Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Título (A a Z)

Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Concepções Pedagógicas na Proposta Curricular no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissiona Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
POLISCIUC, Vera Aparecida de Souza

O objetivo deste trabalho é analisar as concepções pedagógicas que norteiam os documentos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio para verificar como essas teorias podem contribuir para o bom desempenho dos professores dessa área em sua prática pedagógica no Proeja. Primeiramente, propôs-se uma revisão da Literatura publicada sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, com a finalidade de contextualizá-la e entender os caminhos percorridos para se chegar à implantação do Proeja como uma Modalidade de Ensino que visa atender à classe trabalhadora. Após um rápido estudo da história da EJA no Brasil passou-se a leitura detalhada dos documentos que sustentam a implantação do Proeja, primeiro nas Redes Federais de Ensino e em seguida nas Redes Estaduais. A seguir, é necessário definir concepções pedagógicas de acordo com o dicionário Aurélio e na visão de José Carlos Libâneo. Por fim, chegam-se às reflexões acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, documentos que orientam as práticas pedagógicas do Ensino de Língua Materna no Ensino Médio.

Palavras-chave: EJA. PROEJA. Concepções Pedagógicas. Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads 5970  5970  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Considerações sobre o comportamento discursivo de uma professora surda bilingue Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MENALI, Daniela da Silva

A presente monografia tem por objetivo refletir sobre o comportamento discursivo do sujeito bilíngue. Mais precisamente, pretende-se tentar desmistificar a ideia de que a mudança/alternância de código (codeswitching) evidencia um déficit de linguagem. O meu intento é fornecer evidências que possam ajudar a desfazer essa ideia equivocada, demonstrando que a alternância de línguas em contexto de bilinguismo representa um recurso discursivo produtivo que pode seu utilizado de diversas formas, tais como, para que o bilíngue possa se fazer entender mais claramente, solicitar esclarecimento, reasseverar sua identidade, etc.

Palavras-chave: Bilinguismo em contexto de surdez estudado. Funcionamento discursivo do professor surdo bilíngue. Codeswitching e codeconcurrency.

Downloads 913  913  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Diálogos entre o narrador e o leitor nos contos machadianos Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MARTINEZ, Flavia

O trabalho apresenta um paralelo entre as literaturas brasileira e portuguesa, usando textos de dois grandes representantes de cada uma delas, Machado de Assis e Almeida Garrett. Faz-se um paralelo entre eles, tendo como foco principal o romance "Viagensna minha terra", de Garrett e alguns contos de Machado de Assis. Faz-se, ainda, um apanhado geral sobre as questões em torno do surgimento do narrador e da narrativa, assim como das influências literárias dos dois escritores, inscritos numa mesma linhagem literária. Por fim, traça-se um paralelo entre a seleção de contos com o romance, dando um foco maior para os diálogos com o leitor e suas implicações.



Downloads 3831  3831  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma URPR  Site http://www.letras.ufpr.br/graduacao/monografias/ps_2008.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Duas propostas distintas de tradução para o conto LA FUGA , de Carlos Enriquez sob o prisma da teo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SANT`ANA, Girassol

Esta pesquisa se propõe a fazer duas traduções do conto “La Fuga” do escritor cubano Carlos Enríquez. A primeira tradução tem o propósito de manter a história original do conto, que passa em Cuba, em 1917 na Revolução da Chambelona e a segunda de adequar a historia ao movimento estudantil brasileiro de 1968. Ambas as traduções têm finalidades distintas. Na primeira, é fazer com que o leitor se sinta imerso num período histórico de Cuba e a finalidade da segunda é fazer com que o leitor se sensibilize de uma maneira distinta, pelo fato do conto estar ambientado no Brasil da década de 1960. Ambas terão como base teórica a Teoria do Escopo de Hans J. Vermeer. O objetivo do trabalho é mostrar que um texto pode ser traduzido de diferentes maneiras e não apenas da maneira como muitas pessoas acreditam
que a tradução deve ser feita: literalmente ou palavra por palavra.


Downloads 771  771  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://www.letras.ufpr.br/graduacao/monografias/ps_2008.htm
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Entre o discurso da prática e a prática do discurso: análise das discussões do Grupo Pacto ... Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SMAAL, Beatriz Portella

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as relações entre o discurso da prática e a prática do discurso no âmbito das discussões do Grupo Pacto, grupo virtual de tradutores da obra "Harry Potter and the Half-Blood Prince", de Joanne Kathleen Rowling. Apresentaremos, inicialmente, nossa compreensão das noções básicas de pressuposto, concepção, discurso e prática. Em seguida, tendo como corpus o conjunto de mensagens eletrônicas trocadas entre os integrantes do Grupo ao longo do processo de tradução da referida obra, elencaremos os tópicos centrais de tradução discutidos pelo Grupo. Por fim, analisaremos os pressupostos e as concepções que subjazem a essa discussão, bem como a relação entre o discurso sobre a tradução e sua prática, em especial no que diz respeito à questão da fidelidade.

Palavras-chave: Tradução. Tradução virtual. Fidelidade. Harry Potter.

Downloads 572  572  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.letras.ufpr.br  Site http://www.letras.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Histórias de índio, de Daniel Munduruku, e Will´s Garden, de Lee Maracle: Afirmando a Identidade Ind Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Sandy Anne Czoupinski de

A presente pesquisa procura mostrar como as narrativas da chamada literatura pós-colonial, em especial duas obras de escritores nativos, um brasileiro e uma canadense, Daniel Munduruku e Lee Maracle, respectivamente, buscam estabelecer a identidade indígena através da reconstrução da imagem do índio. Ao analisarmos "Will ́s Garden", de Lee Maracle, e "Histórias de Índio", de Daniel Munduruku, buscamos apontar características e elementos da literatura de produção nativa, demonstrando como os autores escolhem escrever para o público infanto-juvenil para educar as novas gerações sobre o índio real.

Palavras-chave: Literatura aborígene canadense. Literatura indígena brasileira. Identidade. Pós-colonialismo. Lee Maracle. Daniel Munduruku.

Downloads 645  645  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.letras.ufpr.br  Site http://www.letras.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Inclusão Educacional: Uma problemática do aprendizado da língua portuguesa para os alunos surdos Popular Versão: 
Atualização:  4/5/2016
Descrição:
RODRIGUES, Karyne Ap. M.; FERRAZ, Maria I. S.; ZIMMER, Nicolle M.; PORSSE, Suzelaine A.

Buscou-se nesta pesquisa abordar a problemática envolvendo o aluno surdo em seu processo de aprendizado escolar, enfatizando, principalmente, a forma de aquisição da linguagem nesses educandos. Para tanto, as discussões tratam desde um breve histórico conceitual, sobre a sociabilização do surdo, passando em seguida para uma análise mais específica envolvendo as dificuldades que implicam em consequências desgastantes para esses alunos apreenderem a língua portuguesa. Além dessas abordagens, foram levantados outros aspectos relevantes para a inclusão do surdo em seu meio sociocultural como, por exemplo, o papel da família e dos educadores como mediadores nesse processo inclusivo.

Palavras-chave: Surdo. Aprendizado da língua Portuguesa. Família.

Downloads 287  287  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Mato Grosso e suas Lendas num Contexto Pedagógico Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALVARENGA, Maria Izilda

Vivemos num país em constante desenvolvimento, onde se torna um erro dizer que uma região é mais ou menos rica em cultura que outra. Nota-se que os indivíduos das mais diversas culturas e costumes se interligam e se interagem no sentido de experimentar, inovar e transformar, pois nos dias atuais não existe uma cultura única e pura, mas encontra-se muitas vezes uma miscigenação de hábitos e costumes que transformar o modo de vida dando um novo curso à sua trajetória. Dessa forma objetiva-se resgatar e valorizar as lendas regionais, como expressões da cultura de um povo, sob a ótica do próprio povo que a produz e perpetua. Sendo notório que as lendas contêm um valioso recurso pedagógico e, por meio de um intercambio cultural entre Escola e Comunidade, constata-se uma vez mais que os textos literários devem ser abordados de maneira contextualizada, o que certamente terá um sentido significativo para a criança que está inserida num processo de desenvolvimento e aprendizagem.


Palavras-chave: Literatura Infantil e infanto-juvenil, cultura, aprendizagem.


Downloads 9878  9878  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNEMAT  Site http://
Avaliação: 6.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O Discurso da Educação em Frase feita, que Valores, Crenças e representações o Slogan de Escolas Evi Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MACHADO, Maria Aparecida dos Santos

Partindo de princípios elementares da Análise do Discurso, este
trabalho analisa slogans de escolas para evidenciar quais imagens, em relação a conceitos como Escola, Educação e formação humana, são veiculadas em enunciados condensados em frases de efeito. Discute, ainda, o papel da linguagem e os mecanismos de convencimento, utilizados na construção desses enunciados.

Palavras-Chave: Slogan. Educação. Formação Humana. Discurso. Linguagem de Propaganda.

Downloads 4397  4397  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O gênero discursivo musical: um caminho para o Letramento Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SEVERINO, Thiago Saveda

A intenção deste trabalho é refletir sobre a teatralização como um elemento constitutivo do gênero musical e verificar suas implicações pedagógicas em sala de aula, a fim de subsidiar o ensino e A aprendizagem de Língua Materna no Ensino Médio. As práticas são desenvolvidas com base na perspectiva teórica sociointeracionista, tendo como objeto de ensino desse gênero o discursivo. Essa metodologia foi aplicada no estágio de regência no Colégio Duque de Caxias, em Maringá. Para isso foi desenvolvida uma proposta pedagógica.

Downloads 7122  7122  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 »