Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Inclusão Educacional: Uma problemática do aprendizado da língua portuguesa para os alunos surdos |
Versão: Atualização: 4/5/2016 |
Descrição:
RODRIGUES, Karyne Ap. M.; FERRAZ, Maria I. S.; ZIMMER, Nicolle M.; PORSSE, Suzelaine A.
Buscou-se nesta pesquisa abordar a problemática envolvendo o aluno surdo em seu processo de aprendizado escolar, enfatizando, principalmente, a forma de aquisição da linguagem nesses educandos. Para tanto, as discussões tratam desde um breve histórico conceitual, sobre a sociabilização do surdo, passando em seguida para uma análise mais específica envolvendo as dificuldades que implicam em consequências desgastantes para esses alunos apreenderem a língua portuguesa. Além dessas abordagens, foram levantados outros aspectos relevantes para a inclusão do surdo em seu meio sociocultural como, por exemplo, o papel da família e dos educadores como mediadores nesse processo inclusivo.
Palavras-chave: Surdo. Aprendizado da língua Portuguesa. Família.
|
434 0 bytes http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Um paralelo entre os casais protagonistas das obras Olhai os Lírios do Campo e São Bernardo |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
RODRIGUES, Patricia de Souza
Este trabalho estuda a possibilidade de traçar um paralelo entre os casais protagonistas das obras "Olhai os Lírios do Campo" e "São Bernardo". O estudo das relações é feito por meio de uma análise psicológica dos protagonistas das obras focalizando, prioritariamente, o desejo de ascender socialmente representado na figura de Eugênio e Paulo Honório e a maneira como as personagens femininas, Olívia e Madalena, problematizam a vida desses personagens contrapondo materialismo e humanismo. De um lado, encontram-se valores ligados à uma sociedade extremamente capitalista e, de outro, valores ligados à solidariedade e à religião. Para esse fim, antes da análise psicológica das personagens é feita uma reflexão acerca do romance de 30, utilizando como base a obra "O romance de 30" de José Hildebrando Dacanal.
Palavras-Chave: Paralelo. Casais. Protagonistas. Ascensão.
|
5119 0 bytes Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A abordagem dos gêneros resumo e resenha em Livro Didático |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
TOZATO, Joice Kelly
Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos gêneros resumo e resenha em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), publicada em 2010 e aprovada pelo PNLD 2011. A análise se justifica pelo fato de os gêneros textuais resumo e resenha terem caráter interdisciplinar e serem essenciais no processo de leitura e interpretação realizado pelos estudantes, em todas as disciplinas. Auxiliam, também, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que têm grande importância para a construção e apreensão de conhecimentos. Para isso, foi necessário explicitar a importância do ensino de gêneros textuais na escola, dentro de uma perspectiva sociointeracionista e apresentar conceitos de gênero e sequência discursiva, suas diferenças e funcionalidade, conceitos estes abordados por Dolz e Schneuwly e Marcuschi. Assim como explicitar as características e as funções dos gêneros textuais selecionados, que se desenvolve com base, principalmente, nos estudos de Machado, Abreu-Tardelli e Losada. Com a análise, foi possível perceber que embora a coleção tenha a intenção de trabalhar com gêneros textuais, a omissão de características específicas de cada gênero impossibilita que a produção textual ocorra de forma satisfatória.
Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Resenha.
|
10633 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Paraná http:// |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
O Discurso da Educação em Frase feita, que Valores, Crenças e representações o Slogan de Escolas Evi |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
MACHADO, Maria Aparecida dos Santos
Partindo de princípios elementares da Análise do Discurso, este trabalho analisa slogans de escolas para evidenciar quais imagens, em relação a conceitos como Escola, Educação e formação humana, são veiculadas em enunciados condensados em frases de efeito. Discute, ainda, o papel da linguagem e os mecanismos de convencimento, utilizados na construção desses enunciados.
Palavras-Chave: Slogan. Educação. Formação Humana. Discurso. Linguagem de Propaganda.
|
4671 0 bytes UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB |
Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
O Poder da Persuasão: uma Análise do Discurso do Presidente Lula |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ASSAF, Abdul
Este trabalho faz uma análise do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva verificando e analisando os recursos linguísticos nele utilizados e o desenvolvimento de sua argumentação. Faz um relato sucinto da trajetória de Lula, desde sua humilde origem, da liderança sindical e a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) até a luta para chegar à Presidência da República, em meio a críticas da oposição. Depois disso, analisa o discurso proferido por ocasião da cerimônia de lançamento das linhas de ação do Fundo Setorial do Audiovisual, realizado no dia 04 de dezembro de 2008. Desse modo, inicialmente se faz um trabalho de compilação, a fim de resgatar o contexto em que o discurso presidencial está inserido – utilizando-se informações disponíveis em livros, artigos de jornais e teses – e a partir dos estudos da Argumentação analisa o discurso acima descrito. Com a análise, percebe-se que o discurso provoca uma divisão de opiniões no que concerne à sua aceitação. Divisão essa associada às diferentes classes sociais. Por um lado, a elite não aceita o discurso porque julga o presidente não conhecedor do assunto em questão; afinal, ele nem sequer é formado. Por outro, a classe popular o aceita, mas sobretudo pelo fato de Lula ser um homem do povo, que lutou e venceu. A confiança das massas parece ser oriunda de uma identificação/admiração, ou seja, de cunho afetivo – o que permite classificar o discurso presidencial antes como persuasivo do que convincente.
Palavras-Chave: Discurso Político. Semântica Argumentativa.
|
11856 0 bytes Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras |
|