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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A visão do curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense sobre a linguagem utilizada no Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
COSTA, Katiana Possamai

O presente trabalho consiste na clarificação da nova linguagem utilizada nos meios eletrônicos, principalmente no que tange à internet. Busca-se conhecer o que é esta linguagem e se a mesma influencia seus usuários. E, para conseguir identificar esses pontos, o estudo foi desenvolvido a partir de documentos educacionais, com foco maior no PPP do curso de Letras da Unesc, como também, através de pesquisa realizada com os acadêmicos e com os professores. E, conforme abordado no trabalho, percebe-se o grande número de usuários da linguagem conhecida como “internetês”, sendo que através de dados estatísticos, tanto acadêmicos como docentes, veem a escrita virtual como sendo um meio rápido e econômico para a comunicação, contudo, atentam para a possível influência que a mesma pode acarretar na comunicação formal, como também, outros posicionamentos que perpassam pelos envolvidos no curso de graduação em destaque.

Palavras-chave: Linguagem. Internetês. Acadêmicos. Docentes.

Downloads 2664  2664  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacadem  Site http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/15500
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Psicografia e autoria: um estudo estilístico-discursivo em Parnaso de além-túmulo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
PEREIRA, Benedito Fernando

O espiritismo brasileiro estabeleceu um tipo de literatura peculiar, de grande aceitação pelo público, mesmo pelos não adeptos à doutrina de Kardec: a literatura psicográfica. Marco inicial deste fenômeno foi a publicação da antologia mediúnica Parnaso de além-túmulo, em 1932, pelo médium Chico Xavier, livro que reúne poemas atribuídos a 56 poetas nacionais e estrangeiros. A coletânea causou polêmica nos meios intelectuais do país devido à questão autoral que encerra: seriam efetivamente os poemas dos autores que os assinaram? Esta questão é interessante no âmbito dos estudos literários e discursivos devido aos aspectos éticos, ideológicos e legais que representa. Atentos a esse fato e ao quase descaso do meio acadêmico pelo assunto, nos propusemos analisar a seção atribuída a Olavo Bilac na referida coletânea, tomando como base estudos críticos da sua obra e conceitos da Análise de Discurso, na busca da configuração autoral dos textos mediúnicos. Primeiramente foi realizado um cotejo entre os 10 sonetos mediúnicos e poemas escritos em vida pelo poeta, no qual procuramos verificar a existência ou não de correspondência estilística entre os textos. Em seguida, fizemos uma análise discursiva dos sonetos, na qual observamos pontos de intertextualidade entre a mediunidade e a obra de Bilac. Os dados obtidos apontam para uma grande proximidade estilística entre os textos, o que sugere identidade autoral. Contudo, verificou-se que o discurso do autor espiritual afasta-se em alguns pontos do discurso de Bilac, o que se deve à ideologia espírita veiculada pelo Parnaso e que faz dele um livro de persuasão.


Palavras-chave: Literatura comparada. Psicografia e autoria. Poesia mediúnica. Parnaso de além-túmulo e discurso.

Downloads 2491  2491  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Vale do Sapucaí  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Posturas avaliativas no ensino de Literatura Infanto-Juvenil Popular Versão: 
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
COELHO, Gisele Rodrigues

O presente trabalho versa sobre dois aspectos vivenciados pelos professores de Língua Portuguesa: o ensino da Literatura Infantojuvenil e as necessárias posturas de avaliação sobre esse conteúdo. Apresenta um panorama da história da avaliação, sua origem e função em diferentes épocas e situações, percorre a trajetória da Literatura Infantojuvenil no transcorrer da história, traça algumas posturas de avaliação para o ensino de Literatura Infantojuvenil.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino aprendizagem. Literatura Infantojuvenil.

Downloads 9249  9249  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas Teresa D’Ávila  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Diálogos entre o narrador e o leitor nos contos machadianos Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MARTINEZ, Flavia

O trabalho apresenta um paralelo entre as literaturas brasileira e portuguesa, usando textos de dois grandes representantes de cada uma delas, Machado de Assis e Almeida Garrett. Faz-se um paralelo entre eles, tendo como foco principal o romance "Viagensna minha terra", de Garrett e alguns contos de Machado de Assis. Faz-se, ainda, um apanhado geral sobre as questões em torno do surgimento do narrador e da narrativa, assim como das influências literárias dos dois escritores, inscritos numa mesma linhagem literária. Por fim, traça-se um paralelo entre a seleção de contos com o romance, dando um foco maior para os diálogos com o leitor e suas implicações.



Downloads 4581  4581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma URPR  Site http://www.letras.ufpr.br/graduacao/monografias/ps_2008.htm
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Proposta de técnicas de atividades para reduzir os desvio ortográficos nas produções textuais Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALVES, Jorge Augusto Gonçalves

O trabalho tem como objetivo verificar, no processo de desenvolvimento de leitura e escrita, com alunos de escolas públicas, as dificuldades ortográficas, e reduzir esses desvios com atividades apropriadas.

Palavras-chave: Desvios Ortográficos. Atividades sobre erros ortográficos. Ortografia. Leitura. Escrita.

Downloads 9801  9801  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade UVA - Ceará  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Histórias de índio, de Daniel Munduruku, e Will´s Garden, de Lee Maracle: Afirmando a Identidade Ind Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Sandy Anne Czoupinski de

A presente pesquisa procura mostrar como as narrativas da chamada literatura pós-colonial, em especial duas obras de escritores nativos, um brasileiro e uma canadense, Daniel Munduruku e Lee Maracle, respectivamente, buscam estabelecer a identidade indígena através da reconstrução da imagem do índio. Ao analisarmos "Will ́s Garden", de Lee Maracle, e "Histórias de Índio", de Daniel Munduruku, buscamos apontar características e elementos da literatura de produção nativa, demonstrando como os autores escolhem escrever para o público infanto-juvenil para educar as novas gerações sobre o índio real.

Palavras-chave: Literatura aborígene canadense. Literatura indígena brasileira. Identidade. Pós-colonialismo. Lee Maracle. Daniel Munduruku.

Downloads 878  878  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.letras.ufpr.br  Site http://www.letras.ufpr.br
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Os verbos simétricos no PB Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
GONZÁLEZ, Lara Frutos

Este trabalho pretende analisar os verbos chamados pela literatura (Dowty,1991; Carlson, 1998) de simétricos. O trabalho de Godoy (2008) será retomado porque traz uma interessante descrição do comportamento argumental desses verbos. No entanto, tentarei demonstrar aqui que a reciprocidade, que para a autora é lexical, na verdade se dá composicionalmente. Para explicar o comportamento desses verbos me apoiarei da teoria de proto-papéis temáticos proposta por Dowty (1991). A definição da classe dos simétricos se dará a partir da sua grade temática, portanto. Verbos simétricos serão aqueles que denotarem um evento que necessariamente precise de dois participantes. A esses participantes será atribuído um conjunto simétrico de propriedades acarretadas pelo verbo que contribuem para a atribuição temática. Ou seja, os verbos simétricos terão dois participantes ocupando a posição de proto-agente ou de proto-paciente, que é definida por esse conjunto de propriedade. Além disso, o trabalho procurará evidenciar dois tipos de ambiguidade desses verbos: uma que aparece na forma simples e outra que aparece na sua forma descontínua. Na forma simples haverá a ambiguidade coletiva x distributiva que se aplica à denotação do evento. Na forma descontínua haverá uma ambiguidade em relação à propriedade da volição ou do movimento, que pode ou não caracterizar o argumento interno da construção. Com essas considerações pretende-se dar um tratamento mais adequado ao fenômeno relacionado aos verbos simétricos.

Palavras-chave: Verbos. Simétricos. Proto-papéis. Agente. Paciente. Coletiva. Distributiva.

Downloads 1185  1185  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma /www.letras.ufpr.br  Site http:///www.letras.ufpr.br
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Uma passagem por Paulo Henriques Britto: na poesia e na teoria Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RACHWAL, Gabriel Dória

A presente monografia trabalha com a produção de Paulo Henriques Britto, em dois campos distintos: a teoria da tradução e a poesia. Em relação à poesia, traabalha-se mais centralmente com o livro "Tarde", em especial com quatro poemas considerados ilustrativos da idéia de “passagem pela cena (jogo) de significação”. Em relação à produção teórica no campo dos estudos da tradução, trabalha-se com alguns dos artigos do autor em que fica explícito seu posicionamento crítico quanto aos pressupostos teóricos de autores desconstrucionistas e/ou pós-estruturalistas. Feitos esses trabalhos, a monografia se esforça em estabelecer um diálogo entre as produções de Britto no campo da poesia e no campo da teoria da tradução. Nesse diálogo têm papel importante o imperativo da ficção e o caráter meta-reflexivo da produção de Britto em ambos os “espaços”: poesia e teoria.

Palavras-chave: Significação. Estudos da tradução. Teoria. Poesia. Ficção. Pós-estruturalismo.

Downloads 1310  1310  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.letras.ufpr.br  Site http://www.letras.ufpr.br
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Entre o discurso da prática e a prática do discurso: análise das discussões do Grupo Pacto ... Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SMAAL, Beatriz Portella

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as relações entre o discurso da prática e a prática do discurso no âmbito das discussões do Grupo Pacto, grupo virtual de tradutores da obra "Harry Potter and the Half-Blood Prince", de Joanne Kathleen Rowling. Apresentaremos, inicialmente, nossa compreensão das noções básicas de pressuposto, concepção, discurso e prática. Em seguida, tendo como corpus o conjunto de mensagens eletrônicas trocadas entre os integrantes do Grupo ao longo do processo de tradução da referida obra, elencaremos os tópicos centrais de tradução discutidos pelo Grupo. Por fim, analisaremos os pressupostos e as concepções que subjazem a essa discussão, bem como a relação entre o discurso sobre a tradução e sua prática, em especial no que diz respeito à questão da fidelidade.

Palavras-chave: Tradução. Tradução virtual. Fidelidade. Harry Potter.

Downloads 734  734  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.letras.ufpr.br  Site http://www.letras.ufpr.br
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Um estudo sobre a Revista Literatura Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LOURENÇO, Alexandre Souza Bibeiro

O trabalho objetiva a pesquisa de uma revista literária que foi lançada na década de trinta, chamada Literatura. Para isso, torna-se necessário falar sobre o panorama literário em que a revista foi lançada e explicar o comportamento de tais publicações nessa época. Também é objetivo desse trabalho apresentar resumos de todos os textos apresentados nos três primeiros números da revista e o índice por autor das publicações analisadas. O trabalho também irá apresentar as duas ferramentas digitais desenvolvidas para promover a continuidade do projeto de pesquisa dessa publicação literária: o banco de dados com as informações coletadas durante o desenvolvimento desse trabalho e a digitalização de parte dos números da revista Literatura.

Palavras-chave: Revista Literária. Literatura Brasileira. Década de Trinta. Banco de Dados.

Downloads 739  739  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.letras.ufpr.br  Site http://www.letras.ufpr.br
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