Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Popularidade (Do menos para o mais procurado)

Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A visão do curso de Letras da Universidade do Extremo Sul Catarinense sobre a linguagem utilizada no Popular Versão: 
Atualização:  22/2/2013
Descrição:
COSTA, Katiana Possamai

O presente trabalho consiste na clarificação da nova linguagem utilizada nos meios eletrônicos, principalmente no que tange à internet. Busca-se conhecer o que é esta linguagem e se a mesma influencia seus usuários. E, para conseguir identificar esses pontos, o estudo foi desenvolvido a partir de documentos educacionais, com foco maior no PPP do curso de Letras da Unesc, como também, através de pesquisa realizada com os acadêmicos e com os professores. E, conforme abordado no trabalho, percebe-se o grande número de usuários da linguagem conhecida como “internetês”, sendo que através de dados estatísticos, tanto acadêmicos como docentes, veem a escrita virtual como sendo um meio rápido e econômico para a comunicação, contudo, atentam para a possível influência que a mesma pode acarretar na comunicação formal, como também, outros posicionamentos que perpassam pelos envolvidos no curso de graduação em destaque.

Palavras-chave: Linguagem. Internetês. Acadêmicos. Docentes.

Downloads 2414  2414  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacadem  Site http://recantodasletras.uol.com.br/trabalhosacademicos/15500
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Análise do discurso humorístico: as condições de produção das piadas de Joãozinho Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
AVILA, Fernanda Goes de Oliveira

Este trabalho tem como objetivo estudar a representação dos meninos nas piadas de Joãozinho. Pretende-se entender, principalmente com base em suas condições de produção, quais as razões histórico-sociais que justificam o fato de os meninos serem taxados como maus alunos. A pesquisa também busca identificar em que medida os estereótipos presentes nas piadas tem relação com a realidade, e se representam ou não “verdades” sobre os meninos.

Palavras-chave: Análise do Discurso. Humor. Meninos.

Downloads 3404  3404  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Diálogos entre o narrador e o leitor nos contos machadianos Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MARTINEZ, Flavia

O trabalho apresenta um paralelo entre as literaturas brasileira e portuguesa, usando textos de dois grandes representantes de cada uma delas, Machado de Assis e Almeida Garrett. Faz-se um paralelo entre eles, tendo como foco principal o romance "Viagensna minha terra", de Garrett e alguns contos de Machado de Assis. Faz-se, ainda, um apanhado geral sobre as questões em torno do surgimento do narrador e da narrativa, assim como das influências literárias dos dois escritores, inscritos numa mesma linhagem literária. Por fim, traça-se um paralelo entre a seleção de contos com o romance, dando um foco maior para os diálogos com o leitor e suas implicações.



Downloads 3896  3896  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma URPR  Site http://www.letras.ufpr.br/graduacao/monografias/ps_2008.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A importância de trabalhar a Ciberleitura na escola Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
NOVAES, Tatiani Daiana de

Pesquisa sobre a importância de trabalhar com a tecnologia na sala de aula. O estudo faz uma modesta discussão sobre o hipertexto e a importância dele ser trabalhado na aula de Língua Portuguesa. Sendo muito difícil, nos dias de hoje, distanciar-se da tecnologia, visto que ela está em muitos lugares, propõe-se uma atividade para ajudar o aluno a desenvolver a ciberleitura e usar a tecnologia de maneira útil e consciente. Acredita-se que o aluno precisa usar a tecnologia segundo suas necessidades e não ficar à disposição das necessidades tecnológicas. Essa atividade consiste na criação de uma homepage. Por meio dela, o aluno trabalhará a leitura, a produção e a interpretação de texto. A monografia tem base em alguns teóricos como Roger Chartier, Vygotsky, Pierre Lévy, Piaget, Smith, entre outros.

Palavras-chave: Tecnologia na sala de aula. Hipertexto. Homepage.

Downloads 4210  4210  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma PUC-PR  Site http://
Avaliação: 6.00 (3 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O Discurso da Educação em Frase feita, que Valores, Crenças e representações o Slogan de Escolas Evi Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MACHADO, Maria Aparecida dos Santos

Partindo de princípios elementares da Análise do Discurso, este
trabalho analisa slogans de escolas para evidenciar quais imagens, em relação a conceitos como Escola, Educação e formação humana, são veiculadas em enunciados condensados em frases de efeito. Discute, ainda, o papel da linguagem e os mecanismos de convencimento, utilizados na construção desses enunciados.

Palavras-Chave: Slogan. Educação. Formação Humana. Discurso. Linguagem de Propaganda.

Downloads 4431  4431  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Um paralelo entre os casais protagonistas das obras Olhai os Lírios do Campo e São Bernardo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
RODRIGUES, Patricia de Souza

Este trabalho estuda a possibilidade de traçar um paralelo entre os casais protagonistas das obras "Olhai os Lírios do Campo" e "São Bernardo". O estudo das relações é feito por meio de uma análise psicológica dos protagonistas das obras focalizando, prioritariamente, o desejo de ascender socialmente representado na figura de Eugênio e Paulo Honório e a maneira como as personagens femininas, Olívia e Madalena, problematizam a vida desses personagens contrapondo materialismo e humanismo. De um lado, encontram-se valores ligados à uma sociedade extremamente capitalista e, de outro, valores ligados à solidariedade e à religião. Para esse fim, antes da análise psicológica das personagens é feita uma reflexão acerca do romance de 30, utilizando como base a obra "O romance de 30" de José Hildebrando Dacanal.

Palavras-Chave: Paralelo. Casais. Protagonistas. Ascensão.

Downloads 4467  4467  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Concepções Pedagógicas na Proposta Curricular no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissiona Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
POLISCIUC, Vera Aparecida de Souza

O objetivo deste trabalho é analisar as concepções pedagógicas que norteiam os documentos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio para verificar como essas teorias podem contribuir para o bom desempenho dos professores dessa área em sua prática pedagógica no Proeja. Primeiramente, propôs-se uma revisão da Literatura publicada sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, com a finalidade de contextualizá-la e entender os caminhos percorridos para se chegar à implantação do Proeja como uma Modalidade de Ensino que visa atender à classe trabalhadora. Após um rápido estudo da história da EJA no Brasil passou-se a leitura detalhada dos documentos que sustentam a implantação do Proeja, primeiro nas Redes Federais de Ensino e em seguida nas Redes Estaduais. A seguir, é necessário definir concepções pedagógicas de acordo com o dicionário Aurélio e na visão de José Carlos Libâneo. Por fim, chegam-se às reflexões acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, documentos que orientam as práticas pedagógicas do Ensino de Língua Materna no Ensino Médio.

Palavras-chave: EJA. PROEJA. Concepções Pedagógicas. Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads 5976  5976  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Análise do nível de compreensão de textos por adolescentes e jovens Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VALASCO, Aquias da Silva

O objetivo deste trabalho foi verificar problemas de compreensão do vocabulário utilizado no cancioneiro religioso denominado "Novo Cântico", obra de referência para a prática do cântico ritual na denominação religiosa Igreja Presbiteriana do Brasil.

Palavras-chave: Problemas de interpretação de texto. Alfabetização. Adolescentes e jovens. Preconceito lingüístico.

Downloads 6747  6747  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná  Site http://
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!A Literatura como veículo difusor de ideologias Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
BONALDI, Franciane Fernandes

Não existe discurso neutro. Todo discurso tem determinada intencionalidade, e a esta regra não escapa ao discurso literário. O escritor, invariavelmente, tem uma ideologia, e a obra que produz é o meio que utiliza para difundi-la. Dependendo da forma como a obra é configurada, pode não só influenciar o leitor, mas também persuadi-lo a adotar conceitos e práticas que sequer cogitaria se não tivesse sido inspirado pela leitura. A obra literária serve tanto para legitimar as instituições detentoras do poder, quanto para desmascará-las. Não só os revolucionários se serviram da arte para propagar a sua indignação e dar voz as suas reivindicações, também a Igreja e o Estado serviram-se dela para converter os fiéis e moralizar a população. Ao mesmo tempo em que age sobre a sociedade, o texto literário é influenciado por ela. Tal inter-relação se dá pelo fato de que todo discurso é originado dos discursos pré-existentes e, por sua vez, acabará se tornando parte do sedimentado cultural que servirá de base a outros discursos que surgirão com o decorrer da história.]

Palavras-chave: Argumentação. Literatura. Ideologias.

Downloads 7146  7146  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma FAFIPAR  Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O gênero discursivo musical: um caminho para o Letramento Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SEVERINO, Thiago Saveda

A intenção deste trabalho é refletir sobre a teatralização como um elemento constitutivo do gênero musical e verificar suas implicações pedagógicas em sala de aula, a fim de subsidiar o ensino e A aprendizagem de Língua Materna no Ensino Médio. As práticas são desenvolvidas com base na perspectiva teórica sociointeracionista, tendo como objeto de ensino desse gênero o discursivo. Essa metodologia foi aplicada no estágio de regência no Colégio Duque de Caxias, em Maringá. Para isso foi desenvolvida uma proposta pedagógica.

Downloads 7178  7178  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma   Site http://
Avaliação: 10.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 »