Educadores

Ínicio : Língua Portuguesa : Monografias : 



Ordenar por:  Título () Data () Notas () Popularidade ()
Ordenados por: Data (antigos listados primeiro)

Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!O Discurso da Educação em Frase feita, que Valores, Crenças e representações o Slogan de Escolas Evi Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MACHADO, Maria Aparecida dos Santos

Partindo de princípios elementares da Análise do Discurso, este
trabalho analisa slogans de escolas para evidenciar quais imagens, em relação a conceitos como Escola, Educação e formação humana, são veiculadas em enunciados condensados em frases de efeito. Discute, ainda, o papel da linguagem e os mecanismos de convencimento, utilizados na construção desses enunciados.

Palavras-Chave: Slogan. Educação. Formação Humana. Discurso. Linguagem de Propaganda.

Downloads 4681  4681  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - FURB  Site 
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Mato Grosso e suas Lendas num Contexto Pedagógico Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALVARENGA, Maria Izilda

Vivemos num país em constante desenvolvimento, onde se torna um erro dizer que uma região é mais ou menos rica em cultura que outra. Nota-se que os indivíduos das mais diversas culturas e costumes se interligam e se interagem no sentido de experimentar, inovar e transformar, pois nos dias atuais não existe uma cultura única e pura, mas encontra-se muitas vezes uma miscigenação de hábitos e costumes que transformar o modo de vida dando um novo curso à sua trajetória. Dessa forma objetiva-se resgatar e valorizar as lendas regionais, como expressões da cultura de um povo, sob a ótica do próprio povo que a produz e perpetua. Sendo notório que as lendas contêm um valioso recurso pedagógico e, por meio de um intercambio cultural entre Escola e Comunidade, constata-se uma vez mais que os textos literários devem ser abordados de maneira contextualizada, o que certamente terá um sentido significativo para a criança que está inserida num processo de desenvolvimento e aprendizagem.


Palavras-chave: Literatura Infantil e infanto-juvenil, cultura, aprendizagem.


Downloads 10036  10036  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UNEMAT  Site http://
Avaliação: 6.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Histórias de índio, de Daniel Munduruku, e Will´s Garden, de Lee Maracle: Afirmando a Identidade Ind Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALMEIDA, Sandy Anne Czoupinski de

A presente pesquisa procura mostrar como as narrativas da chamada literatura pós-colonial, em especial duas obras de escritores nativos, um brasileiro e uma canadense, Daniel Munduruku e Lee Maracle, respectivamente, buscam estabelecer a identidade indígena através da reconstrução da imagem do índio. Ao analisarmos "Will ́s Garden", de Lee Maracle, e "Histórias de Índio", de Daniel Munduruku, buscamos apontar características e elementos da literatura de produção nativa, demonstrando como os autores escolhem escrever para o público infanto-juvenil para educar as novas gerações sobre o índio real.

Palavras-chave: Literatura aborígene canadense. Literatura indígena brasileira. Identidade. Pós-colonialismo. Lee Maracle. Daniel Munduruku.

Downloads 878  878  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.letras.ufpr.br  Site http://www.letras.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Entre o discurso da prática e a prática do discurso: análise das discussões do Grupo Pacto ... Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SMAAL, Beatriz Portella

O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as relações entre o discurso da prática e a prática do discurso no âmbito das discussões do Grupo Pacto, grupo virtual de tradutores da obra "Harry Potter and the Half-Blood Prince", de Joanne Kathleen Rowling. Apresentaremos, inicialmente, nossa compreensão das noções básicas de pressuposto, concepção, discurso e prática. Em seguida, tendo como corpus o conjunto de mensagens eletrônicas trocadas entre os integrantes do Grupo ao longo do processo de tradução da referida obra, elencaremos os tópicos centrais de tradução discutidos pelo Grupo. Por fim, analisaremos os pressupostos e as concepções que subjazem a essa discussão, bem como a relação entre o discurso sobre a tradução e sua prática, em especial no que diz respeito à questão da fidelidade.

Palavras-chave: Tradução. Tradução virtual. Fidelidade. Harry Potter.

Downloads 734  734  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma http://www.letras.ufpr.br  Site http://www.letras.ufpr.br
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Duas propostas distintas de tradução para o conto LA FUGA , de Carlos Enriquez sob o prisma da teo Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
SANT`ANA, Girassol

Esta pesquisa se propõe a fazer duas traduções do conto “La Fuga” do escritor cubano Carlos Enríquez. A primeira tradução tem o propósito de manter a história original do conto, que passa em Cuba, em 1917 na Revolução da Chambelona e a segunda de adequar a historia ao movimento estudantil brasileiro de 1968. Ambas as traduções têm finalidades distintas. Na primeira, é fazer com que o leitor se sinta imerso num período histórico de Cuba e a finalidade da segunda é fazer com que o leitor se sensibilize de uma maneira distinta, pelo fato do conto estar ambientado no Brasil da década de 1960. Ambas terão como base teórica a Teoria do Escopo de Hans J. Vermeer. O objetivo do trabalho é mostrar que um texto pode ser traduzido de diferentes maneiras e não apenas da maneira como muitas pessoas acreditam
que a tradução deve ser feita: literalmente ou palavra por palavra.


Downloads 977  977  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UFPR  Site http://www.letras.ufpr.br/graduacao/monografias/ps_2008.htm
Avaliação: 9.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Diálogos entre o narrador e o leitor nos contos machadianos Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MARTINEZ, Flavia

O trabalho apresenta um paralelo entre as literaturas brasileira e portuguesa, usando textos de dois grandes representantes de cada uma delas, Machado de Assis e Almeida Garrett. Faz-se um paralelo entre eles, tendo como foco principal o romance "Viagensna minha terra", de Garrett e alguns contos de Machado de Assis. Faz-se, ainda, um apanhado geral sobre as questões em torno do surgimento do narrador e da narrativa, assim como das influências literárias dos dois escritores, inscritos numa mesma linhagem literária. Por fim, traça-se um paralelo entre a seleção de contos com o romance, dando um foco maior para os diálogos com o leitor e suas implicações.



Downloads 4581  4581  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma URPR  Site http://www.letras.ufpr.br/graduacao/monografias/ps_2008.htm
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Análise do nível de compreensão de textos por adolescentes e jovens Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
VALASCO, Aquias da Silva

O objetivo deste trabalho foi verificar problemas de compreensão do vocabulário utilizado no cancioneiro religioso denominado "Novo Cântico", obra de referência para a prática do cântico ritual na denominação religiosa Igreja Presbiteriana do Brasil.

Palavras-chave: Problemas de interpretação de texto. Alfabetização. Adolescentes e jovens. Preconceito lingüístico.

Downloads 7781  7781  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná  Site http://
Avaliação: 7.00 (1 voto)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Concepções Pedagógicas na Proposta Curricular no Ensino de Língua Portuguesa na Educação Profissiona Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
POLISCIUC, Vera Aparecida de Souza

O objetivo deste trabalho é analisar as concepções pedagógicas que norteiam os documentos que fundamentam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio para verificar como essas teorias podem contribuir para o bom desempenho dos professores dessa área em sua prática pedagógica no Proeja. Primeiramente, propôs-se uma revisão da Literatura publicada sobre a trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, com a finalidade de contextualizá-la e entender os caminhos percorridos para se chegar à implantação do Proeja como uma Modalidade de Ensino que visa atender à classe trabalhadora. Após um rápido estudo da história da EJA no Brasil passou-se a leitura detalhada dos documentos que sustentam a implantação do Proeja, primeiro nas Redes Federais de Ensino e em seguida nas Redes Estaduais. A seguir, é necessário definir concepções pedagógicas de acordo com o dicionário Aurélio e na visão de José Carlos Libâneo. Por fim, chegam-se às reflexões acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, documentos que orientam as práticas pedagógicas do Ensino de Língua Materna no Ensino Médio.

Palavras-chave: EJA. PROEJA. Concepções Pedagógicas. Ensino de Língua Portuguesa.

Downloads 6112  6112  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma UTFPR  Site http://
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Considerações sobre o comportamento discursivo de uma professora surda bilingue Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
MENALI, Daniela da Silva

A presente monografia tem por objetivo refletir sobre o comportamento discursivo do sujeito bilíngue. Mais precisamente, pretende-se tentar desmistificar a ideia de que a mudança/alternância de código (codeswitching) evidencia um déficit de linguagem. O meu intento é fornecer evidências que possam ajudar a desfazer essa ideia equivocada, demonstrando que a alternância de línguas em contexto de bilinguismo representa um recurso discursivo produtivo que pode seu utilizado de diversas formas, tais como, para que o bilíngue possa se fazer entender mais claramente, solicitar esclarecimento, reasseverar sua identidade, etc.

Palavras-chave: Bilinguismo em contexto de surdez estudado. Funcionamento discursivo do professor surdo bilíngue. Codeswitching e codeconcurrency.

Downloads 1050  1050  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


Categoria: Língua Portuguesa Monografias
Fazer Download agora!Alterações de linguagens nas epilepsias Popular Versão: 
Atualização:  26/3/2012
Descrição:
ALGAVE, Danielle Patricia

Esta monografia resulta de uma pesquisa bibliográfica, em periódicos científicos, centrada na busca de relatos de alterações de linguagem em sujeitos com Epilepsias de Lobo Temporal (ELT), que correspondem à maior parte dos casos deste distúrbio neurológico. Pesquisas revelam que alterações de linguagem podem se dar tanto durante as crises epiléticas, e se denominam afasias transitórias, quanto com a evolução da doença e a intensificação dos sintomas. Dentre as principais alterações de linguagem descritas, destacamos a dificuldade no acesso lexical.

Palavras-chave: Neurolinguística. Alterações de Linguagem. Epilepsia. Acesso Lexical.

Downloads 3799  3799  Tamanho do arquivo 0 bytes  Plataforma Biblioteca Digital da Unicamp  Site http://cutter.unicamp.br/document/?code=40990
Avaliação: 0.00 (0 votos)
Avaliar | Alterar | Informar erro | Indicar | Comentários (0)


« 1 (2) 3 »