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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Proposta de técnicas de atividades para reduzir os desvio ortográficos nas produções textuais Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALVES, Jorge Augusto Gonçalves

O trabalho tem como objetivo verificar, no processo de desenvolvimento de leitura e escrita, com alunos de escolas públicas, as dificuldades ortográficas, e reduzir esses desvios com atividades apropriadas.

Palavras-chave: Desvios Ortográficos. Atividades sobre erros ortográficos. Ortografia. Leitura. Escrita.

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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Histórias de índio, de Daniel Munduruku, e Will´s Garden, de Lee Maracle: Afirmando a Identidade Ind Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Sandy Anne Czoupinski de

A presente pesquisa procura mostrar como as narrativas da chamada literatura pós-colonial, em especial duas obras de escritores nativos, um brasileiro e uma canadense, Daniel Munduruku e Lee Maracle, respectivamente, buscam estabelecer a identidade indígena através da reconstrução da imagem do índio. Ao analisarmos "Will ́s Garden", de Lee Maracle, e "Histórias de Índio", de Daniel Munduruku, buscamos apontar características e elementos da literatura de produção nativa, demonstrando como os autores escolhem escrever para o público infanto-juvenil para educar as novas gerações sobre o índio real.

Palavras-chave: Literatura aborígene canadense. Literatura indígena brasileira. Identidade. Pós-colonialismo. Lee Maracle. Daniel Munduruku.

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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Os verbos simétricos no PB Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
GONZÁLEZ, Lara Frutos

Este trabalho pretende analisar os verbos chamados pela literatura (Dowty,1991; Carlson, 1998) de simétricos. O trabalho de Godoy (2008) será retomado porque traz uma interessante descrição do comportamento argumental desses verbos. No entanto, tentarei demonstrar aqui que a reciprocidade, que para a autora é lexical, na verdade se dá composicionalmente. Para explicar o comportamento desses verbos me apoiarei da teoria de proto-papéis temáticos proposta por Dowty (1991). A definição da classe dos simétricos se dará a partir da sua grade temática, portanto. Verbos simétricos serão aqueles que denotarem um evento que necessariamente precise de dois participantes. A esses participantes será atribuído um conjunto simétrico de propriedades acarretadas pelo verbo que contribuem para a atribuição temática. Ou seja, os verbos simétricos terão dois participantes ocupando a posição de proto-agente ou de proto-paciente, que é definida por esse conjunto de propriedade. Além disso, o trabalho procurará evidenciar dois tipos de ambiguidade desses verbos: uma que aparece na forma simples e outra que aparece na sua forma descontínua. Na forma simples haverá a ambiguidade coletiva x distributiva que se aplica à denotação do evento. Na forma descontínua haverá uma ambiguidade em relação à propriedade da volição ou do movimento, que pode ou não caracterizar o argumento interno da construção. Com essas considerações pretende-se dar um tratamento mais adequado ao fenômeno relacionado aos verbos simétricos.

Palavras-chave: Verbos. Simétricos. Proto-papéis. Agente. Paciente. Coletiva. Distributiva.

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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Uma passagem por Paulo Henriques Britto: na poesia e na teoria Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RACHWAL, Gabriel Dória

A presente monografia trabalha com a produção de Paulo Henriques Britto, em dois campos distintos: a teoria da tradução e a poesia. Em relação à poesia, traabalha-se mais centralmente com o livro "Tarde", em especial com quatro poemas considerados ilustrativos da idéia de “passagem pela cena (jogo) de significação”. Em relação à produção teórica no campo dos estudos da tradução, trabalha-se com alguns dos artigos do autor em que fica explícito seu posicionamento crítico quanto aos pressupostos teóricos de autores desconstrucionistas e/ou pós-estruturalistas. Feitos esses trabalhos, a monografia se esforça em estabelecer um diálogo entre as produções de Britto no campo da poesia e no campo da teoria da tradução. Nesse diálogo têm papel importante o imperativo da ficção e o caráter meta-reflexivo da produção de Britto em ambos os “espaços”: poesia e teoria.

Palavras-chave: Significação. Estudos da tradução. Teoria. Poesia. Ficção. Pós-estruturalismo.

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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Entre o discurso da prática e a prática do discurso: análise das discussões do Grupo Pacto ... Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SMAAL, Beatriz Portella

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as relações entre o discurso da prática e a prática do discurso no âmbito das discussões do Grupo Pacto, grupo virtual de tradutores da obra "Harry Potter and the Half-Blood Prince", de Joanne Kathleen Rowling. Apresentaremos, inicialmente, nossa compreensão das noções básicas de pressuposto, concepção, discurso e prática. Em seguida, tendo como corpus o conjunto de mensagens eletrônicas trocadas entre os integrantes do Grupo ao longo do processo de tradução da referida obra, elencaremos os tópicos centrais de tradução discutidos pelo Grupo. Por fim, analisaremos os pressupostos e as concepções que subjazem a essa discussão, bem como a relação entre o discurso sobre a tradução e sua prática, em especial no que diz respeito à questão da fidelidade.

Palavras-chave: Tradução. Tradução virtual. Fidelidade. Harry Potter.

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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Um estudo sobre a Revista Literatura Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
LOURENÇO, Alexandre Souza Bibeiro

O trabalho objetiva a pesquisa de uma revista literária que foi lançada na década de trinta, chamada Literatura. Para isso, torna-se necessário falar sobre o panorama literário em que a revista foi lançada e explicar o comportamento de tais publicações nessa época. Também é objetivo desse trabalho apresentar resumos de todos os textos apresentados nos três primeiros números da revista e o índice por autor das publicações analisadas. O trabalho também irá apresentar as duas ferramentas digitais desenvolvidas para promover a continuidade do projeto de pesquisa dessa publicação literária: o banco de dados com as informações coletadas durante o desenvolvimento desse trabalho e a digitalização de parte dos números da revista Literatura.

Palavras-chave: Revista Literária. Literatura Brasileira. Década de Trinta. Banco de Dados.

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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Considerações sobre o comportamento discursivo de uma professora surda bilingue Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MENALI, Daniela da Silva

A presente monografia tem por objetivo refletir sobre o comportamento discursivo do sujeito bilíngue. Mais precisamente, pretende-se tentar desmistificar a ideia de que a mudança/alternância de código (codeswitching) evidencia um déficit de linguagem. O meu intento é fornecer evidências que possam ajudar a desfazer essa ideia equivocada, demonstrando que a alternância de línguas em contexto de bilinguismo representa um recurso discursivo produtivo que pode seu utilizado de diversas formas, tais como, para que o bilíngue possa se fazer entender mais claramente, solicitar esclarecimento, reasseverar sua identidade, etc.

Palavras-chave: Bilinguismo em contexto de surdez estudado. Funcionamento discursivo do professor surdo bilíngue. Codeswitching e codeconcurrency.

Downloads 1040  1040  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Inclusão Educacional: Uma problemática do aprendizado da língua portuguesa para os alunos surdos Popular Versão: 
Atualização:  4/5/2016
Descrição:
RODRIGUES, Karyne Ap. M.; FERRAZ, Maria I. S.; ZIMMER, Nicolle M.; PORSSE, Suzelaine A.

Buscou-se nesta pesquisa abordar a problemática envolvendo o aluno surdo em seu processo de aprendizado escolar, enfatizando, principalmente, a forma de aquisição da linguagem nesses educandos. Para tanto, as discussões tratam desde um breve histórico conceitual, sobre a sociabilização do surdo, passando em seguida para uma análise mais específica envolvendo as dificuldades que implicam em consequências desgastantes para esses alunos apreenderem a língua portuguesa. Além dessas abordagens, foram levantados outros aspectos relevantes para a inclusão do surdo em seu meio sociocultural como, por exemplo, o papel da família e dos educadores como mediadores nesse processo inclusivo.

Palavras-chave: Surdo. Aprendizado da língua Portuguesa. Família.

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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Posturas avaliativas no ensino de Literatura Infanto-Juvenil Popular Versão: 
Atualização:  16/3/2012
Descrição:
COELHO, Gisele Rodrigues

O presente trabalho versa sobre dois aspectos vivenciados pelos professores de Língua Portuguesa: o ensino da Literatura Infantojuvenil e as necessárias posturas de avaliação sobre esse conteúdo. Apresenta um panorama da história da avaliação, sua origem e função em diferentes épocas e situações, percorre a trajetória da Literatura Infantojuvenil no transcorrer da história, traça algumas posturas de avaliação para o ensino de Literatura Infantojuvenil.

Palavras-chave: Avaliação. Ensino aprendizagem. Literatura Infantojuvenil.

Downloads 9222  9222  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Faculdades Integradas Teresa D’Ávila  Site http://
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Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A abordagem dos gêneros resumo e resenha em Livro Didático Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
TOZATO, Joice Kelly

Este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem dos gêneros resumo e resenha em uma coleção de livros didáticos do Ensino Fundamental – Anos Finais (6º ao 9º ano), publicada em 2010 e aprovada pelo PNLD 2011. A análise se justifica pelo fato de os gêneros textuais resumo e resenha terem caráter interdisciplinar e serem essenciais no processo de leitura e interpretação realizado pelos estudantes, em todas as disciplinas. Auxiliam, também, no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que têm grande importância para a construção e apreensão de conhecimentos. Para isso, foi necessário explicitar a importância do ensino de gêneros textuais na escola, dentro de uma perspectiva sociointeracionista e apresentar conceitos de gênero e sequência discursiva, suas diferenças e funcionalidade, conceitos estes abordados por Dolz e Schneuwly e Marcuschi. Assim como explicitar as características e as funções dos gêneros textuais selecionados, que se desenvolve com base, principalmente, nos estudos de Machado, Abreu-Tardelli e Losada. Com a análise, foi possível perceber que embora a coleção tenha a intenção de trabalhar com gêneros textuais, a omissão de características específicas de cada gênero impossibilita que a produção textual ocorra de forma satisfatória.

Palavras-chave: Gêneros textuais. Resumo. Resenha.

Downloads 10634  10634  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Pontifícia Universidade Católica do Paraná  Site http://
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