise dos tipos de tarefas propostas nos livros escolhidos, observamos: (i) se apresentam abordagem histórica do conceito de Função; (ii) se possibilitam favorecer a fase adidática, conforme a Teoria das Situações Didática (BROUSSEAU, 2008); e (iii) se apresentam diferentes tipos de registros de representação e suas devidas conversões, presentes na teoria de Duval (2003). Ao final da investigação, constatamos que realizar análise de conteúdo pode despertar nos professores de Matemática um olhar crítico e investigativo frente ao processo de seleção de material didático, situações-problema e elaboração de atividades.

Palavras-chave: Livro didático. Conceito de função. Prática pedagógica em Matemática. Organização praxeológica.

Downloads 40380  40380  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma IFECT – SP  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!A (re)significação do jogo: o RPG como recurso pedagógico Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
DANTAS, Rafael Cavalcante; OLIVEIRA, Fernando Araujo de

O presente trabalho tem como objetivo reunir informações e referências sobre a utilização do RPG (Role Playing Game) como recurso pedagógico. Para alcançarmos tal objetivo, fundamentamos teoricamente essa pesquisa tanto em estudos que apresentam a evolução do conceito de jogo, como nos que analisaram suas potencialidades educacionais. Neste contexto, este trabalho oferece uma breve caracterização histórica do conceito de jogo e do RPG, a descrição dos principais trabalhos científicos sobre o tema e, por fim, um relato sobre como estão acontecendo as experimentações com a utilização desse recurso. Quanto ao enfoque inicial, nos norteamos em estudos de Brougère (1998) e Huizinga (1996). Em relação às questões didáticas inerentes ao RPG, utilizamos pesquisas como as de Rocha (2006), e Vasques (2008). Inicialmente, nossa exploração da evolução de jogo, seguindo a pesquisa de Rocha (2006), nos permitiu perceber que embora se fale muito sobre sua utilização no contexto escolar, é ainda uma ideia muito recente. Tal conceito sofreu transformações ao longo da história, relacionando-­o com objetivos educacionais vigentes. Isso reforça a ideia de que, vivendo num período caracterizado pelo fluxo instantâneo e contínuo de informações, o RPG é um recurso que pode ser usado na escola, sobretudo em situações de resolução de problemas, uma vez que permite espaço para construção de conhecimentos. Observamos ainda, que a sequência normal do jogo assemelha­se muito com a do processo da dialética ferramenta­-objeto (Douady, 1986). Finalmente, uma vez constatada a carência de pesquisas relacionando o tema ao ensino de Matemática, apontamos como perspectivas futuras a elaboração de trabalhos que explorem o potencial do RPG como ferramenta para o ensino dentro de uma proposta de resolução de problemas.

Palavras-chave: Role playng game (RPG). Jogo. Recurso pedagógico. Ensino de Matemática.

Downloads 6766  6766  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Oswaldo Cruz  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3)