Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Alterações de linguagens nas epilepsias Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALGAVE, Danielle Patricia

Esta monografia resulta de uma pesquisa bibliográfica, em periódicos científicos, centrada na busca de relatos de alterações de linguagem em sujeitos com Epilepsias de Lobo Temporal (ELT), que correspondem à maior parte dos casos deste distúrbio neurológico. Pesquisas revelam que alterações de linguagem podem se dar tanto durante as crises epiléticas, e se denominam afasias transitórias, quanto com a evolução da doença e a intensificação dos sintomas. Dentre as principais alterações de linguagem descritas, destacamos a dificuldade no acesso lexical.

Palavras-chave: Neurolinguística. Alterações de Linguagem. Epilepsia. Acesso Lexical.

Downloads 3799  3799  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A importância de trabalhar a Ciberleitura na escola Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Pesquisa sobre a importância de trabalhar com a tecnologia na sala de aula. O estudo faz uma modesta discussão sobre o hipertexto e a importância dele ser trabalhado na aula de Língua Portuguesa. Sendo muito difícil, nos dias de hoje, distanciar-se da tecnologia, visto que ela está em muitos lugares, propõe-se uma atividade para ajudar o aluno a desenvolver a ciberleitura e usar a tecnologia de maneira útil e consciente. Acredita-se que o aluno precisa usar a tecnologia segundo suas necessidades e não ficar à disposição das necessidades tecnológicas. Essa atividade consiste na criação de uma homepage. Por meio dela, o aluno trabalhará a leitura, a produção e a interpretação de texto. A monografia tem base em alguns teóricos como Roger Chartier, Vygotsky, Pierre Lévy, Piaget, Smith, entre outros.

Palavras-chave: Tecnologia na sala de aula. Hipertexto. Homepage.

Downloads 4488  4488  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-PR  Site http://
Avaliação: 6.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Diálogos entre o narrador e o leitor nos contos machadianos Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MARTINEZ, Flavia

O trabalho apresenta um paralelo entre as literaturas brasileira e portuguesa, usando textos de dois grandes representantes de cada uma delas, Machado de Assis e Almeida Garrett. Faz-se um paralelo entre eles, tendo como foco principal o romance "Viagensna minha terra", de Garrett e alguns contos de Machado de Assis. Faz-se, ainda, um apanhado geral sobre as questões em torno do surgimento do narrador e da narrativa, assim como das influências literárias dos dois escritores, inscritos numa mesma linhagem literária. Por fim, traça-se um paralelo entre a seleção de contos com o romance, dando um foco maior para os diálogos com o leitor e suas implicações.



Downloads 4581  4581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma URPR  Site http://www.letras.ufpr.br/graduacao/monografias/ps_2008.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O Discurso da Educação em Frase feita, que Valores, Crenças e representações o Slogan de Escolas Evi Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MACHADO, Maria Aparecida dos Santos

Partindo de princípios elementares da Análise do Discurso, este
trabalho analisa slogans de escolas para evidenciar quais imagens, em relação a conceitos como Escola, Educação e formação humana, são veiculadas em enunciados condensados em frases de efeito. Discute, ainda, o papel da linguagem e os mecanismos de convencimento, utilizados na construção desses enunciados.

Palavras-Chave: Slogan. Educação. Formação Humana. Discurso. Linguagem de Propaganda.

Downloads 4681  4681  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Análise do discurso humorístico: as condições de produção das piadas de Joãozinho Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
AVILA, Fernanda Goes de Oliveira

Este trabalho tem como objetivo estudar a representação dos meninos nas piadas de Joãozinho. Pretende-se entender, principalmente com base em suas condições de produção, quais as razões histórico-sociais que justificam o fato de os meninos serem taxados como maus alunos. A pesquisa também busca identificar em que medida os estereótipos presentes nas piadas tem relação com a realidade, e se representam ou não “verdades” sobre os meninos.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Humor. Meninos.

Downloads 5084  5084  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Um paralelo entre os casais protagonistas das obras Olhai os Lírios do Campo e São Bernardo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Patricia de Souza

Este trabalho estuda a possibilidade de traçar um paralelo entre os casais protagonistas das obras "Olhai os Lírios do Campo" e "São Bernardo". O estudo das relações é feito por meio de uma análise psicológica dos protagonistas das obras focalizando, prioritariamente, o desejo de ascender socialmente representado na figura de Eugênio e Paulo Honório e a maneira como as personagens femininas, Olívia e Madalena, problematizam a vida desses personagens contrapondo materialismo e humanismo. De um lado, encontram-se valores ligados à uma sociedade extremamente capitalista e, de outro, valores ligados à solidariedade e à religião. Para esse fim, antes da análise psicológica das personagens é feita uma reflexão acerca do romance de 30, utilizando como base a obra "O romance de 30" de José Hildebrando Dacanal.

Palavras-Chave: Paralelo. Casais. Protagonistas. Ascensão.

Downloads 5144  5144  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Concepções Pedagógicas na Proposta Curricular no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissiona Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
POLISCIUC, Vera Aparecida de Souza

O objetivo deste trabalho é analisar as concepções pedagógicas que norteiam os documentos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio para verificar como essas teorias podem contribuir para o bom desempenho dos professores dessa área em sua prática pedagógica no Proeja. Primeiramente, propôs-se uma revisão da Literatura publicada sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, com a finalidade de contextualizá-la e entender os caminhos percorridos para se chegar à implantação do Proeja como uma Modalidade de Ensino que visa atender à classe trabalhadora. Após um rápido estudo da história da EJA no Brasil passou-se a leitura detalhada dos documentos que sustentam a implantação do Proeja, primeiro nas Redes Federais de Ensino e em seguida nas Redes Estaduais. A seguir, é necessário definir concepções pedagógicas de acordo com o dicionário Aurélio e na visão de José Carlos Libâneo. Por fim, chegam-se às reflexões acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, documentos que orientam as práticas pedagógicas do Ensino de Língua Materna no Ensino Médio.

Palavras-chave: EJA. PROEJA. Concepções Pedagógicas. Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads 6112  6112  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O gênero discursivo musical: um caminho para o Letramento Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SEVERINO, Thiago Saveda

A intenção deste trabalho é refletir sobre a teatralização como um elemento constitutivo do gênero musical e verificar suas implicações pedagógicas em sala de aula, a fim de subsidiar o ensino e A aprendizagem de Língua Materna no Ensino Médio. As práticas são desenvolvidas com base na perspectiva teórica sociointeracionista, tendo como objeto de ensino desse gênero o discursivo. Essa metodologia foi aplicada no estágio de regência no Colégio Duque de Caxias, em Maringá. Para isso foi desenvolvida uma proposta pedagógica.

Downloads 7450  7450  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Análise do nível de compreensão de textos por adolescentes e jovens Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VALASCO, Aquias da Silva

O objetivo deste trabalho foi verificar problemas de compreensão do vocabulário utilizado no cancioneiro religioso denominado "Novo Cântico", obra de referência para a prática do cântico ritual na denominação religiosa Igreja Presbiteriana do Brasil.

Palavras-chave: Problemas de interpretação de texto. Alfabetização. Adolescentes e jovens. Preconceito lingüístico.

Downloads 7781  7781  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná  Site http://
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A Literatura como veículo difusor de ideologias Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BONALDI, Franciane Fernandes

Não existe discurso neutro. Todo discurso tem determinada intencionalidade, e a esta regra não escapa ao discurso literário. O escritor, invariavelmente, tem uma ideologia, e a obra que produz é o meio que utiliza para difundi-la. Dependendo da forma como a obra é configurada, pode não só influenciar o leitor, mas também persuadi-lo a adotar conceitos e práticas que sequer cogitaria se não tivesse sido inspirado pela leitura. A obra literária serve tanto para legitimar as instituições detentoras do poder, quanto para desmascará-las. Não só os revolucionários se serviram da arte para propagar a sua indignação e dar voz as suas reivindicações, também a Igreja e o Estado serviram-se dela para converter os fiéis e moralizar a população. Ao mesmo tempo em que age sobre a sociedade, o texto literário é influenciado por ela. Tal inter-relação se dá pelo fato de que todo discurso é originado dos discursos pré-existentes e, por sua vez, acabará se tornando parte do sedimentado cultural que servirá de base a outros discursos que surgirão com o decorrer da história.]

Palavras-chave: Argumentação. Literatura. Ideologias.

Downloads 7979  7979  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FAFIPAR  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 »