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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!O Ensino Aprendizagem da Matemática para aluno com Síndrome de Down em contexto de inclusão: um estu Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
BOURSCHEID, Sabrina

A Política Nacional de Inclusão oficializada pela LDB 9394/96 e reafirmada na Resolução 01 de 11/9/2001 garantem a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, dentre estes os com Síndrome de Down. A inclusão não se restringe à presença física do aluno, mas ao direito de se beneficiar de uma pedagogia que possibilite o desenvolvimento de suas capacidades intelectual, afetiva e social, promovendo o seu desenvolvimento integral, respeitando suas limitações e potencializando o aprendizado. Nessa perspectiva, investigamos como ocorre o ensino da Matemática para o aluno com Síndrome de Down em contexto de inclusão em uma escola da rede estadual do Município de Sorriso/MT, caracterizando-se como estudo de caso, sendo sujeito da pesquisa uma aluna inserida na 8ª série do Ensino Fundamental. A pesquisa é Qualitativa, descritiva e interpretativa. Os instrumentos de coleta de dados foram a observação realizada em situações de ensino/aprendizagem de Matemática e questionários semiestruturados dirigidos ao professor de Matemática, ao coordenador da escola, a aluna com Síndrome de Down e sua mãe. Fundamentaram esta pesquisa, os autores: Aranha (2000), Baraldi (1999), Batista (2007), Bissoto (2005), Pueschel (1993), Saad (2003) e outros. Os resultados confirmam o que afirmam os autores estudados, ser perfeitamente possível o aluno com Síndrome de Down aprender Matemática, desde que lhe sejam dadas condições apropriadas, uso de metodologia adequada com manipulação de materiais diversificados e conteúdos matemáticos significativos, relacionados a situações da vida cotidiana, como comprar, pagar, cálculos de preços e outras. Percebemos que as dificuldades do aluno com Síndrome de Down quanto à Matemática se relacionam à capacidade de abstração em situações complexas e, tal como qualquer outro aluno, poderá ter maior ou menor dificuldade para aprender Matemática. Concluímos que o sucesso da inclusão não depende só do professor e de sua metodologia, mas de todos os envolvidos neste processo: aluno, família, escola, demais alunos e sociedade.

Palavras-chave: Educação inclusiva. Síndrome de Down. Ensino-aprendizagem de Matemática.

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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Resgate histórico da formação e atuação de professores da escola rural: um estudo no oeste paulista Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MARTINS, Maria Ednéia

Este relatório refere-se ao trabalho de pesquisa na Iniciação Científica, no período de fevereiro de 2002 a dezembro de 2003, com o objetivo de investigar a formação em Matemática dos professores e alunos de escola rural na região oeste paulista nas décadas de 1950 a 1960. Buscamos constituir parte do cenário educacional e, a partir dele, apontar possíveis questões referentes ao ensino e aprendizagem de Matemática.

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Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!O ensino de Matemática em Sinop nos anos de 1973 a 1979: uma História Oral temática Popular Versão: 
Atualização:  23/7/2013
Descrição:
LANDO, Janice Cassia

A presente pesquisa teve por objetivo contribuir para a construção do registro da história do município de Sinop, em especial com a história da educação, no que se refere ao ensino da Matemática no período de 1973 a 1979. Gostaríamos de entender, ao menos em linhas gerais, o caminho percorrido pelo ensino de Matemática em Sinop, no período pesquisado. Foram entrevistadas sete pessoas, entre as quais, três professores, dois pais e dois alunos, envolvidos nas atividades relativas à educação no período estabelecido. Utilizamo-nos de entrevistas abertas, com o uso de um roteiro, que foram gravadas em fita k-7, transcritas e textualizadas, conforme indicam os parâmetros metodológicos da História Oral. Os principais autores utilizados em nosso referencial teórico foram: José Carlos Sebe Bom Meihy e Paul Thompsom, nos quais nos orientamos na condução de nossa pesquisa. Foi possível constatar através dos depoimentos, o quanto foram problemáticos os primeiros anos do ensino de Matemática em Sinop, onde havia uma carência de professores formados, de salas de aula, de materiais didáticos, inclusive um livro didático, com o qual, o professor poderia preparar suas aulas; por outro lado, havia uma demanda enorme de alunos que chegavam de outras regiões do país diariamente, junta-se a isso as dificuldades inerentes à vida em uma cidade no início de sua colonização na região norte do estado de Mato Grosso.

Palavras-chave: Ensino de Matemática. História de Sinop. História oral. História da Educação Matemática.

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