Educadores

Ínicio : Matemática : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Um olhar histórico sobre o curso de Matemática da Universidade do Sagrado Coração Popular Versão: 
Atualização:  18/5/2012
Descrição:
TRIPOLI, Taluza Alves

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo primordial construir uma versão histórica do curso de Matemática da USC, próximo de completar trinta anos de funcionamento. Esta reconstrução foi efetuada por meio do estudo de documentos oficiais, de arquivos pessoais (fotos, livros, lembranças) e entrevistas com “antigos” professores e alunos de Matemática, traduzida nesta monografia, bem como num arquivo incipiente dos registros orais (gravação das entrevistas) armanezados em mídias digitais e que serão entregues ao acervo do Núcleo de História da USC, fontes estas que servirão para futuras pesquisas. Dessa maneira, esta monografia apresenta uma revisão da literatura, destacando algumas características da região de Bauru, da Universidade do Sagrado Coração e do curso de Ciências com Habilitação em Matemática, como também as textualizações das entrevistas efetuadas e breves considerações sobre o trabalho desenvolvido.

Palavras-chave: Curso de Matemática. História. Universidade do Sagrado Coração. Curso de Ciências – Habilitação em Matemática. Bauru.

Downloads 4217  4217  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática  Site http://
Avaliação: 8.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Um programa de Geometria para a sétima série e relato de uma experiência com uma turma na Escola Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MAGALHÃES, Otávio Luciano Camargo Sales

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um programa de ensino de Geometria, de 6 meses, intercalados ou contínuos, na 7ª série do Ensino Fundamental, que sirva tanto para alunos que nunca tiveram contato com a geometria, quanto àqueles que tenham uma sólida base geométrica, sem perder qualidade.

Downloads 16573  16573  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática  Site http://
Avaliação: 8.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Uma história da Educação Matemática no Brasil através dos livros didáticos de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MORALES, Cíntia; AMBRÓSIO, Maria Beatriz; MAGALHÃES, Otávio L. C. Sales; PEDRASSOLI, Reginaldo

Este trabalho foi originalmente concebido com o título: “Uma avaliação histórico-crítica dos currículos dos livros didáticos de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e propostas de alternativas”. O trabalho já contava com 238 páginas (espaço 1,5) e ainda restavam 2 capítulos para serem escritos e mais a análise detalhada de cerca de 20 livros. O trabalho iniciado em dezembro de 2002, com prazo de conclusão para maio de 2003, em setembro ainda não estava concluído, por isto, optou-se por reduzir o trabalho para o seu primeiro capítulo, onde estudamos a história da Educação Matemática no Brasil. É um trabalho original, com fontes de 2003 e informações que ainda não constam de nenhum livro no Brasil, frutos de pesquisas feitas diretamente das fontes. O trabalho faz o percurso da história do ensino da Matemática no Brasil, começando pelo ensino dos Jesuítas, passando pela Matemática militar, pelos preparatórios, por Cristiano Ottoni, Euclides Roxo, Malba Tahan, Raja Gabaglia, o Movimento da Matemática Moderna, Omar Catunda, e concluindo com a Matemática da atualidade, dos PCNs, dos livros de Imenes & Léllis, Bigode e Dante, do GEPEM, da SBEM e da RPM. O trabalho visa principalmente a Matemática do que hoje chamamos de “anos finais do Ensino Fundamental”, mas que antes se chamou 1ª grau, ginásio, 1º ciclo, curso fundamental, etc. Até a reforma feita por Euclides Roxo no Colégio Pedro II, analisamos a evolução do ensino da Matemática no Brasil em todo Ensino Secundário (equivalente à segunda metade do Ensino Fundamental e Ensino Médio); após a reforma do prof. Roxo, concentramos apenas nos conteúdos do Ginásio. Nossa tese mostra como os livros da atualidade foram se constituindo e quais são as matrizes do ensino da Matemática no Brasil. Quais foram os fatores que determinaram a nossa vulgata escolar. A cronologia e a forma como o trabalho foi feito mostrarão ao leitor todos os fatores que contribuíram com a atual estrutura do ensino da Matemática no Brasil.

Downloads 6967  6967  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática  Site http://
Avaliação: 6.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 2 (3)