Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Histórias de índio, de Daniel Munduruku, e Will´s Garden, de Lee Maracle: Afirmando a Identidade Ind |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
ALMEIDA, Sandy Anne Czoupinski de
A presente pesquisa procura mostrar como as narrativas da chamada literatura pós-colonial, em especial duas obras de escritores nativos, um brasileiro e uma canadense, Daniel Munduruku e Lee Maracle, respectivamente, buscam estabelecer a identidade indígena através da reconstrução da imagem do índio. Ao analisarmos "Will ́s Garden", de Lee Maracle, e "Histórias de Índio", de Daniel Munduruku, buscamos apontar características e elementos da literatura de produção nativa, demonstrando como os autores escolhem escrever para o público infanto-juvenil para educar as novas gerações sobre o índio real.
Palavras-chave: Literatura aborígene canadense. Literatura indígena brasileira. Identidade. Pós-colonialismo. Lee Maracle. Daniel Munduruku.
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Os verbos simétricos no PB |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
GONZÁLEZ, Lara Frutos
Este trabalho pretende analisar os verbos chamados pela literatura (Dowty,1991; Carlson, 1998) de simétricos. O trabalho de Godoy (2008) será retomado porque traz uma interessante descrição do comportamento argumental desses verbos. No entanto, tentarei demonstrar aqui que a reciprocidade, que para a autora é lexical, na verdade se dá composicionalmente. Para explicar o comportamento desses verbos me apoiarei da teoria de proto-papéis temáticos proposta por Dowty (1991). A definição da classe dos simétricos se dará a partir da sua grade temática, portanto. Verbos simétricos serão aqueles que denotarem um evento que necessariamente precise de dois participantes. A esses participantes será atribuído um conjunto simétrico de propriedades acarretadas pelo verbo que contribuem para a atribuição temática. Ou seja, os verbos simétricos terão dois participantes ocupando a posição de proto-agente ou de proto-paciente, que é definida por esse conjunto de propriedade. Além disso, o trabalho procurará evidenciar dois tipos de ambiguidade desses verbos: uma que aparece na forma simples e outra que aparece na sua forma descontínua. Na forma simples haverá a ambiguidade coletiva x distributiva que se aplica à denotação do evento. Na forma descontínua haverá uma ambiguidade em relação à propriedade da volição ou do movimento, que pode ou não caracterizar o argumento interno da construção. Com essas considerações pretende-se dar um tratamento mais adequado ao fenômeno relacionado aos verbos simétricos.
Palavras-chave: Verbos. Simétricos. Proto-papéis. Agente. Paciente. Coletiva. Distributiva.
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Entre o discurso da prática e a prática do discurso: análise das discussões do Grupo Pacto ... |
Versão: Atualização: 26/3/2012 |
Descrição:
SMAAL, Beatriz Portella
O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as relações entre o discurso da prática e a prática do discurso no âmbito das discussões do Grupo Pacto, grupo virtual de tradutores da obra "Harry Potter and the Half-Blood Prince", de Joanne Kathleen Rowling. Apresentaremos, inicialmente, nossa compreensão das noções básicas de pressuposto, concepção, discurso e prática. Em seguida, tendo como corpus o conjunto de mensagens eletrônicas trocadas entre os integrantes do Grupo ao longo do processo de tradução da referida obra, elencaremos os tópicos centrais de tradução discutidos pelo Grupo. Por fim, analisaremos os pressupostos e as concepções que subjazem a essa discussão, bem como a relação entre o discurso sobre a tradução e sua prática, em especial no que diz respeito à questão da fidelidade.
Palavras-chave: Tradução. Tradução virtual. Fidelidade. Harry Potter.
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
Inclusão Educacional: Uma problemática do aprendizado da língua portuguesa para os alunos surdos |
Versão: Atualização: 4/5/2016 |
Descrição:
RODRIGUES, Karyne Ap. M.; FERRAZ, Maria I. S.; ZIMMER, Nicolle M.; PORSSE, Suzelaine A.
Buscou-se nesta pesquisa abordar a problemática envolvendo o aluno surdo em seu processo de aprendizado escolar, enfatizando, principalmente, a forma de aquisição da linguagem nesses educandos. Para tanto, as discussões tratam desde um breve histórico conceitual, sobre a sociabilização do surdo, passando em seguida para uma análise mais específica envolvendo as dificuldades que implicam em consequências desgastantes para esses alunos apreenderem a língua portuguesa. Além dessas abordagens, foram levantados outros aspectos relevantes para a inclusão do surdo em seu meio sociocultural como, por exemplo, o papel da família e dos educadores como mediadores nesse processo inclusivo.
Palavras-chave: Surdo. Aprendizado da língua Portuguesa. Família.
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias |
A abordagem dos gêneros resumo e resenha em Livro Didático |
Versão: Atualização: 22/2/2013 |
Descrição:
TOZATO, Joice Kelly
Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos gêneros resumo e resenha em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), publicada em 2010 e aprovada pelo PNLD 2011. A análise se justifica pelo fato de os gêneros textuais resumo e resenha terem caráter interdisciplinar e serem essenciais no processo de leitura e interpretação realizado pelos estudantes, em todas as disciplinas. Auxiliam, também, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que têm grande importância para a construção e apreensão de conhecimentos. Para isso, foi necessário explicitar a importância do ensino de gêneros textuais na escola, dentro de uma perspectiva sociointeracionista e apresentar conceitos de gênero e sequência discursiva, suas diferenças e funcionalidade, conceitos estes abordados por Dolz e Schneuwly e Marcuschi. Assim como explicitar as características e as funções dos gêneros textuais selecionados, que se desenvolve com base, principalmente, nos estudos de Machado, Abreu-Tardelli e Losada. Com a análise, foi possível perceber que embora a coleção tenha a intenção de trabalhar com gêneros textuais, a omissão de características específicas de cada gênero impossibilita que a produção textual ocorra de forma satisfatória.
Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Resenha.
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10634 0 bytes Pontifícia Universidade Católica do Paraná http:// |
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