Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Notas (Do melhor para o pior avaliado)

Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Inclusão Educacional: Uma problemática do aprendizado da língua portuguesa para os alunos surdos Popular Versão: 
Atualização:  4/5/2016
Descrição:
RODRIGUES, Karyne Ap. M.; FERRAZ, Maria I. S.; ZIMMER, Nicolle M.; PORSSE, Suzelaine A.

Buscou-se nesta pesquisa abordar a problemática envolvendo o aluno surdo em seu processo de aprendizado escolar, enfatizando, principalmente, a forma de aquisição da linguagem nesses educandos. Para tanto, as discussões tratam desde um breve histórico conceitual, sobre a sociabilização do surdo, passando em seguida para uma análise mais específica envolvendo as dificuldades que implicam em consequências desgastantes para esses alunos apreenderem a língua portuguesa. Além dessas abordagens, foram levantados outros aspectos relevantes para a inclusão do surdo em seu meio sociocultural como, por exemplo, o papel da família e dos educadores como mediadores nesse processo inclusivo.

Palavras-chave: Surdo. Aprendizado da língua Portuguesa. Família.

Downloads 434  434  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Considerações sobre o comportamento discursivo de uma professora surda bilingue Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MENALI, Daniela da Silva

A presente monografia tem por objetivo refletir sobre o comportamento discursivo do sujeito bilíngue. Mais precisamente, pretende-se tentar desmistificar a ideia de que a mudança/alternância de código (codeswitching) evidencia um déficit de linguagem. O meu intento é fornecer evidências que possam ajudar a desfazer essa ideia equivocada, demonstrando que a alternância de línguas em contexto de bilinguismo representa um recurso discursivo produtivo que pode seu utilizado de diversas formas, tais como, para que o bilíngue possa se fazer entender mais claramente, solicitar esclarecimento, reasseverar sua identidade, etc.

Palavras-chave: Bilinguismo em contexto de surdez estudado. Funcionamento discursivo do professor surdo bilíngue. Codeswitching e codeconcurrency.

Downloads 1040  1040  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A representação do analfabeto no filme Central do Brasil Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
CAMARGO, Fabiola Helena de

O presente trabalho apresenta uma análise da maneira pela qual o analfabeto é representado em enunciados proferidos pelas personagens que ocupam a posição-sujeito professor, no filme Central do Brasil (1998), de Walter Salles. O foco principal da análise recairá sobre as relações de poder presentes e construídas através do discurso de Dora, uma das professoras, no que diz respeito à relação entre o analfabeto com o mundo letrado. A análise objetiva destacar os elementos presentes na materialidade do discurso das personagens e observar como se dá a produção de sentidos construídos na cena.

Palavras-chave: Discurso. Posição-sujeito. Analfabeto. Relações de poder.

Downloads 15399  15399  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Análise do discurso humorístico: as condições de produção das piadas de Joãozinho Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
AVILA, Fernanda Goes de Oliveira

Este trabalho tem como objetivo estudar a representação dos meninos nas piadas de Joãozinho. Pretende-se entender, principalmente com base em suas condições de produção, quais as razões histórico-sociais que justificam o fato de os meninos serem taxados como maus alunos. A pesquisa também busca identificar em que medida os estereótipos presentes nas piadas tem relação com a realidade, e se representam ou não “verdades” sobre os meninos.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Humor. Meninos.

Downloads 4985  4985  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Alterações de linguagens nas epilepsias Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALGAVE, Danielle Patricia

Esta monografia resulta de uma pesquisa bibliográfica, em periódicos científicos, centrada na busca de relatos de alterações de linguagem em sujeitos com Epilepsias de Lobo Temporal (ELT), que correspondem à maior parte dos casos deste distúrbio neurológico. Pesquisas revelam que alterações de linguagem podem se dar tanto durante as crises epiléticas, e se denominam afasias transitórias, quanto com a evolução da doença e a intensificação dos sintomas. Dentre as principais alterações de linguagem descritas, destacamos a dificuldade no acesso lexical.

Palavras-chave: Neurolinguística. Alterações de Linguagem. Epilepsia. Acesso Lexical.

Downloads 3678  3678  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Um paralelo entre os casais protagonistas das obras Olhai os Lírios do Campo e São Bernardo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Patricia de Souza

Este trabalho estuda a possibilidade de traçar um paralelo entre os casais protagonistas das obras "Olhai os Lírios do Campo" e "São Bernardo". O estudo das relações é feito por meio de uma análise psicológica dos protagonistas das obras focalizando, prioritariamente, o desejo de ascender socialmente representado na figura de Eugênio e Paulo Honório e a maneira como as personagens femininas, Olívia e Madalena, problematizam a vida desses personagens contrapondo materialismo e humanismo. De um lado, encontram-se valores ligados à uma sociedade extremamente capitalista e, de outro, valores ligados à solidariedade e à religião. Para esse fim, antes da análise psicológica das personagens é feita uma reflexão acerca do romance de 30, utilizando como base a obra "O romance de 30" de José Hildebrando Dacanal.

Palavras-Chave: Paralelo. Casais. Protagonistas. Ascensão.

Downloads 5119  5119  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A abordagem dos gêneros resumo e resenha em Livro Didático Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
TOZATO, Joice Kelly

Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos gêneros resumo e resenha em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), publicada em 2010 e aprovada pelo PNLD 2011. A análise se justifica pelo fato de os gêneros textuais resumo e resenha terem caráter interdisciplinar e serem essenciais no processo de leitura e interpretação realizado pelos estudantes, em todas as disciplinas. Auxiliam, também, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que têm grande importância para a construção e apreensão de conhecimentos. Para isso, foi necessário explicitar a importância do ensino de gêneros textuais na escola, dentro de uma perspectiva sociointeracionista e apresentar conceitos de gênero e sequência discursiva, suas diferenças e funcionalidade, conceitos estes abordados por Dolz e Schneuwly e Marcuschi. Assim como explicitar as características e as funções dos gêneros textuais selecionados, que se desenvolve com base, principalmente, nos estudos de Machado, Abreu-Tardelli e Losada. Com a análise, foi possível perceber que embora a coleção tenha a intenção de trabalhar com gêneros textuais, a omissão de características específicas de cada gênero impossibilita que a produção textual ocorra de forma satisfatória.

Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Resenha.

Downloads 10633  10633  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O Discurso da Educação em Frase feita, que Valores, Crenças e representações o Slogan de Escolas Evi Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MACHADO, Maria Aparecida dos Santos

Partindo de princípios elementares da Análise do Discurso, este
trabalho analisa slogans de escolas para evidenciar quais imagens, em relação a conceitos como Escola, Educação e formação humana, são veiculadas em enunciados condensados em frases de efeito. Discute, ainda, o papel da linguagem e os mecanismos de convencimento, utilizados na construção desses enunciados.

Palavras-Chave: Slogan. Educação. Formação Humana. Discurso. Linguagem de Propaganda.

Downloads 4671  4671  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O Poder da Persuasão: uma Análise do Discurso do Presidente Lula Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ASSAF, Abdul

Este trabalho faz uma análise do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva verificando e analisando os recursos linguísticos nele utilizados e o desenvolvimento de sua argumentação. Faz um relato sucinto da trajetória de Lula, desde sua humilde origem, da liderança sindical e a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT) até a luta para chegar à Presidência da República, em meio a críticas da oposição. Depois disso, analisa o discurso proferido por ocasião da cerimônia de lançamento das linhas de ação do Fundo Setorial do Audiovisual, realizado no dia 04 de dezembro de 2008. Desse modo, inicialmente se faz um trabalho de compilação, a fim de resgatar o contexto em que o discurso presidencial está inserido – utilizando-se informações disponíveis em livros, artigos de jornais e teses – e a partir dos estudos da Argumentação analisa o discurso acima descrito. Com a análise, percebe-se que o discurso provoca uma divisão de opiniões no que concerne à sua aceitação. Divisão essa associada às diferentes classes sociais. Por um lado, a elite não aceita o discurso porque julga o presidente não conhecedor do assunto em questão; afinal, ele nem sequer é formado. Por outro, a classe popular o aceita, mas sobretudo pelo fato de Lula ser um homem do povo, que lutou e venceu. A confiança das massas parece ser oriunda de uma identificação/admiração, ou seja, de cunho afetivo – o que permite classificar o discurso presidencial antes como persuasivo do que convincente.

Palavras-Chave: Discurso Político. Semântica Argumentativa.

Downloads 11856  11856  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Concepções Pedagógicas na Proposta Curricular no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissiona Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
POLISCIUC, Vera Aparecida de Souza

O objetivo deste trabalho é analisar as concepções pedagógicas que norteiam os documentos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio para verificar como essas teorias podem contribuir para o bom desempenho dos professores dessa área em sua prática pedagógica no Proeja. Primeiramente, propôs-se uma revisão da Literatura publicada sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, com a finalidade de contextualizá-la e entender os caminhos percorridos para se chegar à implantação do Proeja como uma Modalidade de Ensino que visa atender à classe trabalhadora. Após um rápido estudo da história da EJA no Brasil passou-se a leitura detalhada dos documentos que sustentam a implantação do Proeja, primeiro nas Redes Federais de Ensino e em seguida nas Redes Estaduais. A seguir, é necessário definir concepções pedagógicas de acordo com o dicionário Aurélio e na visão de José Carlos Libâneo. Por fim, chegam-se às reflexões acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, documentos que orientam as práticas pedagógicas do Ensino de Língua Materna no Ensino Médio.

Palavras-chave: EJA. PROEJA. Concepções Pedagógicas. Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads 6100  6100  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 »