Educadores

Ínicio : Matemática : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (novos listados primeiro)

Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Uma história da Educação Matemática no Brasil através dos livros didáticos de Matemática Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MORALES, Cíntia; AMBRÓSIO, Maria Beatriz; MAGALHÃES, Otávio L. C. Sales; PEDRASSOLI, Reginaldo

Este trabalho foi originalmente concebido com o título: “Uma avaliação histórico-crítica dos currículos dos livros didáticos de Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e propostas de alternativas”. O trabalho já contava com 238 páginas (espaço 1,5) e ainda restavam 2 capítulos para serem escritos e mais a análise detalhada de cerca de 20 livros. O trabalho iniciado em dezembro de 2002, com prazo de conclusão para maio de 2003, em setembro ainda não estava concluído, por isto, optou-se por reduzir o trabalho para o seu primeiro capítulo, onde estudamos a história da Educação Matemática no Brasil. É um trabalho original, com fontes de 2003 e informações que ainda não constam de nenhum livro no Brasil, frutos de pesquisas feitas diretamente das fontes. O trabalho faz o percurso da história do ensino da Matemática no Brasil, começando pelo ensino dos Jesuítas, passando pela Matemática militar, pelos preparatórios, por Cristiano Ottoni, Euclides Roxo, Malba Tahan, Raja Gabaglia, o Movimento da Matemática Moderna, Omar Catunda, e concluindo com a Matemática da atualidade, dos PCNs, dos livros de Imenes & Léllis, Bigode e Dante, do GEPEM, da SBEM e da RPM. O trabalho visa principalmente a Matemática do que hoje chamamos de “anos finais do Ensino Fundamental”, mas que antes se chamou 1ª grau, ginásio, 1º ciclo, curso fundamental, etc. Até a reforma feita por Euclides Roxo no Colégio Pedro II, analisamos a evolução do ensino da Matemática no Brasil em todo Ensino Secundário (equivalente à segunda metade do Ensino Fundamental e Ensino Médio); após a reforma do prof. Roxo, concentramos apenas nos conteúdos do Ginásio. Nossa tese mostra como os livros da atualidade foram se constituindo e quais são as matrizes do ensino da Matemática no Brasil. Quais foram os fatores que determinaram a nossa vulgata escolar. A cronologia e a forma como o trabalho foi feito mostrarão ao leitor todos os fatores que contribuíram com a atual estrutura do ensino da Matemática no Brasil.

Downloads 7238  7238  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática  Site http://
Avaliação: 6.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Um programa de Geometria para a sétima série e relato de uma experiência com uma turma na Escola Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MAGALHÃES, Otávio Luciano Camargo Sales

O presente trabalho tem como objetivo apresentar um programa de ensino de Geometria, de 6 meses, intercalados ou contínuos, na 7ª série do Ensino Fundamental, que sirva tanto para alunos que nunca tiveram contato com a geometria, quanto àqueles que tenham uma sólida base geométrica, sem perder qualidade.

Downloads 17929  17929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática  Site http://
Avaliação: 8.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Tendências da educação matemática na formação de professores Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
SIQUEIRA, Regiane Aparecida Nunes de

Com o desenvolvimento das tecnologias ocorrem mudanças no comportamento da sociedade. Essas mudanças também se refletem nas salas de aula. Torna-se cada vez mais difícil despertar nos alunos, que vivem numa sociedade amplamente tecnológica, o interesse por aulas cuja metodologia baseia-se em exposição oral e têm como único recurso o quadro de giz. Contudo, em geral, os professores não estão preparados para trabalhar nesta nova realidade tecnológica. Mesmo professores recém-formados não se sentem preparados para diversificar as aulas e relacionar os conteúdos programáticos com a realidade vivenciada pelos alunos. Neste trabalho questiona-se, no caso especial de professores de Matemática, se essa falta de preparo não estaria relacionada ao fato de os cursos de formação de professores não possuírem uma disciplina própria para desenvolver as Tendências da Educação Matemática, bem como, sua aplicação em sala de aula. Dessa forma, esse trabalho partiu de uma pesquisa bibliográfica que abordou a importância da formação de professores e das tendências da Educação Matemática nesta formação. Finalizou-se com a realização de uma interconexão entre estas tendências. Concluindo então, que é possível, por meio das Tendências da Educação Matemática formar professores mais bem preparados para atuarem nas salas de aulas de uma sociedade que cada vez mais conta com recursos tecnológicos.

Palavras-chave: Formação de professores. Tendências da educação matemática. Ensino-aprendizagem.

Downloads 32846  32846  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 8.00 (6 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Resgate histórico da formação e atuação de professores da escola rural: um estudo no oeste paulista Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MARTINS, Maria Ednéia

Este relatório refere-se ao trabalho de pesquisa na Iniciação Científica, no período de fevereiro de 2002 a dezembro de 2003, com o objetivo de investigar a formação em Matemática dos professores e alunos de escola rural na região oeste paulista nas décadas de 1950 a 1960. Buscamos constituir parte do cenário educacional e, a partir dele, apontar possíveis questões referentes ao ensino e aprendizagem de Matemática.

Downloads 1859  1859  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade Estadual Paulista - Unesp   Site http://
Avaliação: 9.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Relações entre o ensino de sistemas lineares e a modelagem matemática no Ensino Médio Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
MATUCHESKI, Silvana

Neste trabalho, a modelagem matemática é apresentada como uma estratégia de ensino-aprendizagem. Assim, uma das preocupações do trabalho é estabelecer as possíveis relações entre Modelagem Matemática e Sistemas Lineares no Ensino Médio. Para se obter dados relativos ao ensino do conteúdo matemático em questão, aplicou-se um questionário de pesquisa para alguns professores de Matemática que atuam no Ensino Médio no Estado do Paraná. E, para se estabelecer as relações entre modelagem e Sistemas Lineares, primeiramente foram destacados alguns conceitos sobre modelos matemáticos e Modelagem Matemática. Em seguida, discute-se a modelagem no ensino de Matemática, bem como as vantagens e desvantagens dessa estratégia de ensino. Posteriormente, o conteúdo matemático “Sistemas Lineares” é apresentado de maneira semelhante àquela encontrada em livros didáticos de Ensino Médio. Na sequência, os resultados da pesquisa realizada com professores de matemática do Estado do Paraná são ilustrados através de tabelas e gráficos. Logo depois, são tecidos alguns comentários sobre cada questão, além de uma visão geral dos resultados obtidos com a pesquisa. E, finalmente, são apresentados alguns caminhos para a utilização da Modelagem Matemática em sala de aula.

Palavras-chave: Matemática. Modelagem. Sistemas lineares.

Downloads 2929  2929  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR - Universidade Federal do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Portfólio: um estudo sobre sua utilização em sala de aula Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
ERRAM, Claudiane Aparecida

Estudo realizado sobre a utilização do portfólio como instrumento de avaliação formativa no Ensino Superior. Apresenta o acompanhamento da composição dos portfólios de três estudantes do 2º ano da Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina, na disciplina de Didática da Matemática, durante o ano letivo de 2006. Por meio desse recurso, foi possível constatar que a utilização do portfólio, como instrumento de avaliação, permitiu ao aluno uma oportunidade de reflexão, além do estabelecimento de um diálogo professor/aluno mais efetivo.

Palavras-chave: Educação Matemática. Avaliação escolar. Portfólio.

Downloads 3712  3712  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Univesidade Estadual de Londrina  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Materiais manipuláveis: mediadores na (re)construção de significados matemáticos Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
JANUÁRIO, Gilberto

Este trabalho objetiva analisar o uso de Materiais Manipuláveis no processo de ensino e de aprendizagem, com foco em “para que”, “por que” e “como” utilizá-los, a fim de verificar as contribuições que propiciam enquanto mediadores na (re)construção de significados matemáticos. A coleta de informações foi subsidiada por pesquisa bibliográfica, fundamentada em Lorenzato, Fiorentini, Matos e Serrazina, Bezerra, Moraes e Chaves; por trabalho de campo, com Grupo de Estudos, e auxílio de questionário estruturado aberto e de Fichas de Trabalho, as quais solicitavam i. o tratamento da correspondência Material Dourado-Números Naturais, por meio da resolução de operações mediadas por esse instrumento; e ii. por relato dos participantes. A análise, realizada sob a abordagem do tipo qualitativa com cunho exploratória e descritiva, conduziu à reflexão quanto à autonomia de cada participante no processo e quanto à postura do professor-pesquisador, possibilitando descobertas.

Palavras-chave: Materiais manipuláveis. Materiais Didáticos. Significado matemático. Aprendizagem matemática.

Downloads 21548  21548  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UnG- Universidade de Guarulhos  Site http://
Avaliação: 10.00 (4 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Função quadrática: um estudo sobre as representações gráficas Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
DORIGO, Marcio

Esta pesquisa tem como um dos principais objetivos investigar e analisar o processo de ensino/aprendizagem do comportamento gráfico de uma função polinomial do segundo grau, no que diz respeito aos seus deslocamentos nos eixos cartesianos, com foco nas diferentes representações, fundamentando-se na teoria dos registros de representação de Raymond Duval. Pretendemos mostrar que por meio de observações, de relações com outros conteúdos e com discussões em grupo, os alunos podem conseguir perceber que mudanças ocorridas na expressão algébrica acarretam mudanças na representação gráfica e vice-versa. Para desenvolver a pesquisa, foi realizado um trabalho com oito alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual situada na periferia de São Paulo, onde esses alunos analisaram juntos, cinco situações de gráficos de funções do segundo grau já prontos e responderam algumas questões. Essa análise se realizou fora do período normal de aula, onde os alunos se apresentaram voluntariamente. Utilizando como principal referencial teórico o conceito de registros de representação semiótica desenvolvida por Duval, foi possível perceber que os diferentes registros de representação descritos pelo pesquisador favoreceram o processo de aprendizagem na análise dos gráficos de funções polinomiais de segundo grau no que se refere à representação das funções dadas em forma incompleta e fatorada. Não foram analisadas situações de funções polinomiais de segundo grau completa na forma f(x)=ax2+bx+c apenas exploramos a forma canônica da expressão de segundo grau.

Palavras-chave: Função polinomial do 2ºgrau. Registro de representação. Análise de gráfico. Expressão Algébrica.

Downloads 21926  21926  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC – São Paulo.  Site http://
Avaliação: 9.00 (2 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Fractais: uma nova visão da Matemática Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
FERNANDES, Jaqueline Aparecida

O mundo era visto de uma maneira Euclidiana, regular, até que os fractais começaram a ser estudados e passaram a ter valor científico. Assim sendo, o presente trabalho teve por objetivo fazer um estudo sobre os fractais, sua Geometria e algumas de suas aplicações, bem como ressaltar a importância de se trabalhar com tais conteúdos nas salas de aula de Ensino Fundamental e Médio.

Palavras-chave: Fractal. Geometria. Bernoit Mandelbrot.

Downloads 14919  14919  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Unilavras  Site http://
Avaliação: 8.00 (5 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Matemática Monografias
Fazer Download agora!Discalculia: uma abordagem à luz da Educação Matemática Popular Versão: 
Atualização:  11/6/2013
Descrição:
SILVA, Wiliam Cardoso da

Constatam-se, atualmente, inúmeras dificuldades dos alunos, relacionadas à capacidade de resolver problemas matemáticos e certas habilidades com cálculos. Neste campo, a Discalculia ganha destaque, pois afeta as condições de desenvolvimento da capacidade cognitiva do aluno, impedindo que tenha melhor apreensão e construção das ações facilitadoras de sua aprendizagem. Assim, a presente pesquisa objetiva compreender acerca dos elementos que dificultam a capacidade do pensamento lógico exigido no cálculo, estabelecendo orientações aos professores e sugerindo ferramentas que facilitam o ensino do movimento matemático, envolvido nas várias operações acadêmicas e na vivência diária. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem teórica, bibliográfica, com enfoque qualitativo dos dados e informações relevantes quanto ao processo de ensino e aprendizagem das operações matemáticas, causas de dificuldades matemáticas, aspectos metodológicos e didáticos envolvidos nesses contextos, bem como atividades pedagógicas necessárias para intervenções que possibilitam levar o sujeito a construir formas de pensar e resolver os problemas matemáticos.

Palavras-chave: Discalculia. Aprendizagem. Ação pedagógica. Intervenção.

Downloads 12446  12446  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade de Guarulhos  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 »