Categoria: Geografia Monografias |
O roubo de cargas nas rodovias do estado de São Paulo |
Versão: pdf Atualização: 5/9/2013 |
Descrição:
RIBEIRO, Flávio Alexandre
Este trabalho insere-se no campo dos sistemas de movimentos do território brasileiro, destacando-se por pesquisar o roubo de cargas no estado de São Paulo, em áreas urbanas e principalmente em rodovias. Dada a opção do Brasil pelo transporte rodoviário, realizou-se análises estatísticas sobre o roubo de cargas e sobre o crime de latrocínio. Visto que os roubos estão concentrados a uma distância de, em média, 150 km da capital paulista, enfatiza, também, a cidade de Campinas, ressaltando a malha viária que a integra. Representando um sério problema à atividade econômica do país, o lucrativo mercado alternativo do roubo de cargas encontra a conivência das autoridades para atuar livremente,causando prejuízos em vários setores e propiciando uma grande insegurança nas áreas urbanas, como também nas rodovias e aos motoristas de caminhões e seus ajudantes. Dá um especial destaque ao combate ao roubo de cargas, exemplificando, inclusive, ações preventivas, como o uso de geotecnologias para o rastreamento dos veículos e o seguro das cargas e caminhões. Como forma de melhor elucidar as informações, o trabalho apresenta mapas, gráficos, imagens e tabelas.
Palavras-chave: Redes. Fluxos. Roubo de cargas. Combate ao roubo de cargas.
|
14277 0 bytes Puc-Campinas |
Categoria: Geografia Monografias |
O uso da TV Multimídia no Ensino de Geografia |
Versão: Atualização: 15/5/2013 |
Descrição:
OLIVEIRA, Renan Sabino de
As novas tecnologias da comunicação têm conduzido o ser humano às mais inusitadas maneiras de criar, recriar, ler, comunicar, conceber e perceber o mundo que o cerca. Na escola não é diferente, as novas tecnologias, tendo como base os computadores, são usadas com mais frequência. A TV multimídia é um desses novos aparelhos, sendo objeto central desta Monografia, a qual busca analisar como tem sido a sua utilização no ensino de Geografia, com dicas de uso e aula exemplo. Para isso, buscou-se levantar como os docentes e discentes veem tal recurso, através de um questionário aplicado a 35 docentes e 120 discentes em 5 colégios da rede Estadual de Ensino de Arapongas/Paraná e levantou-se que os professores de Geografia e Biologia/Ciências a utilizam com mais frequência, além de uma constatação de que os docentes precisam de capacitações mais eficazes e se dedicar mais para aprender mais sobre os novos recursos didáticos, e houve (por parte dos discentes), uma constatação de que as aulas melhoraram radicalmente com o aparelho.
|
3953 0 bytes http:// |
Categoria: Geografia Monografias |
O imaginário da cidade: percepção espacial dos estudantes da Universidade Federal de Viçosa e da po |
Versão: Atualização: 23/9/2013 |
Descrição:
VIALLI, Joalex
Pode-se dizer que as cidades são fruto de realizações humanas, uma criação que foi sendo moldada ao longo de um processo histórico e que ganhou materialização diferenciada, em função de determinantes históricos específicos. O espaço urbano é um espaço produzido socialmente, modificado de acordo com as possibilidades de cada civilização. A cidade passa a ser um reflexo de como vivem seus cidadãos uma vez que eles produzem e reproduzem o espaço através de sua faculdade de pensar, de compreender, mesclando em suas ações razão e emoção. Compreende-se desse modo que os cidadãos percebem sua cidade de acordo com seus sentimentos, criando em seu imaginário uma representação da cidade. Este trabalho busca compreender se existem contradições do imaginário da cidade em diferentes grupos urbanos, e procura mostrar, ainda, que a cidade não é apenas uma questão de cunho materialista (geométrico e quantitativo), mas, também, uma questão de cunho não-material (moral, espiritual, sentimental). Assim procurou-se demonstrar que diferentes grupos possuem percepções diferentes com relação ao espaço urbano e que essas percepções diferenciadas criam um imaginário que faz com determinados espaços da cidade ganhem mais importância para determinados indivíduos do que para outros. Em consequência desse fato buscamos verificar se a percepção espacial pode influenciar a ações dos indivíduos no ambiente urbano e desse modo o próprio espaço urbano. Palavras-chave: Imaginário. Percepção. Espaço urbano. Lugar.
|
6270 0 bytes http://www.geo.ufv.br |
|